Entrar

Plano de aula de MERCOSUL: Introdução

Geografia

Original Teachy

'EF08GE12'

MERCOSUL: Introdução

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do MERCOSUL: O professor deve garantir que os alunos entendam o que é o MERCOSUL, sua finalidade e seus princípios. Isso inclui uma compreensão clara de que o MERCOSUL é um bloco econômico e político formado por países da América do Sul, com o objetivo de promover a livre circulação de bens, serviços e pessoas entre os países membros.

  2. Identificação dos países membros: Os alunos devem ser capazes de identificar os países que fazem parte do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e mais recentemente, a Venezuela.

  3. Conhecimento sobre a estrutura do MERCOSUL: O professor deve assegurar que os alunos compreendam a estrutura do MERCOSUL, incluindo os órgãos que o compõem (Conselho do Mercado Comum, Grupo Mercado Comum, Comissão de Comércio do MERCOSUL, entre outros) e suas funções.

    Objetivos secundários:

    • Compreensão das vantagens e desafios do MERCOSUL: Os alunos devem ser capazes de discutir as vantagens e desafios da participação no MERCOSUL, tanto para os países membros quanto para os cidadãos desses países.

    • Relação entre MERCOSUL e outros blocos econômicos: Os alunos devem ser capazes de estabelecer conexões entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, como a União Europeia, o NAFTA e a APEC.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Relembrando conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula revisando brevemente conceitos de blocos econômicos e sua importância no cenário mundial. Pode-se fazer uma rápida revisão sobre a União Europeia, o NAFTA e a APEC, ressaltando as diferenças e semelhanças entre esses blocos e o MERCOSUL. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:

    • Cenário 1: "Imagine que você é um produtor de vinhos na Argentina. Como a participação no MERCOSUL pode beneficiar ou prejudicar o seu negócio?"

    • Cenário 2: "Suponha que você é um turista brasileiro planejando uma viagem para o Uruguai. Quais são os benefícios que o MERCOSUL pode trazer para a sua viagem?"

    Essas situações devem ser utilizadas ao longo da aula para contextualizar a teoria e estimular a participação dos alunos. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização do assunto: O professor deve explicar a importância do MERCOSUL para a economia e a política dos países membros. Pode-se mencionar exemplos de acordos comerciais e iniciativas conjuntas que foram possíveis graças ao MERCOSUL. Além disso, deve-se ressaltar como a participação no MERCOSUL afeta a vida dos cidadãos comuns, facilitando a circulação de pessoas, bens e serviços. (3 - 5 minutos)

  4. Introduzindo o tópico: Para introduzir o tópico e chamar a atenção dos alunos, o professor pode:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que o MERCOSUL foi criado por meio do Tratado de Assunção, assinado em 1991, mas que sua origem remonta a 1985, com a assinatura do Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento entre Argentina e Brasil?" (1 - 2 minutos)

    • Curiosidade 2: "E que, embora a Venezuela tenha se tornado membro pleno do MERCOSUL em 2012, em 2016 foi suspensa devido a questões políticas, e atualmente está em processo de saída do bloco?" (1 - 2 minutos)

    • Aplicação prática: "Ao final desta aula, vocês serão capazes de entender como o MERCOSUL afeta a vida de vocês e do seu país, seja por meio de viagens, comércio ou política." (1 minuto)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Mapeamento (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a sala em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo receberá um mapa da América do Sul e um conjunto de cartões com os nomes dos países membros do MERCOSUL e de outros países da América do Sul que não fazem parte do bloco. O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem, no mapa, os países membros do MERCOSUL e os coloquem em uma área específica do mapa. Os outros países devem ser colocados em outra área. Esta atividade visa aprimorar a habilidade dos alunos de identificar os países membros do MERCOSUL, bem como a sua localização geográfica. Além disso, permite uma discussão sobre a importância da geografia na formação de blocos econômicos.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Distribuir os materiais para cada grupo.
      2. Explicar as regras da atividade.
      3. Monitorar o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas e orientando, se necessário.
      4. Após o término da atividade, cada grupo deve apresentar o seu mapa para a classe, justificando a sua escolha de localização dos países.
  2. Debate sobre vantagens e desafios (8 - 10 minutos): Após a atividade de mapeamento, o professor deve organizar um debate entre os grupos. Cada grupo será designado para defender um ponto de vista: um grupo defenderá as vantagens da participação no MERCOSUL, outro grupo defenderá os desafios. Cada grupo deve preparar argumentos baseados em pesquisas realizadas antes da aula e nas discussões em sala. O professor deve moderar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que a discussão seja respeitosa e focada no tema. O objetivo desta atividade é aprofundar a compreensão dos alunos sobre as implicações da participação no MERCOSUL e aprimorar suas habilidades de argumentação e debate.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Explicar as regras do debate.
      2. Designar os grupos e os pontos de vista.
      3. Dar tempo para os grupos se prepararem.
      4. Iniciar o debate, monitorando o tempo e a participação dos alunos.
      5. Após o debate, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias apresentadas, ressaltando a importância do respeito às diferenças de opinião e da escuta ativa.
  3. Jogo de Perguntas e Respostas (2 - 3 minutos): Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor pode organizar um jogo rápido de perguntas e respostas, usando o Quizlet ou um recurso similar. O objetivo é revisar os conceitos aprendidos durante a aula de maneira lúdica e interativa. As perguntas podem ser sobre os países membros do MERCOSUL, os órgãos que compõem o bloco, as vantagens e desafios da participação, entre outros.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Explicar as regras do jogo.
      2. Dividir a turma em times.
      3. Iniciar o jogo, fazendo as perguntas e conferindo as respostas.
      4. No final do jogo, o professor deve reforçar os pontos mais importantes e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo onde cada equipe terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. Esta é uma oportunidade para os alunos ouvirem diferentes perspectivas e ampliarem sua compreensão do tópico. O professor deve monitorar a discussão e intervir conforme necessário para esclarecer conceitos ou direcionar a conversa.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Convidar os grupos a compartilharem suas conclusões ou soluções.
      2. Dar a cada grupo até 3 minutos para apresentar.
      3. Monitorar a discussão, garantindo que todos os alunos estejam envolvidos e que a conversa permaneça focada no tópico.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer uma recapitulação dos principais pontos teóricos abordados na aula e conectar com as atividades práticas realizadas. O professor pode, por exemplo, destacar como a atividade de mapeamento ajudou a compreender a geografia do MERCOSUL e a importância da localização geográfica na formação dos blocos econômicos. Além disso, o debate pode ser usado para ilustrar as vantagens e desafios da participação no MERCOSUL.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Fazer uma recapitulação dos principais pontos teóricos.
      2. Conectar a teoria com as atividades práticas, destacando como as atividades ajudaram a aprofundar a compreensão do tópico.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Pode-se fazer perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    3. "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje no seu dia a dia?"

    Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Esta atividade de reflexão final ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar possíveis lacunas em seu entendimento.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Propor as perguntas de reflexão.
      2. Dar um minuto para os alunos pensarem sobre as respostas.
      3. Convidar alguns alunos a compartilharem suas respostas.
      4. Encerrar a aula reforçando os principais conceitos aprendidos e lembrando os alunos do tema da próxima aula, se houver.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um breve resumo dos conteúdos abordados durante a aula. Isso inclui a definição do MERCOSUL, seus países membros, sua estrutura e seus Objetivos. O professor pode mencionar novamente as situações-problema discutidas no início da aula e como elas foram solucionadas ou esclarecidas durante a aula. Além disso, o professor deve ressaltar as principais conclusões do debate e das atividades práticas.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Recapitular os principais pontos teóricos.
      2. Revisar as situações-problema e como elas foram abordadas.
      3. Ressaltar as principais conclusões do debate e das atividades práticas.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 minuto): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria sobre o MERCOSUL com a prática, por meio das atividades de mapeamento, do debate e do jogo de perguntas e respostas. O professor pode destacar como essas atividades ajudaram a aprofundar a compreensão dos alunos sobre o MERCOSUL e a aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e significativa.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Explicar a conexão entre a teoria e a prática.
      2. Ressaltar como as atividades práticas contribuíram para a compreensão do tópico.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o MERCOSUL. Isso pode incluir leituras, documentários, sites, jogos educativos, entre outros. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos pesquisem sobre a história do MERCOSUL, os benefícios e desafios da participação no bloco, os acordos comerciais mais importantes, entre outros.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Sugerir uma lista de materiais extras.
      2. Explicar brevemente o conteúdo de cada material e como eles podem contribuir para o aprendizado dos alunos.
  4. Importância do Tópico (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do MERCOSUL no dia a dia dos alunos. O professor pode explicar como a participação no MERCOSUL afeta a economia e a política dos países membros, e como isso, por sua vez, afeta a vida dos cidadãos. Além disso, o professor pode mencionar como o conhecimento sobre o MERCOSUL pode ser útil em diversas situações, como em viagens, na compreensão de notícias e eventos políticos, e até mesmo na escolha de carreira.

    • Passo a passo da atividade:

      1. Explicar a importância do MERCOSUL no dia a dia dos alunos.
      2. Ressaltar como o conhecimento sobre o MERCOSUL pode ser útil em diversas situações.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies