Entrar

Plano de aula de Perímetro: Círculo

Matemática

Original Teachy

'EF07MA33'

Perímetro: Círculo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Perímetro: Círculo

Palavras ChavePerímetro, Círculo, Matemática, 7º ano, π (pi), Ferramentas digitais, Atividades práticas, Exploração colaborativa, Gamificação, Redes sociais, Trabalho em grupo, Feedback construtivo
Materiais NecessáriosCelulares com câmera, Aplicativos de medição (Measure ou similar), Acesso à internet, Computadores ou tablets, Google Slides ou PowerPoint, Plataforma de compartilhamento digital (Google Classroom), Ferramentas de criação de conteúdos digitais (Canva, Google Sites), Plataforma de quizzes online (Kahoot, Quizizz)
Códigos BNCCEF07MA33: Estabelecer o número π como a razão entre a medida de uma circunferência e seu diâmetro, para compreender e resolver problemas, inclusive os de natureza histórica.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer um entendimento inicial e claro do que se espera que os alunos aprendam. Ao delinear os objetivos principais e secundários, o professor pode guiar as atividades e discussões para assegurar que os alunos atinjam as habilidades necessárias, utilizando abordagens digitais e práticas colaborativas para engajar os estudantes de forma significativa.

Objetivos principais:

1. Compreender a relação entre o perímetro e o diâmetro do círculo, reconhecendo a constante π.

2. Aplicar o conceito de π para calcular o perímetro de diferentes círculos.

Objetivos secundários:

  1. Familiarizar-se com a utilização de ferramentas digitais e recursos online para resolver problemas matemáticos.
  2. Desenvolver habilidades de trabalho colaborativo através de atividades interativas.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aquecer os alunos para o tema principal, despertando a curiosidade e interesse sobre o número π e sua importância. Ao utilizar recursos digitais, como pesquisas rápidas em celulares, os alunos se conectam ao conteúdo de forma ativa e participativa, preparando-se para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que o perímetro de um círculo é uma medida fundamental na geometria e que a sua relação com o diâmetro define uma constante matemática conhecida como π (pi). Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o número π. Eles podem procurar curiosidades como a história do símbolo, a aplicação de π em diferentes áreas do conhecimento ou até mesmo recordes mundiais relacionados com o cálculo de π.

Reflexões Iniciais

1. O que é o número π e por que ele é importante na matemática?

2. Como o perímetro de um círculo se relaciona com o seu diâmetro?

3. Quais são algumas aplicações práticas do conceito de perímetro de um círculo em nossas vidas diárias?

4. Alguém encontrou um fato interessante sobre π que gostaria de compartilhar?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos em atividades práticas e colaborativas, utilizando ferramentas digitais para aprofundar o conhecimento sobre o cálculo do perímetro de círculos e a constante π. Ao fazer uso de tecnologias modernas e dinâmicas de gamificação, redes sociais e exploração, os alunos podem vivenciar a matemática de maneira contextualizada e lúdica.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Exploradores do Perímetro: Missão Círculo!

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Utilizar ferramentas tecnológicas para medir e calcular perímetros de objetos reais, compreendendo a aplicação prática do conceito de π.

- Descrição: Os alunos são transformados em exploradores digitais e recebem uma missão: encontrar e calcular o perímetro de objetos circulares no ambiente escolar utilizando a câmera do celular e uma aplicação de medição de diâmetro. Os exploradores devem em seguida verificar a razão entre o perímetro encontrado e o diâmetro dos círculos medidos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher 3 objetos circulares diferentes no ambiente escolar.

  • Com o uso do celular, os alunos devem utilizar um aplicativo de medição (como o 'Measure' disponível em dispositivos iOS ou Android) para medir o diâmetro dos objetos escolhidos.

  • Após obter as medidas dos diâmetros, os alunos deverão calcular o perímetro de cada objeto utilizando a fórmula P = π * D (Perímetro é igual a π vezes o Diâmetro).

  • Os alunos devem fazer uma tabela com as medições e cálculos e verificar se a razão entre o perímetro e o diâmetro é aproximadamente π.

  • Por fim, cada grupo deve criar uma apresentação digital (usando Google Slides ou PowerPoint) para compartilhar suas descobertas com a turma.

Atividade 2 - Círculos na Web: Influenciadores Matematicamente Engajados

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver criatividade e habilidades de comunicação ao criar conteúdos educacionais digitais que expliquem conceitos matemáticos de forma acessível e interessante.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se tornam influenciadores digitais que precisam criar uma série de posts para redes sociais explicando a relação entre perímetro e diâmetro dos círculos e a importância do π. Eles usarão aplicativos de redes sociais simuladas para criar posts envolventes, incluindo vídeos, imagens e textos explicativos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo precisa criar um perfil em uma 'rede social imaginária' (usando ferramentas como Canva e Google Sites para simular as postagens).

  • Os alunos devem criar pelo menos 3 posts diferentes, incluindo um vídeo curto, uma imagem com infográficos e um texto explicativo com exemplos do cotidiano onde o conceito de perímetro é aplicado.

  • Os grupos usarão seus celulares para gravar o vídeo e criar as imagens e infográficos necessários.

  • Após criar os conteúdos, os alunos devem compartilhar seus perfis e posts digitais com a turma em uma plataforma compartilhada (como Google Classroom) e explicar suas criações.

  • A turma pode interagir comentando e curtindo as postagens dos colegas, simulando a dinâmica de uma rede social real.

Atividade 3 - Circuito dos Círculos: Um Desafio de Gamificação

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a colaboração e competitividade saudável por meio da gamificação, reforçando o entendimento sobre cálculo do perímetro de círculos.

- Descrição: Os alunos participam de um jogo de gamificação onde precisam resolver desafios matemáticos para avançar em um circuito virtual. Cada etapa do circuito envolve problemas relacionados ao cálculo do perímetro de círculos, utilizando uma plataforma de quizzes online como Kahoot ou Quizizz.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Explique que os alunos participarão de um 'circuito gamificado' onde precisam resolver uma série de desafios matemáticos relacionados ao perímetro de círculos.

  • Cada grupo acessará uma plataforma de quizzes online (como Kahoot ou Quizizz) e se inscreverá no circuito designado pelo professor.

  • Os desafios incluirão questões sobre a fórmula do perímetro, cálculo de perímetros com diferentes diâmetros e aplicação do conceito de π em problemas práticos.

  • Os grupos devem trabalhar juntos para resolver cada desafio e avançar no circuito.

  • Ao final do circuito, os resultados serão exibidos em um ranking, e os melhores desempenhos poderão ser premiados com certificados digitais ou outros incentivos.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é refletir sobre o aprendizado adquirido durante as atividades práticas e promover a valorização do trabalho em equipe através do compartilhamento de experiências e do feedback construtivo. Essa discussão auxilia na consolidação dos conceitos aprendidos e fortalece habilidades de comunicação e cooperação entre os alunos.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo : Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: 'Vamos agora compartilhar as descobertas e aprendizados de cada grupo. Cada grupo terá 3 minutos para apresentar suas principais conclusões e o que acharam mais interessante sobre o cálculo do perímetro dos círculos.'
  2. Compartilhamento: Passe a palavra a cada grupo, incentivando-os a mostrar suas tabelas, apresentações digitais e posts das redes sociais imaginárias.
  3. Discussão: Após a apresentação de cada grupo, abra para perguntas e comentários dos outros alunos, promovendo um ambiente de troca de ideias e reflexões.
  4. Encerramento: Conclua a discussão destacando os pontos mais relevantes e conectando-os ao conceito principal estudado na aula.

Reflexões

1. Como a utilização de ferramentas digitais ajudou no entendimento do conceito de perímetro dos círculos? 2. Quais desafios vocês encontraram ao medir e calcular os perímetros e como os superaram? 3. De que forma o conhecimento de π pode ser útil em situações do cotidiano, além das que já discutimos?

Feedback 360°

Feedback 360° : Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360° onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou na atividade. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Use o seguinte roteiro:

  1. Explique a importância de um feedback construtivo, que deve focar em aspectos positivos e áreas para melhoria de forma respeitosa.
  2. Cada aluno deve fornecer um feedback verbal a pelo menos dois colegas, destacando o que fizeram bem e sugerindo uma melhoria.
  3. Encoraje o uso de frases como 'Eu gostei de...', 'Achei interessante que...' e 'Uma sugestão seria...'.
  4. Após o feedback, faça uma breve reflexão em grupo sobre a experiência de dar e receber feedback.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

 A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar os conhecimentos adquiridos de maneira lúdica e conectada com a realidade dos alunos. Ao resumir de forma divertida, contextualizar no mundo atual e destacar aplicações práticas, os alunos podem ver a relevância do que aprenderam, motivando-se a continuar explorando a matemática no cotidiano.

Resumo

Grand Finale: Perímetro do Círculo!  Vamos recapitular o que aprendemos hoje de uma maneira divertida: Imagine que o perímetro de um círculo é como dar a volta em um campo de futebol! E a razão entre o perímetro e o diâmetro?  É o famoso 3,14, o π, que é como a quantidade de passos precisos que sempre dá certo! E lembra das fórmulas e atividades práticas? Foi como usar tecnologia para desvendar os segredos desse campo circular! 

No Mundo

 A conexão desta aula com o mundo atual é evidente: Em uma era digital, onde tudo está a um clique de distância, compreender como a matemática se aplica ao nosso cotidiano - desde o design de aplicativos até a construção de pontes - é essencial. A matemática está por toda parte, e o perímetro do círculo é uma peça fundamental desse quebra-cabeça moderno.

Na Prática

 No nosso dia a dia, o conceito de perímetro do círculo é aplicado em diversas áreas: desde o monitoramento de sinais de satélite até a engenharia de estruturas circulares. Saber calcular essa medida nos permite compreender e interagir melhor com o mundo ao nosso redor, otimizando recursos e inovando soluções tecnológicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies