Entrar

Plano de aula de O Substantivo e seus Determinantes

Português

Original Teachy

'EF07LP03'

O Substantivo e seus Determinantes

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | O Substantivo e seus Determinantes

Palavras ChaveSubstantivos, Determinantes, Artigos, Numerais, Gênero, Grau, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, Metodologia Socioemocional, RULER, Meditação Guiada, Análise de Textos, Reflexão Emocional, Regulação Emocional, Metas Pessoais, Metas Acadêmicas
Materiais NecessáriosTextos curtos (trechos de contos, notícias ou livros), Cópias impressas dos textos para cada grupo, Cadernos, Canetas, Marcadores de texto, Quadro branco e marcadores, Relógio ou cronômetro para monitorar o tempo, Ambiente tranquilo para a meditação guiada
Códigos BNCCEF07LP03: Formar, com base em palavras primitivas, palavras derivadas com os prefixos e sufixos mais produtivos no português.; EF07LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, adjetivos que ampliam o sentido do substantivo sujeito ou complemento verbal.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão clara dos objetivos da aula, permitindo que os alunos saibam exatamente o que se espera que eles aprendam. Isso estabelece uma base sólida para o engajamento e a participação ativa, ao mesmo tempo que começa a desenvolver suas competências socioemocionais, como o autoconhecimento e a tomada de decisão responsável, ao entenderem a importância do conteúdo a ser abordado.

Objetivos Principais

1. Desenvolver a habilidade de identificar substantivos e seus determinantes (artigos e numerais) em frases e textos.

2. Classificar substantivos quanto ao grau e gênero, compreendendo suas variações e usos adequados.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Conexão com a Mente

A atividade de aquecimento emocional consiste em uma Meditação Guiada, que ajuda os alunos a focarem, estarem presentes no momento e se concentrarem melhor para a aula.

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmemente plantados no chão e as mãos repousando sobre o colo.

2. Oriente-os a fecharem os olhos ou a manterem um olhar suave, focando em um ponto fixo à frente.

3. Instrua os alunos a respirarem fundo pelo nariz, enchendo os pulmões de ar, e depois soltarem o ar lentamente pela boca. Repita essa respiração profunda três vezes.

4. Guie os alunos para que se concentrem em sua respiração natural, sentindo o ar entrar e sair do corpo. Peça que observem como o corpo se sente ao inspirar e expirar.

5. Use uma voz calma e serena para conduzir uma visualização guiada, pedindo aos alunos que imaginem um lugar tranquilo e seguro, como uma praia ou um campo florido.

6. Encoraje os alunos a se concentrarem em detalhes sensoriais desse lugar, como o som das ondas, o cheiro das flores ou a sensação da brisa suave.

7. Após alguns minutos, peça aos alunos que comecem a trazer a atenção de volta para a sala de aula, movendo gentilmente os dedos e os pés.

8. Finalize a meditação pedindo aos alunos que abram os olhos lentamente e façam um alongamento suave, preparando-se mentalmente para a aula.

Contextualização do Conteúdo

Compreender o papel dos substantivos e seus determinantes é essencial não apenas para a gramática, mas também para a comunicação eficiente. Imagine a frase 'O corajoso herói enfrentou dez dragões'. Sem os substantivos e seus determinantes, essa frase não faria sentido. Essa habilidade é fundamental para escrever redações, entender textos complexos e até mesmo para a comunicação diária. Além disso, ao explorar essas estruturas linguísticas, os alunos desenvolvem a capacidade de expressar suas emoções e pensamentos de forma mais clara e precisa, o que é crucial para o desenvolvimento socioemocional.

Desenvolvimento

Duração: 60 - 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 15 - 20 minutos

1. Definição de Substantivo: Substantivo é a palavra que nomeia seres, objetos, lugares, sentimentos, qualidades, ações, etc. É a base do sujeito e do objeto direto e indireto nas frases.

2. Tipos de Substantivos: Existem vários tipos de substantivos, como: comuns, próprios, concretos, abstratos, coletivos, simples e compostos.

3. Exemplos de Substantivos:

4. Comuns: mesa, cadeira, livro.

5. Próprios: João, Brasil, São Paulo.

6. Concretos: casa, árvore, computador.

7. Abstratos: amor, alegria, tristeza.

8. Coletivos: cardume, floresta, bando.

9. Simples: sol, mar, flor.

10. Compostos: guarda-chuva, girassol, couve-flor.

11. Determinantes dos Substantivos:

12. Artigos: São palavras que precedem os substantivos para determiná-los de forma definida (o, a, os, as) ou indefinida (um, uma, uns, umas).

13. Numerais: Indicam quantidade ou ordem dos substantivos, como 'dois', 'terceiro', 'dez'.

14. Classificação dos Substantivos quanto ao Gênero:

15. Masculino: palavras que utilizam 'o' ou 'os' (ex: menino, carros).

16. Feminino: palavras que utilizam 'a' ou 'as' (ex: menina, casas).

17. Comum de dois gêneros: palavras que usam o mesmo termo para ambos os gêneros, diferenciando-se pelo artigo (ex: o estudante, a estudante).

18. Epicenos: palavras que designam animais ou plantas e utilizam os mesmos termos, independentemente do sexo (ex: a águia).

19. Sobrecomuns: palavras que utilizam a mesma forma para ambos os gêneros, sem diferenciação (ex: a criança, o cônjuge).

20. Classificação dos Substantivos quanto ao Grau:

21. Aumentativo: expressa aumento do tamanho ou intensidade (ex: casarão, mesona).

22. Diminutivo: expressa diminuição do tamanho ou intensidade (ex: casinha, mesinha).

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 - 35 minutos

Explorando Substantivos e Determinantes

Esta atividade irá envolver os alunos em uma leitura e análise de textos curtos, onde deverão identificar e classificar substantivos e seus determinantes. Em seguida, os alunos irão discutir em grupos as emoções evocadas pelos textos e a importância dos substantivos na construção das frases.

1. Divida os alunos em grupos de 4 a 5.

2. Distribua um texto curto para cada grupo. Os textos podem ser trechos de contos, notícias ou trechos de livros populares entre os adolescentes.

3. Peça aos grupos que leiam o texto e sublinhem todos os substantivos e seus determinantes.

4. Após a identificação, os alunos devem classificar os substantivos quanto ao gênero e ao grau.

5. Cada grupo deve preparar uma pequena apresentação para compartilhar suas descobertas com o restante da turma.

6. Durante a apresentação, incentive os alunos a discutirem as emoções que os textos evocaram e como os substantivos contribuíram para essas emoções.

7. Finalize a atividade com uma discussão em grupo, focando nas habilidades socioemocionais desenvolvidas durante a atividade.

Discussão e Feedback em Grupo

Para guiar a discussão em grupo, utilize o método RULER. Comece pedindo aos alunos que reconheçam as emoções que sentiram durante a leitura dos textos e ao longo da atividade. Incentive-os a compartilhar suas experiências e sentimentos. Em seguida, ajude-os a compreender as causas dessas emoções, explorando como os substantivos e seus determinantes influenciaram a forma como perceberam o texto. Peça aos alunos que nomeiem as emoções sentidas, usando palavras específicas para descrever como se sentiram (por exemplo, felizes, tristes, animados, frustrados). Prossiga para a etapa de expressar: incentive os alunos a compartilharem suas emoções de maneira apropriada, respeitando os sentimentos dos colegas e valorizando a diversidade de experiências emocionais. Por fim, discuta estratégias para regular as emoções, destacando a importância de técnicas como a respiração profunda, a meditação guiada e a comunicação assertiva para lidar com sentimentos intensos. Este processo não só reforça o entendimento do conteúdo gramatical, mas também promove um ambiente de aprendizado emocionalmente seguro e colaborativo.

Conclusão

Duração: 20 - 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de Reflexão e Regulação Emocional, peça aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre os desafios enfrentados durante a aula. Eles devem considerar como se sentiram em diferentes momentos, como lidaram com as emoções que surgiram e quais estratégias utilizaram para manter o foco e a colaboração. Alternativamente, organize uma discussão em grupo onde cada aluno possa compartilhar suas experiências e ouvir as dos colegas. Essa troca é essencial para que todos compreendam que sentir emoções diversas é normal e que existem várias formas eficazes de gerenciá-las.

Objetivo: O objetivo dessa subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional, ajudando os alunos a refletirem sobre suas próprias experiências emocionais e identificarem estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras. Isso promove o autoconhecimento e o autocontrole, componentes essenciais para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para o encerramento, oriente os alunos a definirem metas pessoais e acadêmicas. O professor deve explicar a importância de ter objetivos claros e alcançáveis para continuar aprimorando o aprendizado do conteúdo abordado. Peça aos alunos que escrevam suas metas em seus cadernos e compartilhem com um colega, criando um compromisso mútuo para alcançar essas metas.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Identificar e utilizar corretamente substantivos e seus determinantes em novos textos.

2. Classificar substantivos quanto ao grau e gênero em exercícios futuros.

3. Aplicar o conhecimento sobre substantivos para melhorar a escrita de redações e outros textos.

4. Desenvolver estratégias de regulação emocional para lidar com frustrações e desafios acadêmicos.

5. Praticar a comunicação assertiva e o respeito pelos sentimentos dos outros em discussões em grupo. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado, incentivando-os a continuar desenvolvendo suas habilidades acadêmicas e socioemocionais. Estabelecer metas claras e compartilhá-las promove responsabilidade e compromisso, além de ajudar a manter o foco no crescimento contínuo tanto no aspecto pessoal quanto no acadêmico.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies