Plano de Aula | Metodologia Ativa | Corpo Humano: Reprodução Humana
Palavras Chave | Reprodução humana, Sistema reprodutor, Fertilização, Órgãos reprodutivos, Atividades interativas, Modelos anatômicos, Debate, Tecnologias reprodutivas, Saúde pública, Infertilidade, Doenças sexualmente transmissíveis, Metodologia de sala de aula invertida |
Materiais Necessários | Massinha de modelar, Cartolina, Tesoura, Cola, Papel, Bola grande (para representar o óvulo), Fichas de espermatozoide, Computadores ou tablets para pesquisa |
Códigos BNCC | EF08CI09: Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).; EF08CI10: Identificar os principais sintomas, modos de transmissão e tratamento de algumas DST (com ênfase na AIDS), e discutir estratégias e métodos de prevenção.; EF08CI11: Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética). |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Ciências |
Unidade Temática | Vida e Evolução |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer o foco da aprendizagem dos alunos e garantir que as atividades propostas estejam alinhadas com o que é esperado que eles compreendam. Ao definir claramente o que será aprendido, os alunos podem melhor direcionar sua atenção e esforços durante as atividades práticas em sala de aula. Esta etapa também auxilia o professor a manter a estrutura da aula organizada e centrada nos aspectos essenciais da reprodução humana.
Objetivos principais:
1. Explicar detalhadamente como ocorre a reprodução humana, descrevendo o caminho percorrido pelos gametas masculinos e femininos até a fertilização do óvulo.
2. Identificar e descrever os principais órgãos do sistema reprodutor masculino e feminino, explicando suas funções no processo de reprodução.
Objetivos secundários:
- Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo estudo da anatomia e fisiologia humanas, utilizando métodos interativos e discussões em grupo.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A etapa de Introdução é crucial para engajar os alunos e conectar os conhecimentos prévios ao conteúdo que será explorado em sala. As situações problemas incentivam os alunos a aplicar seu entendimento prévio em cenários desafiadores e relevantes, facilitando a transição para as atividades práticas. A contextualização ajuda a relacionar o conteúdo com o mundo real, aumentando a relevância do estudo e motivando os alunos através de exemplos tangíveis e curiosidades.
Situações Problema
1. Peça aos alunos para imaginarem como seria o processo de reprodução humana se um dos componentes chave do sistema reprodutor masculino ou feminino não estivesse funcionando corretamente. Incentive-os a pensar sobre as implicações disso para o indivíduo e para a sociedade.
2. Desafie os alunos a descreverem o trajeto que um espermatozoide faz desde sua formação até o encontro com o óvulo. Solicite que eles considerem as várias barreiras e desafios que o espermatozoide encontra em seu caminho.
Contextualização
Explique a importância do estudo da reprodução humana para a compreensão de questões de saúde pública, como a infertilidade e doenças sexualmente transmissíveis. Introduza curiosidades, como o fato de que apenas cerca de 1 em 20 milhões de espermatozoides chega a fertilizar um óvulo, para captar o interesse dos alunos e mostrar a complexidade e a precisão do sistema reprodutivo humano.
Desenvolvimento
Duração: (5 - 10 minutos para explicação das atividades + 60 - 70 minutos para a atividade escolhida)
A etapa de Desenvolvimento visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda e prática dos conceitos de reprodução humana. Utilizando atividades interativas e desafios, esta seção permite que os alunos apliquem e contextualizem o conhecimento adquirido em casa de forma divertida e engajadora. Cada atividade proposta é desenhada para reforçar a aprendizagem através da experiência direta e discussão, garantindo assim uma assimilação efetiva dos conteúdos.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Incrível Jornada do Espermatozoide
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Entender os desafios enfrentados pelos espermatozoides durante o processo de fertilização e o papel de cada parte do sistema reprodutivo feminino.
- Descrição: Nesta atividade lúdica, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará um espermatozoide em uma jornada cheia de desafios até alcançar o óvulo. O caminho será uma série de estações que simulam o trato reprodutivo feminino, com obstáculos e perguntas sobre o sistema reprodutor.
- Instruções:
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Divida a classe em grupos de 5 alunos.
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Cada grupo receberá uma ficha de espermatozoide contendo características especiais.
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Monte um circuito na sala com estações que representem diferentes partes do trato reprodutivo feminino, como o colo do útero e as trompas de Falópio.
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Em cada estação, os grupos enfrentarão desafios ou responderão perguntas para avançar.
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O objetivo é chegar até o óvulo (uma bola grande no final do circuito) e responder uma pergunta final sobre fertilização.
Atividade 2 - Construindo um Sistema Reprodutivo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Familiarizar os alunos com a anatomia dos sistemas reprodutivos masculino e feminino, e entender as funções específicas de cada órgão.
- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, terão a tarefa de construir modelos tridimensionais do sistema reprodutivo masculino e feminino, utilizando materiais diversos como massinha de modelar, papel, cartolina entre outros. A atividade inclui também a apresentação oral de cada grupo explicando as funções de cada órgão.
- Instruções:
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Divida a turma em grupos de até 5 alunos.
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Distribua materiais como massinha de modelar, cartolina, tesoura, cola, etc.
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Peça para cada grupo construir um modelo do sistema reprodutivo masculino ou feminino.
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Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a classe, explicando a função de cada órgão representado.
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Avalie os modelos com base na precisão anatômica e clareza da apresentação.
Atividade 3 - Debate: O Impacto da Ciência na Reprodução Humana
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Explorar as diferentes perspectivas sobre as intervenções científicas na reprodução humana e desenvolver habilidades de argumentação e pensamento crítico.
- Descrição: Esta atividade envolve um debate estruturado onde os alunos discutirão o impacto das tecnologias reprodutivas modernas, como a fertilização in vitro, na sociedade e nas famílias. Cada grupo receberá um ponto de vista diferente para defender.
- Instruções:
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Divida os alunos em grupos de 5.
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Atribua a cada grupo um ponto de vista específico sobre as tecnologias reprodutivas (e.g., benefícios éticos, dilemas morais, impacto social).
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Dê tempo para que os grupos pesquisem e preparem seus argumentos.
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Organize um debate na sala, onde cada grupo apresentará seus pontos e responderá aos argumentos dos outros grupos.
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Conduza uma votação para ver qual grupo persuadiu mais a classe.
Retorno
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através das atividades práticas e promover uma reflexão crítica sobre o que foi aprendido. O compartilhamento em grupo permite que os alunos verbalizem seu entendimento e questionem suas próprias percepções e as dos colegas, aprofundando assim o aprendizado e a compreensão dos temas tratados na aula. Esta etapa também serve para o professor avaliar a eficácia das atividades e o grau de compreensão dos alunos.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos para compartilharem suas experiências e aprendizados. Inicie a discussão com uma breve revisão dos objetivos de aprendizagem do dia e pergunte como cada atividade ajudou a alcançá-los. Encoraje os alunos a expressar insights que tiveram durante as atividades e como eles percebem agora o processo de reprodução humana e o papel dos sistemas reprodutivos masculino e feminino.
Perguntas Chave
1. Quais foram os maiores desafios encontrados pelo espermatozoide em sua jornada e como isso se relaciona com o funcionamento do sistema reprodutivo feminino?
2. Como a construção do modelo do sistema reprodutivo ajudou a entender melhor suas funções?
3. De que maneira as discussões sobre as tecnologias reprodutivas modernas alteraram sua visão sobre a ciência e reprodução humana?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão serve para consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, ajudando os alunos a sintetizar e reter a informação apresentada. Além disso, ao conectar a teoria com a prática e destacar as aplicações reais, esta etapa reforça a importância e a aplicabilidade do estudo da reprodução humana, motivando os estudantes a valorizar e utilizar o conhecimento em suas vidas.
Resumo
Conclusão
Recapitule os principais pontos abordados durante a aula, enfatizando o processo de reprodução humana, desde a formação dos gametas até a fertilização do óvulo, e as principais funções dos órgãos reprodutivos masculino e feminino. Utilize esquemas visuais breves ou um resumo pontuado para reforçar a memorização.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades práticas, como 'A Incrível Jornada do Espermatozoide' e a construção de modelos, integraram a teoria estudada em casa com a prática em sala de aula. Destaque como essa metodologia de sala de aula invertida facilitou uma compreensão mais profunda e aplicada dos conceitos de reprodução humana.
Fechamento
Finalize discutindo a relevância do estudo da reprodução humana para o entendimento de temas importantes como saúde reprodutiva, genética e responsabilidade social. Enfatize como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações do dia a dia e na tomada de decisões conscientes relacionadas à saúde e bem-estar pessoal e coletivo.