Entrar

Plano de aula de Propagação de Calor

Ciências

Original Teachy

'EF07CI03'

Propagação de Calor

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Propagação de Calor

Palavras ChavePropagação de Calor, Condução, Convecção, Radiação, Condutores, Isolantes, Experimento, Respiração Profunda, RULER, Habilidades Socioemocionais, Tomada de Decisão, Autoconhecimento, Autocontrole, Habilidades Sociais, Consciência Social
Materiais NecessáriosBarra de cobre, Colher de metal, Colher de plástico, Copo de água quente, Vela, Termômetro, Papel e caneta para reflexão, Quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEF07CI03: Utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana, explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos (garrafa térmica, coletor solar etc.) e/ou construir soluções tecnológicas a partir desse conhecimento.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema da aula de uma forma que desperte seu interesse e curiosidade, ao mesmo tempo que estabelece as habilidades específicas que eles deverão desenvolver. Além disso, esta etapa ajuda a criar um contexto emocional e cognitivo favorável para a aprendizagem, preparando os estudantes para as atividades subsequentes e incentivando o pensamento crítico e a reflexão sobre suas próprias emoções e as dos outros.

Objetivos Principais

1. Compreender os principais tipos de propagação de calor: condução, convecção e radiação.

2. Identificar e diferenciar materiais que são bons condutores e isolantes de calor, como o cobre.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

Respiração Profunda Guiada

A atividade de aquecimento emocional proposta é a 'Respiração Profunda Guiada'. Esta prática visa promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, preparando-os emocionalmente para a aula. A respiração profunda ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a clareza mental e a atenção. A prática consiste em uma série de respirações profundas e controladas, que podem ser realizadas enquanto os alunos estão sentados confortavelmente. É uma técnica simples, mas poderosa, que pode ser facilmente integrada ao início da aula para criar um ambiente de aprendizagem mais calmo e receptivo.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando no colo.

2. Explique aos alunos que eles farão um exercício de respiração profunda para ajudar a focar e relaxar.

3. Inicie pedindo que fechem os olhos para evitar distrações visuais e se concentrem em sua respiração.

4. Instrua os alunos a inspirarem profundamente pelo nariz, contando até quatro.

5. Peça que segurem a respiração por um momento, contando até quatro novamente.

6. Depois, instrua-os a expirar lentamente pela boca, contando até quatro.

7. Repita este ciclo de respiração profunda por três a cinco minutos, encorajando os alunos a se concentrarem na sensação da respiração e a deixarem de lado quaisquer pensamentos ou preocupações.

8. Finalize a atividade pedindo que os alunos abram os olhos lentamente e retornem a sua atenção para a sala de aula, sentindo-se mais calmos e focados.

Contextualização do Conteúdo

A propagação de calor é um conceito fundamental que pode ser visto em diversas situações do nosso cotidiano. Por exemplo, quando colocamos uma colher de metal em uma xícara de chá quente, podemos sentir a colher esquentar rapidamente, demonstrando a condução de calor. Em um dia quente, podemos perceber as correntes de ar quente subindo, um exemplo de convecção. E quando estamos ao sol, sentimos o calor diretamente, mesmo estando a cerca de 150 milhões de quilômetros de distância, devido à radiação. Compreender esses processos nos ajuda a entender melhor o mundo ao nosso redor e a tomar decisões mais informadas, como escolher materiais para construção ou roupas para diferentes climas. Além disso, refletir sobre como o calor afeta nossas emoções e como podemos utilizar esse conhecimento para melhorar nosso bem-estar é uma forma de integrar a aprendizagem cognitiva e socioemocional.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (25 - 30 minutos)

1. ### Tipos de Propagação de Calor

2. Condução: É o processo de transferência de calor através de um material sólido. O calor se move de uma área de alta temperatura para uma área de baixa temperatura. Exemplo: quando uma barra de cobre é aquecida em uma extremidade, o calor se propaga ao longo da barra até a outra extremidade.

3. Convecção: Ocorre em fluidos (líquidos e gases) onde o calor é transferido através do movimento do próprio fluido. Exemplo: ao ferver água, a água quente sobe e a água fria desce, criando correntes de convecção.

4. Radiação: É a transferência de calor através de ondas eletromagnéticas. Não requer um meio material para se propagar. Exemplo: o calor do sol chegando à Terra.

5. ### Condutores e Isolantes de Calor

6. Condutores: Materiais que permitem a passagem fácil do calor. Exemplos: metais como cobre e alumínio.

7. Isolantes: Materiais que dificultam a passagem do calor. Exemplos: madeira, plástico e borracha.

8. ### Aplicações Práticas

9. Cozinha: Panelas de metal com cabos de plástico.

10. Construção: Isolamento térmico em edifícios usando materiais como lã de vidro.

11. Tecnologia: Radiadores e dissipadores de calor em eletrônicos.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (30 - 35 minutos)

Experimento de Propagação de Calor

Os alunos realizarão um experimento para observar os diferentes tipos de propagação de calor. Eles usarão materiais comuns para demonstrar condução, convecção e radiação, e identificarão quais materiais são bons condutores e isolantes.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Distribua os materiais: uma barra de cobre, uma colher de metal, uma colher de plástico, um copo de água quente, uma vela e um termômetro.

3. Peça aos alunos que segurem uma extremidade da barra de cobre e aproximem a outra extremidade de uma chama de vela. Observe e registre a transferência de calor (condução).

4. Coloque a colher de metal e a colher de plástico no copo de água quente. Observe e registre qual colher esquenta mais rápido (condução e propriedades dos materiais).

5. Coloque o termômetro em diferentes alturas em relação à vela acesa e observe as diferenças de temperatura (convecção).

6. Peça aos alunos que fiquem a uma distância segura da vela e sintam o calor sem tocá-la (radiação).

7. Registre todas as observações e discuta em grupo.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a realização do experimento, reúna os grupos para uma discussão em grupo. Utilize o método RULER para guiar a discussão. Reconheça as emoções que surgiram durante o experimento, como empolgação ou frustração, e peça aos alunos que identifiquem como essas emoções influenciaram sua colaboração em grupo. Compreenda as causas dessas emoções, discutindo como o sucesso ou dificuldade em realizar as tarefas afetou o estado emocional de cada um. Nomeie as emoções corretamente, incentivando os alunos a usar termos precisos para descrever seus sentimentos. Exprima as emoções de maneira apropriada, utilizando a comunicação respeitosa e assertiva para compartilhar suas experiências. Regule as emoções, discutindo estratégias para manter-se calmo e focado durante atividades práticas, como a respiração profunda feita no início da aula.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que façam uma reflexão escrita ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Peça que escrevam ou compartilhem em um parágrafo suas experiências, focando em momentos específicos em que sentiram emoções intensas e como lidaram com elas. Incentive-os a considerar a eficácia das estratégias de regulação emocional que utilizaram, como a respiração profunda ou a comunicação em grupo, e a pensar em outras estratégias que poderiam ser úteis no futuro.

Objetivo: O objetivo desta atividade é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Com essa reflexão, os alunos poderão reconhecer suas emoções, entender suas causas e consequências, e desenvolver habilidades para nomear, expressar e regular suas emoções de maneira eficiente, aplicando esse conhecimento em contextos futuros.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Explique aos alunos a importância de definir metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Discuta como o conhecimento sobre propagação de calor pode ser aplicado em suas vidas diárias e em seus estudos futuros. Peça que cada aluno estabeleça uma meta pessoal e uma meta acadêmica, escrevendo-as em um papel para serem revisadas posteriormente. Essas metas podem incluir melhorar a compreensão dos conceitos de calor, aplicar esse conhecimento em projetos escolares ou adotar práticas de regulação emocional aprendidas na aula.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Compreender melhor os conceitos de condução, convecção e radiação.

2. Aplicar o conhecimento sobre propagação de calor em projetos escolares futuros.

3. Utilizar técnicas de regulação emocional em situações desafiadoras.

4. Identificar e diferenciar materiais condutores e isolantes de calor no cotidiano.

5. Promover a colaboração e comunicação eficaz em atividades em grupo. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a continuar desenvolvendo suas habilidades acadêmicas e pessoais. Definir metas claras ajuda os alunos a manter o foco e a motivação, enquanto aplicam o conhecimento adquirido em contextos práticos, promovendo um aprendizado contínuo e significativo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies