Entrar

Plano de aula de Água e Comunidade

Ciências

Original Teachy

'EF07CI09'

Água e Comunidade

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Água e Comunidade

Palavras ChaveÁgua e Comunidade, Utilidades da água, Impacto da cobertura de esgoto, Planejamento urbano, Sustentabilidade, Gestão da água, Desenvolvimento de sistemas de água, Atividades práticas, Pensamento crítico, Educação ambiental, Saúde pública, Conservação de recursos
Materiais NecessáriosPapel para desenho, Canetas e lápis, Régua, Materiais para construção de maquetes (opcional), Mapas da cidade fictícia, Amostras de água contaminada (simuladas), Laboratório para análise de água, Computador e projetor para apresentações, Materiais para escrita de relatórios (papéis, canetas)
Códigos BNCCEF07CI09: Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula serve para estabelecer os objetivos claros que guiarão o ensino e aprendizado durante a sessão. Ao definir os objetivos, o professor orienta os alunos sobre o foco dos estudos e as competências que devem ser desenvolvidas. A clareza nos objetivos também ajuda a manter a aula direcionada e maximiza o aproveitamento do tempo em sala.

Objetivos principais:

1. Compreender as diversas utilidades da água para o ser humano, analisando seu uso em ambientes urbanos e rurais.

2. Analisar os tipos de dejetos gerados pelo uso humano da água e discutir o impacto da cobertura de esgoto na saúde pública.

Objetivos secundários:

  1. Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre práticas de conservação e uso responsável da água.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e revisitar o conhecimento prévio, utilizando situações problema para estimular o pensamento crítico. Além disso, a contextualização com exemplos reais ajuda a conectar teoria e prática, mostrando a relevância do tema para a vida cotidiana. Esta etapa prepara o terreno para a aplicação prática dos conceitos durante as atividades em sala.

Situações Problema

1. Imagine que uma comunidade rural tem acesso limitado à água potável. Quais seriam as principais consequências para a saúde e a economia local?

2. Uma cidade implementa um novo sistema de tratamento de água, mas a população não é educada sobre sua importância. Como isso poderia afetar o uso e o consumo de água naquela região?

Contextualização

A água é essencial para a vida, mas seu acesso e qualidade variam enormemente ao redor do mundo. Por exemplo, a cidade de Cape Town, na África do Sul, enfrentou uma crise de abastecimento que a levou a ser chamada de 'Cidade sem Água'. Isso ocorreu devido a uma combinação de crescimento populacional, urbanização e mudanças climáticas. Esses exemplos reais destacam a importância de entender como a água é utilizada e gerida em diferentes contextos, tanto urbanos como rurais.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conceitos estudados previamente sobre a importância da água e seu impacto na saúde e no meio ambiente. Através das atividades propostas, os alunos poderão desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas, ao mesmo tempo em que reforçam o conhecimento teórico através da prática. Cada atividade é estruturada para ser realizada em grupo, o que promove a colaboração e o debate de ideias, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Água Limpa

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento e engenharia ambiental, aplicando conhecimentos sobre o uso sustentável da água.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão o desafio de projetar um sistema de coleta e tratamento de água para uma pequena comunidade rural fictícia. Eles precisarão considerar aspectos como a quantidade de água necessária para cada atividade diária, a topografia do local, e a disponibilidade de materiais locais para construção do sistema.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Cada grupo deve desenhar no papel um mapa da comunidade, identificando áreas de captação de água, zonas de agricultura e locais de residência.

  • Listar as atividades diárias que requerem água na comunidade (por exemplo, cozinhar, tomar banho, regar plantas).

  • Projetar um sistema de coleta e tratamento de água que atenda às necessidades identificadas, utilizando materiais comuns encontrados na região.

  • Apresentar o projeto para a classe, explicando o funcionamento e a importância de cada componente.

Atividade 2 - Detetives da Água

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o pensamento crítico e a aplicação prática de conhecimentos em ciências ambientais e saúde pública.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão detetives que precisam descobrir o que está poluindo o rio de uma cidade fictícia. Eles receberão pistas como tipos de dejetos encontrados e locais suspeitos de despejo. O desafio é identificar a fonte da poluição e propor soluções para resolver o problema.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos, cada um representando uma equipe de detetives.

  • Distribuir as pistas, que podem incluir amostras de água contaminada, relatos de moradores sobre comportamentos suspeitos e mapas da cidade.

  • Realizar uma 'inspeção' no laboratório da escola para analisar as amostras de água e determinar os tipos de poluentes presentes.

  • Usar as informações coletadas para formular hipóteses sobre a origem da poluição.

  • Elaborar um relatório de investigação que inclua a fonte da poluição identificada e propostas de solução para o problema.

  • Apresentar o relatório e as conclusões para a classe.

Atividade 3 - Construtores de Cidades Sustentáveis

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento urbano e sensibilização ambiental, aplicando conceitos de sustentabilidade e gestão da água.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, assumirão o papel de urbanistas e engenheiros para planejar uma cidade sustentável, focando especialmente no uso eficiente da água. Eles deverão considerar o abastecimento, o tratamento e a reutilização da água, além de medidas para reduzir o desperdício.

- Instruções:

  • Organizar os alunos em grupos de até 5 integrantes.

  • Cada grupo receberá uma área do mapa da cidade onde deverá projetar a infraestrutura de água, incluindo tratamento de esgoto e áreas verdes para recarga de aquíferos.

  • Desenvolver um plano que inclua o fornecimento de água potável para todos os habitantes da cidade, levando em consideração o crescimento populacional futuro.

  • Propor medidas inovadoras para o uso eficiente da água, como a reutilização de águas cinzas ou a implementação de telhados verdes.

  • Apresentar o plano para a classe, defendendo as escolhas feitas e explicando como a cidade será mais sustentável no uso da água.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e descobertas com a turma. Através da discussão em grupo, os alunos podem refletir criticamente sobre o que aprenderam, identificar pontos de melhoria e aprofundar o entendimento sobre a importância da gestão sustentável da água. Esta etapa também serve para avaliar a compreensão dos alunos e reforçar os conceitos chave abordados durante a aula.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades práticas, organize uma grande roda com todos os alunos. Inicie a discussão com uma breve introdução, destacando a importância do trabalho em equipe e do compartilhamento de ideias. Sugira que cada grupo apresente um resumo do que foi discutido e das soluções propostas em suas atividades. Encoraje os alunos a fazerem perguntas e a comentarem sobre as apresentações dos colegas, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao planejar o sistema de coleta e tratamento de água?

2. Como as soluções propostas em sua atividade poderiam ser adaptadas para situações reais em sua comunidade?

3. De que maneira a poluição da água em sua cidade fictícia se assemelha ou difere da realidade local?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão é fundamental para reforçar o aprendizado e garantir a sua aplicação prática. Ao resumir e recapitular os conteúdos, o professor ajuda os alunos a consolidar o conhecimento adquirido. Além disso, ao discutir a ponte entre teoria e prática e reforçar a importância do tema para a vida real, esta etapa ajuda a instigar nos alunos uma consciência ambiental e responsabilidade social. Este momento final também serve para avaliar o entendimento geral dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido durante as atividades práticas.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir e recapitular os conceitos chave discutidos, enfatizando as diversas utilidades da água para o ser humano, o impacto da cobertura de esgoto na saúde pública e os tipos de dejetos gerados. Este momento serve para consolidar o aprendizado e assegurar que todos os alunos tenham uma compreensão clara dos temas abordados.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida através de atividades práticas que simularam situações reais de gestão da água em comunidades urbanas e rurais. Os alunos aplicaram conceitos teóricos em cenários práticos, desenvolvendo soluções criativas e sustentáveis, o que reforçou a importância do conhecimento científico no planejamento e na manutenção de sistemas de água.

Fechamento

Por fim, é crucial que os alunos compreendam a relevância do estudo da água para o seu cotidiano e para a sustentabilidade ambiental. A gestão eficaz da água não é apenas um tópico acadêmico, mas uma necessidade prática que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas e a saúde dos ecossistemas. É essencial que cada indivíduo, desde cedo, seja educado sobre a importância de conservar e utilizar a água de forma responsável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies