Entrar

Plano de aula de Danças: Brasil

Artes

Original Teachy

'EF69AR09'

Danças: Brasil

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Danças: Brasil

Palavras ChaveDanças brasileiras, Cultura, Expressão artística, Movimento corporal, Diversidade regional, Trabalho em equipe, Pesquisa, Apresentação, Coreografia, Jogo interativo, Discussão em grupo, Reflexão, Aprendizado prático
Materiais NecessáriosAcesso à internet para pesquisa, Músicas das danças brasileiras selecionadas, Vestuário típico das regiões, Espaço adequado para ensaios e apresentações, Papéis e canetas para criação de jogos, Tabuleiro e marcadores para o jogo de tabuleiro
Códigos BNCCEF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de definição de objetivos é crucial para orientar as atividades de aprendizado em sala de aula. Neste contexto, os objetivos principais são estabelecidos para que os alunos possam compreender a dança como uma forma de expressão cultural e artística, além de reconhecer a importância do movimento na manifestação dessas expressões. Esta clareza inicial ajuda a direcionar as discussões e práticas subsequentes, permitindo uma aplicação mais efetiva dos conceitos estudados previamente em casa.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a identificar e descrever características das principais danças brasileiras, destacando suas particularidades e importância cultural e artística.

2. Fomentar a compreensão do movimento corporal como expressão artística e cultural nas danças tradicionais e contemporâneas do Brasil.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos por diferentes manifestações culturais brasileiras através da dança.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar os conhecimentos prévios adquiridos em casa com o conteúdo que será explorado em sala. As situações problema estimulam os alunos a pensar criticamente sobre a aplicabilidade dos conceitos de dança brasileira em contextos variados, promovendo uma compreensão mais profunda da diversidade e importância cultural das danças. A contextualização ajuda a solidificar a relevância do tópico, vinculando-o a aspectos do cotidiano e da cultura brasileira, aumentando assim o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está organizando um festival cultural na sua cidade e precisa escolher três danças brasileiras para representar a diversidade cultural do país. Quais danças você escolheria e por quê?

2. Suponha que você é um coreógrafo convidado para criar uma performance que misture elementos de danças regionais brasileiras com dança contemporânea. Como você incorporaria a essência das danças brasileiras nessa nova criação?

Contextualização

As danças brasileiras são um reflexo da rica diversidade cultural do país, cada uma com suas próprias histórias e influências. Desde o samba, que é conhecido mundialmente e remonta ao início do século XX no Rio de Janeiro, até o carimbó, dança típica do norte do Brasil que tem suas raízes nas tradições indígenas e africanas, as danças do Brasil oferecem uma viagem pelas suas diferentes regiões e culturas. Além disso, a dança contemporânea no Brasil tem sido uma plataforma para a expressão de questões sociais e políticas, mostrando como a arte pode ser usada para refletir e influenciar a sociedade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conhecimentos adquiridos sobre as danças brasileiras. Através de atividades em grupo, eles explorarão a diversidade cultural das danças brasileiras, desenvolverão habilidades de pesquisa, trabalho em equipe, expressão artística e inovação. Esta etapa é essencial para consolidar o aprendizado e promover uma compreensão mais profunda e engajada do material estudado.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dançando o Brasil

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar e apresentar a diversidade cultural das danças brasileiras, desenvolvendo habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e expressão artística.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma região do Brasil através de uma dança tradicional ou contemporânea. Cada grupo escolherá uma dança para pesquisar e preparar uma apresentação que incluirá elementos de vestuário típico, música e movimentos característicos da dança escolhida.

- Instruções:

  • Passo 1: Escolha uma das regiões do Brasil que o grupo representará.

  • Passo 2: Pesquise sobre as danças tradicionais e contemporâneas mais populares da região escolhida, incluindo sua história, características musicais e movimentos.

  • Passo 3: Prepare uma apresentação que inclua uma breve introdução à dança, a música escolhida e uma demonstração dos movimentos, vestindo-se de maneira apropriada.

  • Passo 4: Ensaiem a apresentação em grupo, focando na sincronia dos movimentos e na fidedignidade à cultura da região.

Atividade 2 - Coreógrafos do Amanhã

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a criatividade e a inovação na dança, explorando a fusão entre danças tradicionais e contemporâneas, e desenvolvendo habilidades de expressão corporal e colaboração.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, em grupos, devem criar uma coreografia que combine elementos de danças tradicionais brasileiras com dança contemporânea. A ideia é usar movimentos e ritmos tradicionais como base, mas incorporar elementos de inovação e modernidade.

- Instruções:

  • Passo 1: Escolha pelo menos duas danças tradicionais brasileiras como base para a coreografia (por exemplo, samba e maracatu).

  • Passo 2: Identifique os principais movimentos e ritmos dessas danças e discuta como eles podem ser combinados com elementos de dança contemporânea (como break ou hip-hop).

  • Passo 3: Desenvolva uma coreografia que inclua esses elementos, focando em criar uma narrativa visual que expresse tanto a tradição quanto a inovação.

  • Passo 4: Ensaiem a coreografia, adaptando-a para que os movimentos fluam de maneira natural e expressem claramente a fusão entre o tradicional e o contemporâneo.

Atividade 3 - Dance e Aprenda

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Fomentar o aprendizado sobre as danças brasileiras de forma lúdica e interativa, desenvolvendo habilidades de pesquisa, organização e criação de jogos.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um jogo de tabuleiro que ensine sobre diferentes danças brasileiras. O jogo deve incluir cartas com informações sobre a história de cada dança, curiosidades, e desafios que envolvam a execução de pequenos trechos de dança.

- Instruções:

  • Passo 1: Escolha pelo menos cinco danças brasileiras para incluir no jogo.

  • Passo 2: Pesquise informações sobre cada uma, incluindo sua origem, história e características principais.

  • Passo 3: Desenvolva as regras do jogo, identificando como os jogadores ganham pontos e avançam no tabuleiro.

  • Passo 4: Crie cartas de desafio que envolvam a execução de movimentos simples de cada dança, para que os jogadores possam aprender e praticar.

  • Passo 5: Monte o tabuleiro e as cartas, preparando o jogo para uma rodada de teste com a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre a aplicação prática dos conceitos estudados e compartilhar insights com os colegas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e aprofunda a compreensão da importância cultural e artística das danças brasileiras. Além disso, proporciona uma oportunidade de avaliação informal do entendimento dos alunos sobre o tema, ajudando o professor a identificar áreas que podem necessitar de mais esclarecimentos ou exploração.

Discussão em Grupo

Ao final das apresentações, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar as experiências, aprendizados e desafios enfrentados durante a preparação e execução das danças. Encoraje cada grupo a falar sobre a escolha da dança, o processo de pesquisa, a importância dos movimentos e como a dança representa a cultura da região escolhida.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao tentar representar a autenticidade da dança escolhida?

2. Como os movimentos e ritmos estudados ajudam a contar a história ou expressar a cultura da região?

3. De que maneira a experiência de dançar essa nova forma cultural mudou ou expandiu sua compreensão sobre as danças brasileiras?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão consolidada e clara dos conteúdos apresentados, além de entenderem a aplicabilidade dos mesmos em contextos reais e culturais. Esta etapa permite que os alunos reflitam sobre o que aprenderam, conectando os pontos entre teoria e prática, e reconheçam a importância das danças brasileiras em sua formação cultural e artística.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre as danças brasileiras, destacando as características, a importância cultural e artística, e a diversidade regional. Revisite as danças trabalhadas em cada atividade, reforçando a conexão entre a teoria estudada e as práticas observadas nas apresentações dos alunos.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria com a prática, destacando que as atividades propostas permitiram aos alunos aplicar os conhecimentos teóricos em contextos práticos e interativos. Enfatize como essa abordagem ajuda a solidificar o aprendizado, permitindo uma compreensão mais profunda e engajada do material.

Fechamento

Por fim, destaque a relevância das danças brasileiras no cotidiano e na cultura do país, enfatizando como o estudo dessas manifestações artísticas enriquece o entendimento dos alunos sobre a diversidade cultural e a importância do movimento como expressão artística e cultural.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies