Entrar

Plano de aula de Circunferências: Introdução

Matemática

Original Teachy

'EF07MA22'

Circunferências: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Circunferências: Introdução

Palavras ChaveCircunferência, Raio, Diâmetro, Corda, Compasso, Mindfulness, Geometria, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Inteligência Emocional
Materiais NecessáriosCompasso, Papel, Lápis, Borracha, Quadro branco, Marcadores
Códigos BNCCEF07MA22: Construir circunferências, utilizando compasso, reconhecê-las como lugar geométrico e utilizá-las para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os conceitos fundamentais relacionados à circunferência, preparando os alunos tanto cognitivamente quanto emocionalmente para o aprendizado. Ao abordar o tema de forma clara e detalhada, busca-se despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, além de promover a compreensão inicial necessária para o desenvolvimento das atividades práticas e a aplicação dos conceitos matemáticos no contexto socioemocional.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e identificar os componentes de uma circunferência, tais como raio, diâmetro e corda.

2. Compreender como desenhar uma circunferência utilizando um compasso.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Atividade de Aquecimento Emocional

律‍♂️ Mindfulness para Foco e Concentração 律‍♀️

A atividade de Mindfulness tem como objetivo promover o foco, a presença e a concentração dos alunos. A prática de Mindfulness envolve prestar atenção plena ao momento presente, de maneira intencional e sem julgamentos. Esta técnica ajuda os alunos a se conectarem com seus pensamentos e sentimentos, aumentando o autoconhecimento e melhorando a capacidade de regulação emocional.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com as costas eretas e os pés apoiados no chão.

2. Explique que a atividade de hoje será uma prática de Mindfulness, destinada a aumentar o foco e a concentração.

3. Inicie pedindo aos alunos que fechem os olhos ou fixem o olhar em um ponto à frente.

4. Oriente os alunos a prestarem atenção na própria respiração, sentindo o ar entrar e sair do corpo.

5. Sugira que eles façam uma respiração profunda, inalando pelo nariz e exalando pela boca, repetindo este processo três vezes.

6. Peça que os alunos continuem respirando naturalmente, prestando atenção às sensações físicas, como o movimento do abdômen e do peito.

7. Se algum pensamento ou distração surgir, instrua os alunos a simplesmente reconhecê-los e gentilmente redirecionar o foco de volta para a respiração.

8. Continue guiando os alunos por mais alguns minutos, incentivando-os a manterem a atenção plena na respiração.

9. Para finalizar, peça aos alunos que façam uma última respiração profunda e lentamente abram os olhos, voltando a atenção para a sala de aula.

Contextualização do Conteúdo

A circunferência é um conceito fundamental na geometria e está presente em diversas situações do nosso cotidiano. Por exemplo, ao observarmos uma roda de bicicleta, um prato ou até mesmo a Lua cheia, estamos visualizando circunferências. Compreender os componentes de uma circunferência, como raio, diâmetro e corda, não só enriquece nosso conhecimento matemático, mas também nos ajuda a ver o mundo com mais curiosidade e precisão.

Além disso, desenhar uma circunferência com um compasso é uma habilidade que requer paciência e precisão, qualidades que também são importantes para o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Ao aprenderem a desenhar e identificar circunferências, os alunos poderão aplicar essas habilidades em diversas áreas, desenvolvendo o autocontrole e a tomada de decisão responsável ao resolver problemas práticos e teóricos.

Desenvolvimento

Duração: (60 - 75 minutos)

Roteiro Teórico

Duração: (20 - 25 minutos)

1. Circunferência: Uma circunferência é uma linha curva fechada onde todos os pontos estão à mesma distância de um ponto central, chamado centro.

2. Raio: O raio é a distância do centro da circunferência até qualquer ponto da circunferência. Pode ser representado pela letra 'R'. Por exemplo, se o centro de uma circunferência é o ponto O e um ponto na circunferência é A, o segmento de reta OA é o raio.

3. Diâmetro: O diâmetro é uma linha reta que passa pelo centro da circunferência e tem suas extremidades na circunferência. O diâmetro é o dobro do raio e pode ser representado pela letra 'D'. Por exemplo, se o ponto B está na circunferência oposto a A, a linha reta AB é o diâmetro.

4. Corda: A corda é um segmento de reta cujas extremidades estão na circunferência, mas não passa pelo centro. Por exemplo, se os pontos C e D estão na circunferência, a linha reta CD é uma corda.

5. Compasso: Um compasso é uma ferramenta usada para desenhar circunferências. Ele consiste em dois braços, um com uma ponta seca que fixa o centro e outro com uma ponta de grafite que desenha a circunferência ao girar.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: (35 - 40 minutos)

Desenhando Circunferências com o Compasso 

Nesta atividade prática, os alunos irão aprender a desenhar circunferências utilizando um compasso. A atividade é projetada para desenvolver habilidades motoras finas, precisão e paciência, além de promover a interação e o trabalho em grupo.

1. Distribua um compasso, papel e lápis para cada aluno.

2. Peça aos alunos que ajustem o compasso para uma abertura específica que represente o raio da circunferência.

3. Demonstre como fixar a ponta seca do compasso no papel e girar a ponta de grafite para desenhar a circunferência completa.

4. Peça aos alunos que desenhem diferentes circunferências com vários tamanhos de raio.

5. Incentive-os a identificar e marcar o centro, o raio, o diâmetro e uma corda em suas circunferências desenhadas.

6. Forme pequenos grupos e peça aos alunos que compartilhem suas circunferências, discutindo as dificuldades e sucessos encontrados.

7. Peça que cada grupo escolha uma circunferência para apresentar à classe, explicando os componentes identificados.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade prática, reúna os alunos em um círculo para uma discussão em grupo. Utilize o método RULER para guiar a discussão. Reconheça as emoções dos alunos perguntando como se sentiram durante a atividade. Alguns podem ter se sentido frustrados, enquanto outros podem ter se sentido orgulhosos de seus desenhos. Compreenda as causas dessas emoções discutindo os desafios e sucessos enfrentados. Nomeie as emoções corretamente, ajudando os alunos a identificar sentimentos como frustração, orgulho, paciência e satisfação.

Expresse emoções apropriadamente incentivando os alunos a compartilharem suas experiências e ouvirem as dos colegas. Discuta como regular emoções, como a frustração, sugerindo técnicas como respiração profunda ou pedir ajuda a um colega. Ao final, reforce a importância de reconhecer e gerir as próprias emoções durante atividades práticas e colaborativas, promovendo um ambiente de aprendizado positivo e acolhedor.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, sugira que os alunos escrevam um breve parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula, como desenhar uma circunferência com o compasso e identificar seus componentes. Peça que reflitam sobre como se sentiram durante esses momentos desafiadores e quais estratégias utilizaram para lidar com essas emoções. Destaque a importância de reconhecer e regular emoções, incentivando os alunos a compartilhar suas experiências e ouvir as dos colegas.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Ao refletirem sobre suas experiências, os alunos poderão desenvolver uma maior consciência emocional, potencializando sua capacidade de autocontrole e tomada de decisão responsável no contexto das atividades propostas.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo abordado. Explique que as metas podem incluir melhorar a precisão ao usar o compasso, sentir-se mais confortável ao identificar os componentes de uma circunferência, ou colaborar mais efetivamente com os colegas em atividades de grupo. Incentive os alunos a escreverem essas metas e a compartilhá-las, se estiverem confortáveis, como forma de compromisso pessoal com seu próprio aprendizado e desenvolvimento.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Melhorar a precisão ao usar o compasso.

2. Sentir-se mais confortável ao identificar os componentes de uma circunferência.

3. Colaborar mais efetivamente com os colegas em atividades de grupo.

4. Desenvolver paciência e precisão ao realizar atividades práticas.

5. Aplicar os conceitos de circunferência em situações cotidianas. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, visando uma continuidade no desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao definir metas claras e alcançáveis, os alunos podem manter-se motivados e focados em seu progresso, integrando as habilidades socioemocionais desenvolvidas durante a aula em seu dia a dia escolar e pessoal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies