Entrar

Plano de aula de O Substantivo e seus Determinantes

Português

Original Teachy

'EF07LP03'

O Substantivo e seus Determinantes

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de substantivo e determinante no contexto da gramática da língua portuguesa.
  2. Identificar e diferenciar os tipos de determinantes: artigos, demonstrativos, possessivos, indefinidos e numerais.
  3. Aplicar o conhecimento adquirido na análise e produção de textos, reconhecendo e utilizando corretamente os substantivos e seus determinantes.

Objetivos Secundários

  1. Promover o Desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de textos, através da identificação e análise dos substantivos e seus determinantes.
  2. Estimular a prática da escrita correta e adequada, ao utilizar os substantivos e seus determinantes de forma precisa e coerente.

Neste passo, o professor deve explicar os Objetivos da aula, enfatizando a importância do estudo dos substantivos e seus determinantes para a compreensão e produção de textos. Além disso, deve ressaltar a relevância do uso correto destes elementos para a comunicação efetiva na língua portuguesa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conceitos Anteriores:
    • O professor deve iniciar a aula revisando brevemente os conceitos de substantivo e adjetivo, que foram estudados em aulas anteriores. Essa revisão pode ser feita através de um jogo rápido de perguntas e respostas ou através de exemplos práticos. (3 - 5 minutos)
  2. Situações Problema:
    • O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o assunto:
      • Situação 1: "Imagine que você está escrevendo uma história e precisa descrever um personagem. Como você faria para utilizar os substantivos e seus determinantes de forma correta e eficaz, de modo a transmitir as características e particularidades desse personagem para o leitor?"
      • Situação 2: "Agora imagine que você está lendo um texto e encontra a seguinte frase: 'O menino pegou os brinquedos e os guardou na caixa'. Como você interpretaria essa frase, levando em consideração os substantivos e seus determinantes? Qual seria a importância deles para a compreensão do texto?" (5 - 7 minutos)
  3. Contextualização:
    • O professor deve explicar a importância do estudo dos substantivos e seus determinantes, demonstrando como esses elementos são fundamentais para a construção do sentido e da estrutura das frases e dos textos. O professor pode destacar que, ao utilizar corretamente os substantivos e seus determinantes, os alunos serão capazes de se expressar de forma mais clara e precisa, tanto na escrita como na fala. Além disso, o professor pode mencionar que o conhecimento sobre esses elementos é essencial para a interpretação e análise de textos, sejam eles literários, jornalísticos, científicos, entre outros. (2 - 3 minutos)
  4. Introdução do Tópico:
    • O professor deve introduzir o tópico da aula, apresentando o substantivo e seus determinantes como um conjunto de palavras que, juntas, são capazes de nomear e determinar seres, objetos, lugares, ideias, entre outros. O professor pode, então, apresentar exemplos de substantivos e seus determinantes, explicando a função de cada um. (2 - 3 minutos)

O professor deve encorajar os alunos a participar ativamente da aula, fazendo perguntas, compartilhando suas ideias e soluções para as situações-problema propostas. Além disso, o professor deve aproveitar esse momento para observar o nível de conhecimento dos alunos sobre o assunto e identificar possíveis dificuldades que possam surgir durante a aula.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Classificação de Frases (10 - 12 minutos)

    • O professor deve preparar previamente uma lista de frases que contenham substantivos e seus determinantes. As frases devem ser variadas, de modo a permitir que os alunos identifiquem diferentes tipos de determinantes.
    • Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de até cinco pessoas. Cada grupo receberá a lista de frases e a tarefa de classificar os determinantes em artigos, demonstrativos, possessivos, indefinidos e numerais.
    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos quando necessário e esclarecendo dúvidas.
    • Ao final da atividade, cada grupo deve apresentar suas classificações para a turma, justificando suas escolhas. O professor deve corrigir e comentar as respostas, reforçando os conceitos e esclarecendo possíveis dúvidas.
  2. Atividade de Criação de História (10 - 12 minutos)

    • Ainda em grupos, os alunos receberão a tarefa de criar uma história curta, de no máximo dez frases, utilizando substantivos e seus determinantes de forma correta e eficaz.
    • O professor deve fornecer um tema para a história, de modo a direcionar a produção dos alunos. Por exemplo, o tema pode ser "um dia na escola" ou "uma viagem à praia".
    • Os alunos devem ser incentivados a utilizar diferentes tipos de determinantes em suas histórias, de modo a demonstrar o entendimento do conceito.
    • Após a produção das histórias, cada grupo deve escolher um representante para ler a história para a turma. O professor deve avaliar as histórias, levando em consideração o uso correto dos substantivos e seus determinantes.
  3. Atividade de Revisão e Reforço (5 - 7 minutos)

    • Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve propor um jogo de revisão e reforço. O jogo pode ser um quiz, um jogo de tabuleiro adaptado ou uma competição de perguntas e respostas.
    • O professor deve preparar previamente as questões, que devem abordar os conceitos de substantivos e determinantes, e organizar a dinâmica do jogo.
    • O objetivo do jogo é revisar os conceitos aprendidos, reforçar o entendimento dos alunos e promover a interação e a cooperação entre eles.

Essas atividades foram pensadas para promover a aprendizagem ativa e significativa, através do envolvimento dos alunos em situações-problema e desafios contextualizados. Além disso, as atividades em grupo permitem a troca de ideias e o compartilhamento de conhecimentos, o que contribui para o Desenvolvimento da habilidade de comunicação e colaboração dos alunos.

Retorno (5 - 7 minutos)

  1. Discussão em Grupo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve aproveitar o final das atividades em grupo para promover uma discussão coletiva, na qual cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas soluções ou conclusões.
    • Durante essa discussão, o professor pode fazer perguntas que estimulem os alunos a refletir sobre os conceitos aprendidos e a conexão deles com a prática. Por exemplo: "Como vocês utilizaram os determinantes para criar as histórias?" ou "Quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram ao classificar os determinantes das frases?".
    • O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, promovendo um ambiente de respeito e valorização das diferentes opiniões e contribuições.
  2. Conexão com a Teoria (1 - 2 minutos)

    • Após a discussão em grupo, o professor deve fazer uma breve síntese, conectando as atividades práticas realizadas com a teoria apresentada no início da aula.
    • O professor pode, por exemplo, ressaltar a importância dos determinantes na construção do sentido das frases e textos, demonstrando, através dos exemplos das atividades, como a escolha e o uso corretos dos determinantes podem alterar o significado e a interpretação dos enunciados.
    • O professor deve enfatizar que o conhecimento sobre os substantivos e seus determinantes não se limita a um conteúdo gramatical, mas é uma ferramenta essencial para a comunicação eficaz e a compreensão de diferentes tipos de textos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • O professor pode fazer perguntas que estimulem essa reflexão, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • O professor deve ressaltar que a reflexão é uma etapa fundamental do processo de aprendizagem, pois permite que os alunos internalizem os conceitos, identifiquem suas dificuldades e necessidades de aprendizado e se preparem para novas aprendizagens.

O Retorno é uma etapa fundamental do planejamento da aula, pois permite que o professor avalie o alcance dos Objetivos propostos, verifique o nível de compreensão dos alunos e identifique possíveis dificuldades que necessitem de um reforço ou revisão em aulas futuras. Além disso, o Retorno contribui para o Desenvolvimento da habilidade de metacognição dos alunos, ao estimulá-los a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Recapitulação dos Conteúdos (1 - 2 minutos)

    • O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de substantivos e determinantes, a identificação e classificação dos tipos de determinantes (artigos, demonstrativos, possessivos, indefinidos e numerais) e a importância desses elementos na comunicação eficaz e na compreensão e produção de textos.
    • O professor pode, por exemplo, recapitular esses pontos apresentando uma lista rápida de verificação, na qual cada item é brevemente revisado e confirmado. Isso ajuda a fixar os conceitos na mente dos alunos e a garantir que todos os pontos importantes foram devidamente abordados.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve destacar a conexão entre a teoria apresentada no início da aula e as atividades práticas realizadas. Isso envolve reforçar como a compreensão e aplicação correta dos substantivos e seus determinantes foram essenciais para a realização das atividades e para a construção de sentido nas situações-problema propostas.
    • O professor pode, por exemplo, relembrar as estratégias utilizadas pelos alunos para resolver as atividades e discutir como essas estratégias se basearam nos conceitos teóricos apresentados. Isso ajuda a reforçar a importância e a relevância do conhecimento teórico, ao demonstrar como ele é aplicado na prática.
  3. Sugestões de Materiais Extras (1 minuto)

    • Para complementar o aprendizado, o professor pode sugerir materiais extras para os alunos explorarem. Isso pode incluir leituras adicionais sobre o tema, exercícios online, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor deve, por exemplo, recomendar um site de gramática online, no qual os alunos podem encontrar mais informações sobre substantivos e determinantes, além de exercícios interativos para praticar o que foi aprendido. Além disso, o professor pode sugerir a leitura de um conto ou texto literário, no qual os alunos devem identificar e analisar os substantivos e seus determinantes.
    • Essas sugestões de materiais extras ajudam a incentivar o estudo autônomo e aprofundado, ao mesmo tempo em que proporcionam novas oportunidades de aprendizado e prática.
  4. Importância do Assunto no Dia a Dia (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve enfatizar a importância do conhecimento adquirido para o dia a dia e para a formação dos alunos. Isso pode ser feito destacando como a habilidade de utilizar corretamente os substantivos e seus determinantes é essencial para a comunicação eficaz na língua portuguesa, seja na escrita, seja na fala.
    • O professor pode, por exemplo, apresentar situações cotidianas nas quais o uso correto dos substantivos e seus determinantes é fundamental, como ao preencher um formulário, ao escrever um e-mail formal, ao interpretar um artigo de jornal, entre outras. Isso ajuda a demonstrar a relevância prática do que foi aprendido e a motivar os alunos a aplicar esse conhecimento em diferentes contextos.

A Conclusão é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite que o professor faça um balanço do que foi aprendido, reforce os conceitos-chave, estabeleça conexões entre a teoria e a prática, e motive os alunos a continuar estudando e aplicando o que foi aprendido. Além disso, a Conclusão contribui para a formação integral dos alunos, ao destacar a relevância e o impacto do assunto estudado em suas vidas e no mundo ao seu redor.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies