Entrar

Plano de aula de O Substantivo e seus Determinantes

Português

Original Teachy

'EF07LP03'

O Substantivo e seus Determinantes

Plano de Aula | Metodologia Teachy | O Substantivo e seus Determinantes

Palavras ChaveSubstantivos, Determinantes, Artigos, Numerais, Grau, Gênero, Metodologia Digital, Gamificação, Criação de Conteúdo, Interatividade, Colaboração, Ferramentas Digitais, Redes Sociais, Foto-Story, Vídeos Educativos, Caça ao Tesouro Digital
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets, Acesso à internet, Aplicativos de edição de imagem (Canva, PicsArt ou similares), Aplicativos de edição de vídeo (InShot, CapCut ou similares), Documentos online (Google Docs ou similares), Projetor ou tela para apresentações, Fones de ouvido (opcional)
Códigos BNCCEF07LP03: Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.; EF07LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10-15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão clara e concisa sobre os objetivos que serão alcançados durante a aula. Isso ajudará a orientar as atividades práticas e garantir que todos os alunos estejam alinhados com os resultados esperados.

Objetivos principais:

1. Identificar substantivos e seus determinantes, como artigos e numerais.

2. Classificar substantivos de acordo com o grau e gênero.

Introdução

Duração: 15-20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, despertando sua curiosidade e incentivando o uso da tecnologia para descobrir novas informações. As perguntas chave irão preparar o terreno para a aula prática, ajudando os alunos a relembrar e organizar o conhecimento prévio que adquiriram. Esta introdução também promove um ambiente colaborativo e interativo, que é essencial para a Metodologia Digital.

Aquecendo

 Para dar início à aula, explique aos alunos que hoje eles irão aprofundar seus conhecimentos sobre os substantivos e seus determinantes, como artigos e numerais. Destaque que os substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, qualidades, ações, entre outros, e que os determinantes ajudam a especificar esses substantivos. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre substantivos. Por exemplo, eles podem procurar curiosidades sobre a origem das palavras ou exemplos de substantivos em outras línguas. Esta atividade rápida irá ajudá-los a conectar o tema da aula ao mundo digital e às suas experiências cotidianas.

Reflexões Iniciais

1. ❓ O que é um substantivo?

2. ❓ Como os substantivos podem ser classificados quanto ao grau e gênero?

3. ❓ Quais são os principais determinantes dos substantivos?

4. ❓ Como os artigos e os numerais atuam como determinantes dos substantivos?

5. ❓ Podem dar exemplos de substantivos que encontraram durante a busca online?

Desenvolvimento

Duração: 75-85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma experiência prática e interativa, onde possam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre substantivos e seus determinantes em contextos diversificados e relevantes para sua realidade digital. Além disso, essa fase visa desenvolver habilidades tecnológicas, colaborativas e criativas.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criação de um Foto-Story com Substantivos

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Aplicar os conhecimentos sobre substantivos e seus determinantes em um contexto visual, estimulando a criatividade e o uso de ferramentas digitais.

- Descrição: Os alunos irão criar um 'Foto-Story' utilizando imagens que encontrarão na internet ou capturadas com seus próprios celulares. Eles deverão selecionar imagens que representem substantivos e, em seguida, criar legendas que incluam os determinantes adequados (artigos e numerais), além de classificar o substantivo quanto ao grau e gênero.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema para o seu Foto-Story. Por exemplo: animais, objetos da sala de aula, elementos da natureza, entre outros.

  • Os alunos devem buscar ou capturar no mínimo 10 imagens relacionadas ao tema escolhido.

  • Cada imagem deve ser legendada com uma frase que contenha o substantivo da imagem e seus determinantes (artigos e numerais).

  • Os alunos devem classificar cada substantivo quanto ao grau (diminutivo, aumentativo) e gênero (masculino, feminino).

  • Os grupos devem usar aplicativos de edição de imagem (como Canva, PicsArt ou similares) para criar um slideshow ou apresentação digital.

  • No final, cada grupo deve compartilhar seu Foto-Story com a turma e explicar as escolhas feitas para os substantivos e seus determinantes.

Atividade 2 -  Influenciador Digital Linguístico

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e uso de ferramentas digitais, enquanto reforçam os conceitos gramaticais estudados.

- Descrição: Os alunos irão desempenhar o papel de influenciadores digitais que precisam criar um conteúdo educativo para suas redes sociais, explicando aos seguidores o que são substantivos, seus determinantes e as classificações de grau e gênero.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma plataforma digital para simular a criação de conteúdo (Instagram, TikTok, YouTube, etc).

  • Os alunos devem elaborar um roteiro para um vídeo de 2-3 minutos, onde eles explicam o que são substantivos, descrevem seus determinantes (artigos e numerais) e mostram exemplos. Devem também explicar a classificação de substantivos quanto ao grau e gênero.

  • Os grupos podem utilizar seus celulares para gravar o vídeo. Devem ser incentivados a usar elementos criativos como música, filtros e efeitos especiais.

  • Cada grupo deve editar seu vídeo utilizando aplicativos de edição disponíveis (como InShot, CapCut, ou similares).

  • Após finalizarem o vídeo, cada grupo apresenta seu conteúdo para a turma e responde perguntas dos colegas sobre o tema abordado.

Atividade 3 -  Gamificação com Caça ao Tesouro Digital

> Duração: 60-70 minutos

- Objetivo: Estimular habilidades de pesquisa, interpretação e colaboração, além de reforçar o entendimento sobre substantivos e seus determinantes por meio de uma atividade lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro digital, onde deverão encontrar pistas sobre os substantivos e seus determinantes em diferentes sites e aplicativos. Cada pista levará a próxima, e ao final, os alunos deverão resolver um enigma gramatical.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • O professor deve criar e compartilhar um documento online (Google Docs) com a primeira pista.

  • Cada pista deve levar os alunos a uma nova tarefa digital, como: encontrar um substantivo específico em um artigo online, identificar determinantes em uma reportagem, ou utilizar um aplicativo de tradução para encontrar substantivos em outras línguas.

  • As pistas devem ser descritivas e desafiadoras, exigindo que os alunos utilizem habilidades de pesquisa online e interpretação de texto.

  • Para cada tarefa completada corretamente, os alunos ganham uma 'chave digital' que deve ser usada para resolver o enigma final.

  • O enigma final pode ser uma frase ou texto com substantivos omitidos, onde os alunos devem preencher as lacunas com as palavras corretas, incluindo os determinantes.

Retorno

Duração: 20-25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é promover a reflexão sobre o aprendizado adquirido, reforçando a importância da colaboração e do uso de ferramentas digitais. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem suas experiências e aprendam uns com os outros, enquanto o feedback 360° oferece uma oportunidade para o desenvolvimento de habilidades sociais e de autoavaliação, essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Após a conclusão das atividades práticas, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Siga este roteiro sugerido para introduzir a discussão:

Roteiro para Discussão

  1. Introdução: 'Agora que concluímos as atividades, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e reflexões.'
  2. Apresentações dos Grupos: 'Comecemos com o Grupo 1. Por favor, compartilhem o seu Foto-Story e as principais dificuldades e aprendizados que tiveram ao realizar a atividade.'
  3. Discussão Aberta: 'O que vocês acharam mais interessante nas apresentações dos colegas? Alguém teve uma experiência diferente ou semelhante que gostaria de compartilhar?'
  4. Conexão com a Realidade: 'Como vocês acham que esse conhecimento sobre substantivos e seus determinantes pode ser aplicado em nossas vidas diárias, especialmente no ambiente digital?'

Reflexões

1. ❓ Qual foi o maior desafio que vocês encontraram ao identificar e classificar os substantivos e seus determinantes? 2. ❓ Como a utilização das ferramentas digitais ajudou ou dificultou a realização das atividades? 3. ❓ O que vocês aprenderam sobre o trabalho em grupo e como isso pode ser aplicado a outras áreas de estudo?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso.

Roteiro para Feedback

  1. Preparação do Feedback: 'Antes de começarmos, lembrem-se de que o feedback deve ser específico, construtivo e respeitoso. Foquem em aspectos positivos e em sugestões de melhoria.'
  2. Feedback Individual: 'Cada aluno terá 2 minutos para receber feedback dos colegas. Vamos começar com o aluno X. Os colegas podem agora compartilhar suas opiniões.'
  3. Rotatividade: 'Agora, vamos para o próximo aluno. Repitam o processo até que todos tenham recebido feedback.'

Conclusão

Duração: 10-15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectando os conceitos trabalhados com a realidade digital dos alunos. Além disso, busca-se demonstrar a relevância prática do conteúdo no dia a dia, reforçando a importância do uso adequado da linguagem em contextos modernos e incentivando a aplicação do conhecimento em suas vidas cotidianas.

Resumo

Resumo Divertido: Vamos resumir nossa aventura gramatical de hoje! Imagine uma festa onde os convidados são substantivos: os heróis que nomeiam tudo ao nosso redor. Cada substantivo trouxe amigos importantes: os artigos (os porteiros da festa que dizem se alguém é o ou um), os numerais (os contadores que dizem quantos convidados há), e claro, temos que notar se os substantivos estão em grau diminutivo ou aumentativo e se são masculinos ou femininos. Foi uma verdadeira balada gramatical! 

No Mundo

No Mundo Atual: Nossa aula se conecta intensamente com o mundo digital e moderno. Em uma era repleta de redes sociais, blogs, e conteúdo visual, entender como utilizar substantivos e seus determinantes de forma correta é crucial para criar conteúdos claros e atrativos. Desde legendas no Instagram até vídeos no YouTube, o conhecimento sobre substantivos ajuda a comunicar melhor as ideias e atrair mais público.

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Saber identificar e utilizar corretamente os substantivos e seus determinantes torna a comunicação mais eficiente, seja em textos acadêmicos, mensagens, posts nas redes sociais ou até mesmo em conversas do cotidiano. Isso melhora a clareza e a precisão na expressão das ideias, um aspecto fundamental em nossa sociedade digital.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies