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Plano de aula de Construção Musical

Artes

Original Teachy

'EF69AR20'

Construção Musical

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Construção Musical

Palavras ChaveConstrução Musical, Componentes da Música, Ritmo, Melodia, Harmonia, Timbre, Prática Colaborativa, Análise Musical, Cultura Musical, Atividades Interativas, Composição Musical, Percussão, Notação de Ritmo, Aplicação Teórica, Apreciação Musical
Materiais NecessáriosInstrumentos de percussão variados, Cartões com notações de ritmo, Dispositivo de reprodução de áudio, Acesso à internet para pesquisa, Papel e canetas para anotações, Músicas de diferentes estilos e culturas
Códigos BNCCEF69AR20: Explorar e analisar elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de recursos tecnológicos (games e plataformas digitais), jogos, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musicais.; EF69AR21: Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaArtes
Unidade TemáticaArtes Plasticas

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A seção de Objetivos é crucial para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o que será focado durante a aula. Ao estabelecer claramente os objetivos, assegura-se que todos os envolvidos têm uma compreensão precisa do que é esperado alcançar. Isso facilita o processo de aprendizagem e ajuda os alunos a direcionar melhor seus estudos prévios, maximizando o aproveitamento das atividades práticas em sala.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender a estrutura fundamental da música, identificando seus principais componentes: melodia, harmonia, ritmo e timbre.

2. Desenvolver a habilidade de analisar como o ritmo é formado, identificando e diferenciando os diversos tipos de compassos e batidas.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a apreciação musical dos alunos, incentivando a conexão entre teoria musical e prática auditiva.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução é projetada para engajar os alunos e consolidar o conhecimento prévio adquirido sobre os componentes da música, especialmente o ritmo. Através de situações problema, os alunos são incentivados a pensar criticamente e aplicar o que aprenderam de forma prática e contextualizada. A contextualização serve para mostrar a relevância do estudo da música na vida real, aumentando o interesse e a motivação dos alunos para a aula.

Situações Problema

1. Após estudar os componentes da música, os alunos podem ser desafiados a identificar e explicar como o ritmo é utilizado em diferentes estilos musicais, como jazz, rock e música clássica. Por exemplo, eles poderiam comparar e contrastar o uso de ritmos simples e complexos em duas músicas de gêneros distintos.

2. Utilizar exemplos de músicas conhecidas para que os alunos associem os componentes musicais estudados com a prática. Poderiam, por exemplo, analisar a melodia, a harmonia e o ritmo de uma música pop atual, como 'Shape of You' de Ed Sheeran.

Contextualização

A música está presente em praticamente todas as culturas e desempenha um papel crucial no nosso dia a dia, seja como forma de expressão artística, entretenimento ou até mesmo como terapia. Explorar como diferentes culturas utilizam e interpretam a música pode ser uma maneira interessante de contextualizar o estudo dos componentes musicais. Por exemplo, como o ritmo e a batida são usados em festivais africanos para unir as pessoas e contar histórias, ou como a polifonia da música clássica europeia reflete técnicas de composição complexas.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem, de maneira prática e interativa, os conceitos de ritmo e estrutura musical que estudaram previamente. Ao trabalhar em grupos, os alunos também desenvolvem habilidades de colaboração e comunicação. Cada atividade foi desenhada para ser envolvente, desafiadora e contextualizada, garantindo que os alunos possam explorar e solidificar seu entendimento da música de forma divertida e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desafio dos Ritmos Globais

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar e compreender como diferentes culturas usam o ritmo na música para expressar identidade e tradição.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 membros e cada grupo receberá um continente específico. Eles deverão pesquisar e apresentar um tipo de música tradicional desse continente, focando na análise de como o ritmo é construído e como ele é utilizado para expressar sentimentos ou contar histórias dentro da cultura musical estudada.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribua um continente a cada grupo.

  • Peça que cada grupo pesquise e escolha uma música tradicional desse continente, focando no ritmo.

  • Os alunos deverão analisar o ritmo da música escolhida, identificando padrões e instrumentos utilizados.

  • Cada grupo preparará uma apresentação de 10 minutos, onde explicarão a estrutura rítmica da música escolhida e como ela se conecta com a cultura do continente.

Atividade 2 - Construtores de Composições

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os conceitos de ritmo e compasso na prática criativa, desenvolvendo habilidades de colaboração e expressão artística.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão criar uma composição musical simples utilizando instrumentos de percussão disponíveis na sala. O objetivo é aplicar o conhecimento sobre formação de ritmos e compassos para construir uma peça que seja harmoniosa e ritmicamente interessante.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Forneça a cada grupo um conjunto de instrumentos de percussão.

  • Explique os conceitos básicos de ritmo e compasso, e como eles são usados na composição musical.

  • Os alunos terão 30 minutos para experimentar e criar sua composição, focando em um ritmo principal e variações.

  • Cada grupo apresentará sua composição para a classe, explicando as escolhas feitas e o que tentaram expressar com a música.

Atividade 3 - Detetives do Ritmo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a percepção auditiva e a capacidade de associar ritmos musicais com notações, promovendo a compreensão prática de como o ritmo é estruturado.

- Descrição: Neste jogo de adivinhação, os grupos receberão cartões com trechos de partituras que representam ritmos de diferentes músicas. Eles deverão ouvir trechos das músicas correspondentes e tentar identificar qual cartão de ritmo se encaixa na melodia ou na batida que estão ouvindo.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Entregue a cada grupo um conjunto de cartões com notações de ritmo.

  • Toque trechos de diferentes músicas e peça aos grupos que tentem associar o ritmo correto com a música ouvida.

  • Os grupos pontuam cada vez que acertam o cartão de ritmo correto.

  • O grupo com mais pontos no final do jogo vence.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

Esta seção de retorno é crucial para consolidar o aprendizado adquirido durante as atividades práticas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e refletir sobre o que aprenderam, o que ajuda na fixação do conhecimento. Além disso, ouvir as perspectivas de outros grupos pode oferecer novos insights e perspectivas, enriquecendo a compreensão geral do tema.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma grande discussão com todos os alunos para que compartilhem as descobertas e experiências de seus grupos. Inicie a discussão com uma breve introdução sobre a importância de entender a estrutura e o uso do ritmo na música. Encoraje cada grupo a apresentar um resumo do que exploraram e a destacar quaisquer desafios ou momentos de epifania durante as atividades. Utilize esta oportunidade para conectar as experiências individuais dos grupos com conceitos mais amplos de música e cultura.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar aplicar o conhecimento teórico de ritmo na prática durante as atividades?

2. Como o conhecimento sobre a estrutura do ritmo pode ajudar a entender melhor diferentes estilos musicais?

3. Houve alguma surpresa ou descoberta inesperada durante a execução das atividades?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da seção de Conclusão é consolidar e reforçar o aprendizado adquirido durante a aula, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e integrada dos tópicos abordados. Além disso, ao destacar a aplicação prática dos conceitos teóricos e sua relevância no cotidiano, esta seção ajuda os alunos a perceberem o valor do que aprenderam e a motivação para continuar explorando e estudando música.

Resumo

Na conclusão, o professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, reforçando a compreensão dos alunos sobre os componentes da música, com ênfase especial no ritmo. Deve-se recapitular as atividades realizadas, como o 'Desafio dos Ritmos Globais', a 'Construção de Composições' e o 'Detetives do Ritmo', destacando as descobertas e aprendizados obtidos por cada grupo.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje foi estruturada para conectar teoria e prática de maneira eficaz, permitindo que os alunos aplicassem os conceitos teóricos de ritmo e estrutura musical em atividades práticas e contextualizadas. As atividades foram cuidadosamente desenhadas para ilustrar como o ritmo é utilizado em diferentes culturas e estilos musicais, reforçando a importância de compreender a teoria musical para apreciar e criar música de forma consciente e informada.

Fechamento

Por fim, é crucial enfatizar a relevância do estudo da música e de seus componentes na vida diária. Compreender como a música é construída e como o ritmo influencia nossas emoções e percepções pode enriquecer a experiência musical dos alunos e sua capacidade de expressão artística, seja como ouvintes críticos ou como potenciais criadores musicais.

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