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Plano de aula de Textualidade: Coesão e Coerência

Português

Original Teachy

'EF06LP03'

Textualidade: Coesão e Coerência

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do conceito de coesão e coerência textual:

    • Entender que a coesão diz respeito à conexão e harmonia entre as partes do texto, enquanto a coerência refere-se à sua lógica e sentido global.
    • Identificar os elementos de coesão e coerência presentes em textos diversos.
  2. Reconhecimento dos mecanismos de coesão e coerência:

    • Analisar exemplos de textos que utilizem diferentes mecanismos de coesão (referenciação, substituição, elipse, repetição e sequenciação) e coerência (semântica, lexical, temática e enciclopédica).
  3. Aplicação dos conhecimentos adquiridos na produção textual:

    • Utilizar os recursos de coesão e coerência na produção de textos próprios.
    • Revisar textos produzidos anteriormente, a fim de melhorar a coesão e coerência textual.

Objetivos Secundários:

  • Promover a participação ativa dos alunos: Incentivar a participação dos alunos através de discussões em grupo e atividades práticas.
  • Desenvolver habilidades de análise e síntese: Através da análise de textos, os alunos irão desenvolver habilidades de identificação e síntese de informações.
  • Estimular a prática da escrita: Através da revisão e produção de textos, os alunos irão praticar habilidades de escrita, focando na coesão e coerência textual.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deverá iniciar a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de texto, tipos de discurso (narrativo, descritivo e argumentativo) e a estrutura básica de um texto. Esta revisão é importante para que os alunos possam compreender a importância da coesão e coerência textual. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor deverá apresentar duas situações que ilustrem a importância da coesão e coerência em textos. Por exemplo:

    • A leitura de um texto mal estruturado, onde os parágrafos e frases não se conectam de forma clara e lógica. O professor pode perguntar aos alunos se eles conseguem entender o texto e quais seriam as possíveis melhorias para torná-lo mais coerente e coeso.
    • A comparação de dois textos que tratam do mesmo assunto, mas de forma diferente. O professor pode perguntar aos alunos qual texto eles consideram mais coerente e coeso e quais elementos contribuíram para essa percepção. (5 - 7 minutos)
  3. Contextualização: O professor deverá contextualizar a importância da coesão e coerência textual, explicando que esses elementos são fundamentais para a compreensão e interpretação de textos. Além disso, eles são essenciais para a produção de textos claros, lógicos e persuasivos, habilidades importantes tanto para o ambiente acadêmico quanto profissional. O professor pode citar exemplos de situações cotidianas em que a habilidade de produzir textos coerentes e coesos é necessária, como a redação de um e-mail, a elaboração de um relatório ou a interpretação de uma notícia. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode:

    • Apresentar curiosidades sobre a origem e o uso de certos mecanismos de coesão, como a anáfora e a catáfora, que são amplamente utilizados na literatura e no discurso.
    • Propor um desafio de interpretação de texto, onde os alunos devem identificar os elementos de coesão e coerência presentes.
    • Mostrar exemplos de textos de diferentes gêneros que utilizam de forma criativa os mecanismos de coesão e coerência, como poemas, letras de música, propagandas, notícias, etc. (5 - 7 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de análise de textos (10 - 12 minutos): O professor deverá dividir a turma em grupos de até cinco alunos. Cada grupo receberá uma folha com um texto curto e variado (por exemplo, um poema, uma notícia, uma propaganda, um trecho de um livro, etc). Os textos devem ser escolhidos de forma que possuam mecanismos de coesão e coerência bem distintos.

    • Passo 1: Cada grupo deverá ler o texto e discutir entre si quais são os mecanismos de coesão e coerência presentes, marcando-os na folha.
    • Passo 2: Após a discussão, cada grupo deverá apresentar o seu texto para a turma, explicando os mecanismos de coesão e coerência que encontraram e como eles contribuem para a unidade e sentido do texto.
    • Passo 3: O professor deverá mediar a discussão, complementando as informações dos alunos e esclarecendo possíveis dúvidas.
  2. Atividade de produção textual (10 - 12 minutos): Ainda em grupos, os alunos receberão a tarefa de produzir um pequeno texto (máximo de 10 linhas) utilizando os mecanismos de coesão e coerência que foram discutidos na atividade anterior.

    • Passo 1: O professor deverá fornecer um tema para o texto (por exemplo, "A importância da leitura na sociedade contemporânea").
    • Passo 2: Cada grupo deverá discutir e planejar o seu texto, definindo quais mecanismos de coesão e coerência irão utilizar e em que partes do texto eles serão inseridos.
    • Passo 3: Após o planejamento, os alunos poderão começar a escrever o texto. O professor deverá circular pela sala, auxiliando os grupos que apresentarem dificuldades.
    • Passo 4: Ao final da atividade, cada grupo deverá ler o seu texto para a turma. O professor e os demais alunos farão comentários sobre a coesão e coerência do texto, ressaltando os pontos positivos e sugerindo possíveis melhorias.
  3. Atividade de revisão de textos (5 - 7 minutos): Após a leitura dos textos produzidos pelos grupos, o professor deverá propor que os alunos revisem um texto que eles tenham produzido anteriormente (pode ser um texto de aula, de casa, de prova, etc), focando na melhoria da coesão e coerência.

    • Passo 1: Cada aluno escolherá um texto para revisar.
    • Passo 2: O professor dará orientações sobre como realizar a revisão, como por exemplo, a importância de verificar se as ideias estão bem conectadas, se os termos estão bem definidos, se as informações são relevantes para o tema, etc.
    • Passo 3: Os alunos terão alguns minutos para realizar a revisão. O professor deverá circular pela sala, auxiliando os alunos e esclarecendo possíveis dúvidas.
    • Passo 4: Ao final da atividade, os alunos poderão compartilhar as melhorias que fizeram em seus textos, se desejarem. O professor fará comentários sobre a revisão, elogiando os pontos positivos e sugerindo possíveis ajustes.

Estas atividades visam estimular a compreensão e aplicação dos conceitos de coesão e coerência textual de forma prática e contextualizada, além de promover a interação e colaboração entre os alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em grupo (3 - 4 minutos): Após a realização das atividades em grupo, o professor deverá incentivar uma discussão aberta com toda a turma. Cada grupo terá um tempo máximo de 2 minutos para compartilhar as soluções que encontraram ou as dificuldades que enfrentaram durante a realização das atividades. O professor deverá mediar a discussão, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e a reflexão dos alunos. Algumas possíveis perguntas são:

    • "Quais foram os principais desafios que vocês encontraram ao analisar o texto e produzir o seu próprio texto?"
    • "Como vocês decidiram quais mecanismos de coesão e coerência utilizar no texto que produziram? Por que escolheram esses mecanismos e não outros?"
    • "Ao revisar o texto, o que vocês perceberam que poderiam melhorar em termos de coesão e coerência? Como fizeram para realizar essas melhorias?"
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deverá fazer uma breve recapitulação das atividades, ressaltando os conceitos teóricos de coesão e coerência que foram aplicados e discutidos. O professor poderá utilizar os exemplos práticos apresentados pelos alunos durante a discussão para ilustrar os conceitos. Por exemplo, se um grupo mencionou que utilizou o mecanismo de repetição para criar coesão em seu texto, o professor poderá explicar brevemente o que é a repetição e como ela contribui para a coesão textual.

  3. Reflexão final (3 - 4 minutos): Por fim, o professor deverá propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor poderá fazer as seguintes perguntas para guiar a reflexão dos alunos:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas? O que você gostaria de aprender mais sobre coesão e coerência textual?"
    • "Como você pretende aplicar o que aprendeu hoje em suas próximas produções de texto?"

    Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas. Aqueles que se sentirem confortáveis poderão compartilhar suas respostas com a turma. O professor deverá valorizar as contribuições dos alunos, seja elogiando-as, seja fazendo comentários construtivos. Além disso, o professor deverá anotar as perguntas e comentários dos alunos, para poder abordá-los em aulas futuras.

Este momento de Retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos e para que eles possam refletir sobre a aplicabilidade dos conceitos aprendidos. Além disso, permite ao professor avaliar a efetividade da aula e planejar possíveis ajustes para aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deverá resumir os principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos de coesão e coerência textual, e os mecanismos que os compõem. É importante que o professor faça referência às atividades realizadas e às discussões em grupo para consolidar a conexão entre a teoria e a prática.

  2. Conexão da teoria com a prática (1 - 2 minutos): O professor deverá destacar como a teoria apresentada no início da aula foi aplicada nas atividades práticas. Por exemplo, o professor poderá dizer: "Na atividade de análise de textos, vocês puderam observar como os diferentes mecanismos de coesão e coerência são utilizados em textos reais. Já na atividade de produção textual, vocês tiveram a oportunidade de aplicar esses mecanismos em seus próprios textos, o que facilitou a compreensão e a internalização desses conceitos."

  3. Materiais complementares (1 - 2 minutos): O professor deverá sugerir materiais de estudo adicionais para que os alunos possam aprofundar seus conhecimentos sobre coesão e coerência textual. Estes materiais podem incluir livros didáticos, sites educacionais, vídeos explicativos, entre outros. O professor poderá, por exemplo, sugerir a leitura de um artigo acadêmico sobre o assunto, a visualização de um vídeo no YouTube que explique os mecanismos de coesão de forma lúdica, ou a realização de um jogo online que desafie os alunos a identificar os elementos de coesão e coerência em um texto.

  4. Relevância do conteúdo (1 minuto): Por fim, o professor deverá ressaltar a importância do conteúdo aprendido para o dia a dia dos alunos. O professor poderá mencionar, por exemplo, que a habilidade de produzir textos coesos e coerentes é fundamental não apenas para o ambiente acadêmico, mas também para o profissional. Além disso, o professor poderá destacar que a compreensão dos mecanismos de coesão e coerência ajuda a melhorar a leitura e a interpretação de textos, habilidades essenciais para a vida e para a cidadania.

Esta etapa de Conclusão é fundamental para que os alunos possam consolidar o que aprenderam, compreender a relevância dos conceitos estudados e serem incentivados a continuar aprendendo sobre o assunto.

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