Entrar

Plano de aula de Transformações de polígonos

Matemática

Original Teachy

'EF07MA19'

Transformações de polígonos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Transformações de polígonos

Palavras ChaveTransformações de Polígonos, Plano Cartesiano, Geometria, Matemática, 7º Ano, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Design Gráfico, Jogos, Programação, Colaboração, Criatividade
Materiais NecessáriosCelulares ou Tablets, Acesso à internet, Computadores ou Laptops, Aplicativos de desenho ou ferramentas online, Plataformas de criação de jogos online (Scratch, Tynker), Ferramentas de edição de vídeo, Ferramentas de apresentação (Google Slides, PowerPoint), Papéis e canetas (opcional para rascunhos)
Códigos BNCCEF07MA19: Realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.; EF07MA19: Realizar transformações de polígonos representados no plano cartesiano, decorrentes da multiplicação das coordenadas de seus vértices por um número inteiro.; EF07MA20: Reconhecer e representar, no plano cartesiano, o simétrico de figuras em relação aos eixos e à origem.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é apresentar de forma clara os objetivos que serão alcançados durante a aula, preparando os alunos para as atividades práticas que se seguirão. Isso estabelece uma base sólida e orienta o foco dos alunos para as habilidades específicas que eles irão desenvolver.

Objetivos principais:

1. Compreender e aplicar transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano.

2. Calcular área, perímetro e tamanho do lado de um polígono após as transformações.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa é engajar os alunos desde o início da aula, despertando sua curiosidade e conectando o tema matemático às suas experiências cotidianas. As perguntas chave facilitam a ativação do conhecimento prévio e incentivam os alunos a refletirem sobre o conteúdo de forma prática, preparando-os para a execução das atividades práticas que virão a seguir.

Aquecendo

Inicie a aula fornecendo uma breve introdução sobre as transformações de polígonos no plano cartesiano. Explique como as transformações geométricas, como a multiplicação das coordenadas, podem alterar a forma e o tamanho dos polígonos. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para pesquisar um fato interessante sobre transformações de polígonos. Eles podem procurar exemplos em jogos de vídeo, design gráfico ou na arquitetura moderna e compartilhar suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que acontece com um polígono quando suas coordenadas são multiplicadas por um valor maior que 1? E menor que 1?

2. Como as transformações geométricas são utilizadas em áreas como design gráfico e animação?

3. Alguém encontrou exemplos de transformações de polígonos em jogos ou aplicativos que utiliza?

4. Quais são as diferenças entre transformar um polígono e apenas mover um polígono no plano cartesiano?

Desenvolvimento

Duração: 70 a 75 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem os conhecimentos previamente adquiridos de forma prática e interativa, usando tecnologias digitais. As atividades são projetadas para serem envolventes e contextualizadas com a realidade moderna, incentivando a colaboração, a criatividade e o pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Transformações em Redes Sociais

> Duração: 60 a 65 minutos

- Objetivo: Aplicar transformações em polígonos no plano cartesiano e calcular áreas, perímetros e tamanhos dos lados de forma criativa e contextualizada.

- Descrição: Os alunos criarão um perfil fictício em uma rede social para um polígono transformado. Eles deverão postar 'fotos' e descrições das transformações e calcular as novas áreas, perímetros e tamanhos dos lados após cada transformação.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um polígono inicial (triângulo, quadrado, etc.).

  • Usando um aplicativo de desenho ou ferramenta online, cada grupo desenhará o polígono no plano cartesiano.

  • Os alunos aplicarão uma transformação geométrica ao polígono, multiplicando suas coordenadas por um valor determinado.

  • Criarão um perfil fictício em uma rede social (pode ser feito em uma apresentação de slides ou em um documento compartilhado).

  • Postarão 'fotos' do polígono inicial e do polígono transformado, com descrições detalhadas das mudanças observadas.

  • Os grupos calcularão a área, perímetro e tamanho dos lados após cada transformação e incluirão essas informações nas descrições.

  • Ao final, cada grupo apresentará seu perfil e os cálculos realizados para a turma.

Atividade 2 -  Game de Transformações Geométricas

> Duração: 65 a 70 minutos

- Objetivo: Unir conceitos de programação e matemática, aplicando transformações geométricas de forma interativa e divertida.

- Descrição: Os alunos desenvolverão um mini-jogo no qual precisam aplicar transformações geométricas em polígonos para resolver desafios e avançar fases.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo utilizará uma plataforma de criação de jogos online (como Scratch ou Tynker).

  • Os alunos projetarão um cenário de jogo onde um polígono precisa ser transformado para passar por obstáculos ou resolver enigmas.

  • Cada fase do jogo deverá exigir uma transformação geométrica diferente (multiplicar coordenadas por valores distintos).

  • Os grupos programarão as transformações e criarão desafios que exigem cálculos de área, perímetro e tamanho dos lados dos polígonos.

  • Cada grupo testará seu jogo e fará ajustes conforme necessário.

  • Ao final, os grupos trocarão os jogos e tentarão resolver os desafios criados pelos colegas.

Atividade 3 -  Influenciadores Geométricos

> Duração: 60 a 65 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e ensino, utilizando conceitos de transformações geométricas de forma criativa e moderna.

- Descrição: Os alunos se tornarão 'influenciadores digitais' de geometria, criando vídeos curtos ou posts de blog explicando transformações de polígonos e seus impactos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá um tipo de transformação geométrica para focar (multiplicação das coordenadas por valores específicos).

  • Os alunos criarão um roteiro explicando a transformação, incluindo cálculos de área, perímetro e tamanho dos lados resultantes.

  • Usando seus celulares, os grupos gravarão vídeos curtos explicando as transformações e mostrando exemplos práticos.

  • Se preferirem, podem criar posts de blog com textos e imagens explicando o conteúdo.

  • Os vídeos ou posts devem ser editados e melhorados com ferramentas digitais disponíveis.

  • Cada grupo apresentará seu conteúdo para a classe, simulando uma postagem real em redes sociais.

Retorno

Duração: 20 a 25 minutos

A finalidade desta etapa é refletir sobre o aprendizado adquirido através das atividades práticas, promovendo uma discussão coletiva que estimule a análise crítica e a comunicação entre os alunos. A discussão em grupo permite que os estudantes compartilhem suas experiências, analisem diferentes abordagens e aprendam com o feedback construtivo dos colegas, enriquecendo ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilharão o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Use o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: Comece perguntando aos alunos como foi a experiência de realizar as atividades práticas.
  2. Compartilhamento: Permita que cada grupo apresente seus trabalhos, destacando como aplicaram as transformações geométricas e os cálculos realizados.
  3. Análise Crítica: Peça aos alunos que reflitam sobre os desafios que encontraram e como os superaram.
  4. Conclusão: Encoraje os alunos a compararem os diferentes métodos e soluções encontradas pelos grupos, destacando as lições aprendidas.

Reflexões

1. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao aplicar as transformações geométricas nos polígonos? 2. Como as atividades realizadas mudaram sua compreensão sobre transformações geométricas e seus efeitos? 3. De que maneira as ferramentas digitais ajudaram ou dificultaram o processo de resolução dos problemas apresentados?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou nas atividades. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso. Sugira que os alunos usem o modelo:

  1. Pontos Fortes: Destaque algo positivo sobre a contribuição do colega.
  2. Oportunidades de Melhoria: Sugerir uma área onde o colega pode melhorar.
  3. Agradecimento: Agradeça ao colega por sua colaboração e esforço.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

Finalidade da Conclusão: A conclusão tem como objetivo reforçar os principais aprendizados da aula de forma lúdica e conectada ao cotidiano dos alunos, destacando a relevância da matemática em suas vidas. Também visa consolidar o entendimento sobre a importância prática dos conceitos abordados, motivando os alunos a continuarem explorando e aplicando esses conhecimentos em contextos reais. 

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que os polígonos sejam super-heróis no mundo dos quadrantes! Durante a aula, esses heróis ganharam novos poderes geométricos ao aplicar transformações matemáticas no plano cartesiano. Os alunos calcularam as novas áreas, perímetros e tamanhos dos lados desses super-heróis transformados. Cada transformação deu aos polígonos poderes incríveis, como se multiplicassem suas forças (coordenadas) para enfrentar desafios matemáticos! 隸‍♂️隸‍♀️

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: As transformações geométricas que os alunos aprenderam e aplicaram estão por toda parte! Desde a criação de efeitos visuais em filmes e jogos até o design de aplicativos e construções arquitetônicas, esses conceitos são fundamentais na vida moderna. Entender como funcionam permite que os alunos vejam a matemática de forma prática e relevante, diretamente conectada ao que consomem diariamente em dispositivos digitais. ️

Na Prática

Importância Prática: Saber transformar polígonos, calcular áreas, perímetros e tamanhos dos lados é essencial em muitas áreas como engenharia, arquitetura, design gráfico e desenvolvimento de jogos. Esse conhecimento matemático fornece a base para criar, inovar e solucionar problemas no mundo moderno. ️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies