Entrar

Plano de aula de Deriva Continental

Ciências

Original Teachy

'EF07CI16'

Deriva Continental

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Deriva Continental

Palavras ChaveDeriva Continental, Teoria, Pangeia, Tectônica de Placas, Formação de Continentes, Evidências Geológicas, Modelagem, Atividades Práticas, Discussão em Grupo, Aplicação do Conhecimento, Implicações Científicas
Materiais NecessáriosMapas dos continentes atuais, Dados geológicos e padrões de movimento das placas tectônicas, Régua, Lápis, Borracha, Argila, Mapa de contorno das costas do Brasil e da África, Dispositivos para animação (tablets ou computadores), Software de animação, Roteiro básico para filme de animação
Códigos BNCCEF07CI16: Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaTerra e Universo

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer as metas de aprendizado da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados com o que é esperado alcançar. Ao definir claramente os objetivos, os alunos são orientados sobre as competências que devem desenvolver e o professor pode direcionar as atividades de sala de aula de maneira eficaz, assegurando que a compreensão teórica e prática da deriva continental seja atingida.

Objetivos principais:

1. Compreender a teoria da deriva continental, incluindo suas descobertas históricas e evidências atuais.

2. Analisar e explicar as formas dos continentes à luz da teoria da deriva continental, com foco nas costas brasileira e africana.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o pensamento crítico e a habilidade de argumentação dos alunos ao discutir e justificar as teorias aprendidas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos no tópico de forma prática e contextualizada, utilizando situações problema que estimulam a reflexão sobre o que já foi estudado e como aplicar esse conhecimento em cenários reais. A contextualização busca mostrar a relevância e o impacto da teoria da deriva continental, incentivando os alunos a perceberem a ciência como algo vivo e em constante evolução, além de conectar o conteúdo com outras áreas do conhecimento.

Situações Problema

1. Imagine que você está tentando resolver um quebra-cabeça gigante que envolve todos os continentes. Como a teoria da deriva continental poderia ajudar a explicar por que os contornos dos continentes parecem se encaixar perfeitamente?

2. Pense no litoral do Brasil e da África. Por que eles têm uma forma tão similar? Como a teoria da deriva continental poderia explicar essa curiosa semelhança geográfica, considerando que hoje essas terras estão separadas pelo Oceano Atlântico?

Contextualização

A teoria da deriva continental não apenas revolucionou nossa compreensão da geologia e da geografia, mas também teve implicações significativas em outras áreas, como biogeografia e climatologia. Por exemplo, a distribuição de fósseis em distintos continentes antes conectados apoia a ideia de que a Terra já foi um supercontinente chamado Pangeia. Além disso, estudos sobre a deriva continental e suas consequências ajudam a prever futuras mudanças no clima e no ambiente.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem o conhecimento prévio sobre a deriva continental em contextos práticos e interativos. Ao trabalhar em grupos, eles desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação, além de solidificar sua compreensão teórica através de atividades que simulam e exploram aspectos da teoria de maneira lúdica e contextualizada. Essa abordagem não só facilita a aprendizagem ativa, mas também incentiva os alunos a pensar criticamente sobre a geografia e a geologia do nosso planeta.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Pangeia: A Reunião dos Continentes

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a formação dos continentes a partir da Pangeia e aplicar o conhecimento de deriva continental e tectônica de placas.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão desafiados a reconstruir o supercontinente Pangeia utilizando mapas e dados geológicos pré-estudados. Eles terão que levar em consideração as teorias da deriva continental e da tectônica de placas para determinar como os continentes se separaram e se moveram ao longo do tempo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua mapas dos continentes atuais e dados como padrões de movimento das placas tectônicas e localização de fósseis.

  • Peça que cada grupo, usando régua, lápis e borracha, tente ajustar os continentes de modo que encaixem de forma mais lógica, considerando os dados fornecidos.

  • Solicite que cada grupo apresente sua versão da Pangeia e explique o raciocínio por trás das suas decisões de posicionamento dos continentes.

Atividade 2 - Descontortando as Costas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar e justificar a similaridade das costas do Brasil e da África à luz da teoria da deriva continental.

- Descrição: Os alunos utilizarão modelos de argila para representar as formas das costas atuais do Brasil e da África. Eles deverão manipular a argila para ajustar as duas massas de terra de modo que se encaixem, simulando uma possível configuração prévia à separação continental.

- Instruções:

  • Formem grupos de até 5 alunos.

  • Distribua a cada grupo um mapa de contorno das costas do Brasil e da África.

  • Forneça argila suficiente para que os grupos modelem as costas dos dois continentes.

  • Instrua os alunos a tentarem encaixar as costas da melhor maneira possível, considerando as características geográficas e geológicas conhecidas de cada área.

  • Peça que, ao final, cada grupo apresente seu modelo ajustado e discuta quais evidências geológicas e biológicas poderiam confirmar ou refutar a posição das massas de terra no passado.

Atividade 3 - Cinema Geográfico: A Deriva no Atlântico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e explicar de maneira criativa e interativa a teoria da deriva continental e a formação dos oceanos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos criarão um pequeno filme de animação utilizando tablets ou computadores para visualizar e narrar a separação dos continentes e a formação de oceanos, baseando-se na teoria da deriva continental. Utilizarão softwares de animação simples.

- Instruções:

  • Organize a sala em estações de trabalho, cada uma equipada com um dispositivo adequado para animação.

  • Forneça aos alunos um roteiro básico que guie a narrativa do filme, incluindo momentos chave da deriva continental.

  • Oriente os alunos sobre o uso básico do software de animação.

  • Permita que os alunos elaborem seus filmes, desenhando e animando os movimentos dos continentes conforme a separação e formação de oceanos.

  • Por fim, solicite que cada grupo apresente seu filme para a classe, discutindo as escolhas narrativas e científicas adotadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é crucial para que os alunos possam verbalizar e refletir sobre o conhecimento adquirido e as habilidades desenvolvidas durante as atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos comparem suas ideias com as dos colegas e justifiquem suas conclusões. Além disso, essa troca de informações e perspectivas promove uma compreensão mais profunda e crítica da teoria da deriva continental, preparando os alunos para aplicar esse conhecimento em contextos futuros.

Discussão em Grupo

Após a realização das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Comece com uma breve introdução, ressaltando a importância de compartilhar o que cada grupo descobriu e as dificuldades que enfrentaram. Encoraje os alunos a expressarem suas hipóteses e conclusões, e a debaterem sobre como a teoria da deriva continental ajuda a explicar a configuração dos continentes e das costas atuais. Este momento é essencial para consolidar o aprendizado e permitir que os alunos articulem suas compreensões de forma colaborativa.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais evidências que ajudaram seu grupo a reconstruir a Pangeia ou a ajustar as costas dos continentes?

2. Como as observações feitas durante as atividades se relacionam com o que vocês já sabiam sobre a teoria da deriva continental?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta inesperada ao realizar as atividades que alterou sua visão prévia sobre a formação dos continentes?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para consolidar o aprendizado, permitindo aos alunos refletir sobre o que foi aprendido e como isso se aplica no mundo real. Ao resumir e reforçar os conceitos principais, esta seção ajuda a garantir que os alunos tenham uma compreensão clara da matéria e possam conectar o conhecimento teórico com as aplicações práticas discutidas durante a aula. Além disso, destaca a relevância do tema no cotidiano e em outras áreas do conhecimento, preparando os alunos para futuras explorações e estudos.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve recapitular os principais pontos discutidos, como a teoria da deriva continental, suas evidências e implicações. Deve-se reforçar a compreensão sobre como os continentes se formaram e separaram, e justificar os formatos das costas do Brasil e da África com base nos movimentos tectônicos e geológicos.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de forma integrada. As atividades permitiram aos alunos aplicar os conceitos teóricos da deriva continental e da tectônica de placas em situações práticas, como a reconstrução da Pangeia e a modelagem das costas, reforçando a compreensão teórica através de práticas exploratórias e colaborativas.

Fechamento

Finalmente, o professor deve enfatizar a importância da teoria da deriva continental no entendimento de processos geológicos fundamentais e suas implicações em outras áreas, como climatologia e biogeografia. Além disso, destacar como este conhecimento pode ser aplicado no dia a dia para entender melhor o mundo que nos cerca e suas mudanças ao longo do tempo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies