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Plano de aula de Brasil: Clima

Geografia

Original Teachy

'EF07GE11'

Brasil: Clima

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Clima

Palavras Chaveclimas do Brasil, clima equatorial, clima tropical, clima subtropical, biomas brasileiros, interações humanas, impactos climáticos, atividades práticas, análise crítica, trabalho em equipe, educação geográfica
Materiais Necessárioslivros de geografia, acesso à internet, material de sala de aula para desenhos (papel, lápis de cor), dados climáticos reais e simulações, cenários simples e figurinos para teatro, diários de campo (pode ser papel pautado ou cadernos)
Códigos BNCCEF07GE11: Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos tem como finalidade estabelecer um roteiro claro do que se espera que os alunos aprendam e sejam capazes de realizar ao final da aula. Esta seção serve para alinhar as expectativas dos alunos e do professor, garantindo que todos estejam focados nos pontos críticos do estudo dos climas brasileiros. Ao definir objetivos claros e específicos, o plano de aula se torna mais direcionado e eficaz, maximizando o aproveitamento do tempo em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Compreender as variações climáticas no Brasil, identificando e diferenciando os três principais tipos de clima presentes no país: equatorial, tropical e subtropical.

2. Analisar como esses diferentes climas influenciam a vegetação, a biodiversidade e as atividades econômicas em suas respectivas regiões.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise e síntese ao comparar e contrastar os diferentes tipos de clima no Brasil.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectar o conhecimento prévio adquirido com a aplicação prática em situações reais. As situações problema estimulam os alunos a pensar criticamente sobre como o clima afeta as decisões e atividades humanas, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda do tópico. A contextualização, por sua vez, ajuda a perceber a relevância do estudo dos climas brasileiros em diversos aspectos da vida cotidiana e dos setores econômicos, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você é um produtor rural no estado do Amazonas (zona equatorial). Como o clima da sua região afeta a seleção das culturas que você poderia plantar?

2. Pense que você é um urbanista encarregado de planejar uma nova cidade no litoral do Rio de Janeiro (zona tropical). Quais considerações sobre o clima dessa região você deveria levar em conta para garantir o conforto e a segurança dos futuros habitantes?

Contextualização

O clima brasileiro é notável por suas variações extremas, indo de florestas tropicais úmidas a savanas semiáridas. Essa diversidade não apenas molda o ambiente natural, mas também influencia a cultura e a economia de cada região. Por exemplo, o clima equatorial da Amazônia não só suporta a maior biodiversidade do mundo, mas também desafia agricultores a desenvolver técnicas adaptadas. Além disso, o clima tropical do Rio de Janeiro é um fator crucial no turismo, com praias deslumbrantes atraindo milhões de visitantes anualmente.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento prévio sobre os climas do Brasil através de atividades práticas e interativas. Esta seção visa solidificar a compreensão dos alunos sobre como os diferentes climas impactam a geografia, a biodiversidade e a sociedade, utilizando métodos de aprendizado colaborativo e investigativo. As atividades propostas são desenhadas para serem envolventes e educativas, incentivando os alunos a pensar criticamente e a trabalhar em equipe para resolver problemas contextualizados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Expedição Climática: O Desafio dos Biomas Brasileiros

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender a interação entre clima, bioma e atividades humanas, e desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará uma equipe de cientistas enviada para estudar um bioma específico do Brasil. Eles deverão criar um diário de campo, onde registrarão suas observações sobre o clima, a flora, a fauna e as interações humanas no bioma designado, considerando as características climáticas predominantes.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um bioma do Brasil: Amazônia (Equatorial), Mata Atlântica (Tropical) ou Pampas (Subtropical).

  • Utilizando recursos como livros, internet e material de sala, os grupos devem pesquisar sobre o clima do bioma escolhido e suas influências na flora, fauna e atividades humanas.

  • Cada grupo cria um diário de campo, simulando observações e pesquisas in loco. Devem incluir desenhos, gráficos e anotações detalhadas.

  • Ao final, cada grupo apresenta suas descobertas para a classe, explicando como o clima influencia as características do bioma e as atividades humanas.

Atividade 2 -  Detetives Climáticos: Investigação nos Estados Brasileiros

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar os efeitos práticos dos diferentes climas nos estados brasileiros e promover a habilidade de análise crítica e trabalho em equipe.

- Descrição: Os alunos, em grupos, atuarão como detetives climáticos, investigando os diferentes climas presentes em estados brasileiros específicos. Eles usarão dados reais e simulações para entender como o clima afeta a vida cotidiana, a agricultura e a geografia desses estados.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos e designar a cada grupo um estado brasileiro com um clima específico.

  • Fornecer aos grupos dados climáticos reais e simulações de impacto climático.

  • Os grupos deverão analisar como o clima influencia a agricultura, o turismo e outros aspectos da vida no estado designado.

  • Os alunos elaboram um relatório de investigação, apresentando suas descobertas e recomendações para lidar com os desafios climáticos no estado.

  • Cada grupo apresenta seu relatório para a classe.

Atividade 3 -  Teatro Climático: A Vida em Diferentes Climas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar de forma criativa e vivencial as características de cada tipo de clima e suas influências na vida das pessoas.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos, divididos em grupos, criarão e apresentarão uma peça de teatro curta que ilustre a vida cotidiana e os desafios enfrentados por pessoas que vivem em diferentes climas do Brasil. A ênfase será nas adaptações necessárias e nas peculiaridades de cada clima.

- Instruções:

  • Organizar a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um tipo de clima para basear sua peça (Equatorial, Tropical ou Subtropical).

  • Os alunos desenvolvem um roteiro que destaque a vida cotidiana, desafios e adaptações necessárias no clima escolhido.

  • Preparam cenários simples e figurinos para representar o clima.

  • Cada grupo apresenta sua peça para a classe, seguida de uma breve discussão sobre o que foi aprendido.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido através das atividades práticas. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, enquanto os alunos explicam e defendem suas descobertas e ideias. Além disso, esta etapa permite que o professor avalie o entendimento dos alunos sobre o tema e esclareça quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que os objetivos de aprendizagem tenham sido alcançados.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a discussão pedindo que cada grupo compartilhe os principais pontos que observaram durante as atividades e as descobertas mais surpreendentes. Encoraje os alunos a discutir como os diferentes climas afetam não apenas a natureza, mas também a vida das pessoas e as atividades econômicas nas regiões estudadas. Use as questões iniciais como ponto de partida para a discussão, e permita que os alunos tragam suas próprias reflexões e conclusões.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que vocês encontraram ao tentar adaptar as atividades humanas aos diferentes climas estudados?

2. Como os diferentes climas influenciam as escolhas de agricultura e o desenvolvimento econômico nas regiões que estudamos?

3. Há alguma solução inovadora que vocês acreditam que poderia ajudar a mitigar os impactos dos climas extremos nas regiões estudadas?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, conectando teoria e prática e entendendo a relevância do estudo dos climas para diversas áreas da vida. Resumir os pontos chave ajuda na retenção de informação, enquanto a discussão sobre a aplicação do conhecimento reforça a importância do tema para o dia a dia e para futuras aplicações profissionais e pessoais dos estudantes.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre os climas do Brasil, reafirmando as características do clima equatorial, tropical e subtropical e como essas zonas influenciam a vegetação, biodiversidade e atividades econômicas. Deve-se destacar as particularidades de cada bioma e as adaptações necessárias para a vida humana e animal.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi uma ponte entre a teoria estudada e as aplicações práticas, utilizando atividades que permitiram aos alunos vivenciar e aplicar o conhecimento sobre os climas brasileiros. Através de simulações, pesquisas e apresentações, os alunos puderam ver como teoria e prática se entrelaçam, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa do assunto.

Fechamento

Por fim, é fundamental entender a importância do estudo dos climas brasileiros. Esses conhecimentos não só enriquecem a compreensão geográfica e ecológica, mas também são cruciais para o planejamento urbano, agrícola e ambiental, influenciando diretamente a qualidade de vida e a sustentabilidade das regiões.

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