Entrar

Plano de aula de Cores Primárias

Ciências

Original Teachy

'EF09CI04'

Cores Primárias

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Cores Primárias

Palavras ChaveCores Primárias, Luz, Mistura de Cores, Experimentação, Atividades Interativas, Teoria e Prática, Aplicações Cotidianas, Discussão em Grupo, Engajamento Estudantil, Aprendizado Prático, Observação Crítica, Comunicação de Resultados
Materiais NecessáriosLanternas LED, Filtros coloridos transparentes, Cartões coloridos, Aplicativo de câmera para celular, Câmeras e/ou celulares, Software de edição de vídeo, Materiais para anotações (cadernos, canetas)
Códigos BNCCEF09CI04: Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina.
Ano Escolar9º ano do Ensino Fundamental
DisciplinaCiências
Unidade TemáticaMatéria e Energia

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer claramente os objetivos de aprendizagem, focando em garantir que os alunos compreendam os conceitos fundamentais das cores primárias e sua aplicação na formação das cores visíveis. Ao detalhar os objetivos, os alunos terão uma visão clara do que é esperado que aprendam e poderão direcionar melhor seus esforços e atenção durante as atividades práticas em sala.

Objetivos principais:

1. Verificar que toda luz pode ser formada pela composição de três cores básicas.

2. Perceber que a luz refletida e que ilumina é aquela que gera a cor que nós vemos.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de observação e análise crítica através de experimentos práticos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio sobre o tema. Ao apresentar situações problema, estimula-se a reflexão e a aplicação dos conceitos estudados em contextos reais, preparando o terreno para uma compreensão mais profunda. A contextualização busca mostrar a relevância do estudo das cores primárias, conectando o conteúdo com situações cotidianas e curiosidades, o que pode aumentar o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está em um teatro e as luzes coloridas estão se misturando no palco, formando novas cores. Como isso é possível? Quais cores são mais básicas nesse processo?

2. Pense em uma situação comum em sua casa, como a luz do sol que entra por uma janela e é refletida em um espelho. Por que vemos a luz com a cor que vemos? Quais processos estão em jogo?

Contextualização

As cores primárias são essenciais para muitas aplicações no dia a dia, desde a formação de imagens em telas digitais até a mistura de tintas para criar diferentes tons. Curiosamente, a teoria das cores remonta a séculos atrás, mas sua aplicação prática continua a evoluir, influenciando muitas tecnologias modernas e até mesmo a arte. Saber como as cores primárias funcionam pode ajudar a compreender melhor essas aplicações e apreciar mais profundamente o mundo ao nosso redor.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento prévio sobre as cores primárias em contextos práticos e lúdicos. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de experimentar e observar diretamente os princípios das cores primárias e suas misturas, consolidando assim a compreensão teórica por meio de práticas dinâmicas e interativas. Esta abordagem visa não apenas reforçar o conteúdo aprendido em casa, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e pensamento crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Misturadores de Cores Luminosas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender e demonstrar a formação das cores a partir da mistura de cores primárias de luz.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão explorar como as cores primárias da luz (vermelho, verde e azul) se combinam para formar outras cores, utilizando lanternas de LED coloridas e filtros transparentes.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua lanternas LED de cores vermelha, verde e azul, e filtros coloridos transparentes (amarelo, magenta e ciano).

  • Peça que os alunos explorem a formação de cores colocando filtros coloridos na frente das lanternas.

  • Instrua-os a registrar quais combinações produzem cores diferentes, e teorizar sobre por que isso acontece.

  • Cada grupo deve apresentar suas descobertas para a classe, explicando as combinações que criaram e o que aprenderam sobre a mistura de cores luminosas.

Atividade 2 - Caça ao Tesouro das Cores

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Identificar e explicar a formação de cores primárias e secundárias na luz refletida.

- Descrição: Os alunos participarão de uma caça ao tesouro na escola, onde terão que encontrar objetos de diferentes cores primárias e secundárias e explicar como cada cor foi formada.

- Instruções:

  • Previamente, esconda cartões coloridos pela escola, cada um com uma cor primária ou secundária escrita.

  • Divida a classe em grupos e forneça a cada grupo uma lista de cores que eles devem encontrar.

  • Cada grupo deve procurar os objetos escondidos e, ao encontrá-los, usar um aplicativo de câmera no celular para analisar a luz refletida e determinar as cores presentes.

  • Os alunos devem anotar no caderno as cores encontradas e teorizar sobre quais cores primárias podem ter sido misturadas para formar as secundárias.

  • A atividade termina com uma discussão em grupo sobre as descobertas e conclusões.

Atividade 3 - Cinema de Cores Primárias

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conhecimento sobre cores primárias na criação de uma narrativa visual e entender como as cores influenciam as emoções e o entendimento da história.

- Descrição: Os alunos criarão pequenos filmes usando aplicativos de edição que permitam a manipulação das cores de luz. Eles deverão contar uma história onde a mudança das cores seja essencial para o enredo.

- Instruções:

  • Inicie uma breve introdução sobre a história do cinema e a importância das cores em filmes.

  • Explique como usar o aplicativo de edição de vídeo para alterar as cores das cenas.

  • Divida os alunos em grupos e forneça a eles câmeras e/ou celulares, além do acesso ao software de edição.

  • Os grupos devem pensar em uma história que permita explorar a capacidade de mudança das cores para transmitir emoções ou significados.

  • Oriente os alunos na edição de suas cenas, fazendo uso das cores primárias e secundárias para criar diferentes tons e atmosferas.

  • Ao final, cada grupo apresenta seu filme para a classe, explicando as escolhas de cores e o impacto na narrativa.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é essencial para consolidar o aprendizado prático dos alunos, permitindo-lhes articular e refletir sobre o conhecimento adquirido. A discussão em grupo ajuda a identificar lacunas de entendimento e a reforçar conceitos chave, além de promover uma troca de ideias e experiências entre os alunos. Este momento também serve para que o professor avalie o nível de compreensão da turma e possa esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes.

Discussão em Grupo

Ao final das atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos para que compartilhem suas descobertas e experiências. Inicie a conversa com uma breve introdução: 'Agora que todos tiveram a oportunidade de explorar as cores primárias de forma prática, vamos discutir o que cada grupo descobriu. Quem gostaria de começar compartilhando uma experiência interessante ou uma nova compreensão sobre como as cores se combinam?' Encoraje os alunos a usar os termos técnicos aprendidos e a justificar suas observações com base nas teorias discutidas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as combinações de cores que mais surpreenderam vocês e por quê?

2. Como a compreensão das cores primárias pode ser aplicada em situações do dia a dia ou na tecnologia?

3. Houve alguma atividade que mudou sua percepção sobre como as cores funcionam?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão visa garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos-chave abordados durante a aula. Recapitular o conteúdo ajuda a reforçar o aprendizado e a assegurar que os alunos possam aplicar os conhecimentos adquiridos em situações futuras. Além disso, destacar a importância prática e teórica das cores primárias motiva os estudantes a valorizar e explorar mais profundamente o tema.

Resumo

Para encerrar a aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre as cores primárias, reafirmando que todas as cores visíveis podem ser formadas a partir da combinação de vermelho, verde e azul, e explicando como isso ocorre na luz e na tecnologia. É importante recapitular as descobertas das atividades práticas, como a formação de cores através de lanternas e filtros, a caça ao tesouro das cores e a criação de filmes com cores primárias.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a conexão entre teoria e prática foi estabelecida por meio de atividades que permitiram aos alunos aplicar diretamente os conceitos estudados em casa. As atividades práticas demonstraram como as cores primárias se combinam e se manifestam no dia a dia, reforçando o entendimento teórico através de experimentos visuais e interativos.

Fechamento

A compreensão das cores primárias é essencial, não apenas para o estudo de ciências, mas também para diversas aplicações práticas, como design, tecnologia e até mesmo artes visuais. Este conhecimento permite aos alunos entender melhor o mundo ao seu redor e apreciar como as cores influenciam nossas percepções e interações diárias.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies