Entrar

Plano de aula de Vacinação

Ciências

Original Teachy

'EF07CI10'

Vacinação

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vacinação

Palavras ChaveVacinação, Imunização, Saúde Pública, Poliomielite, Estratégias de Vacinação, Método Científico, Aprendizagem Ativa, Planejamento em Saúde, Cenários Problema, Dramatização, Caça ao Tesouro, Reflexão Crítica, Trabalho em Equipe, Conhecimento Prático, Discussão em Grupo
Materiais NecessáriosCenários impressos, Informações sobre doenças, Materiais para dramatização (como fantasias ou adereços), Papéis e canetas para redação de relatórios e ensaios, Espaço na escola para atividades práticas, Computador e projetor para apresentações, Pistas para a caça ao tesouro
Códigos BNCCEF07CI10: Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre as metas específicas da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, facilita-se a condução das atividades e a avaliação do aprendizado. Neste contexto, os objetivos focam em garantir que os alunos compreendam a importância da vacinação, não apenas como uma prática individual, mas como uma política de saúde pública essencial. Além disso, a exploração do caso da poliomielite no Brasil serve como um exemplo prático e histórico do impacto positivo da vacinação em larga escala.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a reconhecer a importância da vacinação no contexto da saúde pública, explicando como as vacinas funcionam e o impacto que têm na sociedade.

2. Desenvolver a habilidade de analisar o caso específico da erradicação da poliomielite no Brasil, compreendendo como as estratégias de vacinação contribuíram para esse feito histórico.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a curiosidade e o questionamento crítico sobre o tema da vacinação, promovendo a formação de cidadãos mais conscientes sobre questões de saúde pública.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o tema da vacinação, utilizando situações problema que os façam conectar o conhecimento prévio com questões práticas e atuais. Além disso, contextualiza a importância do assunto, relacionando-o com eventos reais e curiosidades que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos, preparando o terreno para uma aula dinâmica e interativa.

Situações Problema

1. Imagine que uma nova doença altamente contagiosa é descoberta em sua cidade. Como a vacinação em massa poderia ser uma solução eficaz para conter a propagação dessa doença e proteger a população?

2. Pense na seguinte situação: durante uma epidemia, alguns grupos religiosos ou culturais se recusam a vacinar seus membros, alegando que isso vai contra suas crenças. Como isso poderia impactar a segurança de toda a comunidade e o que poderia ser feito para resolver essa situação?

Contextualização

A vacinação é uma das maiores conquistas da medicina moderna, capaz de prevenir doenças graves e até mesmo erradicá-las, como foi o caso da poliomielite no Brasil. Compreender como as vacinas funcionam e seu impacto na saúde pública é essencial, especialmente em um mundo onde a desinformação pode colocar em risco progressos históricos. Além disso, curiosidades como o fato de que a primeira vacina foi desenvolvida para combater a varíola no século XVIII e como isso influenciou a prática médica e a pesquisa científica podem despertar o interesse dos alunos.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento adquirido sobre vacinação. Através de atividades que simulam cenários reais ou históricos, eles irão desenvolver habilidades de análise, planejamento e comunicação, ao mesmo tempo que reforçam a importância da vacinação em diferentes contextos. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado, mas também incentiva a criatividade e o pensamento crítico, essenciais para a formação de cidadãos conscientes e informados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Missão Vacinação: Protegendo a Comunidade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento, trabalho em equipe e compreensão da importância da vacinação em diferentes contextos de saúde pública.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e assumirão o papel de uma equipe de saúde pública em uma cidade fictícia. Eles receberão cenários com diferentes níveis de risco de epidemias de doenças evitáveis por vacinação e terão que desenvolver um plano de vacinação em massa para proteger a população.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua um cenário por grupo, com informações sobre a doença, sua gravidade e a população afetada.

  • Cada grupo deve planejar a logística da vacinação, considerando fatores como custo, disponibilidade de vacinas e aceitação da população.

  • Os grupos apresentarão seus planos para a classe, que atuará como autoridade de saúde, questionando e debatendo as escolhas dos grupos.

  • Ao final, cada grupo redigirá um relatório justificando seu plano de ação.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro das Vacinas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma interativa o processo de desenvolvimento e distribuição de vacinas, promovendo o entendimento detalhado do tema.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro dentro da escola, buscando pistas que os levarão a desvendar o mistério de como as vacinas são feitas, testadas e distribuídas. Cada etapa da caça ao tesouro estará vinculada a um aspecto específico do processo de desenvolvimento de vacinas.

- Instruções:

  • Prepare antecipadamente estações em diferentes locais da escola, cada uma com uma pista sobre um aspecto da produção de vacinas (história, tipos de vacinas, processo de testagem, distribuição, etc.).

  • Divida a classe em grupos e explique que eles devem seguir as pistas para encontrar o 'tesouro' final, que será uma representação simbólica de uma vacina.

  • Cada estação terá uma atividade ou desafio que os grupos devem completar antes de receber a pista para a próxima estação.

  • Ao final, reúna todos para uma discussão sobre o que aprenderam e como isso se relaciona com o uso das vacinas na sociedade.

  • Peça que cada grupo elabore um pequeno relatório sobre o que mais os surpreendeu ou interessou durante a caça ao tesouro.

Atividade 3 - Drama da Vacinação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar o teatro como ferramenta para aprofundar o entendimento sobre a história e a importância da vacinação, promovendo empatia e conexão com o tema.

- Descrição: Os alunos criarão e apresentarão esquetes teatrais que ilustram a importância da vacinação em diferentes contextos históricos e sociais. Cada grupo escolherá um evento ou personagem relevante na história da vacinação e dramatizará como a vacinação afetou a sociedade.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos e atribua a cada grupo um evento ou personagem histórico relacionado à vacinação.

  • Os grupos pesquisarão o evento ou personagem, desenvolverão um roteiro e prepararão uma pequena apresentação teatral.

  • Cada apresentação deve destacar os desafios enfrentados e os impactos da vacinação na sociedade da época.

  • Após as apresentações, promova uma discussão sobre as lições aprendidas e como essas histórias se aplicam aos desafios atuais de vacinação.

  • Peça que cada grupo escreva um pequeno ensaio refletindo sobre a experiência da dramatização e o que aprenderam.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e reflitam sobre o conhecimento adquirido. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de proporcionar uma oportunidade para os alunos avaliarem criticamente suas próprias ideias e as de seus colegas. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema e identificar áreas que podem necessitar de revisão ou maior exploração.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor deve pedir que cada grupo compartilhe os pontos principais de seus planos de ação ou descobertas das atividades. O professor pode começar com uma breve recapitulação dos objetivos da aula e enfatizar a importância de discutir as diferentes abordagens e perspectivas sobre a vacinação. Encoraje os alunos a refletirem sobre como o trabalho em equipe e a colaboração influenciaram suas conclusões. Use perguntas como 'O que mais surpreendeu vocês durante a atividade?' e 'Como vocês aplicariam o que aprenderam em situações reais?' para orientar a discussão.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que seu grupo enfrentou ao planejar a estratégia de vacinação?

2. Como as decisões tomadas durante as atividades podem ser aplicadas em um cenário de saúde pública real?

3. Há alguma mudança em sua percepção sobre a vacinação depois de participar das atividades?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos temas abordados durante a aula, além de refletir sobre a aplicabilidade do conhecimento em suas vidas e no mundo ao seu redor. Esta etapa serve para reforçar o aprendizado e assegurar que os conceitos fundamentais sejam compreendidos e retidos pelos alunos para uso futuro.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os pontos-chave abordados, enfatizando a importância da vacinação, como as vacinas funcionam e o impacto da vacinação em massa na saúde pública. Deve-se recapitular também o caso da erradicação da poliomielite no Brasil, destacando as estratégias utilizadas e os benefícios resultantes.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a simulação de planejamento de vacinação em massa e a caça ao tesouro das vacinas, conectaram os conceitos teóricos estudados previamente com aplicações práticas e históricas, reforçando a importância do método científico e da aprendizagem baseada em experiências.

Fechamento

Por fim, destaque a relevância do tema da vacinação no cotidiano, especialmente em tempos de pandemia, e como o entendimento sobre vacinas pode ajudar na promoção de saúde e na prevenção de doenças, ressaltando a importância de tomar decisões informadas baseadas em evidências científicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies