Entrar

Plano de aula de Máquinas Simples e Térmicas

Ciências

Original Teachy

'EF07CI04'

Máquinas Simples e Térmicas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Máquinas Simples e Térmicas

Palavras Chavemáquinas térmicas, máquinas simples, alavancas, máquinas a vapor, motores a combustão, metodologia digital, aprendizagem ativa, realidade aumentada, caça ao tesouro digital, criação de conteúdo, colaboração, tecnologia educativa, feedback 360°, resolução de problemas
Materiais NecessáriosCelulares ou computadores com acesso à internet, Aplicativos de realidade aumentada (ex: Merge Cube, AR Circuits), Ferramentas para criar e editar vídeos (ex: InShot, iMovie), Ferramentas para apresentações digitais (ex: Google Slides, PowerPoint), Plataformas educativas (ex: Google Classroom), Aplicativos para criar quizzes (ex: Kahoot!)
Códigos BNCCEF07CI04: Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.; EF07CI01: Discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é estabelecer uma base clara e específica do que os alunos devem alcançar ao final da aula, proporcionando uma direção focada para as atividades práticas e digitais que serão realizadas. Ao definir os objetivos principais e secundários, o professor facilita o alinhamento dos esforços dos alunos com as metas educacionais, promovendo um aprendizado mais direcionado e eficaz.

Objetivos principais:

1. Compreender o funcionamento básico das máquinas térmicas e máquinas simples.

2. Identificar e explicar os princípios de funcionamento de alavancas, máquinas a vapor e motores a combustão.

3. Aplicar o conhecimento adquirido para resolver problemas práticos e situações do dia a dia.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e consulta em plataformas digitais.
  2. Colaborar com colegas para discutir ideias e compartilhar descobertas sobre o funcionamento das máquinas estudadas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa tem como finalidade preparar os alunos para a aula, despertando seu interesse e curiosidade através de uma atividade prática e digital. As perguntas chave servem para recapitular o conhecimento prévio, estimulando um debate inicial que ajudará a consolidar a base sobre a qual as atividades mais profundas serão desenvolvidas.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente que o tema de hoje são as máquinas simples e térmicas, destacando a importância delas no nosso cotidiano. Máquinas simples, como alavancas, fazem parte de nossa vida desde a antiguidade, enquanto máquinas térmicas, como motores a vapor, foram revolucionárias na Revolução Industrial. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre qualquer uma dessas máquinas e compartilhem com a turma. Isso ajudará a criar engajamento e a conectar a aula ao mundo digital em que eles estão inseridos. (10 - 15 minutos)

Reflexões Iniciais

1. Qual é a diferença entre uma máquina simples e uma máquina térmica?

2. Como as máquinas simples facilitam tarefas do dia a dia?

3. De que forma as máquinas térmicas mudaram a história da humanidade?

4. Quais são exemplos de máquinas simples que usamos em nossa vida cotidiana?

5. Como os motores a combustão impactam nossa vida moderna?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

Esta etapa visa colocar os alunos no centro do aprendizado, permitindo que eles apliquem conhecimentos teóricos em cenários práticos e digitais. As atividades propostas incentivam a colaboração, a pesquisa ativa, o uso de tecnologias e a comunicação, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e envolvente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Detetives das Máquinas: Caça ao Tesouro Digital 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a pesquisa ativa, a resolução de problemas e a colaboração, enquanto os alunos aprofundam seu conhecimento sobre máquinas simples e térmicas através de uma caça ao tesouro digital interativa.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornarão 'Detetives das Máquinas' e participarão de uma Caça ao Tesouro Digital. Utilizando a internet, eles devem encontrar e resolver enigmas relacionados ao funcionamento de máquinas simples e térmicas. Cada grupo receberá uma série de pistas que os levarão a diferentes recursos online, como vídeos, artigos e páginas de museus de ciência.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua uma lista de enigmas e pistas digitais para cada grupo.

  • Utilizando celulares ou computadores, os grupos devem resolver os enigmas, cada um levando a um recurso online.

  • Os alunos devem registrar suas respostas e insights em uma apresentação digital (Google Slides ou similar).

  • Os grupos devem compartilhar suas descobertas através de um breve vídeo explicativo (pode ser feito com o celular) e postá-lo em uma plataforma interna da escola ou rede social educativa, como Google Classroom.

Atividade 2 - Influenciadores da Ciência: Máquina Simples e Térmica em Ação 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a criatividade, a comunicação e a aplicação prática do conhecimento sobre máquinas simples e térmicas, utilizando plataformas digitais populares para engajar e educar.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos se tornam 'influenciadores' e criam conteúdos educativos sobre máquinas simples e térmicas. Eles usarão técnicas de storytelling e ferramentas digitais para explicar como essas máquinas funcionam e a importância delas na vida cotidiana. O conteúdo pode ser um post em uma rede social ou um vídeo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolhe entre criar um post em uma rede social ou um vídeo para explicar uma máquina simples ou térmica.

  • Os grupos devem pesquisar e criar um roteiro claro e informativo.

  • Utilize celulares para gravar vídeos, tirar fotos e editar o conteúdo utilizando aplicativos gratuitos de edição.

  • Os alunos devem compartilhar seus conteúdos nas redes sociais da turma ou em uma plataforma educativa interna, como Google Classroom.

  • Após a divulgação, os grupos devem assistir aos conteúdos uns dos outros e deixar comentários construtivos.

Atividade 3 - Jogo de Realidade Aumentada: Exploradores das Máquinas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar uma experiência de aprendizado imersiva e visual através da tecnologia de realidade aumentada, facilitando a compreensão de conceitos complexos de máquinas simples e térmicas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos utilizarão um aplicativo de realidade aumentada (RA) para explorar e interagir com modelos 3D de máquinas simples e térmicas. Eles serão 'exploradores virtuais', aprendendo sobre os princípios e funcionamento dessas máquinas de uma maneira visual e imersiva.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Instrua-os a baixar um aplicativo de realidade aumentada relacionado a máquinas e engenharia (ex: Merge Cube, AR Circuits).

  • Os grupos usarão o aplicativo para explorar e visualizar modelos 3D de alavancas, máquinas a vapor e motores a combustão.

  • Cada grupo deve criar um relatório digital, descrevendo as máquinas exploradas, suas partes e o princípio de funcionamento.

  • Os relatórios podem ser apresentados via Google Slides ou outra ferramenta colaborativa.

  • Solicite que cada grupo crie um pequeno quiz interativo (usando ferramentas como Kahoot!) sobre o que aprenderam, para compartilhar com a turma.

Retorno

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do compartilhamento de experiências, promovendo uma troca rica de conhecimentos e percepções entre os alunos. Além disso, o feedback 360° ajuda a desenvolver habilidades de autocrítica e de comunicação respeitosa, essenciais para o crescimento pessoal e acadêmico.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades. Comece pedindo para que cada grupo apresente um breve resumo das suas descobertas e insights adquiridos durante a Caça ao Tesouro Digital, criação de conteúdo como influenciadores e a exploração através de realidade aumentada. Sugira que mencionem os principais desafios que encontraram e como os superaram, além de destacar algo novo e interessante que aprenderam sobre as máquinas simples e térmicas.

Reflexões

1. Quais foram as maiores dificuldades encontradas durante as atividades e como vocês as superaram? 2. O que de novo vocês descobriram sobre máquinas térmicas e simples que não sabiam antes? 3. Como vocês acham que o conhecimento sobre máquinas térmicas e simples pode ser aplicado no nosso dia a dia ou em futuras inovações?

Feedback 360°

Instrua o professor a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou nas atividades. Oriente a turma para que os feedbacks sejam construtivos e respeitosos, enfatizando aspectos positivos e sugerindo melhorias de forma gentil. Sugira que os alunos usem a fórmula: 'Eu gostei de... e gostaria de ver mais...'.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

易 A finalidade desta seção é consolidar o aprendizado da aula, reforçando os conceitos de maneira divertida e prática. É o momento de conectar os pontos, refletir sobre as aplicações no cotidiano e valorizar o que foi aprendido, garantindo que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e contextualizada do conteúdo. 

Resumo

 Recapitulando! Hoje, viajamos no tempo e no espaço explorando máquinas simples e máquinas térmicas como verdadeiros detetives digitais! ️‍♂️️‍♀️ Desde as alavancas de Arquimedes até os motores de combustão interna que movem nossos carros, mergulhamos de cabeça no universo das engenhocas que transformaram e continuam transformando a humanidade. ✨

No Mundo

 No Mundo Atual: Na era dos smartphones e da inteligência artificial, entender essas máquinas é como possuir uma chave mestra para decifrar o funcionamento de muitas tecnologias ao nosso redor. Saber como funcionam alavancas pode ajudar desde a construção de um brinquedo até a engenharia de um robô, enquanto as máquinas térmicas são o coração do transporte e da geração de energia. ⚡

Na Prática

 Aplicações Diárias: Saber sobre máquinas simples e térmicas não é só para passar em provas!  É sobre entender o mundo ao seu redor – desde o abridor de garrafas que você usa no almoço até o smartphone que está no seu bolso. Esses conceitos estão por trás de grandes inovações tecnológicas e sustentam muitas das comodidades modernas que consideramos garantidas. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies