Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Discurso Direto e Discurso Indireto
Palavras Chave | Discurso Direto, Discurso Indireto, Diferenças Estruturais, Usabilidade, Transformação de Frases, Exemplos Práticos, Análise Textual, Produção Textual, Interpretação de Narrativas, Clareza e Precisão na Comunicação |
Materiais Necessários | Quadro branco, Marcadores para quadro branco, Projetor ou TV para exibição de slides, Slides de apresentação sobre discurso direto e indireto, Cópias impressas de trechos de textos literários e artigos jornalísticos, Caderno e caneta para anotações, Folhas de atividades com exercícios de transformação de frases |
Códigos BNCC | EF08LP01: Identificar e comparar as várias editorias de jornais impressos e digitais e de sites noticiosos, de forma a refletir sobre os tipos de fato que são noticiados e comentados, as escolhas sobre o que noticiar e o que não noticiar e o destaque/enfoque dado e a fidedignidade da informação.; EF08LP08: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).; EF89LP04: Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.; EF89LP05: Analisar o efeito de sentido produzido pelo uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre). |
Ano Escolar | 8º ano do Ensino Fundamental |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais de discurso direto e indireto, reconheçam suas diferenças e saibam aplicar esses conhecimentos em textos diversos. Esta etapa é crucial para preparar os alunos para a análise e produção textual, desenvolvendo habilidades essenciais para a interpretação e construção de narrativas.
Objetivos principais:
1. Explicar as diferenças entre discurso direto e indireto.
2. Fornecer exemplos práticos de como identificar e utilizar ambos os tipos de discurso.
3. Ensinar os alunos a verificar a usabilidade dos tipos de discurso em diferentes contextos.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais de discurso direto e indireto, reconheçam suas diferenças e saibam aplicar esses conhecimentos em textos diversos. Esta etapa é crucial para preparar os alunos para a análise e produção textual, desenvolvendo habilidades essenciais para a interpretação e construção de narrativas.
Contexto
Comece a aula explicando que em nossas interações diárias, usamos diferentes formas de transmitir o que outras pessoas disseram. Às vezes, repetimos exatamente as palavras delas, e outras vezes, adaptamos o que foi dito para encaixar melhor no nosso discurso. Essas duas formas são conhecidas como discurso direto e discurso indireto. Dê exemplos práticos, como uma conversa entre amigos ou uma notícia que lemos no jornal. Destaque a importância de saber diferenciar e usar corretamente esses tipos de discurso, pois isso ajuda na clareza e precisão da comunicação tanto na fala quanto na escrita.
Curiosidades
Você sabia que escritores famosos como Machado de Assis e Clarice Lispector utilizam frequentemente o discurso direto e indireto em suas obras? Esses recursos são essenciais para tornar as narrativas mais envolventes e realistas. Além disso, no mundo real, jornalistas e repórteres usam essas técnicas para relatar entrevistas e acontecimentos com precisão.
Desenvolvimento
Duração: (40 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as características e diferenças entre os discursos direto e indireto, além de capacitá-los a identificar e transformar esses tipos de discurso em diversos contextos. Este aprofundamento é essencial para a compreensão e produção textual, permitindo que os alunos utilizem essas técnicas de maneira eficaz em suas próprias narrativas e análises.
Tópicos Abordados
1. Definição de Discurso Direto: Explique que o discurso direto é quando as palavras exatas de uma pessoa são citadas. Enfatize o uso de aspas para indicar o que foi dito pela pessoa. Exemplifique com uma frase simples, como: Maria disse: 'Vou ao mercado.' 2. Definição de Discurso Indireto: Detalhe que o discurso indireto é quando se relata o que outra pessoa disse, mas sem usar suas palavras exatas. Normalmente requer a mudança de pronomes e tempos verbais. Por exemplo, a frase 'Maria disse que ia ao mercado.' 3. Diferenças Estruturais: Esclareça as diferenças estruturais entre os dois tipos de discurso. No discurso direto, usamos aspas e a pontuação da fala é mantida. No discurso indireto, as aspas desaparecem e a pontuação é alterada conforme necessário. Exemplifique com frases transformadas de um estilo para o outro. 4. Usabilidade e Contexto: Discuta quando é mais adequado usar cada tipo de discurso. O discurso direto é mais comum em diálogos literários e entrevistas, enquanto o discurso indireto é preferido em relatórios e resumos. Exemplifique com trechos de livros e artigos. 5. Transformação de Frases: Demonstre como transformar frases do discurso direto para o indireto e vice-versa. Dê exemplos práticos e peça aos alunos para anotarem as transformações. Por exemplo, transforme 'Ele disse: 'Estou cansado.' em 'Ele disse que estava cansado.'
Questões para Sala de Aula
1. Transforme a frase do discurso direto para o discurso indireto: 'João falou: 'Estou estudando para a prova.'' 2. Transforme a frase do discurso indireto para o discurso direto: 'Ana comentou que iria viajar no fim de semana.' 3. Identifique se a frase a seguir está no discurso direto ou indireto: 'Carlos afirmou que havia terminado o trabalho.'
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos consolidem o conhecimento adquirido sobre discurso direto e indireto através da discussão e reflexão conjunta. Este momento permite que eles revisem e validem suas respostas, além de aprofundar a compreensão sobre a aplicabilidade dos tipos de discurso em diferentes contextos. O engajamento ativo dos alunos durante as discussões contribui para a fixação do conteúdo e desenvolve habilidades críticas de análise textual.
Discussão
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Discussão das Questões: A seguir, apresente as explicações detalhadas para cada uma das questões propostas na etapa de Desenvolvimento:
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Transforme a frase do discurso direto para o discurso indireto: 'João falou: 'Estou estudando para a prova.''
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Explicação: No discurso indireto, a frase se transforma em: 'João falou que estava estudando para a prova.' Observe que o verbo 'Estou' no presente foi alterado para 'estava' no passado, e as aspas foram removidas.
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Transforme a frase do discurso indireto para o discurso direto: 'Ana comentou que iria viajar no fim de semana.'
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Explicação: No discurso direto, a frase se transforma em: 'Ana comentou: 'Irei viajar no fim de semana.' Veja que o verbo 'iria' foi alterado para 'irei' e as aspas foram adicionadas para indicar as palavras exatas.
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Identifique se a frase a seguir está no discurso direto ou indireto: 'Carlos afirmou que havia terminado o trabalho.'
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Explicação: Esta frase está no discurso indireto. Nota-se a ausência de aspas e a adaptação do verbo 'havia terminado' para relatar o que Carlos disse, em vez de citar suas palavras exatas.
Engajamento dos Alunos
1. Engajamento dos Alunos: Use as seguintes perguntas e reflexões para promover a discussão e engajamento dos alunos: 2. Por que é importante saber diferenciar entre discurso direto e indireto na comunicação escrita? 3. Em quais situações do dia a dia vocês acham que o discurso direto é mais utilizado? E o discurso indireto? 4. Como a transformação de discurso direto para indireto pode alterar o sentido ou a ênfase de uma mensagem? 5. Vocês conseguem pensar em um exemplo de um livro ou filme onde o discurso direto é utilizado de forma impactante? Compartilhem com a turma. 6. Como repórteres e jornalistas usam o discurso direto e indireto para relatar notícias de forma clara e precisa?
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos discutidos, garantindo que os alunos internalizem o conteúdo. Além disso, a conclusão reforça a conexão entre teoria e prática, destacando a relevância do assunto para o dia a dia dos alunos.
Resumo
- Definição e exemplos de discurso direto.
- Definição e exemplos de discurso indireto.
- Diferenças estruturais entre discurso direto e indireto.
- Usabilidade de cada tipo de discurso em diferentes contextos.
- Transformação de frases de discurso direto para indireto e vice-versa.
A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas e exemplos claros sobre os discursos direto e indireto, além de transformar frases e discutir a aplicabilidade de cada tipo de discurso em contextos reais, como diálogos literários e notícias jornalísticas.
Compreender a diferença entre discurso direto e indireto é crucial para uma comunicação clara e precisa, tanto na escrita quanto na fala. Saber usar e identificar esses discursos permite interpretar corretamente textos literários, notícias e conversas cotidianas, além de aprimorar as habilidades de produção textual.