Entrar

Plano de aula de Água e Comunidade

Ciências

Original Teachy

'EF07CI09'

Água e Comunidade

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreensão do ciclo hidrológico e a importância da água:

    • Os alunos devem ser capazes de descrever o ciclo hidrológico e suas fases (evaporação, condensação, precipitação e escoamento), identificando o papel da água em cada uma delas.
    • Os alunos devem entender a relevância da água para a vida na Terra, identificando a sua importância para os seres vivos, o clima e a formação de paisagens.
  2. Reconhecimento da escassez e da importância da preservação da água:

    • Os alunos devem ser capazes de identificar situações de escassez de água em diferentes contextos, como em comunidades carentes e regiões áridas.
    • Os alunos devem compreender a necessidade de preservação e uso consciente da água, reconhecendo a sua responsabilidade como cidadãos.
  3. Aplicação do conhecimento adquirido na realidade local:

    • Os alunos devem ser capazes de identificar como o ciclo hidrológico e a escassez de água se manifestam em sua comunidade, promovendo uma reflexão sobre a importância da água em seu cotidiano.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência socioambiental:

    • Os alunos devem ser incentivados a refletir sobre as ações humanas que impactam o ciclo hidrológico e a disponibilidade de água, promovendo a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis.
  • Estímulo ao trabalho em grupo e à pesquisa autônoma:

    • Através de atividades práticas e investigativas, os alunos devem ser incentivados a trabalhar em equipe e a buscar informações de forma autônoma, desenvolvendo habilidades de pesquisa e colaboração.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios:

    • O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de matéria e energia, previamente estudados, que serão essenciais para a compreensão do ciclo hidrológico. O professor pode, por exemplo, fazer perguntas aos alunos para ativar seus conhecimentos prévios e promover a participação ativa.
  2. Situação-problema:

    • O professor pode apresentar duas situações-problema que serão abordadas durante a aula. A primeira pode ser: "Imagine que vocês moram em uma região onde chove muito pouco e que depende de um rio para abastecer a cidade. O que aconteceria se esse rio secasse?" A segunda situação pode ser: "E se vocês morassem em uma região de muitas chuvas, onde há alagamentos frequentes? Como seria a vida nessa comunidade?"
    • Essas situações têm o objetivo de despertar o interesse dos alunos e de contextualizar a importância do ciclo hidrológico e da água para as comunidades.
  3. Contextualização:

    • O professor pode, então, contextualizar a importância do tema, mencionando como a água é fundamental para a existência de vida na Terra e para o funcionamento de diversas atividades humanas, como a agricultura, a indústria e o abastecimento de água potável.
    • O professor também pode citar exemplos do mundo real, como a crise hídrica em algumas regiões do Brasil e do mundo, e a importância de práticas sustentáveis de uso e preservação da água.
  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a água. Por exemplo, ele pode mencionar que a água que bebemos hoje pode ter passado pelo corpo de um dinossauro há milhões de anos, devido ao processo de reciclagem da água no ciclo hidrológico.
    • Outra curiosidade interessante é que a água é o único composto que pode ser encontrado naturalmente nos três estados físicos: sólido (gelo), líquido (água) e gasoso (vapor de água).
    • O professor pode também propor que os alunos pensem em outras curiosidades ou questões que tenham sobre a água, para serem respondidas ao longo da aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "O Caminho da Água" (10 - 12 minutos):

    • Divisão dos grupos: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma folha de papel grande e canetas coloridas.
    • Descrição da atividade: Cada grupo deverá criar um desenho que represente o ciclo hidrológico, desde a evaporação da água dos oceanos até a precipitação em forma de chuva, neve ou granizo. O desenho deve incluir as etapas do ciclo e as principais formas de armazenamento de água na Terra (oceanos, rios, lagos, nuvens, etc.).
    • Execução da atividade: Os alunos devem pesquisar e discutir em grupo as informações necessárias para a criação do desenho. Eles devem também escrever pequenas legendas explicativas para cada etapa do ciclo hidrológico. O professor deve circular pela sala, orientando os grupos e esclarecendo dúvidas.
    • Apresentação dos desenhos: Ao final da atividade, cada grupo deverá apresentar o seu desenho para a turma, explicando as etapas do ciclo hidrológico representadas. O professor deve promover uma discussão sobre os desenhos, ressaltando os aspectos corretos e corrigindo possíveis erros.
  2. Atividade "Água na Comunidade" (10 - 12 minutos):

    • Divisão dos grupos: Os alunos permanecerão nos mesmos grupos da atividade anterior.
    • Descrição da atividade: Cada grupo receberá uma imagem de uma comunidade, que pode ser uma cidade, um vilarejo, uma fazenda, etc. A imagem deve incluir diferentes elementos que demandam água, como casas, plantações, rios, indústrias, etc.
    • Execução da atividade: Os alunos devem identificar, no desenho, os diferentes usos da água pela comunidade e as possíveis interferências humanas no ciclo hidrológico local. Eles devem também discutir em grupo possíveis soluções para a preservação e uso consciente da água naquela comunidade.
    • Apresentação das soluções: Cada grupo deverá apresentar as suas soluções para a turma, justificando-as com base no que foi discutido. O professor deve mediar a discussão, promovendo a reflexão sobre a importância da água e a necessidade de práticas sustentáveis.
  3. Atividade "A Fala da Água" (5 - 7 minutos):

    • Divisão dos grupos: Os alunos permanecerão nos mesmos grupos das atividades anteriores.
    • Descrição da atividade: Cada grupo receberá uma lista de frases ou palavras relacionadas à água e ao ciclo hidrológico. As frases podem incluir expressões como "Eu sou a água do mar, evaporando para o céu", "Eu sou a água da chuva, caindo no chão", etc.
    • Execução da atividade: Os alunos devem criar uma pequena dramatização ou encenação para cada frase, representando as diferentes etapas do ciclo hidrológico. Eles podem, por exemplo, usar gestos, movimentos, sons ou objetos para representar as diferentes formas de água.
    • Apresentação das dramatizações: Cada grupo deverá apresentar as suas dramatizações para a turma. O professor deve promover uma discussão sobre as diferentes representações e a compreensão dos alunos sobre o ciclo hidrológico.

Essas atividades têm o objetivo de promover a compreensão do ciclo hidrológico e a reflexão sobre a importância da água para as comunidades. Além disso, elas incentivam o trabalho em grupo, a pesquisa autônoma e o Desenvolvimento de habilidades de comunicação e expressão.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos):

    • Após a Conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos em um grande grupo e promover uma discussão sobre as soluções e conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades.
    • O professor deve destacar as principais ideias e reflexões apresentadas pelos alunos, incentivando a participação de todos e valorizando a diversidade de perspectivas existentes na turma.
    • Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros, compartilhando suas descobertas e refletindo juntos sobre a importância da água e as possíveis soluções para a preservação e uso consciente desse recurso.
  2. Conexão com a teoria (3 - 5 minutos):

    • Após a discussão, o professor deve fazer uma breve revisão dos conceitos teóricos abordados na aula, conectando-os com as atividades práticas realizadas pelos alunos.
    • O professor pode, por exemplo, solicitar a um grupo que explique o ciclo hidrológico com base em seu desenho, ou que relate como a comunidade representada em sua imagem utiliza e interfere no ciclo da água.
    • Esta etapa é importante para consolidar o aprendizado dos alunos e para garantir que eles compreendam a aplicação prática dos conceitos teóricos.
  3. Reflexão individual (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Após o minuto de reflexão, os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve ouvir atentamente as reflexões dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
    • Esta etapa é importante para que os alunos internalizem o que aprenderam e para que o professor possa avaliar a efetividade da aula e planejar as próximas etapas do ensino.
  4. Feedback e orientações finais (1 minuto):

    • O professor deve agradecer a participação dos alunos e elogiá-los pelo esforço e pela colaboração durante a aula.
    • Ele deve também fornecer um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e as áreas que precisam ser reforçadas.
    • Por fim, o professor deve dar algumas orientações finais sobre o estudo do tema, sugerindo leituras complementares, atividades de pesquisa ou reflexão, e ressaltando a importância do estudo contínuo e do engajamento dos alunos no processo de aprendizagem.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão revendo os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode, por exemplo, recapitular o ciclo hidrológico, a importância da água para as comunidades, as possíveis interferências humanas nesse ciclo e as soluções propostas pelos alunos para a preservação e o uso consciente da água.
    • Ele deve reforçar os conceitos mais importantes, certificando-se de que os alunos compreenderam o material. Para isso, pode fazer perguntas diretas aos alunos ou pedir que eles resumam os conceitos em suas próprias palavras.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode, por exemplo, mencionar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos de forma concreta e como as discussões em grupo enriqueceram a compreensão dos alunos sobre a importância da água para as comunidades.
    • Ele deve também ressaltar a relevância do tema para o dia a dia dos alunos, destacando como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em suas vidas e em suas comunidades.
  3. Materiais Extras (1 minuto):

    • O professor deve sugerir algumas leituras, vídeos ou atividades adicionais para os alunos que desejarem aprofundar-se no tema. Estes materiais podem incluir documentários sobre a crise hídrica, artigos científicos sobre o ciclo hidrológico, jogos educativos sobre a preservação da água, entre outros.
    • Ele deve também encorajar os alunos a pesquisar mais sobre o tema, promovendo a autonomia e a curiosidade intelectual.
  4. Relevância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve reforçar a importância do assunto para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode, por exemplo, ressaltar a necessidade de todos contribuírem para a preservação da água e para o uso consciente desse recurso, lembrando que a água é essencial para a vida na Terra.
    • Ele deve também enfatizar a importância de os alunos estarem informados e conscientes sobre questões ambientais, promovendo a formação de cidadãos críticos e responsáveis.

Este momento de Conclusão é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, para reforçar a relevância do tema e para motivá-los a continuar estudando e refletindo sobre a importância da água para as comunidades.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies