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Plano de aula de Danças: Mundo

Artes

Original Teachy

'EF69AR09'

Danças: Mundo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a dança como uma expressão cultural única de diferentes partes do mundo, enfatizando a diversidade de movimentos, ritmos e figurinos utilizados.

  2. Identificar e diferenciar pelo menos três danças folclóricas de diferentes países, destacando suas características distintas e as histórias e tradições que as envolvem.

  3. Desenvolver habilidades críticas e analíticas em relação à dança, considerando-a não apenas como um entretenimento, mas como uma forma de arte que reflete a identidade e a cultura de um povo.

Objetivos secundários:

  • Estimular a apreciação e o respeito pela diversidade cultural, reconhecendo que a dança é um meio de expressão valioso e único para diferentes comunidades ao redor do mundo.

  • Promover a consciência corporal e o respeito pelo movimento, incentivando os alunos a explorar e experimentar diferentes tipos de dança.

  • Fomentar o Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e apresentação, à medida que os alunos são incentivados a investigar e preparar apresentações sobre as danças estudadas.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Anterior: O professor deve iniciar a aula fazendo uma breve revisão sobre o conceito de dança, suas características e importância como expressão artística e cultural. Além disso, pode relembrar alguns estilos de danças já estudados, como a dança contemporânea, ballet e folclórica de alguns países. (2 - 3 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor pode propor duas situações para instigar a curiosidade dos alunos e prepará-los para o conteúdo da aula. Primeiramente, pode perguntar: "Como a dança pode refletir a identidade de um povo e suas tradições?" Em seguida, pode apresentar o seguinte dilema: "Imagine que você foi convidado para um festival internacional de dança, onde terá que apresentar uma dança folclórica de seu país. Como escolheria a dança? O que ela diria sobre a cultura de seu país?" (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do estudo das danças do mundo, explicando que a dança é uma forma de arte que transcende fronteiras e línguas, permitindo a expressão e a comunicação entre diferentes culturas. Além disso, pode destacar que o conhecimento sobre danças do mundo pode enriquecer a compreensão dos alunos sobre a diversidade cultural e promover a tolerância e o respeito pelo outro. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para introduzir o tópico de forma envolvente, o professor pode:

    • Compartilhar um vídeo de uma dança folclórica de um país pouco conhecido, como a dança do ventre da Mauritânia ou a dança dos leques do Japão, e perguntar aos alunos o que eles acham que a dança representa e quais elementos culturais eles percebem.

    • Contar a história de como a dança flamenca, originalmente uma dança cigana da Espanha, se tornou uma expressão icônica da cultura espanhola em todo o mundo, inclusive sendo reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

    • Por fim, pode desafiar os alunos a tentarem reproduzir um pequeno trecho de uma dança folclórica de um país de sua escolha, utilizando movimentos e ritmos característicos. (5 - 6 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação de Danças Folclóricas (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a turma em grupos de cinco alunos e atribuir a cada grupo um país diferente para pesquisar e apresentar uma dança folclórica correspondente. Os países podem ser escolhidos previamente pelo professor, ou os alunos podem fazer a escolha de forma aleatória.

    • Cada grupo deve pesquisar sobre a dança designada, incluindo informações sobre sua origem, história, significado cultural, os ritmos e movimentos característicos, e os figurinos tradicionais. Eles também devem encontrar um vídeo de uma apresentação da dança escolhida para compartilhar com a turma.

    • Após a pesquisa, cada grupo terá 5 minutos para apresentar suas descobertas para a turma. Eles devem se concentrar em descrever as características distintivas da dança e em como ela reflete a cultura e a identidade do povo do país em questão. Eles também devem discutir as semelhanças e diferenças entre a dança folclórica que pesquisaram e as danças folclóricas de outros países já estudados.

  2. Análise e Discussão (5 - 7 minutos)

    • Após todas as apresentações, o professor deve facilitar uma discussão em classe, destacando as principais semelhanças e diferenças entre as danças apresentadas. O professor deve incentivar os alunos a fazerem conexões entre as danças e as culturas dos países representados, e a refletirem sobre como a dança pode ser usada como uma forma de comunicação e expressão cultural.

    • O professor também pode fazer perguntas para estimular o pensamento crítico, como: "Como a dança que vocês pesquisaram é semelhante ou diferente da dança do país ao lado? O que isso nos diz sobre as relações entre esses dois países e suas culturas?" ou "Como a dança do país que vocês pesquisaram reflete a geografia e o clima dessa região?".

  3. Atividade Prática (5 - 6 minutos)

    • Para consolidar o aprendizado, o professor deve propor uma atividade prática em que os alunos, em seus grupos, terão que criar uma pequena coreografia inspirada na dança folclórica que pesquisaram. Eles devem usar os movimentos e ritmos característicos da dança, e podem incorporar elementos de figurino se desejarem.

    • Cada grupo terá o tempo restante da aula para ensaiar sua coreografia. No final, eles terão a oportunidade de apresentar suas coreografias para a turma, se sentirem-se confortáveis. Caso contrário, eles podem compartilhar o processo de criação e as dificuldades e aprendizados que tiveram durante a atividade.

    • O professor deve incentivar a criatividade e a colaboração durante a atividade, e pode oferecer feedback construtivo para os grupos, se necessário.

Essa etapa do plano de aula visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e prática da dança folclórica como uma expressão cultural. Ao pesquisar, analisar e criar suas próprias coreografias, os alunos terão a oportunidade de explorar a conexão entre movimento, ritmo e cultura, e de desenvolver habilidades de pesquisa, apresentação, colaboração e criatividade.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e pedir a cada grupo que compartilhe suas coreografias ou, se não tiverem feito uma apresentação, que compartilhem as ideias e o processo de criação por trás de sua dança. Cada grupo deve ter no máximo 3 minutos para essa apresentação.

    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros alunos a fazerem perguntas e comentários construtivos. Isso pode incluir perguntas sobre a escolha dos movimentos e ritmos, a conexão entre a dança e a cultura do país, e como a experiência de criar e apresentar a coreografia os ajudou a entender mais sobre a dança folclórica.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma breve conexão entre a atividade prática e a teoria discutida no início da aula. Isso pode incluir destacar como os movimentos, ritmos e figurinos da dança folclórica refletem a cultura e a identidade de um povo, e como a dança pode ser usada como uma forma de comunicação e expressão cultural.

    • O professor também pode resumir as principais semelhanças e diferenças entre as danças folclóricas apresentadas, e discutir como essas diferenças refletem a diversidade cultural do mundo.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    • Os alunos devem anotar suas respostas, que podem ser compartilhadas com a turma se houver tempo. Essa reflexão ajudará os alunos a consolidar seu aprendizado e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de mais estudo ou esclarecimento.

  4. Encerramento da Aula

    • O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do estudo das danças do mundo para a compreensão da diversidade cultural e para a promoção da tolerância e do respeito pelo outro.

    • O professor também deve informar os alunos sobre o conteúdo da próxima aula e qualquer tarefa de casa ou leitura adicional que eles precisem fazer.

Esta etapa do plano de aula é crucial para garantir que os alunos tenham compreendido os principais conceitos e habilidades apresentados na aula, e para ajudá-los a refletir sobre seu próprio aprendizado. Ao compartilhar suas coreografias, os alunos terão a oportunidade de aprender uns com os outros e de ver como a teoria pode ser aplicada na prática. A reflexão individual, por sua vez, permitirá que os alunos avaliem seu próprio progresso e identifiquem quaisquer áreas que precisem de mais atenção ou estudo.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados na aula, reiterando a importância da dança como expressão cultural e seu papel na formação da identidade de um povo.
    • Além disso, deve-se destacar as danças folclóricas estudadas, suas características distintivas e como elas refletem a cultura e a tradição de seus respectivos países.
    • O professor também deve mencionar as habilidades desenvolvidas durante a aula, como a pesquisa, a análise, a apresentação e a criação de uma coreografia.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve reforçar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação.
    • Deve-se salientar como a pesquisa e a apresentação das danças folclóricas permitiram aos alunos aplicar a teoria aprendida e como a atividade prática de criação de coreografias proporcionou uma experiência concreta de como a dança pode ser usada como uma forma de expressão cultural.
  3. Sugestão de Materiais Extras (1 minuto)

    • O professor pode sugerir materiais adicionais para os alunos aprofundarem seus conhecimentos sobre danças folclóricas do mundo.
    • Isso pode incluir vídeos de apresentações de dança, documentários sobre a história e a cultura dos países estudados, e livros ou artigos acadêmicos sobre a dança como forma de expressão cultural.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve explicar brevemente como o conhecimento adquirido sobre danças folclóricas do mundo pode ser aplicado no dia a dia dos alunos.
    • Pode-se mencionar que a apreciação e o respeito pela diversidade cultural, promovidos através do estudo das danças do mundo, são habilidades valiosas para a vida em uma sociedade cada vez mais globalizada.
    • Além disso, pode-se destacar que a dança em si, como uma forma de expressão e de exercício físico, pode trazer alegria, bem-estar e conexão com os outros, independentemente da cultura ou do país de origem.

Esta etapa final do plano de aula permite que o professor faça um resumo dos principais pontos abordados, reforce a conexão entre teoria, prática e aplicações, e sugira materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos. Além disso, ao destacar a importância do assunto para o dia a dia, o professor ajuda a motivar os alunos, mostrando como o que eles aprenderam na aula pode ser relevante e útil em suas vidas.

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