Entrar

Plano de aula de Tipologia Narrativa: Gênero Conto

Português

Original Teachy

Tipologia Narrativa: Gênero Conto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a estrutura do conto: Os alunos devem ser capazes de identificar os elementos fundamentais que compõem um conto, tais como enredo, personagens, tempo e espaço. Eles também devem entender como esses elementos interagem para criar uma narrativa coerente.

  2. Identificar o gênero conto: Os alunos devem ser capazes de diferenciar o conto de outros gêneros narrativos, como o romance e a novela. Eles devem entender as características específicas do conto, como a concisão, a unidade de efeito e a presença de um clímax.

  3. Analisar contos: Com base na compreensão da estrutura e do gênero do conto, os alunos devem ser capazes de analisar contos, identificando os elementos narrativos e discutindo o efeito desses elementos na história.

Objetivos secundários:

  • Promover a leitura e a apreciação do conto: Além de adquirir conhecimento sobre a estrutura e o gênero do conto, os alunos devem ser incentivados a ler e a apreciar contos, reconhecendo a riqueza e a diversidade desse gênero narrativo.

  • Desenvolver habilidades críticas e analíticas: Através da análise de contos, os alunos devem desenvolver habilidades críticas e analíticas, aprendendo a examinar textos de forma aprofundada e a formular argumentos baseados em evidências textuais.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deverá começar a aula relembrando brevemente os conceitos de narrativa, gênero e elementos narrativos (enredo, personagens, tempo e espaço). É importante que os alunos tenham esses conceitos bem estabelecidos para que possam entender o novo conteúdo que será apresentado. (2 - 3 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações que despertem o interesse dos alunos e os façam pensar sobre o tema da aula. Por exemplo:

    • "Vocês já leram um conto que não parecia um conto? O que torna um texto um conto e não uma novela ou um romance?"

    • "Vocês já tentaram escrever um conto? Se sim, quais foram as dificuldades que encontraram? Se não, o que os impede de tentar?" (3 - 4 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância do gênero conto, destacando que, apesar de ser um dos gêneros mais antigos da literatura, ele continua a ser muito relevante e influente. O professor pode mencionar exemplos de autores renomados que se destacaram na escrita de contos, como Edgar Allan Poe, Machado de Assis e Clarice Lispector. Além disso, o professor pode mencionar que a habilidade de analisar contos pode ser útil em outras áreas, como a interpretação de textos para vestibulares e concursos. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode:

    • Compartilhar uma curiosidade sobre o gênero conto, como por exemplo, que o conto mais antigo conhecido é "A história de Sinuhe", escrito no Antigo Egito por volta de 1800 a.C.

    • Apresentar um trecho de um conto famoso que ilustre bem as características do gênero, como o conto "O gato preto" de Edgar Allan Poe, que tem um enredo conciso e impactante, personagens bem desenvolvidos e um desfecho surpreendente.

    • Propor um desafio, como por exemplo, pedir aos alunos que tentem resumir um conto que eles já leram em apenas um parágrafo, destacando os elementos essenciais da narrativa. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "O Jogo do Conto" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor deve preparar antecipadamente pequenos envelopes contendo cartões com diferentes elementos narrativos (enredo, personagens, tempo, espaço) e cartões com descrições desses elementos. Por exemplo, um envelope pode conter um cartão com a palavra "enredo" e outro com a descrição "a sequência de eventos que compõem a história". O professor deve preparar um envelope para cada grupo de 4-5 alunos.

    • Execução: Os alunos, divididos em grupos, devem receber um envelope. Eles devem então combinar os cartões de seu envelope, associando cada elemento narrativo com sua descrição. Uma vez que todos os grupos tenham terminado, o professor deve passar pelos grupos, verificando suas respostas e esclarecendo quaisquer dúvidas. Esta atividade tem como objetivo reforçar a compreensão dos alunos sobre os elementos narrativos, que são fundamentais para a análise do conto.

  2. Atividade 2 - "Criação de um Mini Conto" (10 - 12 minutos)

    • Preparação: O professor deve preparar antecipadamente uma lista de palavras ou frases que servirão como "gatilhos" para a criação de um conto. Essas palavras ou frases devem representar diferentes elementos narrativos (por exemplo, "um dia ensolarado", "uma porta misteriosa", "um personagem principal corajoso", "um problema a ser resolvido").

    • Execução: Os alunos, ainda divididos em grupos, devem escolher aleatoriamente uma palavra ou frase da lista preparada pelo professor. Eles, então, devem usar essa palavra ou frase como ponto de partida para a criação de um mini conto. O objetivo é que os alunos apliquem o conhecimento adquirido sobre os elementos narrativos e o gênero conto na criação de sua própria narrativa. Ao final da atividade, os grupos podem compartilhar seus mini contos com a classe, se desejarem.

  3. Atividade 3 - "Análise de um Conto" (5 - 8 minutos)

    • Preparação: O professor deve selecionar previamente um conto curto e acessível para os alunos. O conto deve ser de um autor conhecido e respeitado, e deve exemplificar bem as características do gênero conto.

    • Execução: Os alunos, ainda em seus grupos, devem ler o conto e identificar os diferentes elementos narrativos presentes na história. Eles também devem discutir como esses elementos contribuem para a estrutura e o efeito do conto. O professor deve circular pela sala, orientando os alunos e esclarecendo quaisquer dúvidas que possam surgir. Ao final da atividade, os grupos podem compartilhar suas análises com a classe, se desejarem.

Essas atividades têm como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão prática e concreta do gênero conto, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de leitura, escrita, trabalho em equipe e pensamento crítico. Além disso, as atividades são projetadas para serem divertidas e envolventes, o que ajuda a manter a atenção e o interesse dos alunos.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e pedir que cada grupo compartilhe brevemente suas conclusões ou soluções encontradas durante as atividades. Isso permite que os alunos aprendam uns com os outros e vejam diferentes maneiras de abordar a análise e a criação de contos.
    • O professor deve orientar a discussão, fazendo perguntas que incentivem os alunos a refletir sobre o que aprenderam. Por exemplo, "Quais foram as dificuldades que vocês enfrentaram ao tentar criar um conto? Como vocês as superaram?". O professor também pode perguntar aos alunos o que eles acharam das atividades e se sentiram que as atividades ajudaram a melhorar sua compreensão do gênero conto.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • O professor deve então fazer a conexão entre as atividades práticas realizadas pelos alunos e a teoria apresentada no início da aula. Por exemplo, o professor pode destacar como a atividade "O Jogo do Conto" ajudou a reforçar a compreensão dos alunos sobre os elementos narrativos, e como a atividade "Análise de um Conto" permitiu que os alunos aplicassem essa compreensão na prática.
    • O professor deve destacar como a compreensão da estrutura e do gênero do conto pode ser útil na análise de textos e na escrita criativa. O professor pode também falar sobre como a habilidade de analisar contos pode ser útil em outras disciplinas, como a interpretação de textos para vestibulares e concursos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas e, em seguida, o professor pode pedir a alguns voluntários que compartilhem suas respostas com a classe. Isso permite que o professor avalie a compreensão dos alunos e identifique quaisquer áreas que possam precisar de revisão ou esclarecimento em aulas futuras.

Este Retorno é uma parte crucial do plano de aula, pois permite que o professor avalie a eficácia da aula e faça os ajustes necessários para aulas futuras. Além disso, ao pedir aos alunos que reflitam sobre o que aprenderam, o professor está incentivando os alunos a se tornarem aprendizes ativos e a assumirem a responsabilidade por seu próprio aprendizado.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição e as características do gênero conto, bem como a estrutura básica deste tipo de narrativa.
    • Também deve relembrar os elementos fundamentais de uma narrativa e como eles se aplicam ao conto. Além disso, deve enfatizar a importância de entender a estrutura e o gênero do conto para a análise deste tipo de texto.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve destacar como as atividades práticas realizadas durante a aula permitiram aos alunos aplicar a teoria apresentada.
    • Deve ressaltar que a análise e a criação de contos são habilidades valiosas que podem ser aplicadas não apenas na literatura, mas também em outras áreas, como a interpretação de textos para vestibulares e concursos, a escrita criativa e até mesmo a resolução de problemas.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o gênero conto. Esses materiais podem incluir outros contos para leitura, vídeos educativos, sites de literatura e exercícios online de análise de contos.
    • O professor pode, por exemplo, sugerir a leitura de contos de autores renomados, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Edgar Allan Poe e Guy de Maupassant, e a análise desses contos à luz dos conceitos discutidos durante a aula.
  4. Importância do Conto no Dia a Dia (1 minuto)

    • Para encerrar, o professor deve reforçar a relevância do gênero conto no cotidiano, destacando que as habilidades adquiridas durante a aula, como a capacidade de analisar textos e de contar histórias de forma concisa e impactante, são úteis em diversas situações do dia a dia, desde a interpretação de um artigo de jornal até a elaboração de um relatório de trabalho.
    • Além disso, o professor pode lembrar aos alunos que a leitura de contos pode ser uma fonte de entretenimento e enriquecimento pessoal, permitindo que eles explorem diferentes realidades e perspectivas.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies