Entrar

Plano de aula de Oração sem Sujeito

Português

Original Teachy

'EF08LP06'

Oração sem Sujeito

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Oração sem Sujeito

Palavras ChaveOração sem Sujeito, Gramática, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Redes Sociais, Histórias Digitais, Storytelling, Influenciador Digital, Gamificação, Kahoot, Quizizz, Feedback, Reflexão, Colaboração, Aprendizado Interativo
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Internet, Aplicativos de design gráfico (ex: Canva), Plataformas de compartilhamento (ex: Google Drive, Padlet), Ferramenta de gravação de vídeo (ex: OBS Studio), Plataformas de Gamificação (ex: Kahoot!, Quizizz)
Códigos BNCCEF08LP06: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, os termos constitutivos da oração (sujeito e seus modificadores, verbo e seus complementos e modificadores).; EF08LP09: Interpretar efeitos de sentido de modificadores (adjuntos adnominais – artigos definido ou indefinido, adjetivos, expressões adjetivas) em substantivos com função de sujeito ou de complemento verbal, usando-os para enriquecer seus próprios textos.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem o objetivo de estabelecer a base teórica necessária para a compreensão do tema proposto, garantindo que os alunos consigam identificar e entender as orações sem sujeito. Através desta introdução, pretende-se conectar o conteúdo ao cotidiano dos alunos, utilizando exemplos práticos e contextualizados, facilitando a assimilação e aplicação do conhecimento durante a aula.

Objetivos principais:

1. Compreender que orações sem sujeito não possuem um sujeito explícito ou implícito.

2. Identificar orações sem sujeito em diferentes contextos textuais.

Objetivos secundários:

  1. Ampliar o vocabulário dos alunos através da análise de exemplos.
  2. Desenvolver habilidades de leitura crítica e análise gramatical.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula tem o objetivo de estabelecer a base teórica necessária para a compreensão do tema proposto, garantindo que os alunos consigam identificar e entender as orações sem sujeito. Através desta introdução, pretende-se conectar o conteúdo ao cotidiano dos alunos, utilizando exemplos práticos e contextualizados, facilitando a assimilação e aplicação do conhecimento durante a aula.

Aquecendo

Inicie a aula falando sobre a importância de entender orações sem sujeito, exemplificando com a frase 'Choveu muito ontem'. Explique que essas orações são comuns no dia a dia e ajudam a dar contexto às situações. Em seguida, peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre orações sem sujeito e compartilhem com a turma. Esta atividade interativa permitirá que eles vejam aplicações práticas do conceito.

Reflexões Iniciais

1. Quais são alguns exemplos de orações sem sujeito que vocês encontraram?

2. Por que é importante entender o conceito de oração sem sujeito?

3. Como as orações sem sujeito diferem das orações com sujeito explícito ou implícito?

4. Alguém já usou uma oração sem sujeito em alguma publicação nas redes sociais? Pode compartilhar o exemplo?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade aprofundar a compreensão dos alunos sobre orações sem sujeito, aplicando o conhecimento de maneira prática e interativa. As atividades propostas buscam envolver os alunos através do uso de tecnologias digitais, proporcionando uma experiência de aprendizado divertida e contextualizada com a realidade moderna.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Storytelling nas Redes Sociais 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conceito de orações sem sujeito em um contexto digital e criativo, reforçando a aprendizagem através da prática e do uso de tecnologia.

- Descrição: Os alunos criarão uma série de postagens em uma rede social fictícia, utilizando orações sem sujeito para descrever situações do dia a dia. Cada grupo será responsável por criar uma narrativa coesa e interessante, utilizando textos, imagens e até mesmo pequenos vídeos para enriquecer a história.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social fictícia para criar uma série de postagens (ex: InstaGramático).

  • Utilizando celulares ou computadores, o grupo deve criar uma conta fictícia e uma narrativa temática (ex: uma semana na vida de um estudante, uma viagem de férias, etc.).

  • As postagens devem conter, obrigatoriamente, ao menos três orações sem sujeito por postagem.

  • Os alunos podem usar aplicativos de design gráfico (como Canva) para criar imagens e editar vídeos curtos.

  • Após finalizarem, os grupos devem compartilhar suas produções em uma plataforma de compartilhamento (ex: Google Drive, Padlet) para visualização e comentário dos colegas.

Atividade 2 - Influenciador Gramático 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e ensino, além de reforçar a compreensão sobre orações sem sujeito através da criação de conteúdo digital.

- Descrição: Cada grupo receberá a tarefa de criar um vídeo de até 5 minutos simulando uma transmissão ao vivo de um influenciador digital ensinando sobre orações sem sujeito. O grupo deverá criar um roteiro, incluir exemplos práticos e interagir com a 'audiência' de forma divertida e engajante.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um tema para sua transmissão ao vivo (ex: dicas de gramática, curiosidades sobre o tema, etc.).

  • Os alunos devem criar um roteiro que inclua a explicação do conceito de orações sem sujeito, exemplos e a interação com a audiência (ex: responder perguntas fictícias, propor desafios).

  • Grave o vídeo utilizando celulares ou computadores. Ferramentas como OBS Studio podem ser usadas para simular uma transmissão ao vivo.

  • Os grupos devem compartilhar o vídeo em uma plataforma de compartilhamento (ex: Google Drive, YouTube, Padlet).

  • Após assistirem aos vídeos dos colegas, os alunos devem deixar comentários construtivos sobre o conteúdo e a apresentação.

Atividade 3 - Jogo da Gramática ✨

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Reforçar o aprendizado sobre orações sem sujeito de forma lúdica e interativa, utilizando recursos de gamificação e colaboratividade.

- Descrição: Os alunos criarão um jogo de perguntas e respostas sobre orações sem sujeito, utilizando uma plataforma de gamificação como Kahoot! ou Quizizz. Os grupos devem elaborar perguntas criativas que ajudem a identificar e compreender as orações sem sujeito.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve acessar uma plataforma de gamificação (ex: Kahoot!, Quizizz) e criar um quiz sobre orações sem sujeito.

  • Os alunos devem elaborar ao menos 10 perguntas, com exemplos práticos e variadas dificuldades. As perguntas podem ser de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, etc.

  • Os grupos devem testar o quiz entre si e fazer ajustes conforme necessário.

  • Depois de finalizado, o professor pode organizar uma competição entre os grupos utilizando os quizzes criados.

  • O grupo com o melhor desempenho receberá uma premiação simbólica.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões sobre as atividades realizadas. A discussão em grupo e o feedback 360° permitem que os alunos avaliem e aprimorem suas habilidades, enquanto a reflexão fortalece a compreensão do conteúdo. Além disso, promove o desenvolvimento de competências socioemocionais como comunicação, empatia e colaboração.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Boas-vindas: Agradeça a participação dos alunos e introduza a importância da discussão para a consolidação do aprendizado.
  2. Compartilhamento: Peça que cada grupo apresente um resumo das suas atividades, destacando as partes mais interessantes e desafiadoras.
  3. Aprendizado: Questione os alunos sobre o que aprenderam com as atividades e como aplicarão o conhecimento adquirido no dia a dia.
  4. Conclusão: Faça uma síntese das principais ideias discutidas e conclua destacando a importância de identificar e utilizar orações sem sujeito corretamente.

Reflexões

1. Como a criação de narrativas nas redes sociais ajudou na compreensão de orações sem sujeito? 2. Quais foram os maiores desafios ao explicar o conceito de orações sem sujeito como influenciadores digitais? 3. De que maneira a atividade de criação de quizzes reforçou seu entendimento sobre o tema?

Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos colegas do grupo em que trabalhou. Oriente a turma a seguir essas diretrizes para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Seja específico: Dê exemplos concretos sobre o que você achou que foi bom e o que poderia ser melhorado.
  2. Seja respeitoso: Use uma linguagem positiva e evite críticas pessoais.
  3. Seja construtivo: Ofereça sugestões práticas para melhorias futuras.
  4. Seja equilibrado: Destaque tanto os pontos fortes quanto as áreas que podem ser melhoradas.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

 A finalidade desta etapa é proporcionar um fechamento coeso que sintetiza o aprendizado e reafirma a importância prática do conteúdo trabalhado. Revisitar os conceitos de maneira leve e contextualizada reforça o conhecimento adquirido, enquanto conecta a teoria às práticas cotidianas dos alunos, garantindo uma retenção mais significativa e duradoura. Esta conclusão também celebra as conquistas dos alunos, motivando-os a continuar explorando e aprendendo. ✨

Resumo

Parabéns, alunos!  Vocês mergulharam no mundo das orações sem sujeito de uma forma super interativa e divertida.  A partir de hoje, vocês já sabem que expressões como “Está frio hoje” e “Choveu muito ontem” são exemplos perfeitos de orações sem sujeito - aquelas que não possuem um sujeito explícito ou implícito. Vocês criaram, compartilharam e viveram essas orações em narrativas digitais, se tornando verdadeiros influenciadores gramáticos! 

No Mundo

 O mundo moderno está repleto de expressões cotidianas e posts nas redes sociais onde orações sem sujeito são usadas constantemente. Entender este conceito gramatical não só ajuda na escrita correta, mas também na compreensão de textos e mensagens que consumimos diariamente. Seja em um tweet, um post no Instagram ou uma mensagem no WhatsApp, as orações sem sujeito fazem parte das nossas interações digitais. ✨

Na Prática

 Saber identificar e usar as orações sem sujeito é fundamental para a comunicação eficaz. Desde a leitura de um artigo a uma conversa informal, essas estruturas ajudam a expressar informações de maneira clara e direta. Além disso, entender essa parte da gramática aprimora sua escrita, tornando-a mais coesa e interessante, seja na escola, no trabalho ou nas redes sociais. ✍️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies