Entrar

Plano de aula de Esportes de Taco

Educação Física

Original Teachy

'EF89EF01'

Esportes de Taco

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Esportes de Taco

Palavras ChaveEsportes de taco, Beisebol, Críquete, Golfe, Regras básicas, Características, Campeonatos, Habilidades práticas, Trabalho em equipe, Coordenação motora, Estratégia, Mercado de trabalho esportivo, Criatividade, Mini arena, Reflexão
Materiais NecessáriosVídeo curto sobre esportes de taco, Projetor ou TV, Computador ou dispositivo para reprodução de vídeo, Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas, tampas de garrafa), Fita adesiva, Cola, Tesoura, Canetas ou marcadores
Códigos BNCCEF89EF01: Experimentar diferentes papéis (jogador, árbitro e técnico) e fruir os esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.; EF89EF02: Praticar um ou mais esportes de rede/parede, campo e taco, invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.; EF89EF03: Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, invasão e combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.; EF89EF04: Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco, invasão e combate.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaEducação Física
Unidade TemáticaEducação Física

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e concisa dos esportes que utilizam tacos, destacando suas características, regras e relevância. Isso prepara os alunos para atividades práticas e reflexivas, promovendo um entendimento profundo e aplicável, o que é crucial para conectar o aprendizado ao mercado de trabalho esportivo.

Objetivos principais:

1. Identificar esportes que utilizam tacos para bater em bolas, como beisebol, críquete e golfe.

2. Compreender as características e regras básicas desses esportes.

3. Reconhecer os principais campeonatos e a importância desses esportes no contexto global.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades práticas relacionadas ao manuseio de tacos.
  2. Fomentar a reflexão sobre a aplicação dessas habilidades no mercado de trabalho esportivo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é introduzir os alunos ao tema dos esportes de taco, destacando sua relevância cultural e econômica. Através da contextualização, curiosidades e uma atividade inicial envolvente, os alunos serão motivados a explorar mais profundamente os esportes de beisebol, críquete e golfe, compreendendo suas regras, características e oportunidades no mercado de trabalho.

Contextualização

Os esportes de taco, como beisebol, críquete e golfe, são atividades populares que têm um impacto significativo tanto na cultura esportiva quanto no mercado de trabalho. Esses esportes exigem habilidades específicas de coordenação, estratégia e trabalho em equipe, tornando-se oportunidades valiosas para o desenvolvimento de habilidades práticas e aplicáveis em várias áreas da vida e do trabalho.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Beisebol: Originário dos Estados Unidos, o beisebol é um dos esportes mais populares do mundo, com uma liga extremamente lucrativa, a Major League Baseball (MLB). Jogadores profissionais podem ganhar milhões de dólares por temporada. Críquete: Muito popular em países como Índia, Austrália e Inglaterra, o críquete possui competições internacionais altamente prestigiadas, como a Copa do Mundo de Críquete. O mercado de trabalho inclui não apenas jogadores, mas também treinadores, comentaristas e estatísticos. Golfe: Considerado um esporte de elite, o golfe tem grandes torneios como o Masters e o PGA Tour, oferecendo prêmios milionários. Além dos jogadores, há uma enorme indústria envolvida, incluindo caddies, gerentes de campo e fabricantes de equipamentos.

Atividade Inicial

Vídeo Curto: Apresente um vídeo breve (3-5 minutos) destacando os melhores momentos de cada um desses esportes. Isso ajudará a captar a atenção dos alunos e fornecer uma visão inicial sobre as dinâmicas e emoções desses jogos. Pergunta Provocadora: Após o vídeo, faça a seguinte pergunta para os alunos: 'Qual esporte de taco você acha mais interessante e por quê?' Incentive-os a compartilhar suas opiniões e experiências.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 55 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os esportes de taco através de atividades práticas e reflexivas. Ao construir uma mini arena e participar de exercícios de fixação, os alunos aplicarão o conhecimento adquirido de forma criativa e colaborativa, desenvolvendo habilidades práticas e relevantes para o mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. História e origem dos esportes de taco
  2. Regras básicas e características do beisebol, críquete e golfe
  3. Principais campeonatos e eventos desses esportes
  4. Equipamentos necessários e suas funções
  5. Habilidades e técnicas fundamentais para cada esporte

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como as habilidades desenvolvidas em esportes de taco, como coordenação motora, trabalho em equipe e estratégia, podem ser aplicadas em outras áreas de suas vidas, incluindo o mercado de trabalho. Incentive-os a pensar sobre como essas atividades podem contribuir para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mini Desafio

Mini Desafio: Construindo uma Mini Arena

Os alunos serão divididos em grupos e terão a tarefa de criar uma mini arena para um dos esportes de taco estudados (beisebol, críquete ou golfe) utilizando materiais recicláveis e de fácil acesso.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve escolher um dos três esportes (beisebol, críquete ou golfe) para construir sua mini arena.
  3. Forneça materiais como papelão, garrafas plásticas, tampas de garrafa, fita adesiva, cola, tesoura, etc.
  4. Explique que a arena deve incluir elementos essenciais do esporte escolhido, como bases para o beisebol, wickets para o críquete ou buracos para o golfe.
  5. Dê aos alunos 20-25 minutos para planejar e construir suas mini arenas.
  6. Após o tempo de construção, cada grupo deve apresentar sua arena para o restante da turma, explicando os elementos incluídos e como o jogo seria jogado.

Objetivo: Desenvolver a criatividade e a habilidade de trabalhar em equipe dos alunos, além de possibilitar uma compreensão mais profunda dos elementos essenciais de cada esporte de taco.

Duração: (30 - 35 minutos)

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Liste três características principais de cada um dos seguintes esportes: beisebol, críquete e golfe.
  2. Quais são os principais campeonatos de beisebol, críquete e golfe? Descreva brevemente cada um.
  3. Explique a importância de cada um dos seguintes equipamentos: taco de beisebol, taco de críquete e taco de golfe.
  4. Descreva uma habilidade fundamental necessária para jogar beisebol, críquete e golfe, e explique como essa habilidade pode ser utilizada em outra área da vida ou do trabalho.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos consolidem os conhecimentos adquiridos durante a aula, proporcionando uma oportunidade para reflexão e discussão sobre as aplicações práticas dos esportes de taco. Isso ajuda a reforçar a importância do aprendizado e a conexão com o mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal.

Discussão

Promova uma discussão aberta com os alunos sobre o que mais lhes chamou a atenção nos esportes de taco apresentados. Pergunte-lhes como eles veem a aplicação das habilidades aprendidas em outras áreas de suas vidas, tanto pessoais quanto profissionais. Incentive-os a refletir sobre a importância do trabalho em equipe, da coordenação e da estratégia, e como essas competências podem ser valiosas em diferentes contextos.

Resumo

Resuma os principais conteúdos apresentados durante a aula, destacando as características, regras e principais campeonatos dos esportes de taco: beisebol, críquete e golfe. Relembre os materiais utilizados na construção das mini arenas e os elementos essenciais de cada esporte que foram discutidos.

Fechamento

Explique como a aula conectou teoria, prática e aplicações através das atividades propostas. Reforce a importância de compreender esses esportes e suas habilidades associadas, ressaltando como esses conhecimentos podem ser aplicados no mercado de trabalho esportivo e em outras áreas da vida cotidiana. Finalize destacando a relevância cultural e econômica dos esportes de taco, e como eles oferecem oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies