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Plano de aula de Representações Artística na Dança

Artes

Original Teachy

'EF69AR09'

Representações Artística na Dança

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão do Conceito de Representações Artísticas na Dança: Os alunos devem ser capazes de definir e explicar o que são as representações artísticas na dança, entendendo o papel que elas desempenham na expressão de ideias, sentimentos e emoções.

  2. Identificação de Elementos de Representações Artísticas na Dança: Os alunos devem ser capazes de identificar os elementos que compõem as representações artísticas na dança, como o uso do corpo, do espaço, do tempo e da energia, e como esses elementos são utilizados para transmitir uma mensagem.

  3. Análise de Exemplos de Representações Artísticas na Dança: Os alunos devem ser capazes de analisar exemplos de representações artísticas na dança, identificando os elementos que foram utilizados e como eles contribuem para a mensagem transmitida.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Através da análise de exemplos de representações artísticas na dança, os alunos devem ser incentivados a desenvolver seu pensamento crítico, questionando e refletindo sobre as escolhas feitas pelos artistas e o impacto dessas escolhas na mensagem transmitida.

  • Estímulo à Criatividade e à Expressão Pessoal: Ao compreenderem como os elementos de representações artísticas na dança são utilizados, os alunos devem ser encorajados a explorar sua própria criatividade e expressão pessoal, criando suas próprias danças e refletindo sobre as representações artísticas nelas presentes.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Relevantes: O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de dança como expressão artística, enfatizando a importância do corpo como instrumento de expressão e os diferentes estilos de dança. Além disso, pode ser útil relembrar os conceitos de arte como forma de expressão e comunicação, e como a dança se encaixa nesse contexto.

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:

    • "Como a dança pode ser usada para contar uma história sem usar palavras?"
    • "Quais elementos são necessários para que uma dança transmita uma emoção específica?"
  3. Contextualização: O professor contextualiza a importância do tema, explicando como a dança é usada em diferentes culturas para expressar tradições, crenças, histórias e sentimentos. Além disso, pode mencionar como a dança é usada no mundo contemporâneo, como na publicidade, no cinema, nos shows e nas competições.

  4. Ganho de Atenção: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades, como:

    • "Sabiam que a dança é uma das primeiras formas de expressão artística da humanidade? Ela existe há milhares de anos e é encontrada em todas as culturas do mundo!"
    • "Vocês já se perguntaram como os coreógrafos de musicais famosos, como O Rei Leão e Hamilton, conseguem contar histórias tão complexas através da dança?"
    • "Vocês sabiam que existem competições internacionais de dança, onde os participantes são avaliados não apenas pela técnica, mas também pela originalidade e pela capacidade de transmitir uma mensagem através da dança?"

Ao final desta etapa, os alunos devem estar motivados e preparados para aprofundar seu entendimento sobre o tema da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade - "Dançando a Emoção": (10 - 15 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
    • Cada grupo recebe uma emoção (alegria, tristeza, raiva, medo, calma, etc.) e deve criar uma pequena coreografia que represente essa emoção. Eles podem usar qualquer estilo de dança que desejarem.
    • O professor fornece um espaço na sala de aula para que os grupos possam praticar suas coreografias. Ele deve circular pela sala, oferecendo orientações e sugestões, quando necessário.
    • Após um tempo de prática, cada grupo apresenta sua coreografia para a turma. Durante as apresentações, os outros alunos devem tentar identificar a emoção que está sendo representada e os elementos de dança que foram usados para transmiti-la.
    • Após todas as apresentações, o professor conduz uma discussão em sala de aula, pedindo aos alunos que compartilhem suas observações e reflexões. Ele deve destacar como a escolha dos movimentos, da música, do ritmo, do espaço e da energia contribuiu para a representação da emoção.
  2. Atividade - "Criação de Dança": (10 - 15 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos recebem a tarefa de criar uma dança curta (de 1 a 2 minutos) que conte uma história ou transmita uma mensagem. Eles podem escolher qualquer tema ou tópico de interesse.
    • O professor fornece um tempo para que os grupos possam discutir e planejar sua dança. Eles devem considerar quais emoções ou ideias querem transmitir e como podem fazer isso através da dança.
    • Após o planejamento, os grupos começam a ensaiar suas danças. O professor deve continuar circulando pela sala, oferecendo orientações e sugestões, se necessário.
    • Quando as danças estiverem prontas, os grupos as apresentam para a turma. Durante as apresentações, os outros alunos devem tentar identificar a história ou a mensagem que está sendo transmitida e os elementos de dança que foram usados para isso.
    • Após todas as apresentações, o professor conduz uma discussão em sala de aula, pedindo aos alunos que compartilhem suas observações e reflexões. Ele deve destacar como a escolha dos movimentos, da música, do ritmo, do espaço e da energia contribuiu para a representação da história ou da mensagem.
  3. Atividade - "Análise de Coreografias Profissionais": (5 - 10 minutos)

    • O professor mostra aos alunos vídeos de coreografias profissionais de diferentes estilos de dança (por exemplo, ballet, hip hop, contemporâneo, salsa, etc.).
    • Após cada vídeo, o professor conduz uma breve discussão em sala de aula, perguntando aos alunos o que eles observaram e como a dança transmitiu uma mensagem ou uma história. Ele deve enfatizar a importância dos elementos de dança na representação artística.
    • Esta atividade serve para que os alunos possam ver exemplos práticos do que estão aprendendo e para que possam analisar e refletir sobre o trabalho de dançarinos profissionais.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo: (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as principais conclusões ou descobertas que fizeram durante as atividades.
    • O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e que a discussão seja focada nos Objetivos da aula. Ele pode fazer perguntas para estimular a discussão e para garantir que os alunos estão compreendendo os conceitos.
    • Durante esta discussão, o professor deve fazer conexões entre as observações dos alunos e os conceitos teóricos apresentados na Introdução da aula. Por exemplo, se um grupo mencionar que usou movimentos lentos e suaves para representar a calma, o professor pode reforçar que isso é um exemplo de como o elemento de energia pode ser usado para transmitir uma emoção.
  2. Verificação Individual: (3 - 5 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor pede aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • O professor pode pedir aos alunos que anotem suas respostas, para que possam revisá-las em aulas futuras ou para que possam ser usadas como base para atividades de seguimento.
  3. Conclusão da Aula: (2 - 3 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor faz um resumo dos principais pontos discutidos e reforça os conceitos-chave. Ele pode usar a linguagem dos alunos para explicar os conceitos, garantindo que todos estão compreendendo.
    • O professor também deve esclarecer quaisquer mal-entendidos que possam ter surgido durante as atividades ou discussões. Ele pode fazer isso respondendo às perguntas dos alunos ou repetindo e reexplicando os conceitos, se necessário.
    • Por fim, o professor pode sugerir materiais de leitura adicional, vídeos ou atividades práticas para os alunos explorarem o tema em casa. Ele deve encorajar os alunos a continuarem a explorar a dança como uma forma de expressão artística e a aplicarem o que aprenderam em suas próprias danças.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor retoma os pontos principais abordados na aula, reforçando a definição e a importância das representações artísticas na dança. Ele reitera os elementos fundamentais dessas representações, como o uso do corpo, do espaço, do tempo e da energia, e como esses elementos são usados para transmitir uma mensagem. Além disso, o professor recapitula as atividades práticas realizadas, destacando os insights e as reflexões que surgiram durante as apresentações e as discussões.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: O professor enfatiza como a aula proporcionou uma conexão direta entre a teoria (os conceitos de representações artísticas na dança) e a prática (as atividades de criação de danças e análise de coreografias). Ele também destaca as aplicações práticas desses conceitos, como a capacidade de criar danças que transmitam emoções ou histórias, e a habilidade de analisar e apreciar o trabalho de dançarinos profissionais.

  3. Materiais Complementares: O professor sugere materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Estes podem incluir livros, artigos, documentários, vídeos de performances, e cursos online. Ele pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam a mais coreografias de dançarinos profissionais e tentem analisar como os elementos de dança contribuem para a representação artística.

  4. Relevância do Assunto: Por fim, o professor destaca a importância do tema não apenas para a disciplina de Artes, mas também para a vida cotidiana dos alunos. Ele explica como a habilidade de entender e criar representações artísticas na dança pode ser útil em diversas situações, desde a apreciação de performances artísticas, até a expressão de emoções e ideias pessoais. Ele encoraja os alunos a continuarem a explorar a dança como uma forma de expressão pessoal e criativa, e a aplicarem o que aprenderam em suas próprias danças e interações com a arte.

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