Entrar

Plano de aula de Colonização Espanhola na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão

História

Original Teachy

'EF07HI02'

Colonização Espanhola na América: Economia, Sociedade, Administração e Escravidão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico da colonização espanhola na América, incluindo a época, os motivos e as circunstâncias que levaram à colonização.
  2. Analisar a economia, a sociedade e a administração na época da colonização, destacando as principais características e impactos desses aspectos.
  3. Explorar o sistema de escravidão durante a colonização espanhola, identificando suas origens, operações e consequências.

Objetivos secundários:

  • Fomentar a capacidade de análise crítica dos alunos, incentivando-os a questionar e refletir sobre os processos históricos apresentados.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e estudo autônomo, encorajando os alunos a buscar informações complementares sobre o assunto.
  • Promover a capacidade de expressão oral e escrita dos alunos, incentivando-os a participar ativamente das discussões em sala de aula e a produzir textos argumentativos sobre o tema.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos: O professor inicia a aula fazendo um breve resumo dos principais acontecimentos relacionados à descoberta e à colonização da América pelos europeus, com ênfase na conquista e colonização espanhola. Ele pode, por exemplo, mencionar a expedição de Cristóvão Colombo em 1492 e a posterior chegada dos conquistadores espanhóis ao continente, como Hernán Cortés e Francisco Pizarro. Além disso, é importante relembrar as características gerais das sociedades pré-colombianas e a forma como elas foram afetadas pela colonização europeia.

  2. Situações-problema: O professor propõe duas situações para instigar o interesse dos alunos. A primeira situação pode ser: "Imagine que você vive na Espanha do século XVI e recebe a notícia de que um parente seu está partindo para a América para trabalhar nas minas de prata. Quais seriam suas expectativas e preocupações?". A segunda situação pode ser: "Você é um historiador que está estudando a colonização espanhola na América. Quais seriam as principais questões que você gostaria de responder?".

  3. Contextualização: O professor destaca a importância do estudo da colonização espanhola para a compreensão da formação dos países latino-americanos e de muitas das questões sociais, econômicas e políticas que ainda os afetam. Ele pode mencionar, por exemplo, a desigualdade social, o racismo e a exploração de recursos naturais.

  4. Introdução do tópico: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre a colonização espanhola. A primeira é que, ao contrário do que muitos pensam, a maior parte do ouro e da prata que a Espanha obteve da América não veio das famosas minas de prata de Potosí, na atual Bolívia, mas sim do México. A segunda é que, embora a escravidão tenha sido uma prática comum na América colonial, a sua forma e intensidade variaram consideravelmente de uma região para outra, devido a fatores como as características do trabalho a ser realizado e a resistência das populações indígenas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria e Análise (10 - 12 minutos): O professor inicia a explanação da teoria, dividindo o assunto em três partes principais: Economia, Sociedade e Administração e Escravidão.

    a. Economia: Explica que a economia da América Espanhola era baseada na exploração de recursos naturais, principalmente ouro e prata. Destaca o papel das encomiendas e das minas na economia colonial, bem como o sistema de mita. (5 - 6 minutos)

    b. Sociedade e Administração: Fala sobre a estrutura social da América Espanhola, com destaque para a presença de diferentes grupos étnicos e sociais, como espanhóis, indígenas e africanos. Explica a administração colonial, incluindo o sistema de vice-reinos e as leis de indias. (3 - 4 minutos)

    c. Escravidão: Aborda o sistema de escravidão na América Espanhola, explicando suas origens e características. Discute a resistência indígena e as leis que gradualmente restringiram a escravidão indígena, levando à importação massiva de escravos africanos. (2 - 3 minutos)

    Durante a explanação, o professor pode utilizar mapas, gráficos e imagens para ilustrar os pontos principais, bem como exemplos e histórias para tornar o conteúdo mais interessante e compreensível para os alunos. Além disso, ele deve incentivar os alunos a fazer perguntas e comentários, promovendo a participação ativa e a reflexão crítica.

  2. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): Após a explanação, o professor divide a turma em pequenos grupos e propõe que discutam, com base na teoria apresentada, as seguintes questões:

    a. Economia: Como a exploração de ouro e prata impactou a economia e a sociedade da América Espanhola? (2 - 3 minutos)

    b. Sociedade e Administração: Como a presença de diferentes grupos étnicos e sociais influenciou a estrutura social da América Espanhola? (1 - 2 minutos)

    c. Escravidão: Quais foram as principais consequências do sistema de escravidão na América Espanhola? (2 - 3 minutos)

    O professor circula entre os grupos, ouvindo as discussões, esclarecendo dúvidas e orientando os alunos, se necessário. Ao final, cada grupo apresenta suas conclusões para a turma.

  3. Aplicação Prática (5 - 6 minutos): Para consolidar o aprendizado, o professor propõe que os alunos, individualmente, escrevam um pequeno texto (cerca de 5 a 7 linhas) respondendo à pergunta: "Qual foi o aspecto mais impactante da colonização espanhola na América: a economia baseada na exploração de minerais, a sociedade multicultural ou o sistema de escravidão? Por quê?". O professor recolhe os textos, que serão corrigidos posteriormente, e encerra a etapa de Desenvolvimento da aula.

Retorno (5 - 7 minutos)

  1. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos): O professor inicia o Retorno conectando a teoria apresentada com a prática. Ele pode, por exemplo, relembrar as discussões em grupo e a escrita do pequeno texto, evidenciando como essas atividades permitiram aos alunos aplicar o conhecimento adquirido e desenvolver habilidades de análise crítica e argumentação. Além disso, o professor pode destacar a importância de compreender a história para entender o mundo atual, mencionando como a colonização espanhola influenciou a formação dos países latino-americanos e de muitas das questões sociais, econômicas e políticas que ainda os afetam.

  2. Verificação de Aprendizado (2 - 3 minutos): O professor verifica o que os alunos aprenderam, fazendo perguntas de revisão e solicitando que eles compartilhem as principais conclusões que tiraram da aula. Ele pode, por exemplo, perguntar: "Quais foram as principais características da economia da América Espanhola?" ou "Como a presença de diferentes grupos étnicos e sociais influenciou a sociedade da América Espanhola?". O professor também pode pedir para alguns alunos lerem os textos que escreveram, permitindo que a turma ouça diferentes perspectivas sobre o assunto.

  3. Reflexão Final (1 minuto): O professor encerra o Retorno propondo que os alunos reflitam, por um minuto, sobre as seguintes questões:

    a. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? b. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Após o minuto de reflexão, o professor pode convidar alguns alunos a compartilhar suas respostas, promovendo a autoavaliação e a metacognição.

  4. Encerramento (1 minuto): O professor encerra a aula resumindo os principais pontos discutidos e os Objetivos alcançados. Ele pode, por exemplo, dizer: "Hoje nós discutimos a colonização espanhola na América, analisando a economia, a sociedade e a administração, e explorando o sistema de escravidão. Vocês foram capazes de identificar as características principais desses aspectos e de refletir sobre suas consequências?". Ele também pode aproveitar para ressaltar a importância do estudo da história para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de compreender e transformar o mundo ao seu redor.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (1 - 2 minutos): O professor recapitula os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a compreensão dos alunos sobre a colonização espanhola na América. Ele pode, por exemplo, resumir os principais aspectos da economia colonial, como a exploração de ouro e prata e o sistema de encomiendas, e da sociedade e administração, como a estrutura social multicultural e o sistema de vice-reinos. Além disso, deve relembrar os aspectos mais relevantes do sistema de escravidão, como suas origens, operações e consequências.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 minuto): O professor destaca como a aula integrou a teoria, a prática e a aplicação do conhecimento. Ele pode, por exemplo, mencionar as discussões em grupo e a escrita do pequeno texto como exemplos de como os alunos puderam aplicar o conhecimento teórico em situações práticas e contextuais. Além disso, deve reforçar a importância do estudo da história para a compreensão do mundo contemporâneo, incentivando os alunos a refletirem sobre as possíveis conexões entre a colonização espanhola e as questões atuais.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor sugere alguns materiais de estudo adicionais para aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema. Esses materiais podem incluir livros, documentários, sites de pesquisa e artigos acadêmicos. Por exemplo, o professor pode sugerir a leitura de "As Veias Abertas da América Latina" de Eduardo Galeano, ou a visualização do documentário "1492: A Conquista do Paraíso". Além disso, pode indicar sites como o "Projeto Resgate: Documentos da Escravidão" e o "Hemeroteca Digital Brasileira", que disponibilizam fontes históricas online.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor reforça a importância do assunto para a compreensão do mundo atual. Ele pode, por exemplo, mencionar como a colonização espanhola influenciou a formação dos países latino-americanos e de muitas das questões sociais, econômicas e políticas que ainda os afetam. Além disso, pode ressaltar como o estudo da colonização espanhola e do sistema de escravidão pode contribuir para a reflexão sobre o racismo, a desigualdade social e a exploração de recursos naturais, temas relevantes para a sociedade contemporânea. O professor encerra a aula, mas incentiva os alunos a continuarem explorando o assunto e aprofundando seu conhecimento sobre a história da América Latina.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies