Entrar

Plano de aula de Prefixos e Sufixos

Inglês

Original Teachy

'EF08LI13'

Prefixos e Sufixos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão de Prefixos e Sufixos: O professor deve garantir que os alunos entendam o conceito de prefixos e sufixos na língua inglesa. Isso pode ser alcançado através de exemplos claros e simples, destacando como essas partes das palavras podem mudar ou adicionar significado.

  2. Identificação de Prefixos e Sufixos: Os alunos devem ser capazes de identificar e separar prefixos e sufixos em palavras. Isso envolve a habilidade de reconhecer os diferentes tipos de prefixos e sufixos e onde eles são usados em uma palavra.

  3. Aplicação de Prefixos e Sufixos: Os alunos devem ser capazes de aplicar o conhecimento adquirido para criar novas palavras, adicionando ou removendo prefixos e sufixos. Isso envolve uma compreensão do significado dos prefixos e sufixos usados.

Objetivos secundários:

  • Melhoria do Vocabulário: Ao aprender sobre prefixos e sufixos, os alunos também estarão melhorando seu vocabulário, pois muitas palavras em inglês são formadas a partir da adição de prefixos e sufixos.
  • Desenvolvimento de Habilidades de Leitura e Escrita: Ao entender como os prefixos e sufixos são usados, os alunos poderão ler e escrever com mais facilidade, pois serão capazes de dividir palavras desconhecidas em partes menores e mais compreensíveis.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre conceitos básicos da língua inglesa, como a formação de palavras, a diferença entre prefixos e sufixos e a importância do contexto na interpretação de palavras. Essa revisão serve para preparar os alunos para o novo conteúdo e garantir que eles tenham uma base sólida para entender os tópicos que serão abordados. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor apresenta duas situações-problema que envolvem o uso de prefixos e sufixos:

    • Situação 1: O professor escreve no quadro a palavra "happiness" e pergunta aos alunos o que eles acham que a palavra significa. Em seguida, o professor remove o sufixo "ness" e pergunta novamente o significado da palavra. A ideia é que os alunos percebam que o sufixo "ness" é usado para transformar o adjetivo "happy" em um substantivo.

    • Situação 2: O professor escreve no quadro a palavra "unhappiness" e pergunta aos alunos o que eles acham que a palavra significa. Em seguida, o professor remove o prefixo "un" e pergunta novamente o significado da palavra. A ideia é que os alunos percebam que o prefixo "un" é usado para negar o significado da palavra, transformando "happiness" (felicidade) em "unhappiness" (infelicidade). (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor destaca a importância do uso de prefixos e sufixos no dia a dia, tanto na língua inglesa quanto na língua portuguesa. Ele pode mencionar exemplos de prefixos e sufixos comuns e como eles podem alterar o significado de uma palavra. Por exemplo, o prefixo "re" em inglês (como em "rebuild" - reconstruir) tem um significado semelhante ao prefixo "re" em português (como em "reconstruir"). (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: O professor introduz o tópico da aula - prefixos e sufixos - de forma envolvente. Ele pode fazer isso contando uma pequena história ou anedota que envolva o uso de prefixos e sufixos. Por exemplo:

    • História 1: O professor conta a história de um aluno que estava estudando para um teste de inglês e encontrou a palavra "unbelievable". Ele sabia que "believe" significa "acreditar", mas não conseguia entender o significado da palavra inteira. Então, ele lembrou da aula de prefixos e sufixos e percebeu que "un" é um prefixo que nega o significado da palavra. Assim, ele concluiu que "unbelievable" significa "inacreditável".

    • História 2: O professor conta a história de um escritor famoso que gostava de brincar com a formação de palavras usando prefixos e sufixos. Por exemplo, ele criou a palavra "antidisestablishmentarianism", que é uma das palavras mais longas em inglês e que contém vários prefixos e sufixos. O professor pode mostrar a palavra no quadro e desafiar os alunos a tentarem descobrir o significado usando o que eles sabem sobre prefixos e sufixos. (2 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1: "Word Builders" (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo recebe um conjunto de cartões com prefixos e sufixos em inglês.
    • O professor então anuncia uma palavra de base e os grupos devem competir para construir a maior quantidade de palavras possíveis, adicionando um ou mais prefixos e/ou sufixos de seus cartões à palavra base.
    • As palavras construídas pelos grupos devem ser escritas em um pedaço de papel e o grupo que construir a maior quantidade de palavras corretas no tempo determinado será o vencedor.
    • Exemplo: A palavra base é "happy". Os prefixos e sufixos nos cartões são "un-", "-ness", "-ly", "dis-", "re-", etc. Os grupos podem construir palavras como "unhappy", "happiness", "unhappiness", "happily", "disappointed", "rebuild", etc.
  2. Atividade 2: "Word Detectives" (10 - 12 minutos)

    • O professor dá a cada grupo uma lista de palavras em inglês que contêm prefixos e sufixos. No entanto, os prefixos e sufixos foram removidos e substituídos por espaços em branco.
    • Os alunos devem trabalhar em seus grupos para preencher os espaços em branco com os prefixos e sufixos corretos de uma lista fornecida.
    • Depois de terminarem, os grupos trocam suas folhas com outro grupo para verificar as respostas e fornecer feedback.
    • Exemplo: A lista de palavras pode incluir "_____happiness", "______ly", "______ful", "_____unhappy", etc. Os alunos devem preencher os espaços em branco com os prefixos e sufixos corretos para formar palavras reais em inglês.
  3. Atividade 3: "Word Transformation" (5 - 7 minutos)

    • O professor fornece a cada grupo uma palavra em inglês e uma lista de prefixos e sufixos em inglês.
    • Os alunos devem trabalhar juntos para criar uma história ou parágrafo que inclua a palavra dada e pelo menos cinco outras palavras formadas pela adição de prefixos e sufixos da lista.
    • Depois de terminarem, cada grupo lê sua história em voz alta para a classe. O professor pode selecionar algumas histórias para análise e discussão.
    • Exemplo: A palavra dada é "happy" e a lista de prefixos e sufixos inclui "un-", "-ness", "-ly", "dis-", "re-", etc. Uma possível história pode ser: "Once upon a time, there was a very _______ child. She always saw the _______ in everything and tried to make everyone else _______ too. But one day, something happened that made her very _______. She realized that not everything in life is _______ and sometimes you have to _______ and start _______." (As palavras preenchidas pelos alunos são: happy, happiness, happily, unhappy, un-, dis-, re-).

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor chama cada grupo para compartilhar as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades. Cada grupo tem até 3 minutos para apresentar. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros e para o professor avaliar a compreensão individual do conceito de prefixos e sufixos.

  2. Conexão com a Teoria (1 - 2 minutos): Após cada apresentação, o professor deve fazer perguntas para ajudar a classe a conectar a atividade prática com a teoria. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como vocês usaram os prefixos e sufixos para transformar a palavra base?" ou "Como a adição ou remoção de um prefixo ou sufixo altera o significado da palavra?".

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor pede aos alunos que reflitam silenciosamente sobre o que aprenderam durante a aula. Ele faz perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos têm um minuto para pensar em suas respostas.

  4. Compartilhamento de Reflexões (2 - 3 minutos): Após o tempo de reflexão, o professor convida os alunos a compartilharem suas respostas. O professor deve encorajar todos os alunos a participarem, mesmo que suas respostas não sejam totalmente formadas. Esta é uma oportunidade para o professor identificar possíveis lacunas no entendimento dos alunos e para os alunos expressarem quaisquer dúvidas ou preocupações que possam ter.

  5. Feedback do Professor (1 minuto): O professor conclui a aula fornecendo feedback aos alunos. Ele pode elogiar o esforço e a participação dos alunos, destacar os pontos fortes da classe e sugerir áreas para foco adicional. O professor também pode fornecer orientações sobre como os alunos podem continuar a praticar e aprimorar suas habilidades com prefixos e sufixos fora da sala de aula.

Este Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite que o professor avalie a eficácia da instrução e do aprendizado e forneça feedback imediato aos alunos. Além disso, o processo de reflexão ajuda os alunos a consolidarem seu aprendizado e a identificarem áreas para futuras melhorias.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor começa a Conclusão da aula recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele lembra aos alunos a definição de prefixos e sufixos, como eles são usados na formação de palavras, e como eles podem alterar ou adicionar significado a uma palavra. Além disso, o professor relembra as palavras-chave e os conceitos-chave que foram explorados durante a aula, reforçando a compreensão dos alunos sobre o tema.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor enfatiza a importância da conexão entre a teoria e a prática. Ele faz referência às atividades realizadas durante a aula, explicando como elas ajudaram a solidificar o conhecimento teórico sobre prefixos e sufixos. O professor também destaca como esse conhecimento é aplicável na vida cotidiana dos alunos, seja na leitura de textos em inglês, na escrita de redações ou na comunicação oral.

  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor então sugere materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento de prefixos e sufixos. Esses materiais podem incluir sites educacionais, vídeos explicativos, jogos online de formação de palavras, entre outros. O professor pode, por exemplo, indicar o site "English Club" que tem uma seção dedicada à formação de palavras em inglês.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor reforça a importância do assunto apresentado para a vida dos alunos. Ele explica que o conhecimento sobre prefixos e sufixos não só ajuda a entender melhor a língua inglesa, mas também melhora a habilidade de leitura e escrita, a compreensão de textos e a comunicação oral. O professor pode citar exemplos de situações reais onde a compreensão de prefixos e sufixos pode ser útil, como na interpretação de palavras desconhecidas em um texto ou na criação de palavras novas em um contexto criativo ou profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies