Plano de Aula | Metodologia Ativa | Modo Imperativo: Variedades Padrão e Coloquial
Palavras Chave | Modo Imperativo, Variedades Padrão e Coloquial, Conjugação de Verbos, Atividades Interativas, Comunicação Prática, Engajamento Estudantil, Aplicação de Conhecimento, Reflexão Teórica, Contextualização Real, Dinâmicas de Grupo |
Materiais Necessários | Bilhetes com instruções imperativas, Mapa da 'ilha' para desenhar, Papéis para preparação de peças teatrais, Cartões com verbos no infinitivo, Cartões para escrever frases de ação, Espaço adequado para dramatização, Materiais de escrita |
Códigos BNCC | EF08LP07: Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, complementos diretos e indiretos de verbos transitivos, apropriando-se da regência de verbos de uso frequente. |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.
Objetivos
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Objetivos é fundamental para orientar tanto o professor quanto os alunos sobre o foco da aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, esta seção serve como um guia para as atividades subsequentes, garantindo que todos os envolvidos estejam alinhados e conscientes dos resultados de aprendizagem. Neste caso, os objetivos são projetados para consolidar o entendimento teórico do modo imperativo e permitir a prática efetiva de sua aplicação, preparando os alunos para usá-lo de forma competente em situações reais de comunicação.
Objetivos principais:
1. Capacitar os alunos a identificar e diferenciar o modo imperativo em suas variações padrão e coloquial.
2. Desenvolver a habilidade de conjugar corretamente verbos no modo imperativo, aplicando-os em contextos variados.
Objetivos secundários:
- Estimular a participação e a interação entre os alunos durante a aplicação prática do modo imperativo.
- Reforçar a importância de usar a linguagem apropriada em diferentes contextos.
Introdução
Duração: (15 - 20 minutos)
A introdução serve para engajar os alunos e relacionar o conteúdo teórico que estudaram previamente com situações práticas e cotidianas. As situações problema propostas estimulam os alunos a pensar de forma crítica e a aplicar o conhecimento de forma ativa. A contextualização, por sua vez, ajuda a entender a importância do modo imperativo no uso real da língua, aumentando o interesse e a relevância do tópico para os alunos.
Situações Problema
1. Imagine que você é um guia turístico em uma cidade que nunca visitou. Como você daria instruções aos turistas usando o modo imperativo?
2. Pense em uma situação em que você está ensinando uma receita a alguém que não sabe cozinhar. Como você usaria o modo imperativo para descrever os passos?
Contextualização
O modo imperativo é uma ferramenta poderosa na comunicação diária, sendo frequentemente usado para expressar ordens, sugestões, conselhos e instruções. Curiosamente, essa forma verbal pode variar não apenas em termos de formalidade, mas também em nuances culturais e regionais. Por exemplo, o uso do imperativo pode ser mais comum em algumas línguas que em outras para expressar os mesmos conceitos. Essa versatilidade o torna essencial no aprendizado e na prática da língua portuguesa.
Desenvolvimento
Duração: (65 - 75 minutos)
A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o conhecimento prévio sobre o modo imperativo. Através de atividades lúdicas e colaborativas, esta seção busca consolidar a compreensão teórica adquirida e desenvolver habilidades práticas de uso do modo imperativo em contextos variados. As atividades propostas são projetadas para serem envolventes e educativas, garantindo que os alunos possam experimentar e internalizar o conteúdo de forma significativa.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - A Ilha do Imperativo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Praticar a compreensão e aplicação do modo imperativo em um contexto lúdico e colaborativo.
- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão 'náufragos' em uma ilha misteriosa onde encontram instruções em forma de bilhetes deixados por um explorador anterior. Cada bilhete contém direções no modo imperativo, e os alunos devem decifrar e executar as ações descritas para desvendar pistas que os levarão ao resgate.
- Instruções:
-
Divida a classe em grupos de até 5 alunos.
-
Distribua os bilhetes encontrados na 'ilha', cada um contendo uma direção no modo imperativo (por exemplo: 'Vire à esquerda e siga em frente').
-
Os alunos devem seguir as instruções, desenhando um mapa conforme avançam pela 'ilha' da sala de aula.
-
Cada direção corretamente seguida leva a um novo bilhete com a próxima instrução.
-
O objetivo é chegar ao final do mapa, onde encontrarão 'o tesouro' - uma mensagem de agradecimento do explorador e uma compreensão mais profunda sobre o uso do modo imperativo.
Atividade 2 - Teatro do Imperativo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Desenvolver habilidades de expressão e compreensão oral utilizando o modo imperativo em situações de interação e dramatização.
- Descrição: Os alunos, divididos em grupos, irão criar e apresentar pequenas peças teatrais em que deverão usar o modo imperativo em diálogos. Cada peça deve conter instruções claras e precisas, permitindo que os outros personagens e a plateia entendam o que deve ser feito.
- Instruções:
-
Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo recebe um cenário e um conjunto de instruções que devem ser incluídas nos diálogos no modo imperativo.
-
Os alunos têm 30 minutos para preparar suas peças, focando no uso correto e variado do modo imperativo.
-
Após a preparação, cada grupo apresenta sua peça para a classe, seguida de uma breve discussão sobre as diferentes formas de usar o imperativo observadas nas apresentações.
Atividade 3 - Missão: Encontrando o Verbo
> Duração: (60 - 70 minutos)
- Objetivo: Reforçar o aprendizado da conjugação e uso do modo imperativo em um contexto dinâmico e competitivo.
- Descrição: Esta atividade lúdica envolve uma 'caça ao tesouro' dentro da sala de aula. Os alunos deverão encontrar cartões escondidos que contêm verbos no infinitivo. Em seguida, deverão conjugar esses verbos no modo imperativo e utilizá-los em frases que descrevam ações para seus colegas adivinharem.
- Instruções:
-
Prepare cartões com verbos no infinitivo e esconda-os pela sala de aula.
-
Os alunos, em grupos, devem encontrar os cartões e conjugar os verbos no modo imperativo.
-
Após a conjugação, devem criar frases de ação para cada verbo e escrevê-las em cartões separados.
-
Os cartões de ação são então usados em um jogo de adivinhação, onde um aluno do grupo escolhe um cartão e tenta realizar a ação de modo imperativo para que seus colegas adivinhem o verbo.
-
O grupo que adivinhar mais verbos corretamente vence.
Retorno
Duração: (15 - 20 minutos)
Esta etapa de retorno é crucial para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre suas experiências práticas e teóricas. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento do conteúdo ao oferecer oportunidades de explicação e escuta ativa. Além disso, ao compartilhar suas vivências, os alunos podem aprender uns com os outros, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizagem coletiva.
Discussão em Grupo
Ao final das atividades, reúna todos os alunos para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, explicando que o objetivo é compartilhar as experiências vivenciadas e o que aprenderam sobre o modo imperativo. Encoraje cada grupo a apresentar um resumo de suas descobertas e a discutir os desafios encontrados durante as atividades. Pode-se utilizar as atividades realizadas como ponto de partida para discutir as diferentes formas de uso do imperativo e como elas se aplicam em diferentes contextos reais.
Perguntas Chave
1. Quais foram as principais dificuldades encontradas ao aplicar o modo imperativo nas atividades e como vocês as superaram?
2. Como o uso do modo imperativo pode variar em diferentes situações, como na comunicação do dia a dia, na literatura ou em instruções formais?
Conclusão
Duração: (5 - 10 minutos)
A etapa de Conclusão é projetada para reforçar e sintetizar o conhecimento adquirido durante a aula. Ao resumir os conteúdos e vincular as atividades práticas com a teoria estudada, esta seção ajuda os alunos a consolidar seu aprendizado e a entender a aplicabilidade do modo imperativo em diferentes contextos. Além disso, enfatizar a relevância do conteúdo para a vida diária dos alunos aumenta o engajamento e a percepção de utilidade do que foi aprendido.
Resumo
Nesta etapa final, o professor deve resumir os principais conceitos abordados sobre o modo imperativo, enfatizando a distinção entre suas formas padrão e coloquial e a correta conjugação de verbos. É essencial reforçar os exemplos práticos utilizados durante as atividades para consolidar o entendimento dos alunos.
Conexão com a Teoria
Explique como as atividades realizadas na aula, como 'A Ilha do Imperativo', 'Teatro do Imperativo' e 'Missão: Encontrando o Verbo', conectaram a teoria estudada em casa com a prática em sala. Destaque como esses exercícios proporcionaram uma aplicação real e contextualizada dos conceitos teóricos, preparando os alunos para usar o modo imperativo de forma eficaz em situações reais.
Fechamento
Por fim, enfatize a relevância do modo imperativo no dia a dia, destacando sua utilidade em diversas situações de comunicação, desde instruções claras e diretas até sugestões e comandos em conversas informais. Este momento de reflexão ajuda os alunos a perceber a importância e a aplicabilidade prática do que aprenderam.