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Plano de aula de Brasil e Mundo: Migração Externa

Geografia

Original Teachy

'EF07GE05'

Brasil e Mundo: Migração Externa

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil e Mundo: Migração Externa

Palavras Chavemigração externa, motivações, crises, simulação, planejamento, negociação, cultura, impacto social, atividades práticas, contextualização histórica, aprendizado aplicado, desastres naturais, guerras, refugiados, cidadania global
Materiais Necessáriosmapas, materiais para desenho (lápis, canetas, borrachas, papel), computadores ou tablets com acesso à internet, projetor e tela para apresentações, recursos visuais e sonoros para contextualização, material para anotações e planejamento (cadernos, folhas), dados de países e culturas para pesquisa, objetos para simulação de abrigo e transporte (opcional)
Códigos BNCCEF07GE05: Analisar fatos e situações representativas das alterações ocorridas entre o período mercantilista e o advento do capitalismo.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Neste caso, visa consolidar o entendimento sobre as motivações por trás da migração externa, permitindo que os alunos apliquem o conhecimento teórico prévio em situações práticas e teóricas discutidas em sala. Além disso, busca-se desenvolver a capacidade de análise crítica em relação aos impactos dessas migrações, estimulando uma compreensão mais profunda e contextualizada do tema.

Objetivos principais:

1. Identificar e compreender os principais motivos que levam indivíduos e grupos a migrarem para outros países, como conflitos armados, desastres naturais e condições econômicas adversas.

2. Analisar o impacto desses eventos na sociedade e na cultura dos países de destino, explorando casos reais e suas consequências.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação em grupo, através da investigação de casos de migração externa.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e revisar os conceitos prévios sobre migração externa, facilitando a transição para atividades mais complexas. As situações problema instigam os alunos a aplicar seu conhecimento de forma crítica e criativa, enquanto a contextualização com exemplos reais e atuais ajuda a perceber a relevância do tema na vida prática e na compreensão de questões globais.

Situações Problema

1. Imagine que um tsunami devastou uma grande parte da costa de um país asiático. Como você acha que isso poderia afetar o número de pessoas migrando para outros países e quais seriam os possíveis destinos? Baseie sua resposta em conhecimentos sobre migrações causadas por desastres naturais.

2. Considere um cenário onde um país europeu enfrenta altos índices de desemprego devido a uma crise econômica. Como essa situação poderia influenciar a decisão de seus cidadãos em buscar oportunidades em outros países? Discuta possíveis efeitos culturais e econômicos dessas migrações.

Contextualização

Para contextualizar a importância do estudo da migração externa, o professor pode citar exemplos históricos e atuais, como a migração de refugiados sírios devido à guerra civil, ou o movimento de pessoas em busca de melhores oportunidades de trabalho na América do Norte e Europa. Além disso, pode-se mencionar como as políticas migratórias dos países de destino e as condições de acolhimento influenciam esses fluxos, gerando debates e reflexões sobre a humanidade e a responsabilidade global.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 85 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conhecimentos adquiridos sobre migração externa. Ao trabalhar em grupos, eles desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa, planejamento e apresentação, ao mesmo tempo em que exploram em detalhes os desafios e impactos das migrações. Cada atividade proposta visa simular situações reais ou hipotéticas, estimulando os alunos a pensar criticamente e a encontrar soluções humanizadas para problemas complexos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Caminho das Estrelas: Uma Jornada de Conhecimento e Compaixão

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento, empatia e compreensão das dificuldades enfrentadas por migrantes em situações de conflito armado.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará uma família que precisa migrar de um país fictício para outro, devido a uma guerra civil devastadora. Os alunos deverão planejar a jornada, considerando aspectos como a segurança da viagem, abrigo, alimentação e documentação necessária.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Apresente o contexto da guerra civil no país fictício, com recursos visuais e sonoros que ajudem a criar um ambiente imersivo.

  • Cada grupo deve criar um mapa de viagem, indicando os possíveis percursos, desafios e pontos de apoio.

  • Os alunos devem também planejar um orçamento fictício para a viagem, considerando custos de transporte, alimentação e abrigo.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu planejamento para a classe, justificando suas escolhas e decisões.

Atividade 2 - Construtores de Pontes: Ligando Histórias e Culturas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a pesquisa, o trabalho em equipe e a compreensão intercultural, preparando os alunos para situações de migração real e sua integração em novos ambientes.

- Descrição: Os alunos, em grupos, assumirão o papel de consultores de uma agência de refugiados que precisa realocar um grande número de pessoas para um novo país devido a um desastre natural. Eles deverão pesquisar sobre o país de destino, sua cultura, leis de imigração e preparar uma apresentação para os refugiados, explicando o novo ambiente e como eles podem se adaptar.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de 5.

  • Atribua a cada grupo um desastre natural específico e um país de destino.

  • Os grupos pesquisarão sobre o país de destino, sua cultura, idioma e leis de imigração.

  • Cada grupo preparará uma apresentação para os refugiados, incluindo informações práticas e culturais importantes.

  • As apresentações serão compartilhadas com a classe e discutidas em termos de eficácia e relevância para os refugiados.

Atividade 3 - Diplomatas do Mundo: Negociadores de Fronteiras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de negociação, compreensão de políticas externas e sensibilidade para com questões econômicas e migratórias globais.

- Descrição: Nesta simulação, cada grupo representará um país que precisa lidar com uma onda repentina de imigrantes devido a uma crise econômica. Eles terão que negociar com outros grupos (representados por outros alunos) para receber ajuda ou estabelecer acordos de fronteira e integração dos imigrantes.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos, cada um representando um país diferente.

  • Explique a cada grupo as condições econômicas e políticas que levaram à crise e a chegada dos imigrantes.

  • Os grupos devem negociar entre si para estabelecer acordos que beneficiem ambos os lados.

  • Cada grupo deve preparar uma declaração final sobre os acordos alcançados e os motivos por trás de suas decisões.

  • Realize uma discussão em classe para avaliar os diferentes acordos e as estratégias usadas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que articulem o conhecimento adquirido e as experiências vivenciadas durante as atividades. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e argumentação, além de promover uma compreensão mais profunda e crítica sobre os temas discutidos. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar aprendizados e reflexões obtidos durante as atividades. Encoraje cada grupo a apresentar um resumo do que discutiram e das decisões tomadas em suas simulações. Use perguntas orientadoras para garantir que todos os aspectos das migrações discutidos nas atividades sejam abordados.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios que vocês enfrentaram ao simular a migração e como esses desafios refletem a realidade dos migrantes?

2. Como as políticas de imigração e as atitudes dos países de destino podem impactar positiva ou negativamente os migrantes e as sociedades receptoras?

3. De que maneira a compreensão dos motivos da migração pode ajudar a criar soluções mais eficazes e humanizadas para os problemas migratórios?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, vinculando o conteúdo teórico com as atividades práticas realizadas. Além disso, busca reforçar a relevância do estudo da migração externa para os alunos, proporcionando uma visão clara das implicações reais e práticas do tema. Esta reflexão final ajuda a reforçar a aprendizagem e a importância do conhecimento geográfico em contextos reais e atuais.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre migração externa, enfatizando as motivações por trás desses movimentos e os impactos nos países de origem e destino. Deve-se revisitar as atividades práticas realizadas pelos alunos, destacando as soluções propostas e as lições aprendidas.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como simulações de migração e negociações, ajudaram a conectar a teoria estudada com a prática, proporcionando aos alunos uma compreensão mais profunda e aplicada do tema. Destaque como essas abordagens invertidas da sala de aula fomentam um aprendizado mais significativo e contextualizado.

Fechamento

Finalize destacando a importância do estudo da migração externa para a compreensão das dinâmicas sociais e globais, e como isso se aplica no cotidiano e em situações reais. Ressalte a relevância de desenvolver habilidades como empatia, planejamento e negociação, que são cruciais para a formação de cidadãos conscientes e preparados para o mundo contemporâneo.

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