Entrar

Plano de aula de Verbo: Tempo, Modo e Aspectos do Presente

Português

Original Teachy

'EF07LP04'

Verbo: Tempo, Modo e Aspectos do Presente

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Verbo: Tempo, Modo e Aspectos do Presente

Palavras ChaveVerbos, Tempos Verbais, Modos Verbais, Aspectos do Presente, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Mindfulness, Expressão Emocional, Regulação Emocional
Materiais NecessáriosCartões com verbos no presente, Quadro e marcadores, Cadeiras confortáveis, Papéis e canetas para reflexão, Relógio ou cronômetro para controlar o tempo das atividades
Códigos BNCCEF07LP04: Reconhecer, em textos, o verbo como o núcleo das orações.; EF07LP06: Empregar as regras básicas de concordância nominal e verbal em situações comunicativas e na produção de textos.; EF07LP10: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: modos e tempos verbais, concordância nominal e verbal, pontuação etc.
Ano Escolar7º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao conteúdo da aula, estabelecendo a base para o entendimento dos tempos e modos verbais no presente. Ao definir claramente os objetivos, os alunos poderão focar no que é esperado deles, facilitando a assimilação do conhecimento e conectando-o ao desenvolvimento socioemocional, como o autoconhecimento e a tomada de decisão responsável.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e identificar os tempos e modos verbais no presente.

2. Compreender a importância dos tempos verbais na construção de frases e textos.

3. Desenvolver a habilidade de usar corretamente os verbos no presente em diferentes contextos.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Conexão com o Agora

Mindfulness: Focando no Momento Presente

1. Peça aos alunos que se sentem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés firmes no chão e as mãos repousadas sobre os joelhos.

2. Explique que farão um exercício de mindfulness para ajudá-los a focar e se concentrar melhor na aula.

3. Oriente os alunos a fecharem os olhos e respirarem profundamente algumas vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

4. Peça aos alunos que concentrem sua atenção na respiração, sentindo o ar entrar e sair dos pulmões.

5. Depois de algumas respirações, oriente-os a prestar atenção aos sons ao redor, sem julgamentos, apenas observando.

6. Em seguida, peça aos alunos que tragam a atenção de volta para o corpo, notando qualquer sensação física, como o contato dos pés com o chão ou as mãos nos joelhos.

7. Finalize pedindo aos alunos que, lentamente, abram os olhos e se preparem para a aula, mantendo a calma e o foco que cultivaram durante o exercício.

Contextualização do Conteúdo

Os verbos no presente são fundamentais para expressarmos nossas ações, sentimentos e pensamentos do dia a dia. Imagine como seria difícil se comunicar com os amigos ou família sem saber usar corretamente os verbos no presente! Além disso, entender e usar bem esses verbos nos ajuda a nos expressarmos com clareza e confiança, o que é essencial tanto para o sucesso acadêmico quanto para a vida pessoal. Ao dominar esses conceitos, os alunos também desenvolvem habilidades como a capacidade de tomar decisões responsáveis e a consciência social, pois passam a entender melhor o impacto de suas palavras e ações.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 65 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definição de Verbo: Verbo é uma classe de palavras que indica ações, estados ou fenômenos. Exemplos: correr, ser, chover.

2. Tempo Verbal: Refere-se ao momento em que a ação ocorre. Existem três tempos principais: passado, presente e futuro.

3. Modo Verbal: Indica a maneira como a ação é expressa. Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo.

4. Tempo Presente: Refere-se a uma ação que ocorre no momento da fala. Exemplos de verbos no presente do indicativo: eu falo, tu falas, ele fala.

5. Aspectos do Presente: No presente, os verbos podem indicar ações habituais, ações que estão ocorrendo agora ou estados permanentes. Exemplos: 'Ele estuda todos os dias' (ação habitual), 'Ela está estudando agora' (ação atual), 'Ela mora aqui' (estado permanente).

6. Conjugação dos Verbos no Presente: Explique como conjugar verbos regulares nas três conjugações (primeira -ar, segunda -er, terceira -ir). Exemplos: falar - eu falo, tu falas; comer - eu como, tu comes; partir - eu parto, tu partes.

7. Diferença entre Modos: Indicativo (certeza ou realidade), Subjuntivo (dúvida ou desejo) e Imperativo (ordem ou pedido). Exemplos: 'Ele estuda' (indicativo), 'Espero que ele estude' (subjuntivo), 'Estude!' (imperativo).

8. Reconhecimento e Expressão: Como identificar e expressar corretamente os verbos no presente em diferentes contextos e modos.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 35 a 40 minutos

Vivenciando os Verbos no Presente

Os alunos irão trabalhar em grupos para criar pequenas cenas ou diálogos que utilizem verbos no presente, em diferentes modos e aspectos. O objetivo é que eles pratiquem o uso dos verbos enquanto desenvolvem habilidades sociais e a capacidade de trabalhar em equipe.

1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

2. Cada grupo receberá um conjunto de cartões com diferentes verbos no presente, modos e aspectos.

3. Peça aos grupos que criem uma pequena cena ou diálogo utilizando os verbos dos cartões.

4. Dê tempo para que os grupos ensaiem suas cenas.

5. Cada grupo apresentará sua cena para a turma, enfatizando o uso correto dos verbos no presente.

Discussão e Feedback em Grupo

Após as apresentações, conduza uma discussão em grupo para aplicar o método RULER. Comece reconhecendo as emoções expressas nas cenas e como elas impactaram a interpretação dos verbos. Pergunte aos alunos como se sentiram ao apresentar e ao assistir as cenas. Em seguida, compreenda as causas e consequências dessas emoções: Por que certas cenas foram mais emocionantes ou desafiadoras? Como isso afetou o uso dos verbos?

Prossiga para nomear as emoções corretamente: Peça aos alunos que descrevam as emoções que sentiram com precisão (ex.: nervosismo, entusiasmo). Encoraje a expressão dessas emoções de maneira apropriada, destacando a importância de comunicar sentimentos de forma clara e respeitosa. Finalmente, discuta estratégias para regular essas emoções em futuras apresentações e atividades, como técnicas de respiração e apoio mútuo entre colegas.

Conclusão

Duração: 20 a 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Sugira aos alunos que façam uma reflexão escrita ou em formato de discussão sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Durante essa atividade, os alunos podem responder a perguntas como: Quais foram os maiores desafios que você enfrentou na aula de hoje? Como você se sentiu ao lidar com esses desafios? O que você fez para gerenciar suas emoções? Quais estratégias ajudaram você a superar as dificuldades? Incentive os alunos a serem honestos e detalhados em suas respostas, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para a expressão emocional.

Objetivo: O objetivo dessa atividade é encorajar os alunos a praticarem a autoavaliação e a regulação emocional. Ao refletirem sobre os desafios enfrentados e as emoções experimentadas, eles poderão identificar estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras no futuro. Isso não só os ajuda a desenvolver habilidades de autoconhecimento e autocontrole, mas também promove a tomada de decisão responsável e a capacidade de expressar e regular emoções de maneira apropriada.

Encerramento e Olhar para o Futuro

No encerramento, peça aos alunos que definam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao conteúdo da aula. Explique que essas metas podem incluir o uso correto dos verbos no presente em suas redações, a participação ativa em discussões de grupo ou a prática de exercícios verbais em casa. Incentive-os a pensar em metas que sejam desafiadoras, mas alcançáveis, e a escrever um plano de ação para atingir essas metas. Isso pode incluir estratégias específicas para estudar os verbos, pedir ajuda quando necessário e praticar regularmente.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Usar corretamente os verbos no presente em redações e tarefas.

2. Participar ativamente de discussões em grupo, utilizando os verbos no presente de maneira adequada.

3. Praticar exercícios verbais em casa para reforçar o aprendizado.

4. Pedir ajuda ao professor ou colegas quando tiver dúvidas sobre a conjugação de verbos no presente. Objetivo: O objetivo dessa subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e promover a aplicação prática do aprendizado. Ao definirem metas pessoais e acadêmicas, os alunos são incentivados a se responsabilizarem pelo próprio aprendizado e a desenvolverem um plano de ação para continuar progredindo. Isso não só facilita a retenção do conteúdo, mas também promove habilidades de planejamento e organização, essenciais para o sucesso acadêmico e pessoal.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies