Entrar

Plano de aula de Conhecimento Linguístico: o Substantivo na Construção de Sentido do Texto

Português

Original Teachy

'EF06LP04'

Conhecimento Linguístico: o Substantivo na Construção de Sentido do Texto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de substantivo e sua importância na construção de sentido em um texto.
    • Identificar e diferenciar substantivos de outros elementos gramaticais em um texto.
    • Relacionar a presença e o uso de substantivos ao tema e ao propósito do texto.
  2. Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos a partir do reconhecimento de substantivos.
    • Identificar a função de substantivos em diferentes tipos de textos, como narrativas, descritivas, expositivas, entre outros.
  3. Praticar o reconhecimento de substantivos e sua função através de atividades lúdicas e interativas.
    • Participar ativamente das atividades propostas, aplicando o conhecimento adquirido sobre substantivos.

Objetivos secundários:

  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre a importância dos substantivos na comunicação eficaz.
  • Promover a habilidade de argumentação e defesa de ideias a partir da análise de textos.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração durante as atividades de grupo.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos básicos de gramática, especialmente os elementos da oração. Deve-se enfatizar a importância de cada elemento na construção do sentido do texto. (2 - 3 minutos)

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações que despertem o interesse dos alunos e demonstrem a relevância do tópico a ser abordado. Por exemplo:

    • Situação 1: "Imagine que você está lendo um livro de aventuras e de repente se depara com a frase: 'O cavalo galopava pela campina, leve como o vento.' O que essa frase nos diz sobre o substantivo 'cavalo' e como ele contribui para a construção do sentido do texto?"
    • Situação 2: "E se, ao invés de um livro, você estivesse lendo uma notícia sobre uma competição de cavalos? Como o uso do substantivo 'cavalo' nesse contexto poderia ser diferente e ainda assim contribuir para a construção do sentido do texto?" (3 - 4 minutos)
  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do estudo dos substantivos, destacando como eles são fundamentais para a comunicação eficaz, tanto na escrita quanto na fala. Pode-se mencionar exemplos de como um substantivo mal utilizado ou interpretado erroneamente pode levar a mal-entendidos. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para finalizar a Introdução, o professor deve apresentar duas curiosidades ou fatos interessantes sobre os substantivos. Por exemplo:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que, em algumas línguas indígenas da Amazônia, como o Pirahã, não existe uma palavra específica para 'substantivo'? Em vez disso, os substantivos são expressos por meio de verbos e adjetivos modificados."
    • Curiosidade 2: "E vocês sabiam que o substantivo mais longo em língua portuguesa é 'pneumoultramicroscopicsilicovulcanoconiótico'? Ele tem 46 letras e se refere a uma doença pulmonar causada pela inalação de cinzas vulcânicas." (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Definição e características de substantivos (5 - 7 minutos):

    • O professor deve iniciar explicando que o substantivo é uma classe de palavras que nomeia seres, coisas, lugares, sentimentos, estados, entre outros.
    • Deve-se enfatizar que o substantivo possui algumas características, como gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural), que podem variar de acordo com a língua e o contexto.
    • Exemplos de substantivos devem ser apresentados, juntamente com a identificação de suas características. Por exemplo: "menino" (singular e masculino), "menina" (singular e feminino), "meninos" (plural e masculino), "meninas" (plural e feminino).
  2. Função dos substantivos na construção de sentido (5 - 7 minutos):

    • O professor deve explicar que os substantivos, além de nomearem seres, coisas, lugares, sentimentos, estados, etc., também desempenham funções importantes na construção do sentido do texto.
    • Deve-se destacar que, dependendo do contexto, os substantivos podem indicar o tema do texto, o ponto de vista do autor, a ação principal, a descrição de um objeto, entre outras coisas.
    • Exemplos de textos curtos devem ser apresentados, e os alunos devem ser convidados a identificar os substantivos e a discutir sua função na construção do sentido do texto.
  3. Substantivos próprios e comuns (5 - 7 minutos):

    • O professor deve explicar a diferença entre substantivos próprios (que se referem a nomes próprios de pessoas, lugares, instituições, etc.) e substantivos comuns (que se referem a seres, coisas, lugares, sentimentos, estados, etc., em geral).
    • Exemplos de substantivos próprios e comuns devem ser apresentados, e os alunos devem ser convidados a identificá-los em textos e a discutir sua função na construção do sentido do texto.
  4. Atividades práticas (5 - 7 minutos):

    • O professor deve propor algumas atividades práticas para reforçar o conceito de substantivos e sua função na construção de sentido do texto.
    • Por exemplo, pode-se pedir aos alunos que escrevam um pequeno texto sobre um tema específico e que sublinhem os substantivos, identificando sua função no texto.
    • Outra atividade possível é a leitura e análise de um texto curto, em que os alunos devem identificar os substantivos e discutir sua função.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Síntese e conexão com o mundo real (3 - 4 minutos):

    • O professor deve fazer uma recapitulação dos principais pontos abordados na aula, reforçando a definição de substantivo, suas características e sua importância na construção de sentido do texto.
    • Em seguida, deve-se conectar o conteúdo aprendido com situações do mundo real, relembrando as situações-problema apresentadas na Introdução e discutindo como o conhecimento adquirido sobre substantivos poderia ser aplicado para analisar e interpretar essas situações.
    • Por exemplo, retomando a situação 1: "Lembram-se da frase do livro de aventuras: 'O cavalo galopava pela campina, leve como o vento.'? Como o uso do substantivo 'cavalo' nessa frase nos ajuda a imaginar a cena e a entender a ideia de que o cavalo é rápido e ágil?"
    • Retomando a situação 2: "E se, ao invés de um livro, você estivesse lendo uma notícia sobre uma competição de cavalos? Como o uso do substantivo 'cavalo' nesse contexto poderia ser diferente e ainda assim contribuir para a construção do sentido do texto?"
  2. Reflexão sobre o aprendizado (2 - 3 minutos):

    • O professor deve dar um tempo para que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula.
    • Pode-se fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos devem ser encorajados a expressar suas opiniões e a fazer perguntas, se houver algo que não entenderam completamente.
  3. Feedback do professor (2 - 3 minutos):

    • O professor deve então fornecer feedback aos alunos, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria.
    • Deve-se elogiar o esforço e a participação dos alunos, e encorajá-los a continuar se empenhando.
    • Se houver áreas que precisam de melhoria, o professor deve fornecer orientação e recursos adicionais para auxiliar no Desenvolvimento dessas habilidades.
  4. Preparação para a próxima aula (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve informar aos alunos o que será abordado na próxima aula, para que possam se preparar antecipadamente.
    • Deve-se lembrar aos alunos de revisar o conteúdo aprendido e de trazer quaisquer dúvidas ou questões para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (1 - 2 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula.
    • Deve-se reforçar a definição de substantivo, suas características e a importância de seu uso na construção de sentido em um texto.
    • É importante que o professor faça um breve resumo dos conceitos mais relevantes e esclareça qualquer dúvida que possa ter surgido durante a aula.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • A seguir, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do conhecimento sobre substantivos.
    • Deve-se relembrar as atividades práticas realizadas, ressaltando como elas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de uma maneira significativa.
    • Além disso, o professor deve reforçar a relevância do conhecimento adquirido, mostrando como ele pode ser aplicado na interpretação e na produção de textos em diferentes contextos.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir alguns materiais de estudo complementares para os alunos aprofundarem seu conhecimento sobre o tema.
    • Pode-se indicar livros, artigos, vídeos, sites educacionais e exercícios online que abordem o uso de substantivos de maneira mais detalhada.
    • O professor pode, por exemplo, recomendar o uso de dicionários online, que geralmente fornecem informações gramaticais sobre as palavras, incluindo se são substantivos e, se forem, de que tipo.
  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor deve reforçar a importância do conhecimento sobre substantivos para a vida cotidiana e para o desempenho dos alunos em outras disciplinas.
    • Deve-se enfatizar que o uso correto de substantivos é essencial para a comunicação eficaz, tanto na fala quanto na escrita.
    • Além disso, o professor pode explicar que a habilidade de analisar e interpretar textos, desenvolvida através do estudo de substantivos, é uma competência fundamental em muitas disciplinas, como literatura, história, ciências sociais e filosofia.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies