Entrar

Plano de aula de Experiência da Dança

Artes

Original Teachy

'EF69AR15'

Experiência da Dança

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a dança como uma forma de expressão artística:

    • Identificar os elementos que compõem a dança (ritmo, movimento, expressão, etc.).
    • Reconhecer a dança como uma manifestação cultural e histórica.
  2. Analisar a influência da dança na sociedade contemporânea:

    • Identificar como a dança é usada como meio de comunicação e expressão de ideias.
    • Compreender a dança como uma forma de entretenimento e prática de atividade física.
  3. Desenvolver habilidades críticas ao observar e discutir apresentações de dança:

    • Aprender a apreciar a dança como um espectador.
    • Identificar e discutir as emoções e ideias transmitidas através da dança.

Objetivos secundários:

  • Promover a participação ativa dos alunos através de discussões e análises.
  • Estimular o pensamento crítico e a apreciação pela arte da dança.

Introdução (8 - 10 minutos)

  1. Revisão de conteúdo relacionado:

    • O professor começa a aula relembrando conceitos básicos de Artes, como a definição de arte, suas diferentes formas de expressão e a importância do corpo como meio de expressão artística. (2 - 3 minutos)
    • Em seguida, o professor faz uma revisão sobre as diferentes formas de dança (clássica, contemporânea, folclórica, etc.) e suas características principais. Isso ajudará a preparar o terreno para a discussão sobre a experiência da dança. (2 - 3 minutos)
  2. Situações-problema para despertar o interesse:

    • O professor apresenta duas situações-problema para iniciar a discussão. A primeira pode ser: "Como a dança pode ser usada para expressar sentimentos e ideias sem o uso de palavras?" A segunda pode ser: "Quais são as possíveis influências da dança na sociedade contemporânea?" (2 - 3 minutos)
    • O professor encoraja os alunos a compartilhar suas ideias e opiniões sobre as situações-problema, incentivando a participação ativa e a reflexão crítica. (2 - 3 minutos)
  3. Contextualização da importância do assunto:

    • O professor então contextualiza a importância do estudo da dança, destacando como ela desempenha um papel significativo em diversas culturas ao redor do mundo e como a compreensão de sua expressividade pode enriquecer a apreciação dos alunos pela arte. (1 - 2 minutos)
  4. Introdução do tópico com curiosidades ou histórias:

    • Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar a história da dança como uma forma de expressão humana, desde as danças rituais primitivas até as formas complexas e sofisticadas de dança contemporânea. (2 - 3 minutos)
    • Além disso, o professor pode mencionar curiosidades sobre a dança, como a sua capacidade de transcender barreiras culturais e linguísticas, ou como algumas danças foram proibidas em certos períodos da história devido ao seu potencial de subversão. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria: Elementos da Dança (5 - 7 minutos)

    • O professor inicia a parte teórica explicando os elementos básicos da dança, como ritmo, movimento, espaço e expressão.
    • Ele destaca a importância de cada um desses elementos na composição e interpretação de uma dança.
    • Para ilustrar, o professor pode usar exemplos de diferentes danças e pedir aos alunos para identificar cada um dos elementos presentes.
    • O professor também pode fazer uma conexão com a música, explicando como o ritmo é essencial tanto para a dança quanto para a música.
  2. Discussão: Dança como Expressão Cultural (5 - 7 minutos)

    • O professor propõe uma discussão sobre como a dança reflete a cultura de um povo.
    • Ele pode pedir aos alunos para pesquisarem sobre uma dança folclórica de sua escolha e compartilharem o que descobriram com a classe.
    • O professor pode também apresentar vídeos de danças folclóricas de diferentes culturas e pedir aos alunos para identificarem os elementos culturais presentes.
  3. Análise: Apresentação de Dança (5 - 7 minutos)

    • O professor apresenta aos alunos um vídeo de uma performance de dança contemporânea.
    • Ele pede aos alunos para observarem atentamente a performance e identificarem os elementos da dança (ritmo, movimento, expressão, etc.).
    • Em seguida, o professor pede aos alunos para discutirem o que acharam da performance, quais emoções ela despertou e como eles interpretam a mensagem transmitida pela dança.
  4. Prática: Interpretação de uma Dança (5 - 7 minutos)

    • Para finalizar o Desenvolvimento da aula, o professor propõe uma atividade prática.
    • Ele divide a classe em pequenos grupos e dá a cada grupo uma música instrumental.
    • O desafio é que os alunos criem uma curta dança interpretativa para a música, levando em consideração todos os elementos da dança discutidos na aula.
    • Após a preparação, cada grupo apresenta a sua dança para a classe.
    • O professor e os outros alunos observam atentamente e, ao final de cada apresentação, discutem o que foi transmitido pela dança.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo (3 - 4 minutos):

    • O professor inicia a etapa de Retorno fazendo uma revisão dos conceitos principais abordados na aula.
    • Ele reforça a definição de dança como uma forma de expressão artística que envolve ritmo, movimento, espaço e expressão.
    • Ele relembra a importância da dança na sociedade contemporânea, como meio de comunicação e de prática de atividade física.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (3 - 4 minutos):

    • O professor então faz conexões entre a teoria apresentada e as atividades práticas realizadas.
    • Ele lembra aos alunos que, durante a interpretação da dança, eles tiveram que considerar e incorporar os elementos da dança, como o ritmo, o movimento e a expressão.
    • Ele destaca como a observação e discussão da apresentação de dança permitiu aos alunos aplicar suas habilidades críticas e apreciar a dança como espectadores.
  3. Reflexão sobre Aprendizado (2 - 3 minutos):

    • O professor propõe que os alunos reflitam sobre o que aprenderam na aula.
    • Ele faz perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Como a dança pode ser usada para expressar ideias e emoções?".
    • O professor encoraja os alunos a compartilharem suas reflexões, promovendo um diálogo aberto e respeitoso.
  4. Tarefa para Casa (1 - 2 minutos):

    • Por fim, o professor propõe uma tarefa para casa que visa reforçar o aprendizado da aula.
    • Ele pede aos alunos para pesquisarem sobre um coreógrafo ou uma companhia de dança contemporânea de sua escolha e escreverem um pequeno texto sobre como a obra desse artista reflete os conceitos de dança discutidos na aula.
    • O professor fornece orientações claras sobre o que os alunos devem pesquisar e escrever, e estabelece uma data para a entrega da tarefa.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação dos Principais Pontos (2 - 3 minutos):

    • O professor começa a Conclusão recapitulando os principais pontos discutidos durante a aula.
    • Ele reforça a definição de dança como uma forma de expressão artística que envolve ritmo, movimento, espaço e expressão.
    • Ele relembra a importância da dança na sociedade contemporânea como meio de comunicação e de prática de atividade física.
    • O professor também ressalta a influência da dança na cultura e na história.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor destaca como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações da dança.
    • Ele lembra aos alunos das atividades práticas realizadas, como a análise e interpretação de uma dança, que permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos aprendidos.
    • Ele também reforça como a dança, além de ser uma forma de arte, tem aplicações práticas, como na comunicação e na atividade física.
  3. Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.
    • Ele pode recomendar documentários sobre a história da dança, livros sobre a teoria da dança, ou performances de dança para os alunos analisarem.
    • O professor também pode indicar sites ou revistas de dança onde os alunos podem encontrar mais informações e recursos.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 - 2 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor reforça a importância do estudo da dança no dia a dia.
    • Ele destaca como a dança, além de ser uma forma de expressão artística, pode ser uma maneira divertida e saudável de se exercitar.
    • O professor também ressalta como a apreciação pela dança pode enriquecer a vida dos alunos, permitindo-lhes entender e apreciar melhor as diferentes culturas e formas de expressão.
  5. Encerramento da Aula (1 minuto):

    • O professor encerra a aula agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do estudo e da prática contínuos para o aprofundamento do conhecimento sobre a dança.
    • Ele lembra aos alunos sobre a tarefa para casa e a data de entrega.
    • Por fim, o professor deseja a todos um bom dia e os encoraja a continuarem explorando e apreciando a beleza e a expressividade da dança.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies