Entrar

Plano de aula de Energias Renováveis e não Renováveis

Ciências

Original Teachy

'EF08CI01'

Energias Renováveis e não Renováveis

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Energias Renováveis e não Renováveis

Palavras ChaveEnergias Renováveis, Energias Não Renováveis, Classificação de Fontes de Energia, Impacto Ambiental, Conscientização, Atividades Práticas, Discussão em Grupo, Jogo de Tabuleiro, Modelagem de Turbinas Eólicas, Projeto de Campanha, Decisões Energéticas
Materiais NecessáriosComputadores, Internet, Papel, Canetas, Materiais recicláveis (palitos de sorvete, copos descartáveis, fita adesiva), Pequenos motores de brinquedo, Lâmpadas LED, Materiais para construção de modelos (papelão, tesoura)
Códigos BNCCEF08CI01: Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A seção de Objetivos é crucial para estabelecer as metas de aprendizagem da aula. Nesta etapa, o professor direciona a atenção dos alunos para os conceitos chave que serão explorados, garantindo que todos estejam alinhados com as expectativas de aprendizado. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem focar seus esforços nas habilidades específicas que precisam desenvolver, facilitando a aplicação prática dos conhecimentos prévios adquiridos sobre energias renováveis e não renováveis.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a diferenciar e compreender as características das fontes de energia renováveis e não renováveis.

2. Desenvolver a habilidade de classificação dos alunos, permitindo que eles categorizem diferentes tipos de energia em renováveis e não renováveis.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos através de discussões e debates sobre a importância das energias renováveis no contexto ambiental e social atual.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos e conectar o conteúdo que eles estudaram em casa com situações práticas e atuais, estimulando a reflexão e a curiosidade. As situações problema incentivam os alunos a aplicar conceitos de energias renováveis e não renováveis em cenários reais, preparando-os para aprofundar a compreensão durante as atividades em sala. A contextualização, por sua vez, destaca a relevância do tema, mostrando como a teoria se aplica na prática e incentivando uma visão crítica sobre o uso de diferentes fontes de energia.

Situações Problema

1. Imagine que uma cidade está planejando uma grande expansão e precisa decidir sobre a implementação de uma nova fonte de energia para suprir a demanda crescente. Quais seriam as implicações de escolher uma fonte renovável em comparação com uma não renovável?

2. Pense em um desastre natural que cause uma interrupção no fornecimento de eletricidade por uma semana. Como seriam os impactos em uma região que depende majoritariamente de fontes não renováveis em comparação com uma que utiliza principalmente energias renováveis?

Contextualização

As decisões sobre o uso de energias renováveis e não renováveis têm impactos significativos no dia a dia e no futuro do planeta. Por exemplo, a Alemanha, um dos líderes em energia renovável, tem conseguido reduzir drasticamente suas emissões de carbono ao substituir fontes de energia não renováveis por renováveis. Além disso, é essencial entender como as energias renováveis como a solar e eólica estão se tornando mais acessíveis e eficientes, trazendo mais sustentabilidade e independência energética para muitas regiões.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A seção de Desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos de energias renováveis e não renováveis que estudaram previamente em casa. Através das atividades propostas, os alunos poderão consolidar seu conhecimento, desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico, e compreender a importância e o impacto das decisões energéticas no mundo real. Cada atividade é estruturada para ser engajadora e educativa, permitindo aos alunos explorar o tema de maneira lúdica e significativa.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Salvadores da Energia

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa, criatividade e comunicação, além de aprofundar o conhecimento sobre energias renováveis.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão o desafio de projetar uma campanha de conscientização sobre o uso de energias renováveis em sua escola. Eles deverão criar material informativo, gráficos, e até mesmo um pequeno vídeo, utilizando recursos digitais disponíveis na escola ou que possam trazer de casa. O objetivo é educar os colegas sobre as vantagens das energias renováveis e como podem ser implementadas em pequena escala.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo deverá criar uma campanha de conscientização sobre energias renováveis.

  • Peça que utilizem materiais disponíveis (computadores, internet, papel, canetas) para criar um ou mais dos seguintes itens: pôsteres, panfletos, apresentações de slides ou vídeos curtos.

  • Os grupos devem pesquisar e incluir informações sobre diferentes tipos de energias renováveis e exemplos práticos de implementação.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua campanha para a classe, explicando o que aprenderam e como planejam disseminar o conhecimento para os outros alunos e funcionários da escola.

Atividade 2 - O Jogo das Energias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover o entendimento prático das consequências do uso de diferentes fontes de energia e incentivar o pensamento crítico e estratégico.

- Descrição: Os alunos, em grupos, irão participar de um jogo de tabuleiro criado pelo professor, onde devem tomar decisões sobre o tipo de fonte de energia a ser utilizada em diferentes cenários. Cada escolha levará a consequências positivas ou negativas, dependendo se a fonte é renovável ou não. O objetivo é chegar ao final do jogo com o menor impacto ambiental possível.

- Instruções:

  • Prepare um tabuleiro com diferentes casas que representam pontos de decisão sobre o uso de fontes de energia.

  • Distribua cartas para cada grupo, que contêm informações sobre custo, eficiência e impacto ambiental de diferentes fontes de energia.

  • Os grupos devem discutir e decidir qual fonte de energia usar em cada ponto do tabuleiro.

  • Cada decisão afetará seu status no jogo, com pontos sendo ganhos ou perdidos dependendo da escolha.

  • O grupo que chegar ao final do tabuleiro com o menor impacto ambiental (menos pontos negativos) vence.

Atividade 3 - Construtores de Moinhos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar conhecimentos de física na prática, incentivando a criatividade e a compreensão sobre o potencial das energias renováveis.

- Descrição: Os alunos, em grupos, terão a tarefa de construir pequenos modelos de turbinas eólicas utilizando materiais recicláveis. Eles deverão aplicar conceitos físicos para garantir que suas turbinas gerem energia suficiente para acender uma pequena lâmpada LED. Após a construção, cada grupo deverá apresentar seu projeto, explicando o funcionamento e os princípios de energia renovável envolvidos.

- Instruções:

  • Forneça aos alunos materiais como palitos de sorvete, copos descartáveis, fita adesiva e pequenos motores de brinquedo.

  • Explique os princípios básicos de funcionamento da energia eólica e como os alunos podem aplicá-los na construção de uma turbina.

  • Oriente os alunos a planejar e construir sua turbina, testando-a para verificar se é capaz de gerar energia suficiente para acender uma lâmpada LED.

  • Cada grupo deve documentar o processo de construção e os resultados do teste.

  • No final, cada grupo apresentará seu projeto, discutindo as dificuldades encontradas e o que aprenderam sobre energia renovável.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos articulem e reflitam sobre o que aprenderam, consolidando seu conhecimento por meio da troca de experiências. A discussão em grupo ajuda a desenvolver habilidades de comunicação e pensamento crítico, além de oferecer uma oportunidade para os alunos avaliarem as próprias soluções em comparação com as dos colegas. Este retorno coletivo também serve para reforçar a importância das energias renováveis e não renováveis no contexto atual.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilhará as principais descobertas e os desafios enfrentados durante a realização das atividades. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que todos concluíram suas atividades, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar um breve resumo do seu projeto e discutir como as energias renováveis e não renováveis podem impactar nosso dia a dia e o ambiente.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao criar sua campanha de conscientização ou ao jogar o jogo das energias? Como vocês superaram esses desafios?

2. O que vocês aprenderam sobre a implementação de energias renováveis que acharam mais surpreendente ou interessante?

3. Como vocês podem aplicar o conhecimento adquirido sobre energias renováveis e não renováveis em suas vidas diárias?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da seção de Conclusão é consolidar o aprendizado adquirido durante a aula, garantindo que os alunos possam relacionar os conteúdos teóricos com as atividades práticas realizadas. Além disso, é uma oportunidade para o professor reforçar a importância do tema e motivar os alunos a continuarem explorando e refletindo sobre as energias renováveis e não renováveis em seu cotidiano.

Resumo

Para encerrar, o professor deve resumir os principais pontos abordados durante a aula, recapitulando as diferenças entre fontes de energia renováveis e não renováveis, exemplos práticos de implementação e os impactos ambientais e sociais de cada tipo de energia. É essencial que os alunos compreendam e retenham essa informação, uma vez que ela serve de base para decisões futuras tanto pessoais quanto profissionais.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática de diversas formas. Através de simulações, construções e discussões, os alunos puderam ver como a teoria sobre energias renováveis e não renováveis se aplica no dia a dia e influencia escolhas e decisões. Esta abordagem prática visa não apenas consolidar o conhecimento teórico, mas também preparar os alunos para serem agentes de mudança conscientes e informados.

Fechamento

Finalmente, reforça-se a importância do tema das energias renováveis e não renováveis, não apenas como conteúdo acadêmico, mas como uma temática que impacta diretamente a qualidade de vida e o sustento do planeta. Compreender essas fontes de energia permite aos alunos serem cidadãos mais responsáveis e ativos na direção de um futuro mais sustentável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies