Entrar

Plano de aula de Sintaxe: Aposto

Português

Original Teachy

Sintaxe: Aposto

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Introdução ao conceito de Aposto: Fornecer aos alunos um entendimento claro do que é um aposto e como ele é utilizado na língua portuguesa. Isso inclui a definição do termo, exemplos de seu uso em contextos diferentes e como ele se relaciona com outros elementos da frase.

  2. Identificação de Aposto em um Texto: Desenvolver a habilidade dos alunos de identificar e compreender a função do aposto em textos diversos. Isso envolve a prática de leitura e análise de frases e parágrafos para determinar quais elementos são apostos e como eles contribuem para o significado do texto.

  3. Uso do Aposto na Produção de Texto: Capacitar os alunos a utilizar o aposto de forma eficaz em suas próprias produções textuais. Isso implica em atividades de escrita que encorajam os alunos a incorporar apostos de maneira apropriada e significativa em suas frases e parágrafos.

Objetivos Secundários

  • Desenvolvimento do Pensamento Crítico: Ao analisar o uso de apostos em textos, os alunos também estarão desenvolvendo suas habilidades de pensamento crítico, uma vez que terão que considerar a função e o impacto desses elementos na comunicação eficaz.

  • Melhoria na Habilidade de Leitura e Escrita: A prática de identificar e usar apostos não só ajuda os alunos a compreender melhor a estrutura das frases, mas também melhora suas habilidades de leitura e escrita, permitindo-lhes expressar suas ideias de maneira mais clara e sofisticada.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios:

    • O professor deve começar a aula revisando brevemente conceitos gramaticais relacionados, como o que é uma frase, sujeito, predicado, complementos verbais e nominais. Essa revisão será fundamental para que os alunos possam entender melhor a função e posição do aposto na estrutura da frase.
    • O professor pode também trazer exemplos de frases que possuam apostos para que os alunos já comecem a se familiarizar com o termo e sua aplicação prática.
  2. Situações Problemas:

    • O professor pode propor duas situações problema para chamar a atenção dos alunos:
      1. "Na frase 'Cristiano Ronaldo, o melhor jogador do mundo, fez o gol da vitória', por que a expressão 'o melhor jogador do mundo' está entre vírgulas?"
      2. "Em 'O livro, uma obra de arte, foi escrito por Machado de Assis', por que 'uma obra de arte' é um aposto?"
  3. Contextualização:

    • O professor deve explicar aos alunos que o aposto é um recurso linguístico fundamental para a clareza e expressividade da escrita, sendo amplamente usado em diversos tipos de textos, desde artigos de jornal até romances.
    • Pode-se também mencionar que, em concursos e vestibulares, a compreensão e o uso correto de apostos são avaliados e podem fazer a diferença na nota dos candidatos.
  4. Ganhar a Atenção dos Alunos:

    • Para introduzir o tópico de forma atraente, o professor pode compartilhar curiosidades sobre o aposto, como o fato de que, em algumas línguas, como o francês, o aposto é sempre precedido pela preposição "de", enquanto em outras, como o inglês, não há preposição.
    • Outra curiosidade interessante é que o aposto pode ser usado não apenas para explicar ou especificar um termo, mas também para enfatizá-lo ou até mesmo para ironizá-lo, como em "O Brasil, o país do futebol, foi eliminado da Copa".
    • Por fim, o professor pode mostrar exemplos de famosos erros de aposto que circulam na internet, como "Fui ao mercado, o meu marido" (em vez de "Fui ao mercado, o meu marido, o João").

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Conceito de Aposto (5 - 7 minutos):

    • O professor deve iniciar a explanação apresentando a definição de aposto: um termo ou expressão que se acrescenta a outro termo para explicá-lo, esclarecê-lo, retificá-lo ou resumi-lo.
    • Em seguida, deve-se ressaltar que o aposto pode ser classificado em: apositivo explicativo, apositivo especificativo, apositivo resumitivo, apositivo corretivo, apositivo enumerativo e apositivo de realce.
    • O professor deve exemplificar cada tipo de aposto com frases claras e contextualizadas, como: "Maria, minha irmã mais velha, chegou ontem" (aposto especificativo), "Meu filho, um grande atleta, ganhou a competição" (aposto de realce), "Pedro, um homem honesto, não concordou com a proposta" (aposto explicativo).
    • A importância das vírgulas no uso de apostos também deve ser enfatizada, já que geralmente o aposto é isolado por uma ou duas vírgulas.
  2. Prática - Identificação de Aposto em um Texto (7 - 10 minutos):

    • O professor deve propor uma atividade de leitura e análise de textos curtos, como notícias, poemas ou trechos de literatura, para que os alunos possam identificar os apostos presentes.
    • Os alunos devem ser orientados a sublinhar os apostos encontrados e a classificá-los de acordo com os tipos apresentados na teoria.
    • Após a realização da atividade, os alunos devem ser convidados a compartilhar suas respostas e a justificar suas escolhas, promovendo a discussão em sala de aula.
  3. Teoria - Uso do Aposto na Produção de Texto (5 - 7 minutos):

    • O professor deve explicar que, ao escrever, é importante usar o aposto de forma adequada e significativa para enriquecer a comunicação.
    • Exemplificar com frases simples como "A garota, minha melhor amiga, é muito inteligente" e "A garota, Maria, é muito inteligente" para mostrar a diferença no sentido causada pela escolha do tipo de aposto.
    • O professor pode também mostrar como o aposto pode ser usado para evitar repetições desnecessárias, como em "João saiu correndo. O menino era muito rápido."
  4. Prática - Uso do Aposto na Produção de Texto (3 - 5 minutos):

    • Para consolidar o aprendizado, os alunos devem ser convidados a criar suas próprias frases, usando os diferentes tipos de apostos apresentados.
    • Os alunos devem ser incentivados a trabalhar em pares ou pequenos grupos para que possam discutir suas ideias e ajudar uns aos outros.
    • O professor deve circular pela sala, oferecendo suporte e feedback conforme necessário.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter adquirido um entendimento sólido do conceito de aposto, ser capazes de identificá-lo em textos e de usá-lo de forma adequada em suas próprias produções textuais.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão e Reflexão (3 - 4 minutos):

    • O professor deve iniciar esta etapa pedindo aos alunos que revisitem os Objetivos da aula, relembrando o que foi aprendido e como isso contribui para o Desenvolvimento de suas habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico.
    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para estimular a reflexão, como: "O que vocês aprenderam sobre o uso de apostos? Como isso pode ser aplicado em suas próprias produções textuais?"
  2. Conexão com o Mundo Real (3 - 4 minutos):

    • O professor deve então conectar o conceito de aposto com o mundo real, explicando que o uso correto de apostos é uma habilidade importante em várias profissões, como jornalismo, publicidade, redação e tradução.
    • Pode-se citar exemplos de como os apostos são frequentemente usados em notícias, artigos, anúncios e até mesmo em conversas cotidianas.
    • O professor pode também mencionar que, ao compreender e usar corretamente os apostos, os alunos estarão melhorando sua capacidade de se expressar de maneira clara, concisa e sofisticada, o que é valorizado em qualquer contexto de comunicação.
  3. Autoavaliação (2 - 3 minutos):

    • O professor deve encorajar os alunos a fazer uma autoavaliação, perguntando-lhes o que acharam da aula, quais foram os pontos mais importantes aprendidos e se sentem que conseguiram atingir os Objetivos propostos.
    • Os alunos podem expressar suas dúvidas ou dificuldades ainda existentes, e o professor pode fazer a ponte para a próxima aula, reforçando que a prática constante é fundamental para o domínio do conceito.
  4. Feedback do Professor (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a aula, elogiando os esforços e as conquistas dos alunos, e apontando possíveis áreas de melhoria.
    • O professor deve reforçar a importância do aposto na comunicação escrita, e encorajar os alunos a continuar praticando e observando o uso de apostos em textos diversos.

Ao final desta etapa, os alunos deverão ter uma compreensão clara do conceito de aposto, deverão ser capazes de identificar e utilizar apostos em textos diversos, e deverão estar motivados a continuar aprimorando suas habilidades de comunicação escrita.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão resumindo os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de aposto, os diferentes tipos de apostos e como eles são usados para acrescentar, explicar, especificar, retificar, resumir ou enfatizar um termo.
    • O professor deve reforçar a importância do uso correto de vírgulas na separação do aposto, bem como a relevância do aposto para a clareza e expressividade da comunicação escrita.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do uso do aposto. Isso pode ser feito relembrando as atividades feitas em sala, como a leitura e análise de textos para identificar apostos, e a criação de frases com apostos.
    • O professor deve ressaltar que a habilidade de identificar e usar apostos de forma adequada é essencial não apenas para a compreensão de textos, mas também para a produção de textos claros e coesos.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor pode sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o aposto. Isso pode incluir livros de gramática, sites educacionais, vídeos explicativos, exercícios online, entre outros.
    • O professor pode também indicar textos variados para os alunos lerem em casa, com o objetivo de identificar os apostos presentes e refletir sobre como eles contribuem para o significado do texto.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Por fim, o professor deve resumir a importância do aposto para a vida cotidiana dos alunos.
    • Pode-se explicar que o uso correto de apostos é essencial para a produção de textos claros e bem estruturados, o que pode ser útil em diversas situações, desde a escrita de um e-mail profissional até a elaboração de uma redação para um concurso ou vestibular.
    • Além disso, a habilidade de identificar e compreender o aposto pode ajudar os alunos a compreender melhor a estrutura das frases, o que, por sua vez, pode facilitar a leitura de textos complexos e a comunicação oral.

Ao final da aula, os alunos devem ter uma compreensão clara do conceito de aposto, de sua importância para a comunicação escrita e de como identificá-lo e usá-lo de forma adequada. Eles também devem estar motivados a continuar aprendendo sobre o assunto e a praticar suas habilidades de leitura, escrita e pensamento crítico.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies