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Plano de aula de Corpo Humano: Reprodução Humana

Ciências

Original Teachy

'EF08CI09'

Corpo Humano: Reprodução Humana

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Reprodução Humana

Palavras ChaveReprodução humana, Sistema reprodutor, Fertilização, Órgãos reprodutivos, Atividades interativas, Modelos anatômicos, Debate, Tecnologias reprodutivas, Saúde pública, Infertilidade, Doenças sexualmente transmissíveis, Metodologia de sala de aula invertida
Materiais NecessáriosMassinha de modelar, Cartolina, Tesoura, Cola, Papel, Bola grande (para representar o óvulo), Fichas de espermatozoide, Computadores ou tablets para pesquisa
Códigos BNCCEF08CI09: Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).; EF08CI10: Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.; EF08CI11: Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaVida e Evolução

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer o foco da aprendizagem dos alunos e garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com o que é esperado que eles compreendam. Ao definir claramente o que será aprendido, os alunos podem melhor direcionar sua atenção e esforços durante as atividades práticas em sala de aula. Esta etapa também auxilia o professor a manter a estrutura da aula organizada e centrada nos aspectos essenciais da reprodução humana.

Objetivos principais:

1. Explicar detalhadamente como ocorre a reprodução humana, descrevendo o caminho percorrido pelos gametas masculinos e femininos até a fertilização do óvulo.

2. Identificar e descrever os principais órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino, explicando suas funções no processo de reprodução.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo estudo da anatomia e fisiologia humanas, utilizando métodos interativos e discussões em grupo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A etapa de Introdução é crucial para engajar os alunos e conectar os conhecimentos prévios ao conteúdo que será explorado em sala. As situações problemas incentivam os alunos a aplicar seu entendimento prévio em cenários desafiadores e relevantes, facilitando a transição para as atividades práticas. A contextualização ajuda a relacionar o conteúdo com o mundo real, aumentando a relevância do estudo e motivando os alunos através de exemplos tangíveis e curiosidades.

Situações Problema

1. Peça aos alunos para imaginarem como seria o processo de reprodução humana se um dos componentes chave do sistema reprodutor masculino ou feminino não estivesse funcionando corretamente. Incentive-os a pensar sobre as implicações disso para o indivíduo e para a sociedade.

2. Desafie os alunos a descreverem o trajeto que um espermatozoide faz desde sua formação até o encontro com o óvulo. Solicite que eles considerem as várias barreiras e desafios que o espermatozoide encontra em seu caminho.

Contextualização

Explique a importância do estudo da reprodução humana para a compreensão de questões de saúde pública, como a infertilidade e doenças sexualmente transmissíveis. Introduza curiosidades, como o fato de que apenas cerca de 1 em 20 milhões de espermatozoides chega a fertilizar um óvulo, para captar o interesse dos alunos e mostrar a complexidade e a precisão do sistema reprodutivo humano.

Desenvolvimento

Duração: (5 - 10 minutos para explicação das atividades + 60 - 70 minutos para a atividade escolhida)

A etapa de Desenvolvimento visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e prática dos conceitos de reprodução humana. Utilizando atividades interativas e desafios, esta seção permite que os alunos apliquem e contextualizem o conhecimento adquirido em casa de forma divertida e engajadora. Cada atividade proposta é desenhada para reforçar a aprendizagem através da experiência direta e discussão, garantindo assim uma assimilação efetiva dos conteúdos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Incrível Jornada do Espermatozoide

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender os desafios enfrentados pelos espermatozoides durante o processo de fertilização e o papel de cada parte do sistema reprodutivo feminino.

- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará um espermatozoide em uma jornada cheia de desafios até alcançar o óvulo. O caminho será uma série de estações que simulam o trato reprodutivo feminino, com obstáculos e perguntas sobre o sistema reprodutor.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de 5 alunos.

  • Cada grupo receberá uma ficha de espermatozoide contendo características especiais.

  • Monte um circuito na sala com estações que representem diferentes partes do trato reprodutivo feminino, como o colo do útero e as trompas de Falópio.

  • Em cada estação, os grupos enfrentarão desafios ou responderão perguntas para avançar.

  • O objetivo é chegar até o óvulo (uma bola grande no final do circuito) e responder uma pergunta final sobre fertilização.

Atividade 2 - Construindo um Sistema Reprodutivo

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Familiarizar os alunos com a anatomia dos sistemas reprodutivos masculino e feminino, e entender as funções específicas de cada órgão.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, terão a tarefa de construir modelos tridimensionais do sistema reprodutivo masculino e feminino, utilizando materiais diversos como massinha de modelar, papel, cartolina entre outros. A atividade inclui também a apresentação oral de cada grupo explicando as funções de cada órgão.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua materiais como massinha de modelar, cartolina, tesoura, cola, etc.

  • Peça para cada grupo construir um modelo do sistema reprodutivo masculino ou feminino.

  • Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a classe, explicando a função de cada órgão representado.

  • Avalie os modelos com base na precisão anatômica e clareza da apresentação.

Atividade 3 - Debate: O Impacto da Ciência na Reprodução Humana

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar as diferentes perspectivas sobre as intervenções científicas na reprodução humana e desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.

- Descrição: Esta atividade envolve um debate estruturado onde os alunos discutirão o impacto das tecnologias reprodutivas modernas, como a fertilização in vitro, na sociedade e nas famílias. Cada grupo receberá um ponto de vista diferente para defender.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de 5.

  • Atribua a cada grupo um ponto de vista específico sobre as tecnologias reprodutivas (e.g., benefícios éticos, dilemas morais, impacto social).

  • Dê tempo para que os grupos pesquisem e preparem seus argumentos.

  • Organize um debate na sala, onde cada grupo apresentará seus pontos e responderá aos argumentos dos outros grupos.

  • Conduza uma votação para ver qual grupo persuadiu mais a classe.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através das atividades práticas e promover uma reflexão crítica sobre o que foi aprendido. O compartilhamento em grupo permite que os alunos verbalizem seu entendimento e questionem suas próprias percepções e as dos colegas, aprofundando assim o aprendizado e a compreensão dos temas tratados na aula. Esta etapa também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e o grau de compreensão dos alunos.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilharem suas experiências e aprendizados. Inicie a discussão com uma breve revisão dos objetivos de aprendizagem do dia e pergunte como cada atividade ajudou a alcançá-los. Encoraje os alunos a expressar insights que tiveram durante as atividades e como eles percebem agora o processo de reprodução humana e o papel dos sistemas reprodutivos masculino e feminino.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios encontrados pelo espermatozoide em sua jornada e como isso se relaciona com o funcionamento do sistema reprodutivo feminino?

2. Como a construção do modelo do sistema reprodutivo ajudou a entender melhor suas funções?

3. De que maneira as discussões sobre as tecnologias reprodutivas modernas alteraram sua visão sobre a ciência e reprodução humana?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, ajudando os alunos a sintetizar e reter a informação apresentada. Além disso, ao conectar a teoria com a prática e destacar as aplicações reais, esta etapa reforça a importância e a aplicabilidade do estudo da reprodução humana, motivando os estudantes a valorizar e utilizar o conhecimento em suas vidas.

Resumo

Conclusão

Recapitule os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando o processo de reprodução humana, desde a formação dos gametas até a fertilização do óvulo, e as principais funções dos órgãos reprodutivos masculino e feminino. Utilize esquemas visuais breves ou um resumo pontuado para reforçar a memorização.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como 'A Incrível Jornada do Espermatozoide' e a construção de modelos, integraram a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula. Destaque como essa metodologia de sala de aula invertida facilitou uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos de reprodução humana.

Fechamento

Finalize discutindo a relevância do estudo da reprodução humana para o entendimento de temas importantes como saúde reprodutiva, genética e responsabilidade social. Enfatize como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações do dia a dia e na tomada de decisões conscientes relacionadas à saúde e bem-estar pessoal e coletivo.

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