Entrar

Plano de aula de Pontuação e Intenções Comunicativas

Português

Original Teachy

'EF67LP06'

Pontuação e Intenções Comunicativas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Pontuação e Intenções Comunicativas

Palavras Chavepontuação, intenções comunicativas, efeitos de sentido, seleção lexical, topicalização, hierarquização de informações, interação prática, atividades lúdicas, interpretação textual, comunicação eficaz
Materiais Necessáriostextos curtos com diferentes formas de pontuação, envelopes, quadro branco, marcadores de pontuação, kits de construção de sentenças (cartas com palavras e sinais de pontuação), objetos simbólicos para controle de fala em discussões em grupo
Códigos BNCCEF67LP06: Identificar os efeitos de sentido provocados pela seleção lexical, topicalização de elementos e seleção e hierarquização de informações, uso de 3ª pessoa etc.; EF67LP33: Pontuar textos adequadamente.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente os objetivos, os alunos podem direcionar melhor seus estudos prévios e participação em sala, enquanto o professor pode alinhar as atividades para atingir os resultados esperados. Nesta aula, os objetivos centram-se em capacitar os alunos a compreender a pontuação e sua relação com as intenções comunicativas, além de habilidades de leitura crítica e interpretação textual.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar efeitos de sentido provocados por seleções lexicais e hierarquização de informações em textos.

2. Desenvolver habilidades de pontuação adequada em textos e a capacidade de interpretação desses textos, considerando as intenções comunicativas.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos na identificação de estruturas textuais e sua aplicação prática em atividades de escrita e leitura.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos, conectando o conteúdo estudado previamente com situações reais e pertinentes. Através das situações problema, os alunos são estimulados a pensar criticamente sobre como a pontuação afeta a interpretação dos textos. A contextualização ajuda a mostrar a relevância do tema no cotidiano, aumentando o interesse e a compreensão dos alunos sobre a importância da pontuação para a clareza e eficácia da comunicação.

Situações Problema

1. Imagine que você está lendo um artigo de opinião e percebe que o autor utiliza muitas vírgulas e parênteses para adicionar informações. Como isso afeta a clareza do texto e sua capacidade de interpretar as opiniões do autor?

2. Ao ler uma notícia sobre um evento importante, você nota que os títulos estão escritos em letras maiúsculas e usam pontos de exclamação. Por que a escolha destes elementos de pontuação pode influenciar a maneira como o leitor percebe a importância do evento?

Contextualização

A capacidade de compreender como a pontuação e a estrutura do texto afetam a interpretação é crucial não apenas em contextos acadêmicos, mas também na vida diária. Por exemplo, a escolha de um emoji no final de uma mensagem pode mudar completamente a interpretação do tom do remetente. Além disso, em situações formais como na redação de um currículo ou e-mail profissional, o uso adequado da pontuação pode alterar a clareza e a eficácia da comunicação.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para aplicar de maneira prática e interativa os conceitos de pontuação e intenções comunicativas estudados, utilizando métodos lúdicos que facilitam a compreensão e a retenção do conteúdo. As atividades propostas visam solidificar o conhecimento dos alunos e desenvolver habilidades críticas de análise textual, promovendo a colaboração e o pensamento analítico. A escolha de uma única atividade permite que o professor aprofunde o tema com mais detalhes e garanta que todos os alunos participem ativamente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives da Pontuação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade de aplicar pontuação adequada para melhorar a clareza e a intenção comunicativa dos textos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um conjunto de textos curtos, cada um com diferentes formas de pontuação. O desafio será identificar a pontuação correta para cada texto, considerando o impacto na interpretação e na clareza.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um envelope contendo textos curtos com diferentes formas de pontuação para cada grupo.

  • Peça que cada grupo analise os textos e discuta as possíveis alterações de pontuação que melhorariam a clareza e a intenção comunicativa.

  • Cada grupo deve apresentar suas alterações e justificar as escolhas feitas para o restante da turma.

  • Realize uma discussão final sobre as diferentes abordagens de pontuação e seus efeitos nos textos.

Atividade 2 - Olimpíada de Pontuação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a pontuação correta em diferentes tipos de texto e fomentar a cooperação e competição saudável entre os grupos.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição onde devem pontuar corretamente frases e pequenos trechos textuais. Cada rodada apresentará desafios de diferentes níveis de complexidade, e os grupos acumularão pontos com base na precisão de suas pontuações.

- Instruções:

  • Organize a sala em estações de trabalho, onde cada estação contém um conjunto de frases e trechos textuais a serem pontuados.

  • Divida os alunos em grupos e atribua uma estação inicial para cada um.

  • Cada grupo deve pontuar as frases dentro de um limite de tempo, usando marcadores de pontuação em um quadro branco.

  • Após o término do tempo, os grupos rotacionam pelas estações, enfrentando novos desafios de pontuação.

  • Pontue cada resposta correta e some os pontos ao final da atividade para determinar o vencedor.

Atividade 3 - Construtores de Sentenças

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade na construção de sentenças e reforçar o conhecimento sobre a pontuação.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos usarão um 'kit de construção de sentenças' que inclui cartas com palavras e sinais de pontuação. O objetivo é formar sentenças claras e coerentes, prestando atenção à pontuação adequada.

- Instruções:

  • Prepare kits de construção de sentenças para cada grupo, contendo cartas com palavras e sinais de pontuação.

  • Os alunos devem usar as cartas para formar sentenças, prestando atenção à pontuação adequada.

  • Cada grupo apresenta suas sentenças e justifica a escolha da pontuação.

  • Promova uma rodada de correções e discussões sobre as diferentes pontuações utilizadas.

  • Desafie os grupos a formarem uma sentença que utilize todos os sinais de pontuação do kit.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o que foi aprendido e compartilhem suas experiências. A discussão em grupo ajuda a reforçar o conteúdo ao ouvir diferentes perspectivas e soluções para os mesmos problemas, promovendo uma compreensão mais profunda e crítica sobre o impacto da pontuação e da estrutura textual. Além disso, esta etapa também serve para avaliar a compreensão dos alunos e identificar quaisquer áreas que possam necessitar de revisão adicional.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo reunindo todos os alunos em um grande círculo. Explique que cada grupo terá a oportunidade de compartilhar as descobertas e desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a utilizar vocabulário técnico aprendido, como 'intenção comunicativa' e 'efeitos de sentido'. Para manter a ordem e garantir que todos participem, o professor pode estabelecer um tempo limite para cada intervenção e fazer uso de um objeto simbólico que designa quem tem a palavra.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao pontuar os textos e como vocês superaram esses desafios?

2. Como a escolha de diferentes sinais de pontuação afetou a clareza e a interpretação dos textos que vocês trabalharam?

3. Houve algum momento em que a intenção comunicativa do autor não ficou clara? Como vocês resolveram isso?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado os conhecimentos adquiridos durante a aula, vinculando as atividades práticas com a teoria discutida e demonstrando a aplicabilidade do tema no cotidiano. Esta etapa também serve para reforçar a importância da pontuação e das habilidades de interpretação textual, preparando os alunos para utilizar esses conhecimentos em futuras situações de leitura e escrita.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados, destacando a importância da pontuação na construção de efeitos de sentido e na clareza comunicativa. Revisite as técnicas de seleção lexical, topicalização e hierarquização de informações, enfatizando como a pontuação adequada pode transformar a interpretação de um texto.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas realizadas em sala de aula ajudaram a conectar a teoria estudada previamente com a prática. Destaque como as dinâmicas de grupo e os jogos promoveram uma aplicação direta dos conceitos de pontuação e intenções comunicativas, facilitando a compreensão dos alunos e demonstrando a relevância do tema no cotidiano.

Fechamento

Por fim, reforce a importância do estudo da pontuação para a vida diária dos alunos, desde a interpretação de textos acadêmicos até a redação de mensagens em redes sociais e e-mails profissionais. Destaque como o conhecimento adquirido na aula é fundamental para o sucesso na comunicação eficaz em diversas situações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies