Entrar

Plano de aula de Meio Ambiente: Consumo Consciente

Biologia

Original Teachy

'EF09CI13'

Meio Ambiente: Consumo Consciente

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Meio Ambiente: Consumo Consciente

Palavras Chaveconsumo consciente, sustentabilidade, reciclagem, meio ambiente, práticas sustentáveis, educação digital, redes sociais, gamificação, criação de conteúdo, colaboração, feedback, reflexão crítica
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Contas em redes sociais (Instagram, TikTok, etc.), Ferramentas de criação digital (Canva, Pixton), Plataformas de gamificação (Kahoot, Quizizz), Projetor ou TV para apresentação, Papéis e canetas para brainstorm, Computadores ou notebooks
Códigos BNCCEF09CI13: Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.; EF09CI12: Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaBiologia
Unidade TemáticaEcologia e Meio Ambiente

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa proporcionar aos alunos uma compreensão clara sobre o que é consumo consciente e como podem incorporar práticas sustentáveis em suas rotinas diárias. Ela estabelece a base teórica necessária para que os estudantes possam participar ativamente das atividades práticas subsequentes, garantindo um entendimento profundo e contextualizado do tema.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de consumo consciente e sua importância para a sustentabilidade.

2. Identificar e aplicar boas práticas de consumo consciente no dia a dia.

3. Reconhecer a importância da reciclagem de materiais para evitar desperdícios.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a reflexão crítica sobre os hábitos de consumo atuais.
  2. Promover o debate sobre as consequências do consumo excessivo para o meio ambiente.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início e promover uma interação dinâmica que permita a reflexão sobre o tema. Ao usar seus celulares para buscar informações e compartilhar com a turma, os alunos começam a se conectar com o assunto de forma prática e contextualizada, preparando-se para as atividades que virão a seguir.

Aquecendo

Para dar início à aula, explique aos alunos que o tema do dia é 'Consumo Consciente'. Ressalte a importância de adotarmos práticas que reduzam o impacto ambiental e promovam a sustentabilidade. Em seguida, instrua os alunos a usarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema 'Consumo Consciente' em até 5 minutos. Após isso, peça que compartilhem suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que significa para você 'consumo consciente'?

2. Quais são algumas práticas de consumo consciente que você já conhece?

3. Você acredita que o consumo desenfreado impacta o meio ambiente? De que forma?

4. Como a reciclagem pode contribuir para um consumo mais consciente?

5. Quais mudanças você acredita que poderia fazer no seu dia a dia para consumir de forma mais consciente?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos em atividades práticas e colaborativas que reforçam os conceitos de consumo consciente e sustentabilidade. Ao utilizar tecnologias digitais e trabalhar em grupo, os alunos se tornam protagonistas do aprendizado, aplicando os conhecimentos de maneira criativa e contextualizada.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Desafio do Influenciador Consciente 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o entendimento sobre consumo consciente através da criação e divulgação de conteúdo digital, estimulando a criatividade e habilidades de comunicação dos alunos.

- Descrição: Os alunos vão se tornar influenciadores digitais por um dia! Eles deverão criar uma campanha nas redes sociais para promover o consumo consciente e práticas sustentáveis. A campanha incluirá posts, vídeos curtos, stories e enquetes interativas, usando suas próprias contas ou criando uma conta fictícia para o projeto.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher uma plataforma de rede social (Instagram, TikTok, etc.).

  • Criar uma estratégia de campanha, incluindo tipos de postagens, hashtags e cronograma.

  • Desenvolver o conteúdo da campanha com enfoque em práticas de consumo consciente e sustentabilidade.

  • Publicar o conteúdo na plataforma escolhida e interagir com os seguidores por meio de enquetes e comentários.

  • Cada grupo poderá apresentar os resultados da campanha para a classe, mostrando o engajamento obtido e as lições aprendidas.

Atividade 2 - Jogo da Sustentabilidade ♻️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a aprendizagem colaborativa e interativa sobre consumo consciente e reciclagem, utilizando elementos de gamificação para engajar os alunos.

- Descrição: Os alunos irão criar e participar de um jogo digital interativo sobre consumo consciente e reciclagem. Utilizando ferramentas de gamificação, como Kahoot ou Quizizz, cada grupo desenvolverá perguntas e desafios relacionados ao tema, que serão jogados pelos outros grupos.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve pesquisar e criar um conjunto de perguntas relacionadas a práticas de consumo consciente e reciclagem.

  • As perguntas devem abranger temas como redução de resíduos, reciclagem de materiais específicos, efeitos do consumo excessivo e boas práticas ambientais.

  • Inserir as perguntas e respostas no Kahoot ou Quizizz.

  • Depois de criar o jogo, cada grupo deve jogar os quizzes dos outros grupos.

  • Debater as respostas e destacar as práticas corretas ao final de cada jogo.

Atividade 3 - Histórias em Quadrinhos Sobre Sustentabilidade 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e a expressão artística dos alunos, ao mesmo tempo em que reforça os conceitos de consumo consciente e práticas sustentáveis através de narrativas visuais.

- Descrição: Os alunos vão criar histórias em quadrinhos digitais que abordem o tema do consumo consciente e sustentabilidade. Utilizando ferramentas como Canva ou Pixton, eles deverão desenvolver narrativas que expliquem conceitos e práticas sustentáveis de maneira lúdica e envolvente.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de no máximo 5 pessoas.

  • Cada grupo deve brainstormar ideias e escolher uma história que ilustre práticas de consumo consciente.

  • Utilizando ferramentas de criação digital, como Canva ou Pixton, os alunos deverão criar os quadrinhos.

  • Incluir personagens, diálogos e cenários que contextualizem o tema de forma didática e interessante.

  • Após finalizar a história em quadrinhos, cada grupo irá apresentar sua criação para a turma, explicando os conceitos abordados e a mensagem principal.

  • Os quadrinhos podem ser compartilhados em uma plataforma digital da escola ou redes sociais para ampliar o alcance da mensagem.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

Finalidade  A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da reflexão e do feedback. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem suas experiências e reforcem os conceitos trabalhados. O feedback 360° promove o desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação eficaz e a empatia, além de fortalecer o aprendizado colaborativo.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo ✨ Promova uma discussão em grupo onde os alunos compartilham suas experiências e conclusões. Utilize o seguinte roteiro para conduzir a discussão:

  1. Solicite que cada grupo apresente brevemente sua campanha, jogo ou história em quadrinhos.
  2. Peça aos alunos que expliquem quais foram os principais desafios encontrados durante a atividade.
  3. Estimule os alunos a refletirem sobre o impacto que suas criações podem ter na conscientização sobre consumo consciente.
  4. Incentive a troca de ideias sobre como as práticas de consumo consciente podem ser incorporadas no dia a dia escolar e pessoal.

Reflexões

1. Como a atividade ajudou vocês a entenderem melhor o conceito de consumo consciente? 2. Quais práticas de consumo consciente vocês identificaram como mais fáceis de serem adotadas no dia a dia? 3. De que maneira os conhecimentos adquiridos podem ser disseminados para outras pessoas na comunidade?

Feedback 360°

Feedback 360°  Após a discussão, oriente os alunos a realizarem um feedback 360°. Cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo. Instrua a turma a seguir estas orientações para que o feedback seja construtivo e respeitoso:

  1. Comece destacando algo positivo que o colega fez durante a atividade.
  2. Aponte um ponto de melhoria, sempre de forma gentil e específica.
  3. Finalize com um encorajamento, incentivando o colega a continuar se desenvolvendo. Lembre-se de promover um ambiente seguro e acolhedor para que todos se sintam confortáveis em dar e receber feedback.

Conclusão

Duração: 5 - 10 minutos

Finalidade:  A finalidade desta etapa é consolidar e reforçar os aprendizados adquiridos ao longo da aula. Resumir o conteúdo de forma criativa e engajante ajuda a fixar os principais conceitos na mente dos alunos. Explicar a conexão com o mundo atual e as aplicações práticas do consumo consciente destaca a relevância do tema e incentiva os alunos a implementarem mudanças em suas vidas diárias, promovendo assim um impacto positivo contínuo.

Resumo

Resumo Divertido: O Mundo Verde do Consumo Consciente!  Imagine um super-herói chamado 'Eco-Guardião', cuja missão é salvar o planeta através do consumo consciente! Durante a aula, nossos jovens heróis aprenderam a combater os vilões do desperdício, como o 'Desperdício Desenfreado' e o 'Poluidor Incansável'. Utilizando suas super-habilidades de reciclagem, redução e reutilização, eles descobriram que podem fazer uma enorme diferença no mundo! Agora, cada um deles é um verdadeiro Eco-Guardião, preparado para transformar hábitos e proteger a Terra.

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual  A aula de consumo consciente está intrinsicamente ligada às dinâmicas do mundo moderno. Vivemos em uma época de consumo intenso e constante inovação, onde redes sociais e tecnologias digitais têm um grande impacto em nossos hábitos de consumo. Compreender e praticar o consumo consciente é essencial para mitigar os impactos ambientais negativos e promover um futuro sustentável. Ao se tornarem 'Eco-Influenciadores', os alunos aprenderam como usar essas ferramentas modernas para disseminar práticas sustentáveis e influenciar positivamente suas comunidades.

Na Prática

Importância no Dia a Dia  O consumo consciente não é apenas um conceito teórico, mas uma prática que pode ser incorporada de maneira simples e eficaz no cotidiano de cada um. Seja ao escolher produtos com embalagens recicláveis, ao adotar a prática dos 3R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) ou ao compartilhar conhecimento sobre sustentabilidade nas redes sociais, os alunos agora têm a habilidade de fazer escolhas que preservam o meio ambiente, economizam recursos e promovem uma vida mais equilibrada e saudável.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies