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Plano de aula de Movimento da Dança

Artes

Original Teachy

'EF69AR11'

Movimento da Dança

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Movimento da Dança

Palavras Chavemovimento na dança, expressão artística, culturas e tradições, comunicação não-verbal, história através da dança, atividades práticas, aprendizado colaborativo, criatividade, interpretação, reflexão crítica, diversidade de estilos de dança, expressão de identidade e emoções
Materiais NecessáriosEspaço adequado para dança, Sistema de som para reprodução de música, Acesso à internet para pesquisa, Materiais para escrita (papel e canetas), Dispositivos para apresentações multimídia (computador, projetor), Cartões com nomes de diferentes estilos de dança
Códigos BNCCEF69AR11: Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.; EF69AR12: Investigar e experimentar procedimentos de improvisação e criação do movimento como fonte para a construção de vocabulários e repertórios próprios.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula é fundamental para estabelecer uma compreensão clara dos objetivos de aprendizado relacionados ao movimento na dança como forma de arte. Ao definir claramente os objetivos, os alunos poderão alinhar suas expectativas e focar nos aspectos mais importantes do estudo do movimento, preparando o terreno para uma participação mais ativa e significativa nas atividades práticas subsequentes.

Objetivos principais:

1. Explorar e compreender o movimento como um componente essencial da expressão artística na dança.

2. Identificar e analisar diferentes movimentos corporais e como eles se relacionam com os conceitos fundamentais da arte.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação para perceber nuances nos movimentos dançados e sua aplicabilidade em contextos artísticos variados.
  2. Fomentar uma apreciação crítica sobre a diversidade de estilos de dança e como cada um utiliza o movimento para expressar ideias e emoções.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para conectar os conhecimentos prévios dos alunos com o conteúdo a ser explorado em sala. As situações problema visam despertar a curiosidade e estimular o pensamento crítico sobre como o movimento é usado na dança. A contextualização ajuda a estabelecer uma ligação emocional e cultural com o tema, aumentando o envolvimento dos alunos e proporcionando uma base sólida para as atividades práticas subsequentes.

Situações Problema

1. Como diferentes culturas ao redor do mundo utilizam o movimento da dança para expressar suas tradições e emoções?

2. De que maneira o movimento na dança pode ser utilizado para contar uma história ou transmitir uma mensagem sem o uso de palavras?

Contextualização

A dança, sendo uma das formas de arte mais antigas, serve como um espelho cultural que reflete as tradições, histórias e emoções de um povo. Desde os rituais até as apresentações de balé nos grandes teatros, o movimento corporal é usado para expressar o que muitas vezes palavras não podem. Explorar esses aspectos permite aos alunos não apenas aprender sobre a dança como arte, mas também sobre sua capacidade de comunicação e expressão em diferentes contextos sociais e históricos.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para aplicar de forma prática e criativa os conceitos estudados sobre o movimento na dança. Através das atividades propostas, os alunos deverão explorar a diversidade, a expressividade e a capacidade narrativa dos movimentos de dança. Este segmento permite que os estudantes se engajem ativamente no processo de aprendizado, utilizando a pesquisa, a criatividade e a colaboração para construir e apresentar suas próprias interpretações de dança.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Dançando Através do Mundo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender como diferentes culturas expressam identidade, emoções e histórias através dos movimentos de dança.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas. Cada grupo receberá uma cultura ou país específico e deverá pesquisar e criar uma apresentação de dança que represente um aspecto tradicional ou contemporâneo dessa cultura. Eles deverão usar movimentos que contem uma história ou expressem particularidades da cultura escolhida.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo cinco alunos.

  • Atribua a cada grupo um país ou cultura diferente.

  • Dê tempo para pesquisa sobre danças tradicionais ou contemporâneas da cultura atribuída.

  • Os alunos devem ensaiar e preparar uma apresentação de dança de 3 a 5 minutos que represente a cultura.

  • Cada grupo apresentará sua dança para a classe, explicando os movimentos escolhidos e o que eles representam.

Atividade 2 - Expressão Corporal: Contando Histórias Sem Palavras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de interpretação e expressão corporal, promovendo a criatividade e a comunicação não verbal.

- Descrição: Os grupos de alunos criarão uma pequena peça de dança que narre uma história simples apenas através de movimentos corporais, sem uso de palavras. Esta atividade desafia os alunos a pensar de forma abstrata e a usar o corpo como meio de comunicação.

- Instruções:

  • Forme grupos de até cinco alunos.

  • Cada grupo escolhe uma história curta para contar através da dança.

  • Os alunos planejam e coreografam uma dança que narre a história escolhida.

  • Ensaios dos movimentos para garantir que a história possa ser compreendida sem palavras.

  • Apresentação das danças para a turma, seguida de uma breve discussão sobre as interpretações.

Atividade 3 - Mistura de Movimentos: Criando Uma Dança Global

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar a fusão de diferentes estilos de dança e promover a compreensão de como diversos movimentos podem coexistir e complementar-se em uma performance.

- Descrição: Nesta atividade interativa, cada grupo de alunos receberá elementos de diferentes estilos de dança (como ballet, hip-hop, dança folclórica, etc.) e deverá criar uma coreografia que misture esses estilos de forma harmoniosa e criativa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de cinco alunos.

  • Distribua cartões com diferentes estilos de dança para cada grupo.

  • Os grupos devem pesquisar brevemente os estilos recebidos.

  • Criação de uma coreografia que combine os elementos dos estilos dados.

  • Ensaios para aperfeiçoar a sincronia e a expressividade da dança.

  • Apresentação final para a turma, explicando as escolhas criativas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que reflitam sobre suas próprias experiências e aprendam com as dos outros. A discussão em grupo ajuda a reforçar a compreensão dos conceitos explorados durante a aula e promove uma maior apreciação pelas diversas formas de expressão artística através da dança. Além disso, permite ao professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o movimento como componente de arte e facilitar uma reflexão crítica sobre as atividades realizadas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve reunir todos os alunos e pedir que compartilhem suas experiências das atividades. Incentive cada grupo a falar sobre os desafios que enfrentaram, o que descobriram sobre a cultura da dança que estudaram e como se sentiram ao expressar histórias e emoções através do movimento. Sugira que comecem com uma breve descrição da dança que criaram e prossigam discutindo o impacto que essa aprendizagem teve em sua compreensão sobre a expressão artística através da dança.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar expressar uma história ou cultura através do movimento?

2. Como vocês se sentiram ao realizar a dança frente aos colegas e qual foi o impacto disso na compreensão da mensagem que queriam passar?

3. De que maneira a atividade alterou ou reforçou a percepção sobre a dança como forma de arte e comunicação?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão é projetada para consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, enfatizando a integração entre a teoria e a prática. Este momento permite que os alunos reflitam sobre o aprendizado do dia e compreendam a relevância da dança como uma forma de arte e comunicação em diferentes contextos culturais e pessoais. Além disso, serve para reforçar a aplicação dos conceitos de movimento na dança em atividades cotidianas e outras formas de expressão artística.

Resumo

Na etapa de conclusão, o professor deve resumir e recapitular os principais conteúdos abordados sobre o movimento na dança, revisando as diferentes maneiras pelas quais as culturas expressam suas identidades e emoções através da dança. Deve-se destacar os principais movimentos estudados e as histórias que foram contadas através deles durante as apresentações dos alunos.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como a aula conectou a teoria com a prática, evidenciando o uso dos movimentos aprendidos na criação de danças que expressam emoções e culturas. Deve-se enfatizar como os alunos aplicaram seus conhecimentos teóricos de maneira prática para explorar a dança como uma forma de comunicação e expressão artística.

Fechamento

Por fim, o professor deve discutir a importância do movimento na dança no cotidiano, destacando como a compreensão e a apreciação da dança podem enriquecer a expressão pessoal e cultural. Deve-se motivar os alunos a continuarem explorando a dança como uma ferramenta de expressão e comunicação em suas vidas.

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