Entrar

Plano de aula de Mundo: Distribuição da População

Geografia

Original Teachy

'EF08GE10'

Mundo: Distribuição da População

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Mundo: Distribuição da População

Palavras ChaveDistribuição da População, Geografia, 8º ano, Fatores Geográficos, Fatores Históricos, Fatores Econômicos, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Redes Sociais, Criatividade, Engajamento, Vídeos TikTok, Perfis Instagram, GeoInfluencers, Pensamento Crítico, Pesquisa
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Acesso a plataformas digitais (Google Classroom, WhatsApp, etc.), Ferramentas de edição de imagem, Mapas e gráficos digitais, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok), Computadores ou tablets (opcional), Projetor (para apresentar vídeos e perfis Instagram)
Códigos BNCCEF08GE10: Distinguir e analisar conflitos e ações dos movimentos sociais brasileiros, no campo e na cidade, comparando com outros movimentos sociais existentes nos países latino-americanos.; EF08GE14: Analisar os processos de desconcentração, descentralização e recentralização das atividades econômicas a partir do capital estadunidense e chinês em diferentes regiões no mundo, com destaque para o Brasil.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é apresentar claramente os objetivos da aula, garantindo que os alunos entendam o foco do aprendizado e como a análise da distribuição populacional e seus fatores geográficos se encaixam nos estudos de Geografia. Esta clareza inicial prepara os alunos para as atividades práticas e discussões que seguirão, proporcionando um contexto que facilita a internalização dos conceitos.

Objetivos principais:

1. Compreender a distribuição da população mundial e suas principais concentrações e dispersões.

2. Analisar os fatores geográficos que influenciam a distribuição da população nos diferentes continentes e países.

Objetivos secundários:

  1. Explorar as dinâmicas sociais, econômicas e ambientais relacionadas à distribuição populacional.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos e engajá-los desde o início da aula, utilizando um tema relevante e atual. Ao buscar e compartilhar fatos interessantes, os alunos começam a relacionar o conteúdo teórico que estudaram previamente com exemplos práticos e reais. As perguntas chave iniciam um debate que estimula o pensamento crítico e prepara os alunos para as atividades práticas que se seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique aos alunos que a distribuição da população mundial não é homogênea e que diferentes fatores geográficos, históricos, econômicos e sociais contribuem para essa variação. Em seguida, instrua-os a usar seus celulares para buscar um fato interessante sobre a distribuição da população no mundo, incentivando-os a compartilhar esses fatos com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais fatores que influenciam a distribuição da população ao redor do mundo?

2. Por que algumas regiões são mais densamente povoadas do que outras?

3. Como aspectos históricos e culturais contribuem para a distribuição da população?

4. De que maneira a economia de um país pode afetar sua densidade populacional?

5. Qual é a relação entre a geografia física (clima, relevo, recursos naturais) e a distribuição da população?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e colaborativa, onde os alunos possam aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos sobre a distribuição da população mundial em atividades criativas e relevantes ao seu cotidiano digital. Essas atividades incentivam o pensamento crítico, a pesquisa autônoma e a comunicação eficaz, tornando o aprendizado mais significativo e engajador.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - População em Ação! 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar o entendimento e a interpretação dos fatores que influenciam a distribuição populacional de uma forma lúdica e envolvente, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de pesquisa e comunicação.

- Descrição: Os alunos devem criar um vídeo curto ao estilo de um TikTok ou Reels que explique a distribuição da população em uma determinada região do mundo. Eles podem utilizar dados, gráficos, mapas e até mesmo encenar situações que ilustrem os fatores que influenciam essa distribuição.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher uma região do mundo (país, continente, cidade, etc.) para focar seu vídeo.

  • Usando seus celulares, os alunos devem pesquisar informações sobre a distribuição da população nessa região, considerando fatores como densidade populacional, condições climáticas, relevo e aspectos econômicos e históricos.

  • Os grupos devem criar um roteiro que sintetize as informações principais e destaque os fatores mais relevantes.

  • Incentive os alunos a usar a criatividade, incorporando gráficos, mapas, entrevistas fictícias e até personagens dando 'depoimentos'.

  • Os vídeos devem ter entre 2 a 3 minutos de duração.

  • No final, cada grupo apresenta seu vídeo para a turma e faz uma breve explicação sobre como eles montaram o conteúdo e o que aprenderam.

  • Os vídeos podem ser compartilhados em uma plataforma digital escolhida pelo professor (Google Classroom, WhatsApp, etc.) para que todos possam assistir novamente.

Atividade 2 - Mapa Interativo do Instagram 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Usar a familiaridade dos alunos com as redes sociais para explorar e comunicar informações complexas sobre a distribuição populacional de maneira acessível e envolvente.

- Descrição: Os alunos irão criar um perfil fictício no Instagram para uma região específica, postando 'fotos' e histórias que mostrem a distribuição da população e os fatores que influenciam essa distribuição. Eles devem usar imagens reais ou criadas por eles e legendas que expliquem visivelmente as características demográficas da região.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe uma região específica no mundo.

  • Os grupos devem criar um perfil fictício no Instagram para representar sua região escolhida.

  • Usando ferramentas de edição de imagem, os alunos devem criar posts que incluam mapas, gráficos e fotos representando a distribuição populacional, além de incluir legendas informativas.

  • Os grupos devem publicar regularmente durante a aula, simulando uma campanha de mídia social.

  • Cada post deve abordar um aspecto diferente da distribuição populacional: histórico, econômico, geográfico, etc.

  • No final da atividade, os grupos apresentam seu perfil Instagram fictício para a turma, explicando a escolha das postagens e o aprendizado obtido.

  • O professor pode criar um hashtag específico para a atividade e incentivar os alunos a usar essa hashtag em todas as postagens.

Atividade 3 - Desafio do GeoInfluencer 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Combinar o uso das redes sociais e técnicas de comunicação digital com o aprendizado geográfico, permitindo que os alunos explorem e expliquem a distribuição da população de forma dinâmica e interativa.

- Descrição: Os alunos se tornarão influenciadores digitais da Geografia, criando uma série de stories para uma campanha fictícia que explica a distribuição da população mundial. Eles devem usar imagens, gráficos, textos e vídeos curtos para ilustrar os diversos fatores que influenciam essa distribuição.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Explique que cada grupo se tornará um 'GeoInfluencer' e que eles devem criar uma campanha de stories no Instagram sobre a distribuição da população mundial.

  • Os alunos devem pesquisar e coletar dados sobre a distribuição populacional global, focando em diferentes continentes e países.

  • Com base na pesquisa, os alunos devem criar uma narrativa coerente e educativa que pode ser dividida em uma série de stories.

  • Cada grupo deve produzir de 5 a 10 stories utilizando imagens, gráficos, vídeos curtos e textos explicativos.

  • Incentive os alunos a apresentar os fatores históricos, econômicos, geográficos e climáticos que influenciam a distribuição populacional.

  • No final, cada grupo apresenta sua série de stories para a turma, explicando as escolhas feitas e o conteúdo abordado.

  • Os stories podem ser publicados em uma plataforma de compartilhamento digital ou simplesmente exibidos diretamente do celular.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma oportunidade de reflexão e síntese para os alunos, permitindo que eles consolidem o conhecimento adquirido através das atividades práticas. Além disso, a discussão em grupo e o feedback 360° promovem habilidades de comunicação, pensamento crítico e trabalho em equipe, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Início da Discussão: Explique aos alunos a importância de compartilhar e refletir sobre o que aprenderam. Pergunte a cada grupo para apresentar brevemente sua atividade (vídeo TikTok, perfil no Instagram ou stories de GeoInfluencer).
  2. Compartilhamento das Experiências: Cada grupo deve descrever os principais desafios e descobertas durante a realização da atividade. Questione sobre o que mais os surpreendeu sobre a distribuição populacional da região que escolheram.
  3. Comparação e Contraste: Incentive os alunos a comparar suas descobertas com as de outros grupos. Pergunte como os fatores geográficos, históricos, econômicos e sociais variam entre as diferentes regiões estudadas.
  4. Conclusões Gerais: Conclua a discussão resumindo os pontos mais importantes mencionados e destacando como essas atividades ajudaram a entender melhor a distribuição da população mundial.

Reflexões

1. Como a geografia física (clima, relevo, recursos naturais) influenciou a distribuição populacional na região que você estudou? 2. Quais foram os principais fatores históricos e econômicos que afetaram a densidade populacional da região escolhida? 3. De que forma a interação entre os fatores geográficos, históricos e econômicos molda a distribuição populacional global?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Oriente os alunos a:

  1. Serem Construtivos: Destacar pontos fortes e áreas para melhoria de forma respeitosa e útil.
  2. Serem Específicos: Dar exemplos específicos do que foi positivo e o que poderia ser melhorado.
  3. Serem Receptivos: Ouvir atentamente o feedback recebido e refletir sobre ele.

Explique que o objetivo do feedback é ajudar todos a melhorar suas habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

️ A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado da aula, conectando-o com a realidade dos alunos e o mundo atual. Essa conclusão reflete sobre o conteúdo estudado, destacando sua relevância prática e preparando os alunos para utilizarem esse conhecimento fora da sala de aula. ✨

Resumo

Resumo Divertido: Hoje, viajamos pelo mundo e descobrimos como a população está distribuída pelo globo!  Vimos que a geografia física, como clima e relevo, e fatores históricos e econômicos influenciam onde as pessoas vivem. Exploramos essas ideias de maneiras super criativas: criamos vídeos estilo TikTok, perfis no Instagram e campanhas de GeoInfluencers! ✨

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Esta aula não só nos ajudou a entender a distribuição da população mundial, mas também mostrou como podemos usar plataformas digitais, algo tão presente em nossas vidas, para aprender e compartilhar conhecimento. Estar ciente dessas distribuições nos ajuda a compreender melhor questões globais, como urbanização, migração e desenvolvimento sustentável. 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia: Compreender a distribuição populacional é essencial para diversas áreas, desde o planejamento urbano até a elaboração de políticas públicas eficientes. Além disso, essa compreensão nos ajuda a valorizar a diversidade cultural e a importância de cada região no contexto global. ️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies