Entrar

Plano de aula de Some, Any, Many, Much

Inglês

Original Teachy

'EF08LI16'

Some, Any, Many, Much

Plano de Aula | Metodologia Socioemocional | Some, Any, Many, Much

Palavras ChaveInglês, Some, Any, Many, Much, Quantidades, Habilidades Socioemocionais, Autoconhecimento, Autocontrole, Tomada de Decisão Responsável, Habilidades Sociais, Consciência Social, RULER, Meditação Guiada, Jogo Interativo, Reflexão Emocional, Metas Pessoais
Materiais NecessáriosCartões com frases incompletas, Material de escrita (papel e caneta), Computador e projetor (opcional para meditação guiada), Folhas para anotação de metas, Quadro branco e marcadores, Recursos visuais para a teoria (slides ou cartazes)
Códigos BNCCEF08LI16: Utilizar, de modo inteligível, corretamente, some, any, many, much.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tema da aula, estabelecendo uma base sólida para o entendimento das diferenças e usos corretos de 'some', 'any', 'many' e 'much'. Ao conectar o conteúdo gramatical com o desenvolvimento socioemocional, pretende-se aumentar a conscientização dos alunos sobre suas próprias emoções e como estas podem influenciar seu aprendizado, além de promover um ambiente de sala de aula mais colaborativo e empático.

Objetivos Principais

1. Reconhecer e diferenciar o uso de 'some', 'any', 'many' e 'much' em contextos variados.

2. Entender as regras gramaticais que determinam a escolha entre 'some', 'any', 'many' e 'much'.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

Atividade de Aquecimento Emocional

Meditação Guiada: Foco e Presença

A atividade de aquecimento emocional escolhida é a Meditação Guiada. Esta atividade tem como objetivo promover o foco, a presença e a concentração dos alunos, preparando-os emocionalmente para a aula.

1. Peça aos alunos para se sentarem confortavelmente em suas cadeiras, com os pés apoiados no chão e as mãos descansando no colo.

2. Explique que a atividade consiste em uma breve meditação guiada para ajudar a acalmar a mente e aumentar a concentração.

3. Inicialmente, peça aos alunos para fecharem os olhos e respirarem profundamente algumas vezes, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

4. Em seguida, comece a guiar a meditação com uma voz calma e suave: 'Imagine que você está em um lugar tranquilo, onde se sente seguro e relaxado. Pode ser uma praia, uma floresta ou qualquer outro lugar que traga paz.'

5. Continue guiando a visualização por alguns minutos, sugerindo que os alunos prestem atenção às sensações do corpo e ao som da respiração.

6. Finalize a meditação pedindo aos alunos para, lentamente, abrirem os olhos e voltarem a atenção para a sala de aula, trazendo consigo a sensação de calma e foco.

7. Reserve alguns minutos para que os alunos compartilhem como se sentiram durante a meditação, se desejarem.

Contextualização do Conteúdo

O uso correto de 'some', 'any', 'many' e 'much' é essencial para a comunicação em inglês, especialmente quando queremos ser claros e precisos ao falar sobre quantidades. Imagine estar em uma viagem a um país de língua inglesa e precisar pedir informações ou fazer compras. Saber utilizar essas palavras corretamente pode evitar mal-entendidos e tornar a comunicação mais eficaz. Da mesma forma, entender as emoções e como elas influenciam nosso comportamento é crucial para nosso bem-estar e nossas interações sociais. Reconhecer quando estamos ansiosos ou calmos, por exemplo, pode nos ajudar a lidar melhor com diferentes situações. Esta aula não só ensinará regras gramaticais, mas também promoverá o autoconhecimento e a empatia, habilidades fundamentais para a vida.

Desenvolvimento

Duração: 60 a 75 minutos

Roteiro Teórico

Duração: 20 a 25 minutos

1. Definições e Usos de 'Some', 'Any', 'Many' e 'Much'

2. 'Some': Usado em frases afirmativas e interrogativas quando se espera uma resposta positiva. Exemplo: 'I have some friends coming over.' 'Do you have some time to talk?'

3. 'Any': Usado em frases negativas e interrogativas quando se espera uma resposta negativa ou quando não se tem certeza. Exemplo: 'I don't have any money.' 'Do you have any questions?'

4. 'Many': Usado para quantificar substantivos contáveis no plural, geralmente em frases interrogativas e negativas. Exemplo: 'How many apples do you want?' 'There aren't many options left.'

5. 'Much': Usado para quantificar substantivos incontáveis, geralmente em frases interrogativas e negativas. Exemplo: 'How much water do we need?' 'There isn't much time left.'

6. Analogias e Exemplos Adicionais

7. Imagine uma festa: Você pode usar 'some' para os convidados que estão vindo (afirmativo), 'any' para verificar se alguém trouxe algo (interrogativo/negativo), 'many' para contar quantas garrafas de refrigerante há (contáveis), e 'much' para saber a quantidade de bebida (incontáveis).

8. Dicas Práticas

9. Lembre-se: 'Many' e 'Much' são frequentemente usados em perguntas e negativas.

10. 'Some' e 'Any' podem ser usados com ambos substantivos contáveis e incontáveis, mas o contexto (afirmativo, negativo, interrogativo) é crucial.

Atividade com Feedback Socioemocional

Duração: 30 a 35 minutos

Jogo de Quantidades

Os alunos serão divididos em grupos e participarão de um jogo interativo onde terão que utilizar 'some', 'any', 'many' e 'much' para completar frases corretamente. A atividade visa não só praticar a gramática, mas também desenvolver habilidades socioemocionais como cooperação, comunicação e empatia.

1. Divida os alunos em pequenos grupos de 3 a 4 pessoas.

2. Distribua cartões com frases incompletas para cada grupo. As frases devem exigir o uso de 'some', 'any', 'many' ou 'much'.

3. Instrua os grupos a discutirem e completarem as frases em conjunto, decidindo qual palavra é a mais apropriada.

4. Após completarem as frases, os grupos devem trocar seus cartões com outro grupo e revisar as respostas uns dos outros.

5. Cada grupo apresenta uma frase completa e explica a escolha da palavra, promovendo a discussão e a compreensão coletiva.

6. Durante a atividade, circule pela sala, oferecendo ajuda e feedback conforme necessário.

Discussão e Feedback em Grupo

Após a atividade, reúna os alunos para uma discussão em grupo usando o método RULER:

Recognize: Peça aos alunos que reconheçam como se sentiram durante a atividade. Estavam confiantes, ansiosos, colaborativos? Understand: Explique as causas das emoções sentidas. Por exemplo, trabalhar em equipe pode causar ansiedade em alguns, enquanto outros podem se sentir mais confiantes com o suporte do grupo. Label: Ajude os alunos a nomearem essas emoções corretamente. Por exemplo, eles podem identificar sentimentos de cooperação, frustração ou satisfação. Express: Incentive os alunos a expressarem como essas emoções influenciaram seu desempenho. Pergunte como se sentiram ao colaborar e receber feedback dos colegas. Regulate: Discuta estratégias para regular emoções em atividades futuras. Como podem melhorar a comunicação e a cooperação em grupo? Como podem lidar com a frustração de forma positiva?

Conclusão

Duração: 20 a 25 minutos

Reflexão e Regulação das Emoções

Para a atividade de reflexão e regulação emocional, peça aos alunos que escrevam um parágrafo ou participem de uma discussão em grupo sobre os desafios enfrentados durante a aula e como geriram suas emoções. Pergunte-lhes quais momentos foram mais difíceis, como se sentiram nesses momentos e que estratégias usaram para lidar com essas emoções. Incentive-os a compartilhar suas experiências e aprendizados com a turma.

Objetivo: O objetivo desta subseção é encorajar a autoavaliação e a regulação emocional. Queremos que os alunos identifiquem estratégias eficazes para lidar com situações desafiadoras, aprendam a reconhecer suas emoções e reflitam sobre como suas reações emocionais influenciam seu aprendizado e interação com os colegas.

Encerramento e Olhar para o Futuro

Para encerrar a aula, peça aos alunos que estabeleçam metas pessoais e acadêmicas relacionadas ao uso de 'some', 'any', 'many' e 'much'. Eles podem anotar essas metas em seus cadernos ou compartilhar oralmente com a turma. Explique a importância de definir objetivos claros para melhorar o aprendizado contínuo e a aplicação prática do conteúdo.

Possíveis Ideias de Metas:

1. Revisar e praticar o uso de 'some', 'any', 'many' e 'much' em frases diárias.

2. Identificar e corrigir erros comuns ao usar 'some', 'any', 'many' e 'much'.

3. Aplicar o conhecimento gramatical em contextos reais, como redações e conversas em inglês.

4. Desenvolver habilidades de autoavaliação e regulação emocional durante atividades escolares.

5. Colaborar com colegas para aprimorar o entendimento e o uso correto de 'some', 'any', 'many' e 'much'. Objetivo: O objetivo desta subseção é fortalecer a autonomia dos alunos e a aplicação prática do aprendizado. Definir metas relacionadas ao conteúdo da aula ajuda os alunos a manterem o foco em seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, promovendo um aprendizado contínuo e eficaz.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies