Entrar

Plano de aula de Processo de Formação de Palavras

Português

Original Teachy

'EF08LP05'

Processo de Formação de Palavras

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Processo de Formação de Palavras

Palavras ChaveProcessos de Formação de Palavras, Composição, Derivação, Afixos, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Criatividade, Autonomia, Trabalho em Equipe, Engajamento Digital, Redes Sociais, Gamificação, Websérie Educativa, Feedback, Reflexão
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Aplicativos de design gráfico (ex.: Canva), Plataforma de quiz online (ex.: Kahoot!, Quizizz), Aplicativos de edição de vídeo (ex.: InShot, iMovie), Quadro branco e marcadores para anotações, Recursos audiovisuais (projetor, caixa de som), Acesso às redes sociais (Instagram, YouTube)
Códigos BNCCEF08LP05: Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
Ano Escolar8º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar os alunos sobre os objetivos principais do tema abordado, estabelecendo uma base clara para as atividades subsequentes. Isso garante que todos estejam alinhados quanto ao foco da aula e as habilidades que serão desenvolvidas.

Objetivos principais:

1. Compreender e identificar os principais tipos de processos de formação de palavras, como composição e derivação.

2. Reconhecer e aplicar a adição de afixos (prefixos e sufixos) na formação de novas palavras.

Objetivos secundários:

  1. Encorajar a autonomia dos alunos ao explorarem exemplos práticos de formação de palavras.
  2. Estimular a capacidade de análise crítica dos estudantes ao identificarem processos de formação de palavras em diferentes contextos.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar os alunos sobre os objetivos principais do tema abordado, estabelecendo uma base clara para as atividades subsequentes. Isso garante que todos estejam alinhados quanto ao foco da aula e as habilidades que serão desenvolvidas.

Aquecendo

Aquecimento: Introduza o tema falando brevemente sobre os processos de formação de palavras, destacando sua importância na língua portuguesa e como eles contribuem para a riqueza do vocabulário. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a formação de palavras, incentivando-os a compartilhar suas descobertas com a turma. Esta atividade inicial não só engaja os alunos, mas também permite que eles contextualizem o tema de uma maneira divertida e interativa.

Reflexões Iniciais

1.  Quais são os principais processos de formação de palavras que vocês conhecem?

2.  Como vocês acham que a formação de palavras pode enriquecer nosso vocabulário?

3.  Alguém encontrou um fato interessante sobre a formação de palavras? Pode compartilhar conosco?

4. ⚙️ Qual a diferença entre composição e derivação na formação de palavras?

5.  Como a adição de afixos (prefixos e sufixos) pode alterar o significado das palavras?

Desenvolvimento

Duração: 80 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos apliquem de forma prática e criativa os conceitos estudados sobre os processos de formação de palavras, utilizando tecnologias digitais e plataformas populares. As atividades propostas visam tornar o aprendizado dinâmico, colaborativo e contextualizado com a realidade dos alunos. Além disso, essas atividades promovem o desenvolvimento de habilidades importantes, como criatividade, trabalho em equipe e comunicação.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criação de um Feed de Instagram Educativo

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e compreensão dos alunos sobre composição e derivação, utilizando uma plataforma familiar e atrativa para eles.

- Descrição: Os alunos devem criar um perfil fictício no Instagram sobre um personagem famoso ou fictício, destacando os processos de formação de palavras em posts. Devem usar composições e derivações para criar as postagens, utilizando imagens, vídeos e legendas criativas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um personagem famoso ou fictício para criar um perfil fictício no Instagram.

  • Utilizando um aplicativo de design gráfico (como Canva), criar uma série de posts que ilustram o uso de composição e derivação na formação de palavras.

  • Cada post deve conter ao menos uma palavra formada por composição ou derivação, com uma explicação breve na legenda sobre como a palavra foi formada.

  • Além das imagens, os grupos podem criar vídeos curtos (reels) explicando os processos de formação de palavras.

  • No final da atividade, cada grupo deve compartilhar seu perfil e os posts criados com a turma, explicando as palavras escolhidas e os processos utilizados.

Atividade 2 -  Gamificação: Quiz Interativo de Formação de Palavras

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Proporcionar um ambiente de aprendizado lúdico e competitivo, reforçando o conhecimento sobre formação de palavras através da criação e resolução de quizzes.

- Descrição: Os alunos usarão uma plataforma de quiz online (como Kahoot! ou Quizizz) para criar e jogar quizzes sobre formação de palavras. Cada grupo deve criar um quiz baseado nos processos de composição e derivação, além de competir entre si para ver qual grupo domina melhor o tema.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar uma conta em uma plataforma de quiz online, como Kahoot! ou Quizizz.

  • Os grupos então criam quizzes contendo perguntas sobre os processos de formação de palavras (composição e derivação), utilizando exemplos estudados previamente.

  • Após a criação dos quizzes, os grupos devem trocar os quizzes entre si e jogá-los.

  • No final, uma competição é realizada entre os grupos, utilizando os quizzes criados, para determinar qual grupo possui maior conhecimento sobre o tema.

  • Acompanhe a atividade, fornecendo feedback e explicações adicionais conforme necessário.

Atividade 3 -  Websérie Educativa: Aventura das Palavras

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de planejamento, colaboração e comunicação, enquanto reforça o conhecimento sobre os processos de formação de palavras através de uma abordagem divertida e multimídia.

- Descrição: Os alunos criarão curtos episódios de uma websérie educativa sobre a formação de palavras. Devem elaborar roteiros, gravar e editar vídeos curtos usando seus celulares, abordando os processos de composição e derivação das palavras em um formato divertido e informativo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve planejar um ou dois episódios de uma websérie educativa. Os episódios devem ser curtos (cerca de 3-5 minutos cada) e abordar os processos de formação de palavras, como composição e derivação.

  • Os grupos devem elaborar roteiros, incluindo diálogos e exemplos práticos de palavras formadas por composição e derivação.

  • Utilizando seus celulares, os alunos devem gravar os episódios, podendo incluir encenações, entrevistas fictícias, ou animações simples.

  • Em seguida, os grupos devem editar os vídeos utilizando aplicativos gratuitos de edição de vídeo (como InShot ou iMovie), adicionando legendas, música e efeitos visuais conforme necessário.

  • No final da atividade, cada grupo apresenta seu episódio para a turma e discute os processos de formação de palavras abordados.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade

A finalidade desta etapa é permitir que os alunos reflitam sobre suas aprendizagens e experiências, promovendo uma troca de ideias e feedbacks que enriqueçam ainda mais o entendimento sobre os processos de formação de palavras. Este momento de partilha e avaliação fortalece o aprendizado colaborativo e a capacidade de comunicação, além de incentivar a autocrítica e o desenvolvimento contínuo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilha o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para introduzir a discussão: 'Agora que todos os grupos tiveram a oportunidade de explorar e aplicar os processos de formação de palavras de maneira criativa, vamos compartilhar nossas experiências. Cada grupo terá alguns minutos para apresentar o que criaram, explicar o raciocínio por trás das escolhas das palavras e discutir como a atividade ajudou a compreender melhor o tema.'

Reflexões

1.Perguntas para Reflexão: 2. Qual foi o maior desafio que vocês encontraram ao criar posts/quizzes/episódios sobre a formação de palavras? 3. Como vocês acham que a metodologia digital utilizada nas atividades ajudou a entender melhor os processos de composição e derivação? 4. Qual foi a palavra formada por composição ou derivação que mais chamou sua atenção? Por quê?

Feedback 360°

️ Feedback 360°

Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo em que trabalhou durante as atividades. Oriente a turma a seguir estas diretrizes para garantir que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  • Seja específico: Evite generalidades e dê exemplos claros do que o colega fez bem ou pode melhorar.
  • Seja positivo: Comece destacando algo positivo antes de sugerir alguma melhoria.
  • Seja honesto e gentil: Expresse suas opiniões de forma sincera, mas com respeito e cuidado.

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, conectando o conteúdo estudado com contextos do mundo real e aplicações práticas. Ao resumir e refletir sobre os principais pontos da aula de forma divertida, os alunos reforçam seu entendimento e valorizam o conhecimento adquirido, sentindo-se mais confiantes em aplicá-lo no dia a dia.

Resumo

Resumo Divertido: Vamos fazer um rápido passeio pelas terras mágicas da Formação de Palavras! Imagine que as palavras são super-heróis e vilões que passam por processos especiais para ganhar novos poderes!  A Composição é como uma fusão, onde duas palavras se combinam e formam uma nova, como 'guarda-chuva' e 'pontapé'. Já a Derivação é como adicionar acessórios ou superpoderes, por exemplo, 'feliz' vira 'infeliz' com o prefixo 'in-' e 'felicidade' com o sufixo '-dade'. Voilá! Heróis prontos para entrar em ação! 

No Mundo

No Mundo Atual: Em um mundo onde a comunicação digital é instantânea, entender a formação de palavras é essencial para interpretar memes, hashtags e até criar conteúdos virais!  Saber como palavras são criadas e modificadas ajuda a decifrar e criar mensagens rápidas e eficazes, tornando-se uma habilidade valiosa nos dias de hoje.

Na Prática

Aplicações Práticas: Compreender os processos de formação de palavras não só enriquece o vocabulário, mas também facilita a comunicação e a escrita em diversas situações, desde um post nas redes sociais até a redação de um artigo ou a compreensão de textos complexos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies