Entrar

Plano de aula de Relações e equações de grandezas

Matemática

Original Teachy

'EF08MA12'

Relações e equações de grandezas

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Relações e equações de grandezas

Palavras ChaveRelações diretamente proporcionais, Relações inversamente proporcionais, Sentenças algébricas, Equações lineares de 1º grau, Plano cartesiano, Mercado de trabalho, Atividades práticas, Mini desafios, Reflexão, Interatividade
Materiais NecessáriosVídeo sobre engenheiros civis (2 minutos), Projetor ou TV para exibição do vídeo, Palitos de picolé, Barbante, Cola, Fichas técnicas com dimensões de pontes e escalas, Folhas de papel, Lápis, Régua, Calculadoras
Códigos BNCCEF08MA12: Identificar a natureza da variação de duas grandezas, diretamente, inversamente proporcionais ou não proporcionais, expressando a relação existente por meio de sentença algébrica e representá-la no plano cartesiano.; EF08MA07: Associar uma equação linear de 1º grau com duas incógnitas a uma reta no plano cartesiano.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos compreendam as relações entre grandezas e como estas podem ser representadas matematicamente. É fundamental desenvolver habilidades práticas que permitam aos alunos aplicar esses conceitos em situações reais e no mercado de trabalho, promovendo uma compreensão sólida e utilizável da matemática no cotidiano e em futuras carreiras.

Objetivos principais:

1. Verificar o tipo de relação entre duas grandezas e identificar se são diretamente ou inversamente proporcionais.

2. Expressar a relação entre grandezas por meio de sentenças algébricas.

3. Associar equações lineares de 1º grau com duas incógnitas a retas no plano cartesiano.

Objetivos secundários:

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar e despertar o interesse dos alunos sobre as relações e equações de grandezas. Ao conectar o tema com situações do cotidiano e exemplos do mercado de trabalho, os alunos conseguem perceber a relevância prática do conteúdo, o que facilita a compreensão e a aplicação dos conceitos matemáticos em diversas áreas.

Contextualização

Contextualização: As relações entre grandezas são fundamentais no cotidiano e em diversas profissões. Por exemplo, ao cozinhar, a quantidade de ingredientes necessária está diretamente relacionada ao número de porções que se deseja preparar. Entender essas relações ajuda a resolver problemas práticos de forma eficiente e precisa, facilitando desde tarefas domésticas até cálculos em áreas como engenharia e economia.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

Curiosidades e Conexão com o Mercado: Você sabia que os engenheiros utilizam relações de grandezas para projetar estruturas seguras e eficientes? Além disso, analistas de dados frequentemente estabelecem correlações entre variáveis para prever tendências de mercado. Até mesmo na medicina, a dosagem de medicamentos é calculada com base na relação proporcional entre a quantidade de medicamento e o peso do paciente.

Atividade Inicial

Atividade Inicial: Para despertar o interesse dos alunos, mostre um breve vídeo de 2 minutos sobre como os engenheiros civis utilizam relações proporcionais para garantir a segurança de pontes e edifícios. Em seguida, pergunte aos alunos: 'Como vocês acham que essas relações matemáticas podem influenciar outras áreas do nosso dia a dia?'

Desenvolvimento

Duração: 70 - 75 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos explorem e apliquem os conceitos de relações proporcionais e equações lineares de forma prática e interativa. Através da construção de uma maquete e a resolução de exercícios de fixação, os alunos consolidarão seu entendimento e estarão preparados para aplicar esses conhecimentos em situações reais e no mercado de trabalho.

Tópicos a Abordar

  1. Relações diretamente proporcionais
  2. Relações inversamente proporcionais
  3. Sentenças algébricas para representar relações de grandezas
  4. Equações lineares de 1º grau com duas incógnitas
  5. Representação gráfica de equações lineares no plano cartesiano

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como as relações entre grandezas estão presentes em situações cotidianas e profissões. Pergunte como eles acham que a compreensão dessas relações pode ser útil em suas vidas e carreiras futuras. Incentive-os a pensar em exemplos específicos, como o cálculo de despesas em um orçamento familiar ou a previsão de vendas em um negócio.

Mini Desafio

Construindo uma Ponte Proporcional

Os alunos irão construir uma maquete de ponte utilizando materiais simples como palitos de picolé, barbante e cola. Eles devem calcular a quantidade de materiais necessários com base na proporção entre as dimensões da ponte real e da maquete.

Instruções

  1. Divida os alunos em grupos de 4-5 pessoas.
  2. Forneça a cada grupo uma ficha técnica com as dimensões reais de uma ponte e a escala em que deverão construir a maquete (por exemplo, 1:100).
  3. Instrua os alunos a calcularem a quantidade de palitos de picolé e barbante necessários para construir a maquete proporcionalmente.
  4. Permita que os alunos construam a maquete utilizando os materiais fornecidos.
  5. Após a construção, peça que cada grupo explique como chegaram aos cálculos de proporção e como utilizaram esses cálculos para garantir que a maquete estivesse proporcional à ponte real.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de aplicar relações proporcionais em situações práticas e estimular o trabalho em equipe e a capacidade de resolver problemas.

Duração: 40 - 45 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Dada a relação diretamente proporcional entre a quantidade de farinha (em kg) e a quantidade de pães produzidos, se 2 kg de farinha produzem 10 pães, quantos pães serão produzidos com 5 kg de farinha? Escreva a sentença algébrica que representa essa relação.
  2. Uma torneira enche um tanque em 3 horas. Se utilizarmos duas torneiras iguais, em quanto tempo o tanque será cheio? Escreva a sentença algébrica que representa essa relação inversamente proporcional.
  3. Escreva a equação linear de 1º grau que representa a relação entre a quantidade de combustível (em litros) e a distância percorrida (em km) por um carro que consome 15 km/L. Represente graficamente essa equação no plano cartesiano.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, reforçando a conexão entre teoria e prática e destacando a relevância das relações e equações de grandezas para o cotidiano e o mercado de trabalho. Isso ajuda a garantir que os alunos reconheçam a importância do conteúdo estudado e sintam-se motivados a aplicar o que aprenderam em situações reais.

Discussão

Promova uma discussão em sala de aula, incentivando os alunos a refletirem sobre como a compreensão das relações e equações de grandezas pode ser aplicada em diferentes áreas do mercado de trabalho e no cotidiano. Pergunte aos alunos como eles se sentiram realizando a atividade prática da construção da maquete e quais dificuldades e soluções encontraram. Isso ajudará a consolidar o aprendizado e a perceber a importância prática dos conceitos estudados.

Resumo

Resuma os principais conteúdos abordados durante a aula, destacando as relações diretamente e inversamente proporcionais, a expressão dessas relações por meio de sentenças algébricas e a associação de equações lineares de 1º grau com duas incógnitas a retas no plano cartesiano. Reforce a importância de entender essas relações para resolver problemas práticos.

Fechamento

Explique como a aula integrou teoria e prática, mostrando aos alunos a relevância das relações e equações de grandezas em diversas áreas do mercado de trabalho. Enfatize que as habilidades desenvolvidas são valiosas tanto para a vida cotidiana quanto para suas futuras carreiras. Finalize destacando a importância de continuar explorando e aplicando esses conhecimentos em situações do dia a dia.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies