Entrar

Plano de aula de Tipologia Textual: Práticas Descritivas

Português

Original Teachy

'EF06LP05'

Tipologia Textual: Práticas Descritivas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Tipologia Textual: Práticas Descritivas

Palavras ChaveTipologia Textual, Práticas Descritivas, Descrição detalhada, Vocabulário sensorial, Metáforas e comparações, Descrição de objetos, Descrição de locais, Cena mágica, Aplicação prática, Comunicação eficaz, Interpretação de textos, Habilidades de descrição
Materiais NecessáriosEnvelopes selados, Objetos misteriosos (chaves, elásticos, canetas, etc.), Cartões com palavras-chave, Livros de fantasia ou texto para a leitura das cenas, Papel e canetas para anotações, Quadro branco ou flip chart, Marcadores, Cópias de textos para atividades
Códigos BNCCEF06LP05: Identificar os efeitos de sentido dos modos verbais, considerando o gênero textual e a intenção comunicativa.; EF67LP03: Comparar informações sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade.; EF67LP08: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.; EF67LP21: Divulgar resultados de pesquisas por meio de apresentações orais, painéis, artigos de divulgação científica, verbetes de enciclopédia, podcasts científicos etc.; EF67LP22: Produzir resumos, a partir das notas e/ou esquemas feitos, com o uso adequado de paráfrases e citações.; EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.
Ano Escolar6º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaInterpretação Textual

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para estabelecer claramente o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados com o que é esperado. Ao definir os objetivos, os alunos podem direcionar melhor sua atenção para os aspectos essenciais da tipologia textual abordada, facilitando a aplicação prática dos conceitos previamente estudados em casa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender que uma prática descritiva visa retratar com detalhes as características de pessoas, objetos, lugares e situações.

2. Habilitar os estudantes a identificar e analisar as principais características de uma descrição, como uso de adjetivos, organização espacial e temporal, entre outros.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica em relação à eficácia de diferentes tipos de descrições.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade engajar os alunos e fazer com que eles apliquem o conhecimento prévio em situações práticas e contextualizadas, reforçando a compreensão do que é uma prática descritiva e como ela opera em diferentes contextos. As situações problema incentivam a reflexão e o debate, preparando o terreno para a aplicação prática dos conceitos durante as atividades em sala.

Situações Problema

1. Imagine que você acabou de ler uma descrição de um lugar em um livro. Que elementos da descrição fariam você sentir que realmente conhece o lugar? Discuta com seus colegas e liste esses elementos.

2. Pensem em um objeto que é importante para você. Cada um de vocês descreverá esse objeto utilizando o máximo de detalhes possíveis. Depois, compararão as descrições para ver se conseguem formar uma imagem clara e precisa do objeto sem vê-lo.

Contextualização

As descrições estão presentes não apenas em textos literários, mas também em muitos aspectos do nosso dia a dia, como em guias turísticos, manuais de instrução, receitas de culinária e descrições de produtos em propagandas. Saber identificar e criar descrições eficazes é uma habilidade que pode ser aplicada em diversas situações, ajudando a transmitir informações de maneira clara e vívida.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A fase de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos de práticas descritivas que estudaram em casa. Ao trabalharem em grupo, os alunos melhoram suas habilidades de comunicação e colaboração, enquanto desenvolvem uma compreensão mais profunda de como as descrições podem ser utilizadas para representar efetivamente pessoas, objetos, lugares e situações. As atividades sugeridas visam solidificar o conhecimento dos alunos através de experiências concretas e lúdicas, preparando-os para aplicar essas habilidades em contextos reais e variados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Investigadores Descritivos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de descrição detalhada e uso de vocabulário sensorial.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão um envelope selado. Dentro do envelope, encontrarão um pequeno objeto comum, como uma chave, um elástico ou uma caneta. Cada grupo deverá descrever o objeto de forma que outro grupo, ao ouvir a descrição, consiga identificar o objeto sem vê-lo. As descrições devem ser complexas e usar detalhes sensoriais, como textura, forma e peso.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um envelope selado para cada grupo, contendo um objeto mistério.

  • Os alunos terão 10 minutos para explorar o objeto, tomando notas mentais ou escritas de suas características.

  • Cada grupo deverá preparar uma descrição detalhada do objeto, focando em características que possam ser facilmente identificadas sem olhar para o objeto.

  • Após a preparação, os grupos se revezarão para ler suas descrições em voz alta, enquanto os outros grupos tentam adivinhar qual é o objeto.

  • Ao final, revele o objeto e discuta quais descrições foram mais eficazes na transmissão das características do objeto.

Atividade 2 - O Mundo Através das Palavras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aprimorar a capacidade de usar vocabulário variado e enriquecer descrições textuais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão uma descrição detalhada de um local fictício. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com palavras-chave que deverão usar em sua descrição. As palavras incluirão adjetivos, substantivos e verbos que ajudarão a construir uma imagem clara e rica do local. O desafio é usar todas as palavras-chave de forma natural na descrição.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua os cartões com palavras-chave para cada grupo.

  • Os grupos terão 10 minutos para discutir e planejar a descrição do local usando as palavras-chave.

  • Cada grupo apresentará a descrição para a classe, tentando usar todas as palavras-chave de forma fluída.

  • Após as apresentações, discuta como cada grupo usou as palavras-chave e o impacto na clareza e vivacidade da descrição.

Atividade 3 - Desafio das Descrições Mágicas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar o uso de metáforas e adjetivos inovadores em descrições para criar atmosferas vívidas.

- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, receberão a tarefa de descrever uma cena de um livro de fantasia que será lida em sala. O desafio é usar a descrição para que os ouvintes possam visualizar claramente o cenário, personagens e ações, mesmo sem ter lido o livro. Cada grupo terá que usar metáforas, comparações e adjetivos inovadores para criar uma atmosfera única.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Leia em voz alta a cena do livro para todos.

  • Dê tempo para que cada grupo discuta e planeje sua descrição mágica, focando em tornar a cena o mais visual e envolvente possível.

  • Cada grupo apresentará sua descrição para a classe.

  • Discussão em classe sobre as diferentes abordagens e técnicas utilizadas para criar descrições mágicas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre a aplicação prática das habilidades de descrição que desenvolveram. A discussão em grupo ajuda a reforçar o que foi aprendido, permite a troca de ideias e perspectivas entre os alunos e facilita a identificação de áreas que podem necessitar de mais prática ou esclarecimento. Além disso, essa etapa visa garantir que os alunos possam transferir o conhecimento adquirido para contextos além da sala de aula, melhorando a eficácia do aprendizado.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve convidar cada grupo a compartilhar suas experiências e principais aprendizados das atividades. É importante que o professor oriente a conversa para que os alunos reflitam sobre como as características identificadas nas descrições ajudaram na identificação dos objetos ou na visualização dos cenários descritos. Além disso, o professor pode perguntar como a aplicação prática das descrições pode ser útil em situações do cotidiano ou em outras disciplinas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar descrever os objetos ou cenas de forma que outros pudessem identificá-los ou visualizá-los claramente?

2. Como o uso de vocabulário sensorial, metáforas e comparações ajudou a enriquecer suas descrições?

3. De que maneira vocês podem aplicar o conhecimento sobre práticas descritivas em outras áreas de estudo ou em situações reais do cotidiano?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é projetada para reforçar o aprendizado dos alunos, vinculando os conceitos teóricos com as práticas observadas e realizadas durante a aula. Serve para garantir que os alunos tenham uma compreensão clara dos conteúdos, além de destacar a relevância e a aplicabilidade das práticas descritivas em diversas situações do cotidiano e acadêmicas. Este momento também é crucial para que os alunos possam refletir sobre o que aprenderam e como podem continuar a desenvolver e aplicar essas habilidades no futuro.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deverá resumir os principais pontos abordados sobre práticas descritivas, destacando a importância de retratar com detalhes as características de pessoas, objetos, lugares e situações. Deve-se revisar as atividades práticas realizadas, como a descrição de objetos misteriosos, a criação de descrições de locais fictícios e a elaboração de cenas mágicas a partir de livros.

Conexão com a Teoria

O professor, ao longo da aula, conectou a teoria com a prática por meio de atividades interativas que permitiram aos alunos aplicar os conceitos de descrição em situações reais e fictícias. As discussões em grupo e o feedback recebido ajudaram a solidificar o entendimento teórico, mostrando a relevância das práticas descritivas em diversos contextos, desde o acadêmico até o cotidiano.

Fechamento

A importância das práticas descritivas é evidente no dia a dia, seja na comunicação eficaz de ideias, na criação de imagens vívidas na literatura ou na transmissão de informações em manuais e guias. Compreender e aplicar essas habilidades ajuda os alunos a serem mais eficazes na comunicação e na interpretação de textos, habilidades essenciais em todas as áreas de estudo e na vida profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies