Entrar

Plano de aula de Área de Formas

Matemática

Original Teachy

'EF08MA19'

Área de Formas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Área de Formas

Palavras ChaveÁrea de Formas, Quadriláteros, Triângulos, Círculos, Resolução de Problemas, Exemplos Práticos, Matemática Cotidiana, Figuras Geométricas, Fórmulas Matemáticas, Engajamento dos Alunos, Aplicações Práticas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores de quadro, Régua, Transferidor, Calculadoras, Folhas de papel, Material de desenho (lápis, borracha, compasso), Projetor ou computador (opcional para mostrar exemplos visuais)
Códigos BNCCEF08MA19: Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaGeometria

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão clara do que será aprendido e as habilidades que serão desenvolvidas ao longo da aula. Ao descrever os objetivos, os alunos podem alinhar suas expectativas e compreender a importância prática do conteúdo, facilitando o engajamento e a assimilação dos conceitos a serem abordados.

Objetivos principais:

1. Entender e calcular a área de quadriláteros, triângulos e círculos.

2. Aplicar os conceitos de área para resolver problemas do cotidiano, como calcular a área de terrenos, cartolinas e caixas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer aos alunos uma visão clara do que será aprendido e as habilidades que serão desenvolvidas ao longo da aula. Ao descrever os objetivos, os alunos podem alinhar suas expectativas e compreender a importância prática do conteúdo, facilitando o engajamento e a assimilação dos conceitos a serem abordados.

Contexto

Para iniciar a aula sobre a área de formas, comece contextualizando o tema com uma situação cotidiana. Pergunte aos alunos: 'Vocês já se perguntaram como calcular a área de um terreno onde poderiam construir uma casa ou uma quadra de esportes?' Explique que saber calcular a área de diferentes formas geométricas é uma habilidade prática e essencial não apenas para a matemática, mas para diversas situações do dia a dia, como planejar a decoração de um quarto, determinar a quantidade de tinta necessária para pintar uma parede ou até mesmo para entender melhor as notícias que envolvem estatísticas e gráficos.

Curiosidades

Uma curiosidade interessante é que os antigos egípcios já utilizavam conceitos de área para calcular a quantidade de grãos que seriam necessários para plantar em determinadas áreas de terra. Eles dividiam as terras em quadrados e triângulos para facilitar o cálculo, demonstrando que o conhecimento sobre a área das figuras geométricas é uma prática milenar que continua relevante até hoje.

Desenvolvimento

Duração: (30 - 35 minutos)

A finalidade desta etapa é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada das fórmulas e métodos para calcular a área de diferentes figuras geométricas. Ao abordar exemplos práticos e resolver problemas guiados, os alunos serão capazes de aplicar esses conhecimentos em situações do cotidiano, consolidando assim a aprendizagem do conteúdo.

Tópicos Abordados

1. Área de Quadriláteros: Explique a fórmula para calcular a área de quadrados e retângulos (A = base x altura). Detalhe exemplos práticos, como a área de um terreno retangular. 2. Área de Triângulos: Apresente a fórmula para calcular a área de um triângulo (A = base x altura / 2). Forneça exemplos detalhados, como a área de um triângulo dentro de um campo de futebol. 3. Área de Círculos: Ensine a fórmula para calcular a área de um círculo (A = π x raio²). Mostre exemplos práticos, como a área de uma mesa redonda. 4. Aplicações Práticas: Discuta como essas fórmulas podem ser utilizadas em situações cotidianas. Por exemplo, calcular a quantidade de material necessário para cobrir uma superfície ou a área de um jardim.

Questões para Sala de Aula

1. Calcule a área de um terreno retangular que tem 20 metros de comprimento e 15 metros de largura. 2. Uma peça de madeira tem a forma de um triângulo com base de 10 cm e altura de 5 cm. Qual é a área desta peça? 3. Determine a área de uma mesa circular com raio de 1,5 metros.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido através da discussão detalhada das respostas das questões apresentadas anteriormente. Ao revisar e debater as soluções, os alunos têm a oportunidade de esclarecer dúvidas, reforçar conceitos e refletir sobre a aplicação prática do conteúdo aprendido. Este momento também promove o engajamento e a participação ativa dos alunos, estimulando um entendimento mais profundo e colaborativo.

Discussão

  • Calcule a área de um terreno retangular que tem 20 metros de comprimento e 15 metros de largura.

Explique aos alunos que, para calcular a área de um retângulo, utiliza-se a fórmula: A = base x altura. Neste caso, a base é 20 metros e a altura é 15 metros. Portanto, a área é A = 20 x 15 = 300 metros quadrados. É importante destacar a unidade de medida e a interpretação do resultado como a quantidade de espaço dentro do retângulo.

  • Uma peça de madeira tem a forma de um triângulo com base de 10 cm e altura de 5 cm. Qual é a área desta peça?

Para calcular a área de um triângulo, utiliza-se a fórmula: A = (base x altura) / 2. Neste exemplo, a base é 10 cm e a altura é 5 cm. Então, a área é A = (10 x 5) / 2 = 25 cm². Reforce que a área representa a superfície dentro do triângulo.

  • Determine a área de uma mesa circular com raio de 1,5 metros.

A fórmula para calcular a área de um círculo é A = π x raio². Com o raio de 1,5 metros, a área é A = π x (1,5)². Primeiro, calcule o raio ao quadrado: (1,5)² = 2,25. Então, multiplicando por π (aproximadamente 3,14), a área é A ≈ 3,14 x 2,25 = 7,065 metros quadrados. Enfatize a precisão do valor de π e a interpretação da área como o espaço dentro do círculo.

Engajamento dos Alunos

1. Vocês encontraram dificuldades em alguma das questões? Por que? 2. Como vocês aplicariam esses cálculos no dia a dia? Podem dar exemplos específicos? 3. Qual das fórmulas acham mais simples de lembrar e por quê? 4. Se a forma geométrica fosse irregular, como vocês acham que poderiam calcular a área? 5. Vamos pensar em outras situações cotidianas onde precisamos calcular áreas. Quem pode sugerir mais exemplos?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é recapitular e consolidar os principais conceitos abordados durante a aula, garantindo que os alunos compreendam e retenham as informações essenciais. Ao revisar os pontos principais, conectar a teoria com a prática e enfatizar a relevância do tema, esta etapa reforça a aprendizagem e a aplicação dos conhecimentos adquiridos, preparando os alunos para utilizá-los em situações futuras.

Resumo

  • Cálculo da área de quadriláteros utilizando a fórmula A = base x altura.
  • Cálculo da área de triângulos utilizando a fórmula A = (base x altura) / 2.
  • Cálculo da área de círculos utilizando a fórmula A = π x raio².
  • Discussão sobre a aplicação prática dessas fórmulas em situações cotidianas, como a determinação da área de terrenos, mesas e peças de madeira.

A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar fórmulas matemáticas para calcular a área de diferentes figuras geométricas e, em seguida, aplicá-las em exemplos práticos do dia a dia, como calcular a área de um terreno ou de uma mesa. Isso demonstrou aos alunos como a matemática pode ser utilizada para resolver problemas reais e tangíveis, facilitando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos.

O assunto apresentado é de grande importância para o dia a dia, pois compreender como calcular a área de diferentes formas geométricas permite que os alunos resolvam problemas práticos, como planejar espaços, comprar a quantidade correta de materiais de construção ou decoração, e interpretar informações gráficas. Além disso, essa habilidade é fundamental para diversas profissões e atividades cotidianas, destacando a relevância prática do conteúdo abordado.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies