Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreensão do MERCOSUL: O professor deve garantir que os alunos entendam o que é o MERCOSUL, sua finalidade e seus princípios. Isso inclui uma compreensão clara de que o MERCOSUL é um bloco econômico e político formado por países da América do Sul, com o objetivo de promover a livre circulação de bens, serviços e pessoas entre os países membros.
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Identificação dos países membros: Os alunos devem ser capazes de identificar os países que fazem parte do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e mais recentemente, a Venezuela.
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Conhecimento sobre a estrutura do MERCOSUL: O professor deve assegurar que os alunos compreendam a estrutura do MERCOSUL, incluindo os órgãos que o compõem (Conselho do Mercado Comum, Grupo Mercado Comum, Comissão de Comércio do MERCOSUL, entre outros) e suas funções.
Objetivos secundários:
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Compreensão das vantagens e desafios do MERCOSUL: Os alunos devem ser capazes de discutir as vantagens e desafios da participação no MERCOSUL, tanto para os países membros quanto para os cidadãos desses países.
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Relação entre MERCOSUL e outros blocos econômicos: Os alunos devem ser capazes de estabelecer conexões entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, como a União Europeia, o NAFTA e a APEC.
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Introdução (10 - 15 minutos)
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Relembrando conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula revisando brevemente conceitos de blocos econômicos e sua importância no cenário mundial. Pode-se fazer uma rápida revisão sobre a União Europeia, o NAFTA e a APEC, ressaltando as diferenças e semelhanças entre esses blocos e o MERCOSUL. (3 - 5 minutos)
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Situações-problema: O professor pode propor duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:
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Cenário 1: "Imagine que você é um produtor de vinhos na Argentina. Como a participação no MERCOSUL pode beneficiar ou prejudicar o seu negócio?"
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Cenário 2: "Suponha que você é um turista brasileiro planejando uma viagem para o Uruguai. Quais são os benefícios que o MERCOSUL pode trazer para a sua viagem?"
Essas situações devem ser utilizadas ao longo da aula para contextualizar a teoria e estimular a participação dos alunos. (5 - 7 minutos)
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Contextualização do assunto: O professor deve explicar a importância do MERCOSUL para a economia e a política dos países membros. Pode-se mencionar exemplos de acordos comerciais e iniciativas conjuntas que foram possíveis graças ao MERCOSUL. Além disso, deve-se ressaltar como a participação no MERCOSUL afeta a vida dos cidadãos comuns, facilitando a circulação de pessoas, bens e serviços. (3 - 5 minutos)
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Introduzindo o tópico: Para introduzir o tópico e chamar a atenção dos alunos, o professor pode:
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Curiosidade 1: "Vocês sabiam que o MERCOSUL foi criado por meio do Tratado de Assunção, assinado em 1991, mas que sua origem remonta a 1985, com a assinatura do Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento entre Argentina e Brasil?" (1 - 2 minutos)
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Curiosidade 2: "E que, embora a Venezuela tenha se tornado membro pleno do MERCOSUL em 2012, em 2016 foi suspensa devido a questões políticas, e atualmente está em processo de saída do bloco?" (1 - 2 minutos)
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Aplicação prática: "Ao final desta aula, vocês serão capazes de entender como o MERCOSUL afeta a vida de vocês e do seu país, seja por meio de viagens, comércio ou política." (1 minuto)
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Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade de Mapeamento (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a sala em grupos de quatro ou cinco alunos. Cada grupo receberá um mapa da América do Sul e um conjunto de cartões com os nomes dos países membros do MERCOSUL e de outros países da América do Sul que não fazem parte do bloco. O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem, no mapa, os países membros do MERCOSUL e os coloquem em uma área específica do mapa. Os outros países devem ser colocados em outra área. Esta atividade visa aprimorar a habilidade dos alunos de identificar os países membros do MERCOSUL, bem como a sua localização geográfica. Além disso, permite uma discussão sobre a importância da geografia na formação de blocos econômicos.
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Passo a passo da atividade:
- Distribuir os materiais para cada grupo.
- Explicar as regras da atividade.
- Monitorar o trabalho dos grupos, esclarecendo dúvidas e orientando, se necessário.
- Após o término da atividade, cada grupo deve apresentar o seu mapa para a classe, justificando a sua escolha de localização dos países.
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Debate sobre vantagens e desafios (8 - 10 minutos): Após a atividade de mapeamento, o professor deve organizar um debate entre os grupos. Cada grupo será designado para defender um ponto de vista: um grupo defenderá as vantagens da participação no MERCOSUL, outro grupo defenderá os desafios. Cada grupo deve preparar argumentos baseados em pesquisas realizadas antes da aula e nas discussões em sala. O professor deve moderar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e que a discussão seja respeitosa e focada no tema. O objetivo desta atividade é aprofundar a compreensão dos alunos sobre as implicações da participação no MERCOSUL e aprimorar suas habilidades de argumentação e debate.
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Passo a passo da atividade:
- Explicar as regras do debate.
- Designar os grupos e os pontos de vista.
- Dar tempo para os grupos se prepararem.
- Iniciar o debate, monitorando o tempo e a participação dos alunos.
- Após o debate, o professor deve fazer uma síntese das principais ideias apresentadas, ressaltando a importância do respeito às diferenças de opinião e da escuta ativa.
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Jogo de Perguntas e Respostas (2 - 3 minutos): Para encerrar a etapa de Desenvolvimento, o professor pode organizar um jogo rápido de perguntas e respostas, usando o Quizlet ou um recurso similar. O objetivo é revisar os conceitos aprendidos durante a aula de maneira lúdica e interativa. As perguntas podem ser sobre os países membros do MERCOSUL, os órgãos que compõem o bloco, as vantagens e desafios da participação, entre outros.
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Passo a passo da atividade:
- Explicar as regras do jogo.
- Dividir a turma em times.
- Iniciar o jogo, fazendo as perguntas e conferindo as respostas.
- No final do jogo, o professor deve reforçar os pontos mais importantes e esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
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Retorno (8 - 10 minutos)
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Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo onde cada equipe terá até 3 minutos para compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. Esta é uma oportunidade para os alunos ouvirem diferentes perspectivas e ampliarem sua compreensão do tópico. O professor deve monitorar a discussão e intervir conforme necessário para esclarecer conceitos ou direcionar a conversa.
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Passo a passo da atividade:
- Convidar os grupos a compartilharem suas conclusões ou soluções.
- Dar a cada grupo até 3 minutos para apresentar.
- Monitorar a discussão, garantindo que todos os alunos estejam envolvidos e que a conversa permaneça focada no tópico.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão, o professor deve fazer uma recapitulação dos principais pontos teóricos abordados na aula e conectar com as atividades práticas realizadas. O professor pode, por exemplo, destacar como a atividade de mapeamento ajudou a compreender a geografia do MERCOSUL e a importância da localização geográfica na formação dos blocos econômicos. Além disso, o debate pode ser usado para ilustrar as vantagens e desafios da participação no MERCOSUL.
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Passo a passo da atividade:
- Fazer uma recapitulação dos principais pontos teóricos.
- Conectar a teoria com as atividades práticas, destacando como as atividades ajudaram a aprofundar a compreensão do tópico.
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Reflexão Final (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Pode-se fazer perguntas como:
- "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
- "Quais questões ainda não foram respondidas?"
- "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje no seu dia a dia?"
Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Esta atividade de reflexão final ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar possíveis lacunas em seu entendimento.
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Passo a passo da atividade:
- Propor as perguntas de reflexão.
- Dar um minuto para os alunos pensarem sobre as respostas.
- Convidar alguns alunos a compartilharem suas respostas.
- Encerrar a aula reforçando os principais conceitos aprendidos e lembrando os alunos do tema da próxima aula, se houver.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um breve resumo dos conteúdos abordados durante a aula. Isso inclui a definição do MERCOSUL, seus países membros, sua estrutura e seus Objetivos. O professor pode mencionar novamente as situações-problema discutidas no início da aula e como elas foram solucionadas ou esclarecidas durante a aula. Além disso, o professor deve ressaltar as principais conclusões do debate e das atividades práticas.
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Passo a passo da atividade:
- Recapitular os principais pontos teóricos.
- Revisar as situações-problema e como elas foram abordadas.
- Ressaltar as principais conclusões do debate e das atividades práticas.
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Conexão da Teoria com a Prática (1 minuto): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria sobre o MERCOSUL com a prática, por meio das atividades de mapeamento, do debate e do jogo de perguntas e respostas. O professor pode destacar como essas atividades ajudaram a aprofundar a compreensão dos alunos sobre o MERCOSUL e a aplicar os conceitos teóricos de uma maneira prática e significativa.
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Passo a passo da atividade:
- Explicar a conexão entre a teoria e a prática.
- Ressaltar como as atividades práticas contribuíram para a compreensão do tópico.
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Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o MERCOSUL. Isso pode incluir leituras, documentários, sites, jogos educativos, entre outros. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos pesquisem sobre a história do MERCOSUL, os benefícios e desafios da participação no bloco, os acordos comerciais mais importantes, entre outros.
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Passo a passo da atividade:
- Sugerir uma lista de materiais extras.
- Explicar brevemente o conteúdo de cada material e como eles podem contribuir para o aprendizado dos alunos.
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Importância do Tópico (1 minuto): Por fim, o professor deve ressaltar a importância do MERCOSUL no dia a dia dos alunos. O professor pode explicar como a participação no MERCOSUL afeta a economia e a política dos países membros, e como isso, por sua vez, afeta a vida dos cidadãos. Além disso, o professor pode mencionar como o conhecimento sobre o MERCOSUL pode ser útil em diversas situações, como em viagens, na compreensão de notícias e eventos políticos, e até mesmo na escolha de carreira.
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Passo a passo da atividade:
- Explicar a importância do MERCOSUL no dia a dia dos alunos.
- Ressaltar como o conhecimento sobre o MERCOSUL pode ser útil em diversas situações.
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