Plano de Aula | Metodologia Ativa | Tipologia Narrativa: Notícia e Reportagem
Palavras Chave | Notícia, Reportagem, Jornalismo, Investigação, Estrutura textual, Simulação, Redação jornalística, Compreensão crítica, Atividades práticas, Discussão em grupo, Aplicação do conhecimento, Diferenciação textual |
Materiais Necessários | Envelopes lacrados com informações de eventos misteriosos, Computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa, Materiais de escrita (canetas, lápis, borrachas, papel), Câmera ou gravador de voz para simulação de entrevistas, Quadro branco e marcadores para anotações, Projetor para apresentações de slides |
Códigos BNCC | EF07LP01: Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado.; EF07LP02: Comparar notícias e reportagens sobre um mesmo fato divulgadas em diferentes mídias, analisando as especificidades das mídias, os processos de (re)elaboração dos textos e a convergência das mídias em notícias ou reportagens multissemióticas.; EF67LP08: Identificar os efeitos de sentido devidos à escolha de imagens estáticas, sequenciação ou sobreposição de imagens, definição de figura/fundo, ângulo, profundidade e foco, cores/tonalidades, relação com o escrito (relações de reiteração, complementação ou oposição) etc. em notícias, reportagens, fotorreportagens, foto-denúncias, memes, gifs, anúncios publicitários e propagandas publicados em jornais, revistas, sites na internet etc.; EF67LP09: Planejar notícia impressa e para circulação em outras mídias (rádio ou TV/vídeo), tendo em vista as condições de produção, do texto – objetivo, leitores/espectadores, veículos e mídia de circulação etc. –, a partir da escolha do fato a ser noticiado (de relevância para a turma, escola ou comunidade), do levantamento de dados e informações sobre o fato – que pode envolver entrevistas com envolvidos ou com especialistas, consultas a fontes, análise de documentos, cobertura de eventos etc.–, do registro dessas informações e dados, da escolha de fotos ou imagens a produzir ou a utilizar etc. e a previsão de uma estrutura hipertextual (no caso de publicação em sites ou blogs noticiosos).; EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.; EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.; EF67LP15: Identificar a proibição imposta ou o direito garantido, bem como as circunstâncias de sua aplicação, em artigos relativos a normas, regimentos escolares, regimentos e estatutos da sociedade civil, regulamentações para o mercado publicitário, Código de Defesa do Consumidor, Código Nacional de Trânsito, ECA, Constituição, dentre outros.; EF67LP16: Explorar e analisar espaços de reclamação de direitos e de envio de solicitações (tais como ouvidorias, SAC, canais ligados a órgãos públicos, plataformas do consumidor, plataformas de reclamação), bem como de textos pertencentes a gêneros que circulam nesses espaços, reclamação ou carta de reclamação, solicitação ou carta de solicitação, como forma de ampliar as possibilidades de produção desses textos em casos que remetam a reivindicações que envolvam a escola, a comunidade ou algum de seus membros como forma de se engajar na busca de solução de problemas pessoais, dos outros e coletivos.; EF67LP20: Realizar pesquisa, a partir de recortes e questões definidos previamente, usando fontes indicadas e abertas.; EF67LP31: Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros. |
Ano Escolar | 7º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 minutos)
A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco da aula e garantir que os alunos compreendam claramente o que se espera deles. Ao estabelecer objetivos bem definidos, o professor orienta os alunos a concentrarem-se nos aspectos essenciais do tema, facilitando a aplicação prática do conhecimento adquirido previamente em casa. Além disso, esta etapa ajuda a alinhar as expectativas dos alunos com as atividades propostas, maximizando a eficácia do tempo de aula.
Objetivos principais:
1. Compreender as características distintas de uma notícia e de uma reportagem, destacando a brevidade e imediatez da notícia e a profundidade e investigação da reportagem.
2. Identificar e analisar exemplos práticos de notícias e reportagens, observando como esses tipos de textos são estruturados e quais elementos os diferenciam.
Objetivos secundários:
- Desenvolver habilidades críticas de análise e comparação entre diferentes tipos de texto jornalístico.
- Estimular a discussão e o debate entre os alunos para aprofundar o entendimento do conteúdo.
Introdução
Duração: (15 minutos)
A etapa de Introdução serve para engajar os alunos e aplicar o conhecimento prévio sobre notícias e reportagens em situações práticas e contextualizadas. As situações problema incentivam os alunos a pensar criticamente sobre como os diferentes tipos de texto jornalístico são utilizados em cenários reais, preparando-os para a análise mais aprofundada e discussão durante a aula. A contextualização ajuda a estabelecer a relevância do tema, ligando-o ao cotidiano dos alunos e ampliando sua percepção sobre o impacto da mídia na sociedade.
Situações Problema
1. Imagine que um grande evento esportivo foi cancelado de última hora devido a uma emergência. Como diferenciaríamos a notícia inicial que apenas informa o cancelamento, de uma reportagem posterior que investiga as causas e consequências do incidente?
2. Pensem em um caso de corrupção política que foi descoberto recentemente. Como a notícia desse caso seria inicialmente divulgada e quais elementos levariam posteriormente a uma reportagem mais aprofundada sobre o assunto?
Contextualização
Para compreender a importância da distinção entre notícia e reportagem, é essencial analisar o papel que cada uma desempenha na sociedade. As notícias, por sua brevidade e imediatez, são essenciais para manter o público informado sobre eventos atuais, enquanto as reportagens, com sua investigação aprofundada, servem para esclarecer, analisar e, muitas vezes, provocar mudanças. Exemplos reais, como o impacto de uma notícia sobre a economia ou uma reportagem que revelou práticas ilegais, ajudam a ilustrar como esses textos moldam nossa percepção e tomada de decisão no dia a dia.
Desenvolvimento
Duração: (75 - 80 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e interativa os conceitos estudados previamente em casa sobre notícias e reportagens. Ao trabalhar em grupos, eles desenvolvem habilidades de colaboração, comunicação e pensamento crítico, enquanto aprofundam seu entendimento sobre a estrutura e o propósito de cada tipo de texto jornalístico. As atividades propostas são cenários simulados que desafiam os alunos a pensar como verdadeiros jornalistas, melhorando assim sua capacidade de analisar, sintetizar e comunicar informações de maneira eficaz e convincente.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Mistério na Escola: Notícia e Reportagem
> Duração: (70 - 75 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de redação jornalística, compreensão e aplicação dos conceitos de notícia e reportagem.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo receberá um envelope lacrado contendo informações sobre um evento misterioso que ocorreu na escola, como o desaparecimento de um objeto valioso. O conteúdo do envelope incluirá evidências, testemunhos e outros dados. Os alunos deverão usar esses materiais para redigir, primeiramente, uma notícia que responda às perguntas básicas do jornalismo (quem, o quê, onde, quando, por quê e como) e, em seguida, uma reportagem que aprofunde a investigação sobre o incidente.
- Instruções:
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Formem grupos de até 5 pessoas.
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Abram o envelope e leiam atentamente as informações contidas.
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Discutam em grupo para decidir como preencher as lacunas das notícias básicas (quem, o quê, onde, quando, por quê e como).
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Elaborem um texto de notícia que seja breve e informativo, utilizando as informações do envelope.
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Após a redação da notícia, discutam novamente para identificar pontos que precisam ser investigados mais a fundo.
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Utilizem as evidências e testemunhos para redigir uma reportagem que responda às questões levantadas na notícia, de maneira mais investigativa e detalhada.
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Preparem uma apresentação para o final da aula, onde cada grupo explicará sua notícia e reportagem para a classe.
Atividade 2 - O Jornalista em Ação
> Duração: (70 - 75 minutos)
- Objetivo: Praticar a pesquisa e redação jornalística em um cenário simulado, promovendo o entendimento das diferenças entre notícias e reportagens.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos simularão o papel de jornalistas em uma redação. Cada grupo receberá um tema específico (por exemplo, um acidente de trânsito, um novo projeto de caridade na escola, um fenômeno meteorológico inesperado). Os alunos deverão pesquisar, entrevistar e coletar informações para escrever uma notícia e, posteriormente, uma reportagem sobre o tema dado.
- Instruções:
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Dividam-se em grupos de até 5 pessoas.
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Cada grupo recebe um tema específico para pesquisar e redigir uma notícia e uma reportagem.
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Pesquisem online, façam entrevistas (simuladas) e coletem informações relevantes para o tema.
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Redijam uma notícia que responda às perguntas básicas do jornalismo.
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Utilizem as informações coletadas para escrever uma reportagem mais aprofundada e analítica.
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Preparem uma apresentação para o final da aula, onde cada grupo apresentará sua notícia e reportagem.
Atividade 3 - Correspondentes Internacionais
> Duração: (70 - 75 minutos)
- Objetivo: Entender como diferentes tipos de mídia cobrem eventos internacionais e praticar a redação de notícias e reportagens para veículos específicos.
- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, assumirão o papel de correspondentes internacionais. Cada grupo representará um veículo de mídia diferente (jornal, rádio, TV, online) e receberá a tarefa de cobrir um evento internacional fictício (por exemplo, uma conferência sobre mudanças climáticas). Eles deverão primeiro redigir uma notícia e então, aprofundar a cobertura com uma reportagem.
- Instruções:
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Formem grupos de até 5 pessoas e escolham o veículo de mídia que irão representar.
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Leiam o briefing do evento internacional, fornecido pelo professor.
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Redijam uma notícia que seja adequada para o veículo de mídia escolhido, considerando as características de cada um.
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Utilizem as informações adicionais para escrever uma reportagem que aprofunde o tema e inclua diferentes perspectivas e análises.
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Preparem sua apresentação final, simulando uma transmissão ou publicação da notícia e reportagem.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas descobertas e compreensões com os colegas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento dos conceitos de notícia e reportagem, além de promover habilidades de comunicação e argumentação. Ao refletir sobre o processo de criação textual em um ambiente seguro, os alunos também podem identificar áreas para melhoria e crescimento, preparando-se para futuras atividades de escrita jornalística.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, promova uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a conversa com uma breve introdução, onde explique a importância de compartilhar e refletir sobre as experiências vivenciadas. Peça que cada grupo apresente um resumo do que descobriu e das dificuldades que enfrentou ao realizar as tarefas. Encoraje os alunos a discutir como as características de notícia e reportagem puderam ser aplicadas nos diferentes contextos propostos e quais aprendizados eles consideram mais significativos.
Perguntas Chave
1. Quais foram os principais desafios ao transformar os dados fornecidos em uma notícia e, posteriormente, em uma reportagem?
2. Como a estrutura da notícia e da reportagem ajudou a organizar as informações sobre o evento misterioso?
3. De que maneira a simulação de um veículo de mídia específico influenciou a sua abordagem jornalística?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos-chave da aula e como eles se aplicam no mundo real. Além disso, ao recapitular o conteúdo, o professor reforça a memória dos alunos e prepara o terreno para futuras lições, estabelecendo uma conexão clara entre a teoria e a prática. Esta etapa também visa reforçar a importância do estudo da tipologia narrativa de notícias e reportagens, destacando sua relevância no desenvolvimento de uma compreensão crítica da informação e na formação de cidadãos conscientes.
Resumo
Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre notícias e reportagens, enfatizando as diferenças estruturais e funcionais entre esses tipos de textos jornalísticos. É importante revisitar os conceitos de brevidade e imediatez das notícias, contrastando com a profundidade e a investigação das reportagens.
Conexão com a Teoria
O professor deve destacar como a aula conectou a teoria com a prática, permitindo que os alunos aplicassem o conhecimento teórico adquirido em casa na realização de atividades práticas em sala. Através de simulações e discussões, os alunos puderam ver a importância e aplicabilidade dos conceitos de notícia e reportagem em situações reais e simuladas, reforçando a compreensão do material.
Fechamento
Por fim, o professor deve enfatizar a importância do estudo de notícias e reportagens no cotidiano dos alunos, destacando como esses textos influenciam a percepção de eventos e temas na sociedade. Discutir exemplos reais de como a mídia informa e forma opiniões ajuda os alunos a perceber o impacto e a relevância do jornalismo em suas vidas.