Entrar

Plano de aula de Texto: Divulgação Científica

Português

Original Teachy

'EF08LP01'

Texto: Divulgação Científica

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Gênero Textual Divulgação Científica: O professor deverá introduzir o conceito de gênero textual, com foco na divulgação científica. Os alunos devem ser capazes de identificar as características deste gênero, tais como: a linguagem objetiva, a presença de informações científicas e a estrutura de apresentação do tema.

  2. Análise de Textos de Divulgação Científica: Os alunos devem ser capazes de analisar um texto de divulgação científica, identificando suas características e estrutura. Eles devem ser capazes de extrair informações importantes do texto, compreendendo o objetivo da divulgação.

  3. Produção de um Texto de Divulgação Científica: Utilizando o conhecimento adquirido, os alunos devem ser capazes de produzir um texto de divulgação científica. Esta atividade visa não apenas a aplicação do conhecimento, mas também o Desenvolvimento das habilidades de escrita e organização de ideias.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver o pensamento crítico dos alunos ao analisar a estrutura e o conteúdo dos textos de divulgação científica.
  • Estimular a curiosidade e o interesse pela ciência, ao explorar temas científicos de forma acessível e compreensível.
  • Promover a interdisciplinaridade, ao relacionar o estudo do gênero textual com a disciplina de Ciências.

O professor deverá apresentar estes Objetivos no início da aula, de forma clara e objetiva, para que os alunos saibam o que se espera deles e possam direcionar seu estudo e participação de acordo com estes Objetivos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores - O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de gêneros textuais e suas características, já estudados em aulas anteriores. É importante que os alunos estejam familiarizados com estes conceitos para que possam compreender o novo tema a ser abordado. O professor pode fazer perguntas rápidas ou promover uma breve discussão para verificar o entendimento dos alunos sobre estes conceitos.

  2. Situações Problema - Em seguida, o professor deve propor duas situações problema para instigar a curiosidade dos alunos e motivá-los a aprender sobre o assunto. As situações podem ser:

    • Situação 1: "Vocês já se depararam com algum texto ou notícia científica que era difícil de entender? Como vocês se sentiram? O que vocês fizeram para tentar compreender o texto?"

    • Situação 2: "Vocês já pensaram em como os cientistas conseguem explicar seus estudos e descobertas para o público em geral, mesmo quando os temas são complexos? Como vocês acham que eles fazem isso?"

  3. Contextualização - O professor deve contextualizar a importância do assunto, explicando que a divulgação científica é fundamental para a sociedade, pois permite que a população tenha acesso e compreenda os avanços e descobertas da ciência, o que pode impactar diretamente em suas vidas. Além disso, o professor pode citar exemplos concretos de como a divulgação científica é usada, como por exemplo, na explicação de novas vacinas, tecnologias, e fenômenos naturais.

  4. Ganhar Atenção - Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias relacionadas ao tema. Por exemplo:

    • Curiosidade 1: "Vocês sabiam que o termo 'divulgação científica' foi usado pela primeira vez no Brasil na década de 1950? Antes disso, as explicações sobre a ciência eram geralmente restritas a publicações especializadas ou aulas em universidades."

    • Curiosidade 2: "Vocês já ouviram falar do Programa Fantástico, da Rede Globo? Pois é, mesmo sendo um programa de entretenimento, ele tem uma seção chamada 'G1 Ciência e Saúde' que é responsável por divulgar várias descobertas e estudos científicos de forma acessível e interessante para o público geral."

Ao final da Introdução, os alunos devem estar engajados e motivados para aprender sobre a divulgação científica e como produzir um texto neste gênero.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Análise de Texto (10 - 12 minutos)

    • Formação de Grupos: O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. É importante que os grupos sejam heterogêneos, ou seja, que tenham alunos com diferentes níveis de habilidades e conhecimentos.

    • Entrega do Material: Cada grupo receberá um texto de divulgação científica. Os textos devem ser escolhidos previamente pelo professor, de preferência, abordando diferentes temas científicos. Os textos devem ser impressos ou entregues digitalmente aos alunos.

    • Orientações: O professor deve orientar os alunos a lerem o texto atentamente, destacando as características do gênero textual. Eles devem marcar no texto as partes que consideram mais importantes e interessantes, e anotar as dúvidas e curiosidades que surgirem.

    • Discussão em Grupo: Após a leitura, os alunos devem discutir em seus grupos o que entenderam do texto. Eles devem comparar as partes que destacaram e tentar responder às dúvidas e curiosidades anotadas. O professor deve circular pela sala, ouvindo as discussões e esclarecendo dúvidas.

  2. Atividade de Criação de Perguntas (5 - 7 minutos)

    • Orientações: Após a discussão, o professor deve orientar os grupos a criarem cinco perguntas sobre o texto. As perguntas devem ser abertas e estimular a reflexão dos alunos. Por exemplo, em um texto sobre o efeito estufa, uma pergunta poderia ser: "Como o efeito estufa afeta o clima do planeta?".

    • Produção das Perguntas: Os alunos devem anotar as perguntas em uma folha separada. É importante que eles justifiquem as respostas com trechos do texto, estimulando a prática da leitura ativa e a busca por evidências.

  3. Atividade de Apresentação das Perguntas (5 - 6 minutos)

    • Apresentação das Perguntas: Cada grupo deve apresentar suas perguntas para a turma. Enquanto um grupo apresenta, os outros devem ouvir atentamente e anotar as respostas. Após a apresentação, o grupo que criou as perguntas deve confirmar ou corrigir as respostas anotadas pelos outros alunos.

    • Feedback do Professor: O professor deve dar feedback sobre as perguntas e respostas, destacando pontos positivos e áreas de melhoria. Ele também deve fazer conexões entre as perguntas, as respostas e o texto de divulgação científica, reforçando a importância de compreender e questionar este tipo de texto.

Ao final do Desenvolvimento, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda do gênero textual de divulgação científica, serem capazes de analisar este tipo de texto e de criar perguntas a partir dele. Além disso, eles devem ter tido a oportunidade de praticar habilidades como leitura, escrita, reflexão e trabalho em equipe.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve propor uma discussão em grupo onde cada equipe compartilhará suas conclusões sobre a atividade de análise de texto e criação de perguntas. Cada grupo terá um tempo máximo de 3 minutos para apresentar suas principais observações e dúvidas.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas para aprofundar a discussão e promover a reflexão sobre o conteúdo. É importante que o professor conduza esta discussão de forma a garantir que todos os aspectos do gênero textual de divulgação científica sejam abordados.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma síntese das principais observações dos alunos, conectando-as com a teoria apresentada no início da aula. O professor deve reforçar as características do gênero textual de divulgação científica, destacando aquelas que foram mais evidenciadas durante a atividade prática.
    • O professor deve também esclarecer quaisquer dúvidas que ainda possam existir e reforçar os conceitos mais importantes, garantindo que todos os alunos tenham compreendido o conteúdo da aula.
  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Após a reflexão, os alunos devem ser convidados a compartilhar suas respostas com a turma. O professor deve ouvir atentamente as respostas dos alunos, valorizando suas percepções e esclarecendo quaisquer dúvidas que ainda possam existir.
  4. Feedback do Professor (1 minuto)

    • Por último, o professor deve dar um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e as áreas que precisam ser aprimoradas. O professor deve também reforçar a importância do conteúdo aprendido para o dia a dia, explicando como a habilidade de compreender e produzir textos de divulgação científica pode ser útil em diferentes contextos, desde a escola até a vida adulta.

Ao final do Retorno, os alunos devem ter consolidado seu entendimento sobre o gênero textual de divulgação científica e suas características. Eles devem também ter tido a oportunidade de refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar este conhecimento em suas vidas. O professor, por sua vez, deve ter uma visão clara do que foi aprendido e do que precisa ser revisado ou reforçado em aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o conceito de gênero textual de divulgação científica, suas características, como a linguagem objetiva e a estrutura de apresentação do tema.
    • Ele deve relembrar as atividades práticas realizadas, ressaltando a importância de analisar e criar perguntas a partir de textos de divulgação científica.
    • É importante que o professor faça conexões entre a teoria e a prática, destacando como a análise dos textos e a criação de perguntas ajudam a compreender melhor o gênero textual de divulgação científica.
  2. Sugestões de Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir alguns materiais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a divulgação científica. Estes materiais podem incluir: livros, artigos, vídeos, podcasts, sites de instituições científicas, entre outros.
    • É importante que o professor oriente os alunos sobre como utilizar estes materiais, incentivando a leitura ativa e a busca por respostas para suas próprias perguntas.
  3. Conexão com o Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como o conteúdo da aula se relaciona com o dia a dia. Ele pode citar exemplos de situações em que a habilidade de compreender e produzir textos de divulgação científica pode ser útil, como na leitura de notícias, na pesquisa de temas para trabalhos escolares, ou até mesmo na explicação de conceitos científicos para outras pessoas.
    • O professor deve reforçar a importância de compreender a ciência, não apenas como um conjunto de fatos, mas como um processo de investigação e descoberta, que pode ser comunicado e compreendido por todos através da divulgação científica.
  4. Encerramento (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve encerrar a aula, agradecendo a participação dos alunos e reforçando a importância do estudo contínuo e do questionamento para o aprendizado. Ele deve também relembrar os próximos passos, como a revisão do conteúdo em casa e a preparação para a próxima aula.

Ao final da Conclusão, os alunos devem ter uma visão clara do que aprenderam, de como podem continuar aprendendo e de como o conteúdo da aula se aplica em suas vidas. O professor, por sua vez, deve ter a certeza de que os Objetivos da aula foram alcançados e de que os alunos estão preparados para avançar para os próximos temas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies