Entrar

Plano de aula de Período Simples e Composto

Português

Original Teachy

'EF08LP11'

Período Simples e Composto

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Período Simples e Composto

Palavras ChavePeríodo Simples, Período Composto, Oração, Verbo, Locução Verbal, Conjunções Coordenativas, Conjunções Subordinativas, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas, Discussão, Interpretação de Textos, Produção de Redações
Materiais NecessáriosQuadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor e slides (opcional), Cópias de textos exemplificativos, Caderno e caneta para anotações dos alunos, Folhas de exercícios
Códigos BNCCEF08LP11: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a distinção entre períodos simples e compostos, estabelecendo uma base clara e sólida para o restante da aula. Ao descrever e exemplificar esses conceitos, os alunos estarão mais preparados para identificar e analisar diferentes estruturas de frases em exercícios subsequentes.

Objetivos principais:

1. Explicar a diferença entre período simples e composto.

2. Fornecer exemplos claros e diretos de períodos simples e compostos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam a distinção entre períodos simples e compostos, estabelecendo uma base clara e sólida para o restante da aula. Ao descrever e exemplificar esses conceitos, os alunos estarão mais preparados para identificar e analisar diferentes estruturas de frases em exercícios subsequentes.

Contexto

Para começar a aula de hoje, é essencial entender que a construção das frases em português pode variar bastante. Quando falamos, escrevemos ou lemos, utilizamos diferentes formas de organizar nossas ideias. Uma das formas mais básicas de estruturar frases é através do uso de períodos simples e compostos. Saber diferenciá-los é fundamental para a compreensão de textos e a construção de narrativas coerentes.

Curiosidades

Curiosidade: Você sabia que muitos escritores famosos, como Machado de Assis e Clarice Lispector, utilizavam períodos compostos com frequência para enriquecer suas narrativas e dar mais profundidade aos seus textos? Entender como eles fazem isso pode ajudar você a melhorar suas próprias habilidades de escrita e interpretação.

Desenvolvimento

Duração: 40 - 50 minutos

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a distinção entre períodos simples e compostos, utilizando exemplos claros e detalhados. A explicação das conjunções coordenativas e subordinativas ajudará os alunos a compreenderem melhor a estrutura das frases e a aplicarem esse conhecimento na prática. As questões propostas permitirão que os alunos testem e reforcem o aprendizado, garantindo a assimilação do conteúdo.

Tópicos Abordados

1. Período Simples: Explique que um período simples é composto por apenas uma oração, ou seja, possui apenas um verbo ou locução verbal. Dê exemplos práticos, como 'O sol brilha.' ou 'Ela está estudando.' 2. Período Composto: Explique que um período composto é formado por duas ou mais orações, ou seja, possui dois ou mais verbos ou locuções verbais. Dê exemplos práticos, como 'O sol brilha e aquece a terra.' ou 'Ela está estudando, mas ele está brincando.' 3. Conjunções Coordenativas e Subordinativas: Detalhe a diferença entre conjunções coordenativas, que ligam orações de igual valor sintático, e conjunções subordinativas, que ligam orações dependentes. Forneça exemplos de cada tipo: 'e', 'mas', 'ou' (coordenativas) e 'porque', 'quando', 'se' (subordinativas).

Questões para Sala de Aula

1. Identifique se a frase abaixo é um período simples ou composto: 'Ela corre todos os dias.' 2. Classifique a frase seguinte como período simples ou composto: 'Ele estudou muito, mas não passou no exame.' 3. Escreva uma frase de período composto utilizando as conjunções 'porque' ou 'quando'.

Discussão de Questões

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o aprendizado dos alunos sobre a diferenciação entre períodos simples e compostos. Através da discussão detalhada das respostas e do engajamento em reflexões, os alunos terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, reforçar conceitos e aplicar o conhecimento de maneira prática e contextualizada.

Discussão

  • Explique que a frase 'Ela corre todos os dias.' é um período simples, pois possui apenas uma oração com um único verbo, 'corre'.

  • Detalhe que a frase 'Ele estudou muito, mas não passou no exame.' é um período composto, pois contém duas orações: 'Ele estudou muito.' e 'não passou no exame.', conectadas pela conjunção coordenativa 'mas'.

  • Discuta que a frase criada pelos alunos deve ser um período composto, utilizando conjunções como 'porque' ou 'quando'. Exemplos possíveis incluem: 'Ela não veio à escola porque estava doente.' ou 'Ele estava feliz quando recebeu a notícia.'.

Engajamento dos Alunos

1. Pergunte aos alunos: 'Qual foi a maior dificuldade em identificar os períodos simples e compostos?' 2. Peça para que os alunos compartilhem frases de períodos compostos que eles criaram e discutam as diferentes conjunções utilizadas. 3. Proponha a reflexão: 'Como a compreensão de períodos simples e compostos pode ajudar na interpretação de textos e na produção de redações mais coerentes?' 4. Incentive os alunos a encontrarem exemplos de períodos compostos em textos literários ou jornalísticos que estejam lendo atualmente e compartilhem com a turma.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é resumir e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, conectando a teoria com a prática e destacando a importância do conteúdo para o dia a dia dos alunos. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e garantir que os alunos compreendam a relevância do tema estudado.

Resumo

  • Um período simples é composto por apenas uma oração, contendo um único verbo ou locução verbal.
  • Um período composto é formado por duas ou mais orações, contendo dois ou mais verbos ou locuções verbais.
  • Conjunções coordenativas ligam orações de igual valor sintático, enquanto conjunções subordinativas ligam orações dependentes.
  • Exemplos práticos de períodos simples e compostos foram fornecidos para ilustrar as diferenças.
  • Questões e discussões ajudaram a reforçar a identificação e construção de períodos simples e compostos.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas e exemplos práticos de períodos simples e compostos, seguidos de exercícios e discussões que permitiram aos alunos aplicarem o conhecimento adquirido na análise e construção de frases.

Compreender a diferença entre períodos simples e compostos é essencial para a leitura e escrita eficazes. No dia a dia, essa habilidade ajuda na interpretação de textos, na produção de redações mais coerentes e na comunicação clara e precisa. Além disso, reconhecer o uso de períodos compostos em textos literários e jornalísticos pode enriquecer a compreensão e apreciação dessas obras.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies