Entrar

Plano de aula de Translações de Figuras Planas

Matemática

Original Teachy

'EF07MA21'

Translações de Figuras Planas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Translações de Figuras Planas

Palavras ChaveTranslação, Figuras Planas, Matemática, Metodologia Digital, Jogos Digitais, Scratch, Influenciadores Digitais, Redes Sociais, Caça ao Tesouro, Colaboração, Comunicação, Criatividade, Geolocalização
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores ou tablets, Acesso à internet, Plataforma Scratch, Aplicativo de mapas (Google Maps), Materiais de desenho (papel, canetas coloridas, régua), Mapas digitais ou impressos, Ferramentas de vídeo (câmera de celular)
Códigos BNCCEF07MA21: Reconhecer e construir figuras obtidas por simetrias de translação, rotação e reflexão, usando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica e vincular esse estudo a representações planas de obras de arte, elementos arquitetônicos, entre outros.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: 10-15 minutos

Esta etapa tem a finalidade de introduzir os objetivos principais e secundários da aula, ajudando a orientar o foco dos alunos para as habilidades que deverão ser adquiridas e aplicadas durante a aula. Ao descrever os objetivos, o professor pode alinhar as expectativas e fornecer um quadro de referência claro, facilitando o engajamento e a eficácia das atividades práticas propostas.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de translação em figuras planas.

2. Reconhecer e obter figuras obtidas por simetrias de translação.

3. Aplicar o conhecimento de translação na resolução de problemas práticos.

Objetivos secundários:

  1. Integrar o uso de ferramentas digitais para explorar translações de figuras planas.
  2. Desenvolver habilidades de colaboração e comunicação ao trabalhar em grupo.

Introdução

Duração: 15-20 minutos

A finalidade desta etapa é aquecer os alunos para o tema da aula, consolidando o conhecimento prévio adquirido. Ao buscar e compartilhar fatos interessantes sobre translações, os alunos se familiarizam com o tema de uma maneira prática e engajante, preparando-se para as atividades mais aprofundadas que virão. Além disso, o debate inicial promove a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento, essencial para a Metodologia Digital.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente o conceito de translação de figuras planas, que envolve mover uma figura sem rotacioná-la ou mudá-la de tamanho. Destaque como esse conceito é utilizado em diversas áreas, como design gráfico e animação. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre translações, seja em matemática, na natureza ou em aplicações tecnológicas. Peça que compartilhem suas descobertas com a turma, incentivando um debate inicial.

Reflexões Iniciais

1. O que você entende por translação de uma figura plana?

2. Quais são alguns exemplos de translações que você pode pensar em seu dia a dia?

3. Como a translação é utilizada em diferentes áreas profissionais, como design e engenharia?

4. Você encontrou algum fato interessante durante a busca que gostaria de compartilhar com a turma?

Desenvolvimento

Duração: 70-80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma experiência prática e engajante com o conceito de translação de figuras planas, utilizando tecnologias digitais e contextos modernos para tornar o aprendizado mais relevante e interessante. As atividades propostas incentivam a criatividade, a colaboração e a aplicação de conhecimentos matemáticos em situações reais, promovendo um aprendizado significativo e duradouro.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Translação no Mundo dos Games

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conceito de translação de figuras planas na criação de um jogo digital, desenvolvendo habilidades de programação e criatividade.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão explorar o conceito de translação no contexto dos jogos digitais. Eles utilizarão ferramentas de design de jogos, como o Scratch, para criar um mini-jogo onde personagens se movem pela tela utilizando translações.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar a plataforma Scratch, criar uma conta (se ainda não tiverem) e começar um novo projeto.

  • Explique que o objetivo é criar um mini-jogo onde os personagens se movem utilizando translações (movimento para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita).

  • Os alunos devem desenhar um personagem e criar as animações necessárias para os movimentos de translação.

  • Incentive os grupos a utilizarem comandos de programação para mover o personagem pelo palco do Scratch, aplicando conceitos de translação aprendidos previamente.

  • Peça que cada grupo apresente o seu mini-jogo para a turma, explicando como utilizaram a translação no desenvolvimento do jogo.

Atividade 2 -  Influencers da Matemática

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e criatividade ao ensinar conceitos matemáticos de forma moderna e engajante, utilizando plataformas de redes sociais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de influenciadores digitais com o objetivo de ensinar o conceito de translação para seus 'seguidores'. Eles irão criar vídeos curtos para redes sociais (como TikTok ou Instagram) explicando e demonstrando, de maneira criativa, como a translação funciona.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social (TikTok ou Instagram) para criar seu conteúdo.

  • Explique que o objetivo é criar um vídeo curto (1-2 minutos) explicando o conceito de translação de figuras planas, utilizando exemplos práticos e criativos.

  • Os alunos devem planejar o roteiro do vídeo, definindo como vão explicar o conceito e que exemplos de translação vão utilizar.

  • Eles podem usar materiais como papel, canetas coloridas, régua e seus celulares para filmar o conteúdo.

  • Após a criação do vídeo, cada grupo deve compartilhar o link do vídeo com a turma e fazer uma breve apresentação, explicando o processo de criação e como abordaram o conceito de translação.

Atividade 3 - ️ Caça ao Tesouro com Translações

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de translação de figuras planas em um contexto prático e dinâmico, incentivando a colaboração em grupo e o uso de ferramentas digitais.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital que envolve vários desafios matemáticos baseados em translações de figuras planas. Utilizando aplicativos de mapas e geolocalização, eles terão que decifrar pistas e encontrar 'tesouros' escondidos.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve ter acesso a um celular com um aplicativo de mapas (Google Maps, por exemplo).

  • Explique que o objetivo é encontrar 'tesouros' escondidos ao redor da escola, resolvendo desafios matemáticos baseados em translações.

  • Distribua um mapa digital ou impresso com os pontos de interesse marcados.

  • A cada ponto, forneça um desafio matemático que os alunos devem resolver para obter a próxima pista. Os desafios podem envolver mover figuras para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita.

  • Os alunos devem registrar suas respostas e movimentos utilizando fotos e vídeos, que serão apresentados no final da atividade.

  • O grupo que encontrar todos os 'tesouros' e resolver os desafios corretamente será o vencedor.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é promover a reflexão sobre o processo de aprendizagem, consolidando os conhecimentos adquiridos através da troca de experiências. Ao compartilhar os aprendizados e receber feedback dos colegas, os alunos desenvolvem habilidades de comunicação, autoavaliação e colaboração, elementos essenciais para o aprendizado significativo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilhe suas experiências e aprendizados. Utilize o seguinte roteiro:

  1. Introdução: Parabenize os alunos pelo trabalho realizado e explique a importância de refletir sobre o que aprenderam.
  2. Compartilhamento: Peça a cada grupo para apresentar um resumo breve de suas atividades, destacando os desafios enfrentados e como os superaram.
  3. Conexão: Incentive os alunos a relacionar o que aprenderam com conceitos matemáticos e situações do dia a dia.
  4. Encerramento: Resuma os pontos chave discutidos e reforce a importância da translação em diferentes contextos.

Reflexões

1.O que você aprendeu sobre translação de figuras planas após realizar as atividades propostas? 2.Como a translação pode ser aplicada em situações práticas do cotidiano? 3.  _Quais foram os principais desafios que você encontrou e como os superou durante as atividades?

Feedback 360°

️ Feedback 360°: Instrua a turma a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos colegas do grupo. Oriente-os a seguir estas diretrizes:

  1. Objetividade: Mantenha o feedback focado em aspectos específicos, como colaboração, criatividade e aplicação dos conceitos.
  2. Construtividade: Ofereça sugestões de melhoria de maneira respeitosa e positiva.
  3. Empatia: Reconheça o esforço e as contribuições de cada membro do grupo.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os aprendizados da aula, conectando os conceitos ao mundo real e refletindo sobre suas aplicações práticas. Ao resumir de forma divertida, relacionar com o mundo atual e destacar as aplicabilidades, os alunos conseguem ver a importância do que aprenderam, tornando o conhecimento mais significativo e duradouro. Isso também reforça a motivação para continuar explorando a matemática de maneiras novas e empolgantes.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que você é um super-herói com o poder de teletransporte, mas ao invés de se mover instantaneamente, você pode deslizar suavemente em um plano! É disso que se trata a translação de figuras planas - mover uma figura de um lugar para outro, sem girá-la ou mudar seu tamanho. Hoje, praticamos isso ao criar jogos, vídeos e até mesmo caçar tesouros escondidos, exercitando nossa criatividade e habilidades matemáticas! ️

No Mundo

No Mundo Atual: As translações são super relevantes na nossa era digital! Elas são usadas em animações, design gráfico, engenharia e até mesmo na criação de jogos que todos nós adoramos. Entender como mover objetos no espaço é um conhecimento essencial para muitas profissões modernas, e está presente nas tecnologias que usamos todos os dias. Seja ao deslizar o dedo para abrir uma nova tela no seu smartphone ou ao projetar um edifício, as translações estão por toda parte!

Na Prática

⚙️ Aplicações no Dia a Dia: Saber como transladar figuras planas é crucial para resolver problemas práticos, como criar layouts de design, planejar movimentos na robótica e até mesmo em programação de jogos. Esse conceito matemático simplifica a compreensão de como as coisas se movem no espaço, tornando mais fácil a criação e manipulação de objetos em diversas áreas. Com isso, podemos construir soluções mais eficientes e inovadoras!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies