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Plano de aula de Brasil: Desigualdade Social

Geografia

Original Teachy

'EF07GE06'

Brasil: Desigualdade Social

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Desigualdade Social

Palavras ChaveDesigualdade Social, Racismo Estrutural, Discriminação de Gênero, Alta Tributação de Impostos, Políticas Públicas, Atividades Interativas, Pensamento Crítico, Empatia, Teatro, Mapas, Brasil
Materiais NecessáriosCenários impressos para as atividades, Mapa do Brasil grande para atividade 'Mapa da Desigualdade', Marcadores coloridos, Material para escrita (papel, lápis, canetas), Espaço adequado para apresentações teatrais, Computador ou projetor para apresentações digitais
Códigos BNCCEF07GE06: Discutir em que medida a produção, a circulação e o consumo de mercadorias provocam impactos ambientais, assim como influem na distribuição de riquezas, em diferentes lugares.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é essencial para direcionar o foco dos alunos e do professor para os aspectos mais críticos do tema. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem preparar-se adequadamente e aplicar os conhecimentos prévios de forma direcionada. Além disso, esta seção serve para alinhar as expectativas e garantir que tanto o estudo autônomo quanto as atividades em sala estejam em consonância com os objetivos de aprendizagem.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a discutir e compreender as diferentes dimensões da desigualdade social no Brasil, incluindo o racismo estrutural e a discriminação de gênero.

2. Analisar como a alta tributação de impostos e a estrutura social desequilibrada contribuem para a perpetuação da desigualdade no país.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar a empatia e o questionamento crítico sobre as desigualdades observadas no cotidiano e na história do Brasil.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o tema da desigualdade social no Brasil, utilizando situações-problema que eles possam relacionar com suas próprias experiências e conhecimentos prévios. Além disso, a contextualização busca conectar o estudo teórico com a realidade prática, mostrando como a desigualdade social é um fenômeno presente e urgente no cotidiano nacional. Essa abordagem visa motivar os alunos a refletirem e questionarem ativamente sobre as estruturas que perpetuam a desigualdade e a pensar em soluções possíveis.

Situações Problema

1. Imagine que você é um jovem negro de uma periferia brasileira tentando entrar em uma universidade pública. Quais barreiras estruturais e sociais você acha que enfrentaria, considerando a realidade de desigualdade no acesso à educação?

2. Pense em uma mulher trabalhadora de classe média-baixa que luta diariamente para sustentar sua família. Como a discriminação de gênero e a alta tributação de impostos afetam diretamente sua capacidade de progredir economicamente e socialmente?

Contextualização

A desigualdade social no Brasil não é apenas um assunto acadêmico; ela molda diretamente a vida de milhões de brasileiros todos os dias. Por exemplo, o racismo estrutural pode ser observado nas estatísticas de homicídios, onde a maioria das vítimas são jovens negros de áreas periféricas. Além disso, a desigualdade de gênero se reflete em disparidades salariais e acesso desigual a recursos. Essas realidades devem ser discutidas e entendidas para que medidas efetivas de mudança possam ser propostas e implementadas.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido previamente sobre desigualdade social no Brasil. Através de atividades práticas e interativas, eles terão a oportunidade de explorar o tema de maneira mais aprofundada, desenvolvendo habilidades de análise crítica, trabalho em equipe e empatia. Cada atividade proposta visa engajar os alunos de maneira criativa e significativa, permitindo que eles visualizem e proponham soluções para os problemas discutidos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Construtores de Pontes Sociais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pensamento crítico e empatia ao propor soluções práticas para os problemas de desigualdade social no Brasil.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma classe social diferente (alta, média e baixa). Eles receberão cenários que envolvem desafios comuns que cada classe enfrenta, como acesso à saúde, educação e emprego. O objetivo é que cada grupo elabore propostas de políticas públicas que possam ajudar a melhorar a situação da classe social que representam, considerando os temas de desigualdade de gênero, racismo estrutural e alta tributação de impostos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua a cada grupo uma classe social diferente (alta, média e baixa).

  • Entregue a cada grupo cenários específicos que descrevem desafios enfrentados por sua classe social em relação a um dos temas principais.

  • Os alunos devem discutir em seus grupos e criar propostas de políticas públicas que possam ajudar a resolver ou minimizar esses desafios.

  • Cada grupo apresentará suas propostas para a classe, justificando suas escolhas e explicando como a implementação dessas políticas poderia impactar positivamente a sociedade.

Atividade 2 - Drama Social: A Cena Invisível

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Sensibilizar os alunos para a realidade das desigualdades sociais e promover a reflexão crítica através da arte e do teatro.

- Descrição: Os alunos irão criar e apresentar uma pequena peça teatral que dramatize situações de desigualdade social que frequentemente passam despercebidas no dia a dia. Cada grupo escolherá um aspecto da desigualdade (racismo, gênero, tributação) e criará uma cena que ilustre o impacto dessas questões em diferentes personagens e situações sociais.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um aspecto da desigualdade para focar: racismo, gênero ou tributação.

  • Os alunos devem escrever e ensaiar uma pequena peça que destaque situações de desigualdade e seus impactos.

  • As peças devem ser apresentadas para a classe.

  • Após as apresentações, promova uma discussão sobre as percepções e emoções despertadas por cada cena.

Atividade 3 - Mapa da Desigualdade

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar uma abordagem visual para entender e combater a desigualdade social no Brasil.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos usarão um mapa do Brasil e marcadores para representar visualmente diferentes aspectos da desigualdade social, como áreas com maior incidência de racismo, disparidades de gênero e impacto da alta tributação. Eles discutirão as razões por trás dessas diferenças e proporão soluções baseadas na redistribuição de recursos e políticas públicas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça um mapa do Brasil e marcadores de cores diferentes.

  • Cada grupo escolhe um aspecto da desigualdade social para mapear.

  • Os alunos marcam no mapa as áreas que consideram mais afetadas por seu tema escolhido.

  • Após a marcação, os grupos devem elaborar propostas de intervenção para reduzir as desigualdades identificadas.

  • Cada grupo apresentará seu mapa e propostas para a classe, discutindo o porquê das escolhas e como suas soluções podem ser implementadas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno tem como objetivo consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido e as soluções propostas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas, reforçando a compreensão dos temas abordados e estimulando o pensamento crítico. As perguntas chave ajudam a guiar a reflexão e a avaliação do impacto das atividades no entendimento dos alunos sobre a desigualdade social no Brasil.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe um resumo das principais descobertas e propostas desenvolvidas durante as atividades. Em seguida, pode-se pedir que cada grupo escolha um representante para apresentar um aspecto que tenha achado particularmente impactante ou desafiador durante a atividade. Este momento é crucial para integrar os aprendizados de todos os alunos, permitindo que cada um tenha uma visão mais ampla e empática das questões discutidas.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que vocês identificaram ao tentar resolver os problemas de desigualdade nas atividades?

2. Como as propostas de políticas públicas ou ações individuais podem ser implementadas na realidade brasileira para combater essas desigualdades?

3. Houve algum aspecto das atividades que mudou sua perspectiva sobre a desigualdade social no Brasil?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão é essencial para reforçar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles tenham consolidado os conceitos-chave da aula e compreendido a conexão entre teoria e prática. Além disso, esta seção serve para destacar a relevância do estudo da desigualdade social, incentivando os alunos a refletirem sobre como podem aplicar o conhecimento adquirido para promover mudanças positivas em sua comunidade e sociedade. Resumir e reiterar os pontos principais ajuda a reforçar a memória dos alunos e a importância do tema abordado.

Resumo

Nesta conclusão, o professor deverá resumir os principais pontos abordados sobre desigualdade social no Brasil, incluindo o racismo estrutural, a discriminação de gênero, a alta tributação de impostos e a estrutura social desequilibrada. Deve-se reiterar como esses fatores interagem para perpetuar as desigualdades observadas, e como as soluções propostas pelos alunos durante as atividades podem contribuir para mitigar esses problemas.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi projetada para conectar a teoria com a prática, permitindo que os alunos aplicassem os conceitos de desigualdade social em contextos reais e propusessem soluções tangíveis. Através de atividades como 'Construtores de Pontes Sociais', 'Drama Social' e 'Mapa da Desigualdade', os alunos puderam visualizar e discutir as complexidades dessas questões, solidificando seu entendimento teórico através de experiências práticas e interativas.

Fechamento

Por fim, é crucial reconhecer que a desigualdade social não é apenas um tópico acadêmico, mas uma realidade que afeta diariamente milhões de brasileiros. Compreender e buscar soluções para essas inequidades é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva. Através do engajamento ativo e consciente com essas questões, os alunos estão preparados para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades e no país como um todo.

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