Objetivos (5 minutos)
- Capacitar os alunos para identificar e diferenciar os diversos estilos musicais, como rock, jazz, pop, clássico, country, hip hop, etc.
- Familiarizar os alunos com músicos de referência de cada estilo musical, destacando suas contribuições e impactos na indústria da música.
- Desenvolver o apreço dos alunos pelo componente música em suas diversas formas e estilos, incentivando a apreciação de uma variedade de gêneros musicais.
Objetivos secundários:
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pela história da música.
- Encorajar os alunos a explorar músicas de diferentes culturas e épocas para uma compreensão mais ampla do mundo musical.
- Desenvolver habilidades críticas e analíticas dos alunos através da análise do contexto histórico e cultural de cada estilo musical e músico discutido.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdo (3-5 minutos): O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de música, tais como ritmo, melodia, harmonia, e como eles são usados para criar diferentes tipos de música. Os alunos são convidados a compartilhar suas experiências e percepções sobre diferentes estilos musicais que já conhecem.
-
Situações problema (3-5 minutos): O professor apresenta duas situações que irão desafiar os alunos a aplicar o conhecimento adquirido na aula:
- Situação 1: Os alunos são convidados a imaginar que estão organizando um festival de música e precisam selecionar bandas e artistas de diferentes estilos musicais para se apresentar. Como podem categorizar as bandas e músicos baseando-se em seus estilos musicais?
- Situação 2: Os alunos são desafiados a pensar em como a música pode influenciar o humor e as emoções. Como diferentes estilos musicais podem criar diferentes atmosferas e sensações?
-
Contextualização (2-3 minutos): O professor demonstra a importância da música na cultura e na sociedade, destacando como diferentes estilos musicais representam diferentes épocas, regiões e movimentos culturais. Os alunos são incentivados a pensar sobre como a música pode ser usada para expressar identidade e emoções, e como ela desempenha um papel importante em eventos e rituais sociais.
-
Ganhar atenção (3-5 minutos): Para captar a atenção dos alunos, o professor compartilha curiosidades e histórias interessantes sobre diferentes estilos musicais e músicos.
- Curiosidade 1: O professor pode discutir como o rock and roll se originou a partir da fusão de diversos estilos musicais, incluindo blues, gospel, jazz e country.
- Curiosidade 2: O professor pode compartilhar a história de como o músico de reggae Bob Marley se tornou um ícone global através de sua música que abordava questões de injustiça social e opressão.
Os alunos são incentivados a compartilhar suas próprias curiosidades ou histórias sobre a música, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e engajado.
Desenvolvimento (25 - 30 minutos)
-
"Músicos de um Festival" (10-15 minutos):
- Cenário: Cada grupo é convidado a organizar uma parte de um festival de música que irá apresentar cinco estilos musicais diferentes. Cada grupo é responsável por selecionar os músicos ou bandas ideais para cada estilo musical e também por explicar o motivo da escolha.
- Passo 1: Os alunos devem escolher os cinco estilos musicais que serão apresentados no seu festival. Eles devem considerar a diversidade de estilos musicais e como eles podem agradar a diferentes públicos.
- Passo 2: Para cada estilo musical escolhido, os alunos devem pesquisar e selecionar um músico ou banda que melhor represente esse estilo. Os alunos devem justificar suas escolhas, explicando como o músico ou banda selecionada representa o estilo musical em questão.
- Passo 3: Cada grupo deve criar um breve perfil para cada músico ou banda escolhida, incluindo informações como: biografia, principais realizações, músicas de destaque, e como eles influenciaram ou foram influenciados pelo estilo musical que representam.
- Passo 4: Cada grupo apresenta seu festival de música para a turma, explicando suas escolhas e a lógica por trás delas.
-
"Criação de um Estilo Musical" (10-15 minutos):
- Cenário: Cada grupo é desafiado a criar seu próprio estilo musical, combinando elementos de dois ou mais estilos musicais existentes. Eles devem criar um nome para o novo estilo musical e descrever suas características.
- Passo 1: Os alunos devem escolher dois ou mais estilos musicais que irão combinar para criar seu novo estilo musical. Eles devem considerar como os diferentes elementos de cada estilo musical podem ser combinados de uma forma harmoniosa e interessante.
- Passo 2: Para cada estilo musical selecionado, os alunos devem identificar os elementos que irão incorporar ao seu novo estilo musical. Isso pode incluir aspectos como ritmo, melodia, harmonia, instrumentação, letras, etc.
- Passo 3: Os alunos devem criar um nome para o seu novo estilo musical que reflita a combinação dos estilos musicais escolhidos.
- Passo 4: Cada grupo deve apresentar seu novo estilo musical para a turma, explicando as características do estilo e como ele foi criado a partir da combinação dos estilos musicais selecionados.
Ambas as atividades incentivam os alunos a pensar de forma crítica e criativa sobre a música, ao mesmo tempo em que aprofundam seu conhecimento sobre diferentes estilos musicais e músicos. Além disso, as atividades promovem a colaboração e a comunicação entre os alunos, ao exigir que eles trabalhem em grupo e apresentem suas ideias para a turma.
Retorno (10 - 15 minutos)
-
Compartilhamento das soluções em grupo (5-7 minutos): Depois de todos os grupos terem concluído suas tarefas, o professor promove uma discussão em grupo onde cada grupo compartilha as soluções ou conclusões de suas atividades. Cada grupo tem no máximo 3 minutos para apresentar.
- Para a atividade "Músicos de um Festival", os grupos devem compartilhar os músicos e bandas que eles selecionaram para cada estilo musical e explicar o motivo da escolha.
- Para a atividade "Criação de um Estilo Musical", os grupos devem apresentar o novo estilo musical que eles criaram, explicando suas características e como foi formado a partir da combinação de estilos musicais existentes.
-
Revisão e conexão com a teoria (3-5 minutos): Após todas as apresentações, o professor revisa os principais pontos discutidos durante a aula e conecta as soluções propostas pelos alunos com a teoria. O professor destaca como as atividades ajudaram os alunos a entender melhor os diferentes estilos musicais e a apreciar a diversidade e a riqueza da música. Além disso, o professor enfatiza a importância da criatividade e da inovação na música, como demonstrado na atividade de criação de um novo estilo musical.
-
Reflexão final (2-3 minutos): Para encerrar a aula, o professor propõe que os alunos reflitam por um minuto sobre as respostas para as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
O professor encoraja os alunos a compartilhar suas reflexões, criando um ambiente de aprendizado aberto e acolhedor onde todas as opiniões e ideias são valorizadas. Esta etapa final permite que os alunos consolidem o que aprenderam durante a aula e identifiquem quaisquer áreas de confusão ou incerteza que possam precisar de mais esclarecimento. Além disso, ela promove a autocrítica e a autorreflexão, habilidades importantes para o aprendizado autônomo e a melhoria contínua.
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo da Aula (2-3 minutos): O professor faz uma recapitulação dos principais pontos abordados durante a aula, resumindo os diferentes estilos musicais discutidos, músicos de referência e as características que definem cada estilo musical. Ele também destaca as principais contribuições desses músicos e estilos musicais para a indústria da música e a cultura em geral. Além disso, o professor reforça a importância da diversidade na música e como ela reflete diferentes culturas, épocas e movimentos sociais.
-
Conexão com a Teoria e Prática (2-3 minutos): O professor enfatiza como a aula permitiu aos alunos conectar a teoria com a prática, através do exercício de selecionar músicos para um festival de música e criar um novo estilo musical. Ele ressalta que essas atividades não só ajudaram os alunos a aplicar e entender melhor os conceitos teóricos discutidos, mas também a desenvolver habilidades práticas, como pesquisa, seleção e justificativa de decisões, e pensamento crítico e criativo.
-
Materiais Complementares (1 minuto): O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os estilos musicais e músicos discutidos. Isso pode incluir livros, documentários, podcasts, sites, e playlists de músicas. Ele também encoraja os alunos a explorar mais a música, ouvindo diferentes estilos musicais e músicos, e tentando identificar as características que definem cada estilo musical.
-
Aplicação no Dia a Dia (1 minuto): Finalmente, o professor destaca a relevância do tema discutido para a vida cotidiana dos alunos. Ele explica como a música está presente em quase todos os aspectos da vida, desde a trilha sonora de filmes, jogos e séries, até a música que ouvimos para relaxar, se divertir ou expressar nossos sentimentos. Além disso, ele destaca como entender diferentes estilos musicais e músicos pode enriquecer a experiência de ouvir música, permitindo aos alunos apreciar a diversidade e a complexidade da música, e desenvolver um gosto musical mais amplo e informado.