Entrar

Plano de aula de Polígonos: Introdução

Matemática

Original Teachy

'EF07MA28'

Polígonos: Introdução

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Polígonos: Introdução

Palavras ChavePolígonos, Polígonos Regulares, Classificação de Polígonos, Propriedades dos Polígonos, Construção de Polígonos, Régua e Compasso, Fluxogramas, Algoritmos, Geometria, Matemática, 7º Ano, Ensino Fundamental
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Régua, Compasso, Papel milimetrado, Projetor ou computador com acesso à internet, Slides de apresentação, Caderno para anotação dos alunos, Lápis e borracha
Códigos BNCCEF07MA28: Descrever, por escrito e por meio de um fluxograma, um algoritmo para a construção de um polígono regular (como quadrado e triângulo equilátero), conhecida a medida de seu lado.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para o tópico de polígonos regulares, fornecendo uma base sólida sobre suas características e classificações. Isso permitirá que os alunos compreendam como construir esses polígonos a partir de uma medida de lado conhecida, utilizando fluxogramas e algoritmos. A introdução clara e detalhada ajudará a garantir que os alunos estejam preparados para as atividades subsequentes da aula.

Objetivos principais:

1. Introduzir o conceito de polígonos regulares e suas propriedades.

2. Ensinar a identificar e classificar diferentes tipos de polígonos regulares.

3. Desenvolver a habilidade de escrever e compreender fluxogramas e algoritmos para a construção de polígonos regulares.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é preparar os alunos para o tópico de polígonos regulares, fornecendo uma base sólida sobre suas características e classificações. Isso permitirá que os alunos compreendam como construir esses polígonos a partir de uma medida de lado conhecida, utilizando fluxogramas e algoritmos. A introdução clara e detalhada ajudará a garantir que os alunos estejam preparados para as atividades subsequentes da aula.

Contexto

Contexto Inicial: Para iniciar a aula sobre polígonos regulares, explique aos alunos que os polígonos fazem parte do nosso cotidiano mais do que imaginamos. Desde os sinais de trânsito até as formas das colmeias de abelhas, os polígonos são encontrados em diversas estruturas ao nosso redor. Um polígono é uma figura geométrica plana formada por uma sequência de segmentos de reta que se encontram apenas nas extremidades. Esses segmentos são chamados de lados, e os pontos de encontro são os vértices. Polígonos regulares são aqueles cujos lados e ângulos são todos iguais, como um quadrado ou um triângulo equilátero.

Curiosidades

Curiosidade: Na natureza, as abelhas constroem suas colmeias utilizando hexágonos. Esse formato é ideal para armazenar a maior quantidade de mel com o menor gasto de cera. O hexágono é um exemplo perfeito de polígono regular e demonstra como essa forma geométrica é eficiente e prática no mundo real.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre polígonos regulares, suas propriedades, classificações e métodos de construção. Ao final desta seção, os alunos devem ser capazes de identificar e classificar polígonos regulares, compreender suas propriedades e seguir um algoritmo ou fluxograma para construir esses polígonos de forma correta e precisa.

Tópicos Abordados

1.Conceito de Polígonos: Explique que um polígono é uma figura geométrica plana formada por uma sequência de segmentos de reta que se encontram apenas nas extremidades. Esses segmentos são chamados de lados, e os pontos de encontro são os vértices. 2.Polígonos Regulares: Detalhe que polígonos regulares são aqueles cujos lados e ângulos são todos iguais. Exemplos incluem o triângulo equilátero, o quadrado, o pentágono regular, entre outros. 3.Classificação dos Polígonos Regulares: Classifique os polígonos regulares de acordo com o número de lados. Por exemplo, um triângulo tem 3 lados, um quadrado tem 4 lados, um pentágono tem 5 lados, e assim por diante. 4.Propriedades dos Polígonos Regulares: Explique as propriedades dos polígonos regulares, como a igualdade dos ângulos internos e dos lados, a simetria, e a fórmula para calcular a soma dos ângulos internos (S = (n-2) * 180°, onde 'n' é o número de lados). 5.Construção de Polígonos Regulares: Ensine como construir um polígono regular a partir de uma medida de lado conhecida utilizando régua e compasso. Destaque a importância de manter os lados e ângulos iguais durante a construção. 6.Fluxogramas e Algoritmos: Explique como criar um fluxograma ou algoritmo para a construção de um polígono regular. Detalhe os passos necessários, como desenhar um círculo, marcar os vértices equidistantes, e conectar os vértices para formar o polígono.

Questões para Sala de Aula

1. Qual é a principal diferença entre um polígono regular e um polígono irregular? 2. Como calcular a soma dos ângulos internos de um polígono regular com 8 lados? 3. Descreva os passos para construir um hexágono regular utilizando régua e compasso.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, através da discussão detalhada das questões apresentadas e do engajamento dos alunos em reflexões adicionais. Esta seção permite que o professor verifique a compreensão dos alunos, esclareça dúvidas e reforce os conceitos importantes de forma interativa e colaborativa.

Discussão

  • Qual é a principal diferença entre um polígono regular e um polígono irregular? Um polígono regular possui todos os lados e ângulos iguais, enquanto um polígono irregular tem lados e ângulos de medidas diferentes.

  • Como calcular a soma dos ângulos internos de um polígono regular com 8 lados? A soma dos ângulos internos de um polígono pode ser calculada pela fórmula S = (n-2) * 180°, onde 'n' é o número de lados. Para um polígono de 8 lados (octógono), a soma dos ângulos internos é (8-2) * 180° = 6 * 180° = 1080°.

  • Descreva os passos para construir um hexágono regular utilizando régua e compasso. Desenhar um círculo com o compasso. Marcar um ponto na circunferência como um vértice do hexágono. Ajustar a abertura do compasso para a medida do raio do círculo. Com o compasso, marcar pontos equidistantes ao longo da circunferência a partir do primeiro vértice. Conectar esses pontos com segmentos de reta para formar o hexágono regular.

Engajamento dos Alunos

1. Por que os polígonos regulares são frequentemente usados em design e arquitetura? 2. Quais exemplos de polígonos regulares você pode encontrar em objetos do cotidiano? 3. Se você fosse construir uma colmeia, por que escolheria um formato hexagonal? 4. Como a simetria dos polígonos regulares influencia suas propriedades e usos práticos? 5. Você consegue pensar em uma situação em que seria mais vantajoso usar um polígono irregular ao invés de um regular?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é reforçar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos durante a aula, recapitulando os principais pontos abordados e destacando a conexão entre a teoria e a prática. Esta etapa também enfatiza a relevância do conteúdo para o dia a dia, garantindo que os alunos compreendam a importância e a aplicação prática do que foi ensinado.

Resumo

  • Conceito de polígonos e suas características básicas.
  • Diferença entre polígonos regulares e irregulares.
  • Classificação dos polígonos regulares de acordo com o número de lados.
  • Propriedades dos polígonos regulares, incluindo soma dos ângulos internos.
  • Métodos para construir polígonos regulares usando régua e compasso.
  • Elaboração de fluxogramas e algoritmos para a construção de polígonos regulares.

A aula conectou a teoria dos polígonos com a prática ao mostrar como construir polígonos regulares utilizando régua e compasso, além de ensinar a elaboração de fluxogramas e algoritmos. Isso permitiu aos alunos aplicarem conceitos geométricos abstratos em atividades práticas e visuais, facilitando a compreensão e a retenção do conteúdo.

O estudo dos polígonos regulares é fundamental para diversas áreas, como design, arquitetura e engenharia. Polígonos estão presentes em várias estruturas do cotidiano, desde padrões decorativos até construções complexas. Além disso, a compreensão de suas propriedades e a habilidade de construí-los são essenciais para resolver problemas práticos e otimizar recursos, como demonstrado pelo uso de hexágonos em colmeias de abelhas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies